De Cairns à Grande Barreira de Corais da Austrália

0

Patrimônio da Unesco e um dos lugares mais fascinantes do mundo, a Grande Barreira de Corais da Austrália está localizada no Estado de Queensland, estendendo-se de  Cape York  a Bundaberg.

Grande Barreira de Corais Cairns

Grande Barreira de Corais, Cairns. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para chegar até os seus coloridos corais, é necessário embarcar em um dos passeios de barco que partem de diversas cidades ao longo desta faixa costeira, em especial de Port Douglas, Cairns e Airlie Beach.

Em março de 2017, visitamos a Grande Barreira de Corais com a empresa Ocean Free Ocean Freedom, a partir de Cairns, onde tivemos a oportunidade de fazer o nosso primeiro mergulho com cilindro e de riscar mais um item da nossa “Bucket List”!

No post de hoje, descreveremos com foi o nosso passeio e falaremos um pouquinho sobre a cidade praiana de Cairns

1) Barcos da Ocean Free Ocean Freedom 

A empresa Ocean Free Ocean Freedom leva os viajantes à Grande Barreira de Corais em dois barcos diferentes:

  • Ocean Freedom: consiste em um barco luxuoso, que visita 2 destinos de águas cristalinas, na região de Upolu Cay e “Wonder Wall”, na borda externa do Upolu Reef. 
  • Ocean Free: uma veleiro, com no máximo 25 pessoas, que proporciona mergulho nas águas de Pinnacle Reef e uma visita à Green Island, uma ilha super charmosa em meio à Grande Barreira de Corais

2) Passeio à Grande Barreira de Corais da Austrália

2.1) A nossa escolha!

Decidir entre os barcos Ocean Free e Ocean Freedom foi uma tarefa bastante difícil, pois ambos pareciam bastante interessantes. 

Optamos pelo Ocean Free por três motivos: 

  • A gente ama velejar;
  • Queríamos conhecer Green Island também;
  • O Ocean Free é uma embarcação menor, com no máximo 35 passageiros.
Ocean Free Ocean Freedom

Veleiro Ocean Free. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

2.2) Passeio com o Ocean Free

  • Check-in:

Antes de embarcar no Ocean Free, é necessário se dirigir ao Terminal Reef Fleet, que é uma construção parecida com um saguão de aeroporto, localizada em frente ao píer de Cairns, para fazer o check-in.  O procedimento é bem tranquilo e rápido. 

Em seguida, é hora de caminhar cerca de 2 minutos até o barco para começar a grande expedição. 

  • Snorkel e mergulho:

Na primeira parte do dia, o Ocean Free faz uma parada na região de Pinnacle Reef, para que possamos fazer snorkel e/ou mergulho com cilindro na Grande Barreira de Corais

Grande Barreira de Corais Austrália

Grande Barreira de Corais, Cairns. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Todos os equipamentos necessários, como snorkel, pé de pato e “stinger suit” (leia sobre isso no item 4 deste post) estão incluídos no valor do passeio. A tripulação do barco também disponibiliza protetor solar e água para todos os viajantes. 

  • Almoço:

Na hora do almoço, é servido um “Seafood Smorgasbord”, que consiste em um buffet delicioso com pães, queijos, saladas, embutidos, camarão, salmão, frango e massa fria. 

  • Green Island:

Após o almoço, é hora de conhecer a famosa Green Island, uma ilha lindíssima, localizada no Parque Marinho da Grande Barreira de Corais

Green Island

Green Island, Cairns. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Assim que você chega na ilha, você verá algumas sombrinhas e cadeiras. Esses equipamentos de praia pertencem a um resort luxuosíssimo localizado na ilha e podem ser alugados. 

No resort também há um bar / restaurante. 

Você poderá curtir a ilha por cerca de 2 horas aproximadamente. Atente-se para o horário de retorno marcado pelo barqueiro e não se atrase: eles saem impreterivelmente no horário!

Praias Cairns Austrália

Momento relax em Green Island, Cairns. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro Cairns

Green Island, Cairns. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Cairns

Green Island, Cairns. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • O retorno!

Hora de voltar velejando para Cairns! Neste momento, queijos e frutas são servidos. Para fechar com chave de ouro, uma taça de espumante: porque nós merecemos!!!

Ocean Free Ocean Freedom

Um brinde para fechar o dia! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

2.3) Nosso primeiro mergulho com cilindro 

Durante o passeio com o Ocean Free, é possível fazer uma mergulho com cilindro, mesmo quem não tem certificação de mergulho. 

Mergulho Grande Barreira de Corais Austrália

Realização de um sonho: Grande Barreira de Corais! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Nesse caso, recebemos várias instruções de segurança antes do mergulho e fazemos alguns exercícios de treino. 

Tudo entendido e praticado, é hora de entrarmos na água para a nossa primeira experiência. 

De maneira geral, o mergulho tem duração curta (uns 20 minutos) e não vai tão fundo quanto no caso de mergulhadores certificados.

Como chegar na Grande Barreira de Corais

Grande Barreira de Corais, Cairns. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Além disso, durante todo o procedimento, um guia nos acompanha de mãos dadas, para que nada saia fora do previsto. No nosso caso, fomos nós dois de mãos dadas com uma guia do inicio ao fim do mergulho.  

Scuba Diving Australia

Nós e a guia! Foto: RMA/ Blog Pegadas na Estrada

Para quem está muiiito inseguro, é possível fazer o mergulho individualmente com o guia. 

Em resumo, esta foi uma experiência incrível e que nos deixou super a fim de tirar a nossa carteirinha de mergulhadores também!

Roteiro Cairns Austrália

Grande Barreira de Corais, Cairns. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

3) Atrações em Cairns

Por volta das 16 horas, já estávamos de volta à Cairns

Para aproveitar ainda mais o dia, fomos nadar na Cairns Esplanade Lagoon, que é uma piscina pública enorme localizada de frente para o mar. 

Cairns Esplanade Lagoon

Cairns Esplanade Lagoon. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Nesse espaço, você também encontrará mesas para piquenique, churrasqueiras, um super gramado e playground.

No final do dia, um passeio pela Avenida Esplanade e pela Rua Wharf para curtir os barzinhos da cidade!

Ahh, e se você gosta de fazer atividade física ao ar livre, ainda pode praticar zumba nas aulas coletivas gratuitas que são oferecidas no gramado próximo à Cairns Esplanade Lagoon.

4) Onde se hospedar em Cairns

Ficar hospedado próximo à Avenida Esplanade é uma ótima opção para explorar a pé as principais atrações de Cairns e curtir a sua atmosfera praiana. 

Ficamos hospedados no Cairns Central YHA, um hostel com ótima infra-estrutura, localizado a 1,2 km da Cairns Esplanade Lagoon

Para quem viaja de casal, como nós, o hostel também oferece quartos duplos com banheiro privativo. Esta foi a opção que escolhemos e que nos atendeu muito bem. 

Cairns Central YHA

Quarto duplo do Cairns Central YHA. Foto: www.booking.com.br

O hostel ainda oferece uma excelente área de lazer, com piscina, spa, sala de tv e balcão de turismo.

Onde se hospedar Cairns

Piscina e spa do Cairns Central YHA. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para quem gosta de preparar a própria comida, a cozinha compartilhada é super bem equipada e oferece uma ampla sala de jantar. 

Hostel Cairns

Cozinha compartilhada do Cairns Central YHA. Foto: www.booking.com.br

E assim finalizamos a nossa viagem na região de Cairns. No próximo post, tudo sobre a nossa passagem por Mission Beach, não perca!

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Pensando em conhecer Queensland? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!

Mergulhe na famosa Grande Barreira de Corais da Austrália, relaxe na lindíssima Green Island e curta as principais atrações de Cairns.

A nossa hospedagem no Cairns Central YHA e o passeio com a Down Under Cruise and Dive foram uma cortesia dessas empresas. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário