Roteiro de 4 dias em Moscou. Dia 3: Bate-volta a Sergiev Posad

2

Sergiev Posad é uma pequena cidade russa do século XV, que abriga um dos mais famosos e importantes complexos da Igreja Ortodoxa Russa: o Monastério da Trindade – São Sérgio, conhecido por muitos como o “Vaticano Russo“.

Monastério da Trindade Sergiev Posad

Monastério da Trindade – São Sérgio em Sergiev Posad. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A cidade está localizada na região da Rússia Central denominada Anel de Ouro, que é formada por 8 cidades históricas russas: Ivanovo, Kostroma, Pereslavl-Zalesskiy, Rostov Veliki, Sergiev Posad, Suzdal, Vladimir, Iaroslavl.

The Golden Ring Russia Sergiev Posad

Região conhecida como Anel do Ouro. Fonte: www.meetup.com

Se você tem mais tempo, fazer uma road trip parando em cada uma dessas 8 cidadezinhas pode ser uma excelente oportunidade de aprender mais sobre a história e a religião na Rússia e vivenciar a vida interiorana do país. Se esse não é o seu caso, no entanto, a nossa dica é fazer um bate-volta a partir de Moscou, já que Sergiev Posad está localizada a apenas 70 km da capital russa e é facilmente acessada de trem.

No primeiro post da série “Roteiro de 4 dias em Moscou“, mostramos todas as atrações que podem ser visitadas em 1 dia na região da Praça Vermelha. No segundo post, falamos sobre o Convento Novodevichy e sobre a Galeria Tretyakov, ambas atrações que podem ser visitadas no segundo dia deste roteiro.

No post de hoje, falaremos todos os detalhes para ajudá-lo a conhecer, por conta própria, Sergiev Posad no seu terceiro dia em Moscou!

1) Como chegar a Sergiev Posad

Roteiro Sergiev Posad Russia

Sergiev Posad, Russia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A melhor maneira para ir a Sergiev Posad é usando os trens suburbanos que partem a cada 30 minutos da estação Yaroslavsky.

Para quem está hospedado próximo à Praça Vermelha, o acesso a essa estação pode ser feito facilmente através da linha vermelha do metrô, já que a estação Komsomolskaya desta linha fica logo ao lado da estação do trem que parte para Sergiev Posad (Yaroslavsky).

Ao sair da estação do metrô, você verá duas estações de trem: a da esquerda é a Leningradsky e a da direita Yarolavsky (clique aqui para ver a foto da estação). Cuidado para não confundir!

Quando entrar na Yarolavsky, você deverá seguir no térreo em direção às plataformas no fundo da estação. Mas, antes disso, na metade do caminho, você verá à sua esquerda o guichê onde deverá comprar os bilhetes. Com os tickets na mão, continue até o final de prédio, passe a roleta e aguarde o trem para Sergiev Posad (Сергиев Посад).

Após cerca de 1 hora e meia, você chegará à Sergiev Posad. Logo ao sair da estação, você verá um McDonalds. Para chegar ao monastério, basta virar à direita na rua de trás do McDonalds e seguir cerca de 600 metros.

Você chegará em um mirante de onde terá uma bela vista do complexo. A partir daí, é só seguir mais alguns metros até chegar ao monastério.

2) Visitando o Monastério da Trindade – São Sérgio em Sergiev Posad

2.1) Um pouco de história!

Fundado em 1345, o Monastério da Trindade – São Sérgio, em Sergiev Posad, foi inicialmente construído por Sérgio de Radonej, que mais tarde viria a ser um dos mais venerados santos da igreja ortodoxa russa. Ainda hoje, as relíquias de São Sérgio podem ser vistas na Catedral da Santíssima Trindade de São Sergio, que é a mais antiga do complexo.

Alguns anos depois, outras igrejas foram construídas nas proximidades da catedral dedicada à Santíssima Trindade, entre elas destacamos: a Igreja do Espírito Santo, encomendada por Ivan III da Rússia em 1476 e a Catedral da Assunção, que foi encomendada por Ivan IV da Rússia em 1559.

Em 1744, Isabel da Rússia conferiu ao mosteiro o título de Lavra, título esse reservado aos mosteiros ortodoxos mais importantes e espetaculares do país. A partir disso, o Monastério da Trindade – São Sérgio se tornou um dos principais pontos de peregrinação religiosa de toda a Rússia.

Em 1920, no entanto, o governo soviético fechou o monastério e transformou diversos edifícios em prédios públicos. Durante esse período, vários objetos e coleções foram saqueados ou simplesmente “desapareceram”.

Finalmente em 1946, o monastério retornou para as mãos da Igreja Ortodoxa Russa, o que possibilitou a sua preservação e a posterior abertura para milhares de turistas. Desde 1993, o monastério é Patrimônio Mundial declarado pela Unesco.

2.2) As principais atrações do Monastério Trindade-São Sérgio

  • Igreja do Espírito Santo

Igreja do Espírito Santo

Igreja do Espírito Santo, Monastério Trindade-São Sérgio. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Catedral da Assunção

O que fazer Sergiev Posad

Catedral da Assunção, Monastério Trindade-São Sérgio. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Viagem Sergiev Posad

Catedral da Assunção, Monastério Trindade-São Sérgio. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Catedral da Santíssima Trindade de São Sergio

Catedral da Santíssima Trindade de São Sergio Sergiev Posad

Catedral da Santíssima Trindade de São Sergio. Foto: http://www.stsl.ru

  • Torre dos Sinos

Pontos turísticos Sergiev Posad

Torre dos Sinos, Monastério Trindade – São Sérgio. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Igreja de São João Batista

Igrejas monastérios Rússia

Igreja de São João Batista, Monastério Trindade-São Sérgio. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Refeitório-igreja de São Sérgio

Refeitório-igreja de São Sérgio. Foto: http://www.stsl.ru

  • Igreja do ícone de Smolensk da Mãe de Deus (Odigitria)

bate-volta Moscou Sergiev Posad

Igreja do ícone de Smolensk da Mãe de Deus (Odigitria). Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2.3) Funcionamento do Monastério Trindade-São Sérgio

  • Horário de funcionamento: o monastério é aberto diariamente, das 08:00 às 18:00. As igrejas, no entanto, não estão abertas ao público durante os finais de semana e o o Museu da Lavra, que abriga coleções de ícones e pinturas reais, não funciona nas segundas-feiras. Assim, os melhores dias para visitar o complexo são de terça a sexta-feira.
  • Valor da entrada: a entrada no complexo e nas igrejas é gratuita. Para tirar foto no interior das construções, no entanto, é necessário pagar 100 RUB (valor de julho de 2017).
  • Vestimenta para entrar nas igrejas: mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço. Já os homens são proibidos de cobrir a cabeça, não podendo usar chapéus, bonés, gorros, etc..Tanto mulheres, quanto homens, devem estar com as pernas cobertas.

3) Onde se hospedar

3.1) Hotéis em Moscou

Para quem faz bate-volta a partir de Moscou, o ideal é se hospedar próximo à Praça Vermelha, onde você poderá conhecer várias atrações a pé e ainda estará próximo a todos os tipos de transporte público.

A seguir, algumas opções de hotéis bem localizados que cabem em vários tipos de orçamento:

Hotel Kamergersky
Stoleshnikov Boutique Hotel
Akvarel Hotel
The Ritz-Carlton, Moscow

3.2) Hotéis em Sergiev Posad

Agora, se você também achou Sergiev Posad uma cidade lindíssima e ficou com vontade de passar uma noite por aqui, a dica é se hospedar na região próxima ao monastério.

A seguir, uma seleção de hotéis bem localizados e com bom custo-benefício em Sergiev Posad:

E assim terminamos o nosso 3º dia em Moscou! Não perca as atrações do 4º dia no próximo post! 😉

Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

Pensando em conhecer Sergiev Posad? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça Sergiev Posad, a cidade que abriga um dos maiores e mais importantes monatérios da Rússia e que está a apenas 70 km de Moscou.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

2 Comentários

  1. Fantástico! Tivemos muita vontade de conhecer alguma cidade do Anel de ouro, mas não foi desta vez! Esperamos voltar em breve para Rússia, tanta coisa linda naquele imenso país! Adorei o post! Quanta igreja linda né! Amo!

    • Olá, Itamar! A região é realmente incrível. Gostamos muito de conhecer Sergiev Posad. É um passeio tranquilo, barato e inesquecível. Oportunidades não faltarão para você. Torcemos para que você realize esse sonho também. Abraços, Cristina e Renato.

Deixe um comentário