O que comer no Marrocos e dicas de restaurantes

4

Uma viagem completa ao Marrocos perpassa não apenas por suas belas atrações e cidades imperiais, mas também por sua autêntica gastronomia. Cada canto no Marrocos parece ter um aroma próprio e uma mistura colorida de temperos que você certamente só irá encontrar ali. É possível comer bem tanto em restaurantes finos nas grandes cidades, quanto nas barracas de rua ou nos famosos souks, nome dado aos tradicionais mercados nas medinas. Há ainda a possibilidade de comer em casas de famílias de origem Berbere e aprender os segredos de uma culinária rústica, que utiliza ingredientes incrivelmente frescos e que vem conquistando viajantes de todo o mundo.

o que comer no Marrocos

Comidas típicas marroquinas. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

No post de hoje, traremos dicas sobre o que comer no Marrocos, onde comer nas principais cidades marroquinas, além de algumas curiosidades inéditas que contaremos para vocês. Todas as informações foram baseadas na experiência que tivemos em uma viagem de 12 dias pelo Marrocos e nas dicas que recebemos do nosso amigo marroquino Hamid. Esperamos que vocês curtam e que se apaixonem pelo Marrocos, assim como nós nos apaixonamos!

Este post faz parte da blogagem coletiva com o tema gastronomia pelo mundo. Ao final, você encontrará a lista de todos os blogs participantes deste projeto com os links para os textos deles também.

1) O que comer no Marrocos

Cuscuz

Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2020, o Cuscuz é um dos pratos mais famosos do Marrocos e marca uma tradição que é passada de geração em geração. O Cuscuz é um prato feito à base de sêmola de trigo cozida no vapor, coberta por um cozido de carne, frango ou peixe e legumes variados, tais como batata, cenoura, batata-doce, abóbora e pimentões. É possível também encontrá-lo na versão vegetariana. 

O orgulho pelo Cuscuz é tão grande, que esse é um dos principais pratos preparados pelas famílias marroquinas quando recebem visitas. É também bastante comum em festas e consumido com frequência nas sextas-feiras.

cuscuz onde comer no Marrocos

O famoso cuscuz! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Tajine

A Tajine é uma espécie de ensopado consumido pelas famílias marroquinas no dia a dia e carrega o nome da panela de barro onde os seus ingredientes são cozidos lentamente. É possível encontrar tajine de cordeiro, de frango com limão em conserva (você precisa provar!), de carne com legumes, de peixe, de kafta ou vegetariano.

restaurante dicas Marrocos

Tajine sendo preparado na panela de mesmo nome. Foto: Hamid www.excursaonomarrocos.com

O que comer em Marrakech

Tajine de frango com limão em conserva. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Tangia

Assim como a Tajine, a Tangia também é preparada lentamente em uma panela de barro, que pode ser assada por várias horas em fornos comunitários. Diferente da Tajine, por sua vez, a Tangia não costuma levar legumes. Normalmente é um cozido preparado de cordeiro com ossos (ou outra carne) e muuuuitos temperos. Como diz o nosso amigo Hamid “é um prato para quem só quer comer caaaaarne”!

A Tangia é facilmente encontrada em Marrakech e no norte do Marrocos, mas não é muito comum no sul do país.

Baghrir (panqueca)

Também conhecida como panqueca de mil furos, a Baghrir é feita com sêmola e geralmente é servida no café da manhã acompanhada por geleias variadas. Vale à pena experimentar!

Comida marroquina

Baghrir servidas no café da manhã! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Pizza Berbere

A pizza Berbere é uma comida típica do sul do Marrocos e não é fácil encontrá-la em restaurantes turísticos nas grandes cidades. Geralmente a pizza Berbere é preparada por famílias nômades ou por aquelas que se estabeleceram na região de Merzouga.

Mas o que seria essa pizza tão única dos povos berberes do sul do Marrocos?

Assim como a nossa pizza, a pizza Berbere também é preparada com farinha de trigo, mas, ao invés de ser aberta, é fechada e recheada. O recheio normalmente é feito com carne bem picada, cenoura, tomate, amêndoas, ovos cozidos e diversos condimentos. Tradicionalmente, a pizza Berbere era assada na brasa das fogueiras no deserto, mas atualmente é preparada também nos fornos convencionais.

Tivemos o prazer de comer a autêntica pizza Berbere na casa do nosso querido amigo Hamid em Merzouga. A pizza da mãe e das irmãs dele faz tanto sucesso por aquelas bandas que atualmente ele inclui esta experiência nos roteiros da empresa dele, a “Excursão no Marrocos“.

Comida típica Marroquina

Pizza Barbere. Foto: Hamid www.excursaonomarrocos.com

Tâmaras

É impossível ir ao Marrocos e não comer suas famosas tâmaras ou algum prato com a fruta como ingrediente. As tâmaras  estão por todos os cantos no Marrocos  e podem ser compradas em supermercados, souks, feiras e até na beira da estrada.

Quem vai para o sul do Marrocos rumo ao deserto do Saara (Merzouga), vê ao longo da estrada diversos palmeirais de tâmaras (tamareiras). A vista que temos é realmente impressionante e vale muitas fotos!

Roteiro viagem Marrocos

Tamareiras no caminho para o deserto! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer no Marrocos

Tamareiras no caminho para o deserto! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Kafta – Tajine de Kafta

A kafta ou Tajine de Kafta é um prato a base de almôndegas de vaca ou de cordeiro, que podem ser grelhadas ou cozida em molho de tomate. Quando cozidas em molho de tomate (Tajine de Kafta), geralmente levam ovos por cima, que chegam à mesa cozidos, mas com a gema ainda molinha.

Brochetes (espetinhos)

Os brochetes marroquinos são como os nossos espetinhos, mas como muuuuuuito mais temperos. É uma boa opção para aqueles que não querem “ousar” muito em uma viagem ao Marrocos.

Limão em conserva

O limão em conserva marroquino é realmente maravilhoso. Mas atenção: ele não foi feito para ser consumido puro e direto da conserva. Essa iguaria marroquina é utilizada como ingrediente em alguns pratos para dar a eles um toque especial. Recomendamos muito provar a tajine com frango e limão em conserva. É realmente mágico!

Azeitonas

As azeitonas estão por todos os cantos no Marrocos e costumam ser bem maiores do que as que comemos aqui no Brasil. Geralmente as azeitonas são temperadas com limão, pimentas variadas, cominho e outros temperos. As azeitonas estão presentes em pratos famosos, como a tajine, mas também pode vir como aperitivo ou até mesmo no café da manhã. E pasmem, no café da manhã as azeitonas são viciantes!!!

onde se hospedar em Chefchaouen

Azeitonas servidas no café da manhã!

Fruta do Cacto

Fruta do Cacto, aquela planta do deserto? É isso mesmo? É isso mesmo. Provamos a fruta do cacto na medina de Fez e ela é deliciosa e refrescante. Não deixe de experimentar!

Fruto do cacto na medina de Fez. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Chá de menta marroquino

O chá de menta marroquino é a bebida mais ingerida no Marrocos e é sinônimo de receber bem o visitante. Em qualquer lugar que você chega, você será recebido com o bom chá de menta marroquino e não há como recusar (mesmo que você já tenha tomado uns 5 chás no dia, rs).

Geralmente o chá marroquino é servido em um bule de latão ou de prata, com desenhos esculpidos. O jeito de servir o chá é bem peculiar e é uma tradição levantar o bule beeem alto e mirar o chá nos pequenos copos.

2) Dicas de restaurantes no Marrocos

2.1) Casablanca

  • Rick’s Café: inaugurado em 2004, o Rick’s Café é um restaurante com pratos internacionais e algumas opções vegetarianas; possui um bar que serve bebidas alcoólicas e funciona também como café. Situado em uma antiga mansão marroquina, o Rick’s Café foi projetado para recriar o bar que ficou famoso por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no clássico filme “Casablanca”. Por tudo isso, o Rick’s Café é não só um dos restaurantes mais disputados de Casablanca, como também uma atração na cidade. Recomendamos fazer a reserva antes.
  • Le Riad Restaurant: uma das melhores opções para quem deseja provar comida típica marroquina. Lá você encontrará o famoso Tajine de frango com limão, Cuscuz, azeitonas e muito mais. Os pratos são bem servidos e o preço acessível!

2.2) Marrakech

  • M Rooftop: com um terraço com vista da medina, o M Rooftop é uma ótima opção para quem quer relaxar com amigos e desfrutar da boa comida marroquina. Os pratos são bem elaborados e possuem um bom custo benefício.
  • Restaurant Chez Ali: bastante turístico, o Chez Ali é um lugar para quem busca entretenimento noturno em Marrakech. Nele você irá encontrar culinária marroquina, espetáculos com danças típicas, canções marroquinas, acrobacias e apresentações com cavalos.

2.3) Fez

  • Restaurant La Cave: com opções marroquinas e da gastronomia internacional, o Restaurant La Cave oferece bom custo benefício e uma experiência diferente e interessante dentro da medina.
  • Les saveurs de Riad Fes Maya: localizado dentro de um tradicional riad marroquino, o restaurante possui um terraço com vista deslumbrante da medina e oferece pratos típicos da gastronomia marroquina.

3) Almoço em casas de famílias berbere no deserto

Em nossa viagem de 12 dias ao Marrocos, tivemos o prazer de almoçar na casa do querido Hamid, dono da empresa Excursão no Marrocos, e que na época era o nosso motorista.

Almoço na casa do nosso querido amigo Hamid! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A família do Hamid é de origem Berbere e os pais dele eram nômades do deserto. O Hamid já morou no Brasil durante 2 anos e fala português super bem. Atualmente ele é casado (vou contar mais sobre o casamento dele no próximo item) e mora em uma casa em Merzouga com os pais, os irmãos, a esposa e as cunhadas.

Almoçar na casa do Hamid foi uma experiência que nunca achamos que teríamos. E foi tão bom, tão diferente!

No início a mãe e a irmã dele estavam bem tímidas. Mas depois elas se soltaram, mesmo falando só árabe e berbere, e até me ensinaram a fazer o famoso Cuscuz! A gente mantem contato até hoje 😉

Na casa do Hamid, comemos Cuscuz de frango com legumes e a tradicional pizza Berbere, que estava divina. A experiência foi tão boa que hoje ele leva os seus clientes que vão ao deserto para almoçar na sua casa. Esta é uma experiência que super recomendamos!

4) Casamento Berbere

Os casamentos dos povos Berberes duram cerca de 3 dias e neles você encontra o melhor da comida marroquina.

Normalmente é servido chá de menta marroquino acompanhado de pão e doces artesanais. Quando os casamentos são realizados durante o inverno, é servida ainda uma sopa forte chamada Harira, que é preparada com carne, grão-de-bico ou lentilha, ervas aromáticas e outros temperos, podendo haver variações entre uma região e outra.

Durante o almoço e o jantar, é costume servir nos casamentos cuscuz de entrada, tajine de legumes com carne de cordeiro como prato principal e frutas da estação como sobremesa. Uma verdadeira comilança, que dura incríveis 3 dias! E o casamento do Hamid foi mesmo assim!

A seguir, as fotos do casamento do nosso amigo Hamid e do irmão dele Said!

Outros posts sobre o Marrocos que você poderá gostar

 

Curtiu o nosso post sobre Gastronomia Marroquina? Agora confira os outros posts “gastronômicos” que os nossos amigos blogueiros também preparam para você!

Expedições em Família – Belo Horizonte – conheça 10 restaurantes imperdíveis – https://www.expedicoesemfamilia.com.br/2021/01/restaurantes-imperdiveis-de-belo-horizonte.html

Destinos Por Onde Andei – Onde comer o delicioso poutine em Toronto
https://www.destinosporondeandei.com.br/onde-comer-poutine-em-toronto

6 Viajantes
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento
https://6viajantes.com.br/provando-delicias-na-rota-ferradura-dos-vinhedos-em-santana-do-livramento

Chicas Lokas na Estrada
Mercado Central de Belo Horizonte: Delicias da Culinária Mineira
https://chicaslokas.com.br/2021/01/25/mercado-central-culinaria-mineira/

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

4 Comentários

  1. GISELE PROSDOCIMI on

    Isto sim é uma verdadeira experiência gastronômica, me lembro bem desta viagem de vocês ao Marrocos, acompanhei e achei tudo muito interessante e exótico.
    Só não me lembro de ter visto tantas iguarias deliciosas nas fotos que acompanhei, ainda bem que este post veio completar este roteiro maravilhoso, com sugestões do que comer no Marrocos e dicas de restaurantes também.
    Adorei saber de tudo isto, valeu, Pegadas!

    • Olá, Gisele!

      Que bom que vc curtiu e que acompanhou a nossa viagem!

      O Marrocos é mesmo um destino incrível e muito diferente. Recomendamos demais uma viagem por suas cidades imperiais, deserto, Chefchaouen, ruínas romanas, cidades praianas e, claro, uma viagem gastronômica!

      Se jogaaa!

      Abraços
      Cris

  2. Marrocos é um dos meus grandes sonhos e já tem um tempinho que está na minha lista de desejos! Um destino curioso, lindo e cheio de encantos! Adorei as dicas do que comer em Marrocos, além das dicas de restaurantes de onde ir. Agora, na parte gastronômica, o meu roteiro já está pronto! Obrigada!

Deixe um comentário