Top 15 legados da antiguidade

12

Quem se amarra em viajar está sempre planejando a próxima viagem.

Uma das coisas que mais nos inspiram e nos dão ideias de novos destinos são aquelas listinhas de Top “alguma coisa”. O Tripadvisor é mestre nisso e já nos ajudou bastante.

Como também gostamos de ajudar a inspirar, criamos as nossas próprias listinhas, sempre baseadas em nossas experiências.

No último “Top” que escrevemos, falamos sobre as 10 praias mais bonitas que já visitamos. A interação com o leitor foi bem legal e recebemos sugestões de praias lindas que nunca tínhamos ouvido falar.

No post de hoje, falaremos sobre os 15 legados da antiguidade mais interessantes que visitamos.

Se você conhece algum legado realmente imperdível, não deixe de nos contar nos comentários, adoramos ideias para as próximas viagens!!!

15) Troia – Turquia

Cavalo de Tróia

Cavalo de Troia em Çanakkale, Turquia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Próxima à Çanakkale, na Turquia, a lendária cidade de Troia é hoje encontrada em um sítio arqueológico aberto ao público para visitação.

Nos anos de 1870 o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann liderou uma grande escavação na região. As escavações revelaram várias cidades construídas em sucessão, umas em cima das outras. Uma das cidades encontradas (Troia VII) foi identificada como a Troia Homérica, onde aconteceu a célebre Guerra de Troia, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero. Se você já viu ao filme Troia, com certeza se lembrará das lutas de Aquiles, Heitor, Paris e Menelau! Se ainda não viu, vale à pena conferir o trailer clicando aqui. Para adquiri-lo, acesse aqui.

14) Huaca Pucllana – Peru

Lima Peru Ruínas Miraflores

Huaca Pucllana em Lima, Peru. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Huaca Pucllana é um sítio arqueológico escondido no agradável bairro Miraflores, em Lima, e que passa, muitas vezes, despercebido pelos turistas que vão à capital peruana.

Construído entre os anos 200 a 700 d.c., Huaca Pucllana foi um importante centro administrativo e de cerimônias de sua época. Atualmente é composto por uma pirâmide de 25 metros de altura e um conjunto de pátios, praças e uma sala de exposições. É possível visitar o seu circuíto e conhecer bichos típicos da região, como as lhamas por exemplo.

13) Coliseu/Foro Romano – Itália

Italy Rome

Coliseu em Roma, Itália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

É inegável a influência de Roma para o legado da Antiguidade. A história de Roma abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.c..

O seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial e o Coliseu e o Foro Romano estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo.

12) Santa Sofia – Turquia

Istambul

Mesquita Santa Sofia em Istambul, Turquia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Lugar de grandes disputas religiosas, Santa Sofia é uma antiga basílica cristã patriarcal, construída em 537 d.c., que foi transformada pelos otomanos em mesquita em 1453 d.c., e aberta ao público como museu em 1935 d.c..

Muita história em um só lugar!

11) Ayutthaya – Tailândia

Bangkok thailand

Ayutthaya, Tailândia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Fundada em 1350, Ayutthaya foi a primeira capital do reino de Sião (Tailândia), assim permanecendo até 1767, quando foi então invadida pelos exércitos da antiga Birmânia (Myanmar).

As marcas dessa invasão estão por todos os lados e os seus numerosos templos acabaram dando lugar a ruínas cheias de budas decapitados. Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, Ayutthaya atrai, atualmente, milhões de viajantes que procuram conhecer suas belezas e saber um pouco mais sobre a sua história.

Para os amantes de vídeo game que viveram nos anos 90, não perca o Buda reclinado de 37 metros de comprimento, que serviu de inspiração para o cenário do clássico Street Fighter, HADOUKEN!!!

10) Pérgamo – Turquia

Bergama Turkey

Pérgamo na Turquia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Pérgamo é uma antiga cidade grega, construída a partir do século V a.c., em uma colina isolada no Vale do Rio Caicos. A região atualmente pertence à Turquia, não mais à Grécia, e é rodeada pela moderna cidade de Bergama.

Pérgamo tornou-se o centro de quatro seitas pagãs durante o século I d.c., competindo com Éfeso. Além disso, a antiga cidade foi também uma das sete igrejas da Ásia mencionadas no livro do Apocalipse, na Bíblia.

Para quem gosta dessa fantástica história, a dica é visitar também o Pergamon Museum em Berlim, na Alemanha. O museu é um dos mais visitados de Berlim e possui um bom acervo de tesouros da antiguidade de enorme valor cultural. Entre eles, está o Altar de Pérgamo, uma estrutura monumental do século II a.C, construída para Zeus, na antiga cidade grega. Infelizmente a ala do altar está fechada para restauração, desde setembro de 2014. Para conferir a situação atual, clique aqui.

9) Acrópole de Atenas – Grécia

Acrópole, Atenas

Acrópole de Atenas, Grécia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Construída, por volta de 450 a.c., no topo de uma colina de 150 metros de altura, Acrópole abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Parthenon e o Erecteion.

Adjacente à colina do Parthenon, o visitante também poderá conhecer dois anfiteatros, o Odeon de Herodes Ático e o Teatro de Dioniso.

Uma aula de arquitetura e história!

8) Capadócia – Turquia

Turkey Goreme

Capadócia, Turquia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Outro legado incrível e surpreendente da Turquia é a Capadócia, localizada na região da Anatólia Central.

Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, reserva aos visitantes formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, e um rico patrimônio histórico e cultural, formado por cidades subterrâneas e inúmeras habitações escavadas em rocha.

Não perca o incrível passeio de balão!

7) Ilha de Pascoa – Chile

Moai Easter Island

Moais na Ilha de Páscoa, Chile. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Uma das ilhas mais isoladas do planeta, a Ilha de Páscoa, localizada no Pacífico Sul e pertencente ao Chile, é cercada por belezas e mistérios.

Famosa por suas estátuas gigantes, conhecida como Moais, a ilha foi supostamente habitada por povos polinésios nos anos 900 d.c.. Não se sabe ao certo como esses povos chegaram, viveram ou construíram os grande Moais, mas se sabe que é a Ilha de Páscoa um local incrível, mágico e encantador!

6) Muralha da China – China

Great Wall Grande Muralha

Mutianyu na Muralha da China. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, é uma estrutura de arquitetura militar, construída durante várias dinastias, ao longo de quase dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e é uma de suas mais procuradas atrações turísticas.

Considerada a única obra humana visível da lua, a Grande Muralha estende-se desde o passo de Jiayuguan (província de Gansu), até a foz do rio Yalujiang (província de Liaoning). Atravessa o Deserto de Gobi, quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).

A maioria das pessoas que a visitam chegam em Badaling, localizada a aproximadamente 70 km de Pequim. Por ser mais fácil de chegar e mais próxima à capital chinesa, essa parte da muralha geralmente é bem lotada. Se você não gosta de muvuca e tem apenas 1 dia para visitá-la, recomendamos visitar a parte de Mutianyu, muito mais vazia e tranquila, veja na foto!

5) Éfeso – Turquia

Ephesus Turkey

Biblioteca de Celso em Éfeso, Turquia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2015, Éfeso foi uma importante cidade greco-romana da Antiguidade, situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, na Turquia.

Construída por volta de 1000 a.c., foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego. No período do Império Romano, foi por muitos anos a sua segunda maior cidade, atrás apenas da grandiosa Roma.

Dizem os historiadores, que passaram por Éfeso em determinados momentos: Alexandre, o Grande; Cleópatra; Virgem Maria; São João e São Paulo.

Vale lembrar ainda que a cidade tinha uma das sete igrejas listadas no Apocalipse, junto a Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodiceia e uma das sete maravilhas do mundo antigo, o esplendoroso Templo de Ártemis.

Em resumo, para quem gosta de história, é um sonho visitá-la!

4) Parque Arqueológico de Angkor – Camboja

Cambodia

Angkor Wat, Camboja. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Localizado no Camboja, o Parque Arqueológico de Angkor é um dos sítios arqueológicos mais visitados do sudeste asiático.

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992, o complexo, de aproximadamente 400 km quadrados, exibe ruínas magníficas de várias capitais do Império Khmer, datadas dos séculos IX ao XV. As atrações mais famosas são o Templo de Angkor Wat e, em Angkor Thom, o Templo de Bayon com os seus inúmeros rostos esculpidos.

3) Machu Picchu – Peru

Machu Picchu, Peru. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Machu Picchu, Peru. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, a impressionante Machu Picchu, escondida no alto dos Andes do Peru, é um dos símbolos mais conhecidos do Império Inca e também um dos conjuntos mais famosos e espetaculares de ruínas do mundo. Não é à toa que o complexo é Patrimônio Mundial da Unesco e tem um dos mais populares hikes do planeta: a Trilha Inca.

Aproveite a viagem e conheça também a histórica cidade de Cusco e as belas paisagens do Vale Sagrado.

2) Bagan – Myanmar

Bagan Myanmar

Templos de Bagan, Myanmar. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Nossa queridinha na Ásia, Bagan tornou-se um centro de poder e religião em meados do século IX, no reinado de Anawrahta, que unificou a Birmânia sob o budismo Theravada.

Estima-se que mais de 13.000 templos e stupas douradas foram construídos em Bagan e que a sua beleza foi descrita pelo famoso viajante Marco Polo, que a considerou um dos melhores lugares do mundo.

A melhor maneira de conferir essa história é se perder entre as inúmeras ruínas da região e embarcar em um maravilhoso passeio de balão.

Leia nosso roteiro completo em Myanmar.

1) Pompeia – Itália

Italia Italy Pompeii

Pompeia, a cidade antiga romana preservada pelo Vesúvio. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, Pompeia foi uma importante cidade do Império Romano.

Destruída por uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.c., a cidade se manteve oculta por mais de 1600 anos, até ser reencontrada, por acaso, em 1748.

Desde então, as escavações na região proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, o que nos possibilita hoje ter uma visão detalhada da vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

E assim finalizamos o nosso Top 15! Se você gostou, compartilhe com outros viajantes. Se conhece algum outro legado da antiguidade, conte para a gente.

O mundo é lindo e merece ser compartilhado!

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

12 Comentários

  1. Sensacional!!! Conheço alguns, como Machu Picchu, Acrópole, Huaca Pucllana e Coliseo e, para variar, você está me tentando em relação ao Sudeste Asiático, né? kkkk…
    Beijinhos e parabéns pelo post!
    Lily
    Blog Apaixonados por Viagens

Deixe um comentário