Pinterest: a ferramenta que vai mudar a sua forma de planejar viagens

4

Você já deve ter visto em alguns blogs uma espécie de capa de livro, que resume a ideia central do post, normalmente localizada no início ou no final da página.

A primeira vez que vimos isso foi em um blog australiano, que curtimos muito, chamado Ytravelblog. Achamos interessante, diferente, mas não compreendemos muito bem a ideia em um primeiro momento.

Pinterest para viagem

Capa de um post do blog www.ytravelblog.com

Já conhecíamos o Pinterest, que está no mercado desde 2009, mas não víamos muita novidade e utilidade nessa mídia, quando a comparávamos com outras redes sociais. Parecia-nos mais uma rede de imagens, sem nenhum diferencial.

Até então, o nosso Pinterest estava lá, parado, quietinho, apenas aguardado para ver até onde ia mais essa rede social.

Pesquisando em sites estrangeiros sobre blogagem, percebemos que o Pinterest é uma das redes sociais que mais atrai tráfego para um blog, muito mais do que o Instagram, Twitter, Youtube, Google+ e, em alguns casos, até o gigantesco Facebook.

Os números não mentem e a gente começou a ficar encucado com isso. Confesso que passamos os últimos meses pinando, estudando e pinando novamente. Mas o resultado valeu a pena. Para falar a verdade, o Pinterest é super divertido, útil e viciante!

Percebemos que o Pinterest é uma rede social de conteúdo e não uma simples rede de imagens, como imaginávamos. Isso porque todas as imagens que aparecem no feed estão linkadas a um blog ou site com conteúdo interessante sobre ela. Com isso em mente, passamos a utilizar o Pinterest como uma importante ferramenta de inspiração e de organização das nossas viagens.

No post de hoje, explicaremos passo a passo como fazemos isso e como o Pinterest pode mudar também a sua viagem!

Neste post você irá encontrar

 

1) O diferencial do Pinterest

Como falamos, o Pinterest é uma rede social criada em 2009, na qual o usuário cria uma página onde coloca diversos painéis temáticos, como por exemplo: viagem, gastronomia, utilidade, inspiração, moda, … .

A partir daí, todo conteúdo interessante que o usuário encontrar na internet, pode salvar em algum dos seu painéis, para consultá-lo novamente depois.

A busca por conteúdo pode ser feita no Google, como já estamos acostumados, ou no próprio Pinterest, pelo seu mecanismo de buscas, que é bem desenvolvido e dá para ser bem específico no assunto.

Quando você pesquisa um termo no Pinterest, aparecem quatro botões: “Todos os Pins”, que contempla tudo o que existe no Pinterest sobre o tema pesquisado; “Seus Pins”, tudo o que você já salvou sobre o tema; “Pessoas”, utilizado para pesquisar nomes de perfils, exemplo Pegadas na Estrada; e “Pastas”, pastas que contenham esse conteúdo. Faça testes e descubra a maneira de pesquisar que mais se parece com você!

Em resumo, no Pinterest, você não salva uma foto por salvar, você salva um conteúdo que achou útil para você.

2) Primeiros passos para começar a pinar

2.1) Criando um perfil no Pinterest

Antes de mais nada, é importante ter uma conta no Pinterest. Se você ainda não tem, corre lá, é super rápido e fácil.

Você pode cadastrar a sua conta com um e-mail ou com o próprio Facebook. Depois de cadastrado, o Pinterest pede que você curta 5 tópicos para que ele crie um feed inicial personalizado para você. No meu Pinterest pessoal, por exemplo, cliquei em “Faça você mesmo”, “Gastronomia”, “Fotografia”, “Viagem” e “Natureza”. Escolha o tema que mais se parece com você!

2.2) Instalando o botão do Pinterest para seu navegador

pinterest_botao

Assim que você marca os tópicos de interesse, o Pinterest disponibiliza a opção para instalar um botão no seu navegador que permitirá que você salve tudo o que encontrar na internet. É bem rápido e auto-explicativo, não deixe de instalar.

Se você já tem uma conta no Pinterest, mas não instalou esse botão, basta clicar aqui (esta extensão é para o Google Chrome. Se você usa outro navegador, basta jogar no Google “extensão Pinterest”, que aparecerá opções para os outros navegadores).

Pronto! Agora você já pode descobrir um novo mundo e pinar tudo o que achar interessante por aí!

3) Quem devo seguir

Diferentemente do Facebook, no Pinterest, você não tem a “obrigação social” de seguir certas pessoas. Normalmente, você segue perfis que tem a ver com os seus interesses. No meu caso, sigo blogueiros de viagem, de culinária e de utilidades, por exemplo.

Caso você queira seguir pessoas do seu círculo de amizade, familiar ou do trabalho, ainda assim o Pinterest oferece uma vantagem. Você não precisa seguir o perfil inteiro da pessoa. Você pode escolher quais pastas gostaria de seguir.

Por exemplo, eu sigo a Joana (minha prima), mas não gosto de ver o que ela salva sobre política, futebol e decoração de casamentos, mas adoro as dicas que ela tem sobre viagem e ideias criativas. Pois bem, eu sigo a Joana e deixo de seguir as pastas que não me interessam (política, futebol e casamento). Simples assim!

Outro diferencial do Pinterest é que, baseado nos seus interesses, ele sugere por e-mail perfis populares que pinan conteúdos que você poderá gostar. Assim, ficará mais fácil para você conhecer perfis influentes no assunto e com conteúdos interessantes!

4) Como utilizar o Pinterest para planejar as suas viagens

Esta é a parte mais legal e é aqui que a gente mostra o método que desenvolvemos!

Você se lembra daqueles quadros de cortiça em que a gente pregava tudo o que achava interessante? Ou de quando você comprava e colecionava revistas de viagem? O Pinterest é basicamente isso, de uma forma mais moderna. O Pinterest é uma maneira atual de organizar o que você encontra na internet e ainda permite que você compartilhe esse conteúdo com outras pessoas que tem os mesmos gostos que você!

A seguir, mostraremos algumas ideias de coleções de conteúdo para que você também possa usar o Pinterest para organizar a sua próxima viagem!

4.1) Painel Inspiração

Este painel deve ser elaborado antes da viagem e ao longo de toda a sua vida.

Nele você vai salvar todos os destinos que atraem você, mesmo que você não esteja com nenhuma viagem marcada. Aqui você pode salvar “Top 10 praias do mundo“, “Alasca“, “Maldivas“, “Top 15 parques nacionais“, “Myanmar” e tudo aquilo que você achar legal.

Guia de viagem para as Maldivas. Dicas de hospedagem, alimentação, atividades e muito mais. Dê a volta na Islândia com este roteiro incrível de 7 dias. Dicas de hospedagem, estradas e atrações.alaska free guide

4.2) Roteiros

Decidido o destino, é hora de pinar roteiros e atrações. Vamos supor que você decidiu que vai viajar para o Alasca. Neste painel, você pode pinar “Roteiro em Juneau“, “Ice trekking em Mendenhall“, “Passeio de barco no Tracy Arm Fjord“, “Denali National Park” e todo o conteúdo que possa ajudá-lo a elaborar o roteiro dia a dia.

3-days-in-juneauice-caves

4.3) Atrações

Neste painel, você poderá salvar, por exemplo, os sites oficiais dos museus que pretende ir, para consultar preço e horário de funcionamento, sites de parques nacionais, mapas, … . Fez pesquisa de passeios de barco? Salve aqui o site da empresa que você mais gostou ou que ofereceu o melhor preço. Em resumo, aqui você irá detalhar o seu roteiro.

4.4) Transporte

Neste painel você poderá salvar todos os transportes que irá precisar. No nosso exemplo do Alasca, você poderá salvar o site do trem que liga Anchorage a Seward; a empresa que pratica o menor preço no aluguel de carro; o roteiro que você encontrou de uma Road Trip com todas as paradas interessante; o ferry que você usará para ir de Juneau para Seward; e por aí vai.

4.5) Hospedagem

Salve aqui os hotéis com os melhores custos-benefício; review de hotéis que você achar interessante; post com dicas para escolher uma boa hospedagem; dicas de couchsurfing e posts sobre motorhome.

4.6) Gastronomia

Quem ama viajar provavelmente também ama provar comidas típicas. Nesta pasta, é interessante salvar aqueles posts que falam sobre a comida do destino que você vai. Por exemplo: “5 pratos que você precisa provar em Vancouver ”, “Halibut, o peixe do Alasca“, “Viagem gastronômica pela Tailândia” ou “Cachorro quente da Islândia, o melhor do mundo!.

Além disso, aproveite para salvar indicações de restaurantes e de mercados locais.

4.7) O que preciso comprar para a minha viagem

É possível que você precise comprar alguma coisa para a próxima viagem, como um trekking pole, uma câmera fotográfica, baterias para a câmera, equipamentos de camping, mala ou GPS.

Salve nesta pasta não só os produtos que você precisa comprar, mas também dicas sobre esses produtos, como por exemplo “Tipos de GPS”, “Câmeras profissionais x Câmeras semi-profissionais”, “Como transformar uma Kombi em Motorhome”, “Sofá Inflável”, “Qual a melhor mala para cada viagem”, e etc.

4.8) Hora de arrumar a mala

Agora que a viagem já está programada, é hora de pensar na mala. Se você vai para o Alasca, provavelmente vai precisar de uma boa roupa de frio. Que tal salvar o post “Como se vestir no frio intenso“? Salve aqui também os check-lists que você irá precisar, tanto de roupas, quanto de medicamentos e eletrônicos.

o-que-vestir-no-frio-intenso

4.9) Músicas para viagem

Nós sempre gostamos de preparar uma playlist para cada viagem. Se você vai fazer uma Road Trip, essa etapa é importantíssima!

Aqui você pode salvar tanto listas de músicas de outros viajantes, como vídeos diretamente do Youtube. Depois é só baixar as músicas e montar a sua playlist.

4.10) Frases de viagem

Por fim, e não menos importante, salve nesta pasta frases que inspiram os viajantes, como “Vá a algum lugar diferente pelo menos uma vez por ano”, “Não guarde mágoa, junte dinheiro para viajar” e “Viajar é minha terapia”.

Depois disso, leia uma dessas frases a cada manhã, antes de pegar um trânsito caótico, enfrentar 8 horas de trampo e ter que aturar um chefe mala. Não que a minha chefe seja mala, ela é realmente uma gracinha, mas que ler uma frase dessas por dia ajuda, ahhh, isso ajuda!!!

E assim finalizamos o nosso post!

Esperamos que o Pinterest seja útil para você, como tem sido para a gente. Use a sua criatividade e crie também outras pastas que precisar para a  sua viagem! Com o Pinterest, o céu é o limite!

Você já usa o Pinterest?

Compartilhe, nos comentários, o link de uma pasta que você tenha e que possa ajudar ou inspirar outros viajantes!

Gostou deste post, dê um pin na foto abaixo e comece a planejar a sua próxima viagem! Siga também o Pegadas na Estrada no Pinterest! Um abraço e até a próxima!

Como planejar viagem com Pinterest. Aprendar a utilizar as ferramentas dessa rede e tornar as suas viagens muito mais organizadas e bem planejadas.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

4 Comentários

  1. A minha conta está parada há um tempo, pois achava, como vocês, que a ferramenta era para colecionar imagens. Amei ter lido o post, que por sinal, muito bem redigido! Parabéns para o casal!
    Vou dar uma olhadinha na minha conta Pinterest. Quero aprender a usá-la para interagir mais com esse universo de trocas de ideias, desejos, informações… e etc.

    • Olá, Dani! Que bom que você curtiu e está animada a recomeçar! Se precisar de alguma ajuda, fique à vontade para nos perguntar. Amamos o Pinterest. É uma ferramenta fácil, viciante e essencial para o viajante. Abraços, Cristina e Renato.

Deixe um comentário