Conheça as incríveis cavernas de gelo do Alasca!

0

Durante a nossa viagem ao Alasca, em julho de 2016, destinamos 3 dias do nosso roteiro para explorar a sua capital, Juneau. No 1º post sobre a cidade, falamos sobre as melhores maneiras de chegar até lá, onde se hospedar e sobre o passeio que fizemos no nosso 1º dia: navegação pelo Tracy Arm Fjord.

No post de hoje, contaremos todos os detalhes do 2º dia e sobre a caminhada que fizemos na geleira Mendenhall, famosa por abrigar inúmeras cavernas de gelo, que se formam naturalmente todos os anos.

ice trekking Mendenhall Juneau

Caminhada na Geleira Mendenhall, Juneau. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1) Mendenhall Glacier

Antes de entramos no passeio propriamente dito, vamos explicar o funcionamento da geleira Mendenhall, um glaciar de aproximadamente 19 km de comprimento, localizado no Vale de Mendenhall.

A geleira é dividida em duas partes: oeste (West Mendenhall) e leste (East Mendenhall). É possível visitar as duas, porém, não há comunicação entre elas, já que são separadas pelo Lago Mendenhall.

 Lago Mendenhall Juneau

Lago Mendenhall, Juneau. Foto: CFR / Blog Peagdas na Estrada

A parte leste é a mais visitada e também a mais fácil. Falaremos sobre ela no terceiro post da série Roteiro de 3 dias em Juneau.

Mendenhall Glacier

Parte leste vista da parte oeste, com o Lago Mendenhall no meio. Foto: CFR / Blog Peagdas na Estrada

A parte oeste, por sua vez, não é acessível por transporte público. Além disso, caminhar sob a geleira requer equipamentos especiais. Não aconselhamos fazer essa caminhada por conta própria.

ice walking

Equipamentos para a caminhada: grampos, roupas impermeáveis, mochila, trekking pole, óculos escuro e capacete. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada.

Leia também o Guia de como se vestir no frio intenso.

Caso você não queira fazer o passeio com um tour, é possível chegar até lá de carro, deixar o veículo no estacionamento, fazer a caminhada dentro da mata por conta própria e chegar até o início da geleira. Não aconselhamos, no entanto, caminhar sob a geleira, caso você não tenha experiência e não esteja devidamente equipado. Se ainda assim você se arriscar, por favor, não entre nas cavernas de gelo por conta própria e sem capacete, cabeças rochas literalmente poderão rolar.

img_5898-jpg

2) Cavernas de gelo – as famosas Ice Caves de Mendenhall

As cavernas de gelo não são estruturas perenes, formam-se todos os anos com o derretimento da geleira no verão. Por esse motivo, não é possível prever com exatidão onde e quando elas vão se formar, nem mesmo quanto tempo durarão. No começo da estação, as agências de turismo locais percorrem a geleira procurando fendas que podem dar origem às cavernas.

Essa é mais uma das razões para contratar uma agência para fazer este tour. Além de saberem a localização exata das cavernas, eles tem experiência suficiente para saber se é seguro ou não entrar nelas. As cavernas estão em constante alteração, podendo soltar rochas presas no teto ou até mesmo desabar repentinamente, não vale a pena arriscar.

As agências costumam operar esses tours entre maio e setembro, sendo recomendado reservar com antecedência, pois podem se esgotar na alta estação.

3) O nosso Ice Trekking

Contratamos o nosso tour com a empresa Above & Beyond Alaska, com duração aproximada de 8 horas. O valor foi bem “salgadinho” (U$ 209,00 por pessoa), como tudo no Alasca, mas valeu muito a pena!

Encontramos com a equipe da Above & Beyond às 08:30 da manhã no Juneau Harbor, o porto do centro histórico de Juneau. A van da empresa nos levou até o estacionamento de onde parte a trilha.

Assim como a entrada na trilha, o estacionamento também é gratuito. Aproveite para usar os banheiros móveis, pois não há banheiros ao longo da trilha.

O nosso grupo foi formado por seis pessoas e dois guias, o que foi muito bom. Vimos grupos enormes pelo caminho.

Roteiro Juneau Alasca

O nosso grupo rumo a geleira Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Cada membro do grupo recebeu uma mochila, com água, comida para o dia todo, grampos para caminhar na geleira, capacete e um par de trekking pole.

  • O início da caminhada

Começamos o trajeto caminhando em volta do lago Mendenhall e seguimos dentro da mata. À medida que subíamos, a caminhada ia se tornando mais difícil e a vista mais incrível. Do ponto mais alto, foi possível ver o outro lado da geleira: a parte leste, que visitamos no dia seguinte.

O que fazer em Juneau

Caminhada em volta do Lago Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Abak Wilderness Alaska

Caminhada na mata com a Above & Beyond. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

ice trekking Abak Wilderness

Rain Forest, Alasca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Alasca no Verão

Rain Forest, Alasca. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Alasca verão Juneau

À medida que subíamos, a vista ia se tornando mais bonita. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

roteiro Juneau Alasca

Caminhada rumo a geleira Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Chegando na geleira!

Após 5,6 km de trilha, chegamos no início do glaciar. Neste ponto, é importante colocar os grampos na bota de trekking. Eles evitarão que você escorregue.

Viagem Turismo Alasca

Sentindo calor no Alasca! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Caminhamos sobre a geleira em torno de 1 hora, passando por enormes crateras. Infelizmente, quando fomos, havia apenas uma caverna de gelo em que era possível entrar. Na verdade, muitos grupos nem chegaram a entrar nessa caverna, devido ao risco de desabamento. Como o nosso grupo era super pequeno e “espertinho”, o guia, que nos pareceu bastante experiente, permitiu que entrássemos e saíssemos rapidamente da caverna. Realmente havia muitas pedras despencando do teto.

Ice trekking Mendenhall Juneau

Ice trekking na geleira Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Aventura Alasca

Crateras na geleira Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Atividades outdoor Alasca

Ice trekking na geleira Mendenhall. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ice Caves Mendenhall Alasca

Entrada da caverna de gelo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Após uma parada para descanso e para comer, voltamos para o estacionamento por uma outra trilha, dessa vez mais difícil e sem sinalização. A maioria das pessoas voltam pela mesma trilha, mas o nosso guia estava tão animadinho e nos achou tão “espertinhos”, que resolveu inovar, rs. Deu para cansar, mas curtimos a inovação do maluco!

Gostou do nosso post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e nos ajuda a continuar escrevendo estes guias gratuitos de viagem. Obrigado e até a próxima!



Booking.com

Dê um pin na foto abaixo e guarde este post para depois:

Conheça Juneau em um roteiro incrível de 3 dias. Navegue por fiordes, caminhe por geleiras, veja a vida selvagem e visite uma caverna de gelo natural.

*** Você também poderá gostar de ler ***

Continue lendo este roteiro, no 3º dia em Juneau! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Continue lendo este roteiro no 3º dia em Juneau! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário