Voltar em uma cidade já visitada ou conhecer novos destinos?

41

Você já visitou um destino tão incrível que ficou com vontade de voltar? Já ficou em dúvida entre viajar novamente para uma cidade anteriormente visitada ou conhecer um novo lugar? Essas são dúvidas super comuns que afligem os viajantes na hora de programar uma viagem.

duvida

Foto: www.umolharpessoal.blogspot.com.br

De maneira geral, não costumamos voltar aos lugares que já conhecemos. Apesar de termos viajado para 42 países e termos amado praticamente todos, essa não é uma prática que costumamos priorizar.

A essa altura, você deve estar se perguntando: mas se o lugar é tão bom, por que não voltar? Aposto que vocês fazem isso só para acrescentar mais um país na lista de países visitados.

mapa mundi

Foto: www.mochilabrasil.uol.com.br

Bom, na verdade, fazemos isso por vários motivos, mas vamos tentar sintetizá-los em apenas três:

  • Primeiro, porque somos super curiosos. Queremos ver o novo, aprender sobre novas culturas, provar novas comidas e ter novas experiências.
  • Segundo, porque queremos ter uma noção de todo o mundo para, quando aposentarmos, aí sim decidirmos para onde queremos voltar.
  • Por fim, sempre que viajamos, programamos a nossa viagem com bastante antecedência. Estudamos bastante, vemos filmes e procuramos incluir no roteiro tudo e mais um pouco que o destino tem a oferecer. A pior coisa do mundo para um viajante curioso é passar por um lugar e descobrir na volta que havia uma atração maravilhosa por perto, mas que você não conheceu por não ter estudado antes. Quem nunca passou por isso, não é mesmo? É triste!

Mas por que estamos falando sobre isso mesmo?

No mês de fevereiro, a temática vencedora da Blogagem Coletiva, que sempre participamos, foi “Top 5 lugares que você voltaria“. Para quem não conhece, a Blogagem Coletiva é um projeto em que vários blogueiros de viagem publicam no mesmo dia um post sobre um tema único pré-definido pelo grupo. É uma ótima oportunidade de conhecermos as visões de diferentes blogueiros e descobrir lugares e ideias que nunca imaginamos.

Mas “Top 5 lugares que você voltaria“? Isso não vai contra tudo o que sempre pensamos? Por isso mesmo aceitamos o desafio e resolvemos quebrar a cabeça. Não daria mesmo para voltar em nenhuma cidade? Fizemos uma listinha, riscamos, escrevemos outros destinos, riscamos de novo, mas conseguimos!!!

A seguir, a lista dos 5 lugares que voltaríamos. Vocês vão entender por que nós voltaríamos para esses destinos!

1) Torres del Paine – Chile

Torres del Paine

Torres del Paine, Chile. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Em abril de 2015, fizemos uma viagem de 5 dias pela região argentina da Patagônia, com base na cidade de El Calafate. Conhecemos lugares incríveis, como Perito Moreno, com suas geleiras e lagos azuis, e El Chaltén, com incríveis paisagens e opções de ice trekkings.

Apesar de o nosso foco ter sido a Argentina, fizemos um passeio bate-volta até Torres del Paine no Chile, devido a sua proximidade com El Calafate.

O passeio, que na verdade foi lindo, serviu para nos deixar com água na boca e vontade de voltar. Da próxima vez, vamos passar no mínimo 7 dias dentro do parque para fazermos o circuito W -Trekking em Torres del Paine, um trajeto mundialmente conhecido, onde o viajante passa por incríveis paisagens de lagos, montes e glaciares.

2) Boracay – Filipinas

Boracay

Boracay, Filipinas. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Como falamos no início deste post, o que a gente mais gosta em uma viagem é conhecer novos destinos e novas culturas. No entanto, sabemos que isso dá trabalho e às vezes é preciso parar e descansar.

Pensando por esse lado, selecionamos a cidade de Boracay como um destino para se voltar sem pressa e sem compromisso.

Boracay é um pequeno vilarejo localizado em uma ilha longínqua das Filipinas. Para chegar até lá, é necessário voar até os aeroportos de Kalibo ou Caticlan e de lá seguir de barco até Boracay.

A principal praia da ilha, a White Beach, está dividida em 3 regiões: estações 1, 2 e 3. Para quem busca sossego, a dica é se hospedar na estação 3. Ficamos hospedados no hotel Surfiside Boracay Resort & Spa e tínhamos “praticamente” uma praia privativa e super vazia.

Atenção: se você procura agitação, fique hospedado na região da estação 2, onde estão a maioria dos hotéis, restaurantes e um shopping. Lembre-se, porém, que esta é também a região mais cheia de turistas.

Além da praia ser paradisíaca, Boracay é um destino muuuuito barato. Uma viagem até lá, tirando a passagem de avião, com certeza sairá bem mais em conta do que uma viagem para destinos badalados mais próximos.

3) Paris – França

Voltar a Paris é fácil, né? É o sonho de todo mundo!

Sim, e é o nosso sonho também. Visitamos Paris na nossa primeira viagem juntos para o exterior, em 2009. Éramos muito novos, o dinheiro era curto (não que hoje esteja sobrando, rs), não visitamos todos os museus que gostaríamos e sempre há novas atrações na cidade.

Hoje, voltaríamos a Paris sem grandes expectativas. Faríamos mais piqueniques ao ar livre; tomaríamos um café em uma charmosa cafeteria; visitaríamos uma vinícola na região e também o museu Rodin; comeríamos mais queijos e chocolates e veríamos a Torre Eiffel de perto mais uma vez!

Afinal, Paris é Paris, não é mesmo?

Paris

Paris, França. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Road Trip de Motorhome pelos Parques Nacionais Americanos

capitol-reef

Road Trip de Motorhome pelos Parques Nacionais Americanos. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Quem acompanha o nosso blog e as nossas viagens, sabe que somos fissurados por parques nacionais, principalmente os dos Estados Unidos, que são super organizados, seguros e bem cuidados.

Voltaríamos a fazer essa viagem com certeza, mas seria de motorhome.

De maneira geral, os Parques Nacionais Americanos oferecem boa estrutura para motorhome: você encontrará campings especiais para isso em praticamente todos os parques; estacionamentos para carros grandes nas principais atrações e ótimas áreas para fazer piquenique.

Acreditamos que essa pode ser uma ótima viagem para se fazer com filhos. Pense com a gente: você tem uma cozinha à sua disposição para o que precisar; banheiro no carro o tempo todo; enquanto as crianças brincam no gramado, você toma um vinho e faz um churrasco; e depois disso tudo, é só entrar no carro e dormir!

Além disso, em todos os parques nacionais que visitamos nos Estados Unidos, vimos programas especiais para crianças. Seja uma revistinha para marcar os animais vistos no parque, uma caminhada guiada ou mesmo uma aula exclusiva para crianças com os “Rangers“. Foi bem legal ver o envolvimento dos pequenos com a viagem. Gostaríamos de proporcionar essa experiência um dia também para os nossos filhos!

5) Santa Bárbara – Califórnia

Santa Barbara destino tão incrível

Praia de Santa Claus, Califórnia. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Por fim, Santa Bárbara, um lugar especial, onde fizemos um intercâmbio de 1 mês para aprender inglês e para onde voltaríamos de vez.

Por mil motivos, sabemos que provavelmente nunca iremos nos mudar para Santa Bárbara, mas conseguimos nos imaginar morando em uma casinha de madeira sem muro; andando de patins na orla do mar no final da tarde; comprando produtos orgânicos na feirinha de produtores locais e carnes no Ralphs; aprendendo a surfar na praia de Santa Claus; degustando um vinho novo na Funk Zone e comendo comida mexicana no Taco Bell. Enquanto as crianças brincariam na rua, beberíamos um espumante na nossa varanda de madeira e veríamos a movimentação dos vizinhos!

Volta e meia nos pegamos longe, voltando e viajando para Santa Bárbara em nossos pensamentos e em nossas conversas!

Confira também o que os outros blogueiros prepararam para a gente!

Juny pelo Mundo – Top 5 Lugares que eu voltaria
Destinos por onde andei… – Meus 5 Top Destinos para onde eu voltaria!
Vamos Por Aí -Top 5 – Lugares que Eu Voltaria
Caixa de Viagens – 5 Destinos Top que Valem a Pena Voltar!
Arrumei as malas e parti – Voltar ou não voltar? Eis a questão
Contando Destinos – 5 destinos para voltar
Embarque neste blog – 5 destinos que eu voltaria
Foco no Mundo – 5 destinos que eu sonho em visitar novamente
Viagem a dois – Vale a pena visitar de novo? 5 destinos que voltaremos
Cantinho de Ná – 5 lugares que eu voltaria com muito prazer
Tá indo pra onde? – 5 lugares que eu mais quero voltar!
Tire a Bunda do Sofá – Top 5 lugares que eu voltaria!
Uma Turista Nas Nuvens – Top 5 destinos que vale a pena voltar de novo
D&D Mundo Afora – Top 5 destinos para voltar
Viajonários – 5 destinos para visitar de novo
Tirando Férias – Vale a pena ir de novo! 5 top lugares que eu voltaria
Turistando com a Lu – 5 destinos de viagem que valem uma segunda visita
Nýr Dagur – Vale a pena repetir os mesmos destinos?
Malas & malinhas – Top 5 destinos que eu voltaria com as crianças
Passeiorama – Top 5 – destinos que eu voltaria
O Melhor Mês do Ano – Sobre Lugares que eu Voltaria
guia&turismo – 5 lugares no Brasil que eu voltaria
Mochilão Barato – 5 Cidades que voltaríamos
Vou pra Roma – Top 5 destinos na Itália que eu voltaria
Viagem em Detalhes – 5 Lugares que não me cansaria de voltar
Família Viagem – 5 destinos para revisitar com as crianças

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

41 Comentários

  1. Uahuuu cada destino show!
    Que lindo este lugar no Chile!!! Conheci do Chile Santiago, Viña del mar e Vale Nevado. Mas, este lugar é lindo!!!
    E as Filipinas estão ainda na listinha…. snif…
    Paris eu já fui e já voltei, duas vezes tá ok.
    Adorei… lindos destinos!

  2. Uau, só destinos que sonho em conhecer, como as Torres del Paine. Adoraria voltar para os EUA também para uma road trip, de carro já ficaria feliz rs, mas de motorhome deve ser melhor ainda. E concordo com Santa Brabara, achei um charme a cidade e moraria lá fácil fácil 🙂

    Beijos

  3. Ótima lista de lugares! Já morei por 2 anos na Califórnia e super concordo com Santa Bárbara e road trip pelos parques americanos! As Filipinas estão na minha lista! Olha a cor dessa água!
    Adorei o post!

    • Que delícia, dois anos na Califórnia? Gostamos muito do estilo de vida nesses lugares. Muita segurança, vinhos deliciosos, pessoas simpáticas e possibilidade de praticar esportes na praia. É assim que nos vemos no futuro, rs. Boas viagens para você. Abraços, Cristina e Renato.

  4. Neste carnaval, aproveitei para assistir vídeos sobre destinos que pretendo visitar. Ao final de um deles, apareceu como sugestão um vídeo sobre Torres del Paine. Eu nunca tinha ouvido falar neste lugar e ao começar ler seu post, fiquei surpresa por estar em primeiro lugar na lista. Uma incrível coincidência! Parece ser um lugar maravilhoso e agora estou com muita vontade de conhecer! Parabéns pelo post!

  5. Oi Cris!

    Essa é a nossa maior dificuldade… A vontade doida de sempre querer voltar pros lugares que a gente ama versus a vontade de conhecer o novo! Falta tempo, falta dinheiro pra fazer tudo!!

    Tenho que sempre fazer o exercício de pensar “racionalmente”, que o mundo é enorme e tá cheio de lugar incrível pra gente conhecer, pq se dependesse do coração, tava com as passagens compradas pro Alaska de novo, pq eu sou dessas… hahahahha

    A gente tenta mesclar as duas coisas, conhecer lugares novos mas voltar pros que a gente gosta também, principalmente se for por perto (lugares aqui no Brasil, BsAs que já fomos 3x…). Mas é difícil!!

    Adorei suas escolhas! Dessas a que mais tenho vontade de ir é Torres Del Paine! E de voltar, nem preciso falar que é sonho refazer os parques americanos/canadenses de motorhome, né? hahaha

    Beijão!

    • Olá, Marcela! Obrigado pelo comentário! Uma dúvida cruel, né? A gente se apaixona por tantos lugares, não é mesmo? Quando você for a Torres del Paine, não deixe de fazer o Circuito W. Depois conta para a gente, ok? Grande abraço, Cris e Renato.

  6. Destinos maravilhosos, a road trip de motorhome pelos parques americanos está no topo da nossa lista. Somos viajantes diferentes de vocês, voltamos onde gostamos não apenas 1 vez, mas várias…7 vezes a Las Vegas, 4 a New York, 2 a Londres, Veneza, Florença entre outras, mas isso vai do gosto de cada um e essa blogagem serviu pra isso, mostrar as diferentes visões dos viajantes

    • Olá, Cynara! Obrigado pelo comentário! Os parques nacionais americanos são realmente lindos e uma road trip por eles é uma ótima opção de viagem para toda a família! Esperamos que você realize esse sonho também. Abraços, Cristina e Renato.

  7. Pingback: 5 destinos de viagem que valem uma segunda visita

Deixe um comentário