Onde se hospedar na Austrália: o melhor custo-benefício

0

Juntamente com as passagens aéreas para a Oceania, os gastos com hospedagem representam mais de 60% dos custos de uma viagem. Para muitas pessoas, escolher onde se hospedar na Austrália pode ser uma tarefa fatigante, principalmente diante das inúmeras opções e tipos de propriedades.

Onde se hospedar na Austrália

YHA Melbourne. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Na ânsia de reservar os hotéis, o viajante nem sempre escolhe opções com bom custo-benefício e sai, muitas vezes, insatisfeito com a propriedade reservada.

Para fazer um bom negócio, é necessário, antes de tudo, traçar o seu perfil. É importante colocar na balança aquilo que é supérfluo para você e aquilo de que você não abre mão de jeito nenhum.

De maneira geral, não fazemos questão de grandes luxos (não que a gente não curta), mas fazemos questão de um quarto de casal limpo e com banheiro privativo. Além disso, ter geladeira e microondas no quarto ou acesso à cozinha compartilhada tem grande peso nas nossas decisões. Por fim, mas não menos importante, buscamos sempre um hotel bem localizado. Poder conhecer as principais atrações da cidade a pé ou estar perto dos transportes públicos nas grandes cidades pode poupar muito tempo na viagem e torná-la muito mais agradável.

Em abril de 2017, fizemos uma road trip de 23 dias pela Austrália, na qual passamos por 14 cidades australianas. Em boa parte delas, ficamos hospedados nos hostels da YHA.

Para quem não conhece, a sigla YHA, que significa “Youth Hostel Association”, representa a maior rede de hostels da Austrália, presente em 86 cidades no país. Analisando o perfil da empresa, percebemos que ela se enquadrava perfeitamente no nosso perfil de viagem. Para exemplificar melhor, mostraremos a seguir os 10 motivos que nos levaram a fazer da YHA a nossa base na Austrália.

1) Localização

Como falamos, estar bem localizado é crucial para poupar tempo e tornar a experiência mais agradável. É muito bom poder conhecer as principais atrações da cidade a pé, tomar uma cerveja e voltar caminhando para o hotel no final do dia.

De maneira geral, os hostels da YHA são mega bem localizados. Em Sydney, por exemplo, ficamos hospedados em dois hostels da rede: um no bairro The Rocks, a pouquíssimos passos da Opera House, e o outro em frente a estação de trem que chegamos.

Hotel Sydney

Sydney Central YHA. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Cozinha compartilhada

Em todos os hostels da YHA, há a disposição dos hóspedes uma cozinha compartilhada, com fogão, microondas, geladeira, pia e todos os utensílios necessários. Essa é uma boa alternativa para quem gosta de preparar a própria comida ou para aqueles que querem economizar com alimentação, já que os restaurantes na Austrália costumam ser bem caros.

hostel Melbourne

Cozinha compartilhada do Sydney Central YHA. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

3) Conhecer pessoas do mundo inteiro

Estar em um hostel abre portas para que você conheça pessoas do mundo inteiro. Seja em um quarto coletivo ou privativo, as pessoas nos hostels costumam estar mais abertas e frequentemente se encontram nas áreas comuns.

Hostel YHA Brisbane

Rooftop do YHA de Brisbane. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Opção de quartos de casal com banheiro privativo

Apesar de gostarmos de conhecer novas pessoas, não abrimos mão de um quarto de casal com banheiro privativo. Gostamos de ter o nosso cantinho, fazer a nossa bagunça e viajar no nosso ritmo. Essa foi uma grande vantagem do YHA: permitiu que tivéssemos os benefícios de um hostel, com as comodidades de um hotel.

Hotel Austrália

Quarto de casal no YHA Harbour Central em Sydney. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

5) Sono tranquilo

Para muitos, hostel pode soar como um ambiente barulhento, com jovens bebendo e falando alto até tarde. No YHA, o horário de silêncio é bastante rígido e, em muitos, vimos as áreas comuns sendo fechadas às 22:00.

Hostel Mission Beach

Área comum do YHA de Mission Beach. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

6) Staff e recepção 24 horas

Na sua grande maioria, os hostels da YHA possuem recepção 24 horas, permitindo maior flexibilidade na hora do check-in.

De maneira geral, achamos o staff do hostel super prestativo, simpático e de bem com a vida. Isso é um bom sinal!

7) Agência de viagem

As unidades da YHA costumam ter agência de turismo dentro, principalmente nas grandes cidades. Além de passeios convencionais, elas costumam vender pacotes exclusivos, com hospedagem nos hostels da rede e consequentemente com preços mais em conta.

YHA travel and tours

Agência de viagem do YHA. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

8) Atividades exclusivas para os hóspedes

Filosofia da rede, todos os hostels oferecem atividades exclusivas para os hóspedes. Seja um cinema, um jogo de trivia, uma caminhada na cidade ou um campeonato de pingue-pongue, esta pode ser uma boa oportunidade para quem está sozinho ou que gostaria de conhecer novas pessoas.

Onde se hospedar em Sydney

Cinema no YHA Sydney Central. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

9) Ampla área de lazer

Um YHA nunca é simplesmente um quarto. Você sempre encontrará uma piscina ou um rooftop ou uma jacuzzi, enfim, a área comum costuma ser muita boa.

Hotel Cairns

Área de lazer do YHA de Cairns. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

10) Membro YHA

Como falamos, a rede YHA possui hostels em 86 cidades da Austrália, ou seja, em basicamente todas as cidades de interesse turístico.

Uma boa opção para quem vai passar muitos dias na Austrália ou vai conhecer várias cidades é adquirir o cartão de membro da rede. Normalmente, esse cartão é vendido no próprio hostel ou na internet e custa entre 20 e 30 dólares.

Com o cartão, a pessoa tem 10% de desconto em todos os hostels YHA, além de descontos em atrações, tours e transportes. Vale a pena conhecer mais sobre o programa clicando aqui e fazer as contas!

Em resumo, esta foi a nossa experiência. Lembre-se de traçar o seu perfil de viagem e identificar o que você espera de uma hospedagem! 😉

Gostou desta matéria sobre onde se hospedar na Austrália com bom custo-benefício ? Dê um pin na foto abaixo e salve-a no seu Pinterest para consultá-la depois!

Dicas de onde se hospedar com bom custo benefício na Austrália.

* Nos hospedamos nos hostels da YHA mediante parceria, mas todos os relatos descritos neste post foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário