O que fazer em Segóvia, Espanha: roteiro completo, hospedagem e muitas dicas

14

Segóvia é uma cidade espanhola lindíssima, que exibe atrações construídas no período romano, na fase de dominação islâmica e até mesmo erguidas no estilo gótico.

roteiro Segóvia Espanha

Segóvia, Espanha. Foto:  RMA / Blog Pegadas na Estrada

A cidade está localizada a menos de 100 Km de Madrid e pode ser facilmente visitada em 1 dia. Pela proximidade com a capital espanhola, Segóvia é uma boa opção de passeio bate-volta a partir de Madrid ou mesmo para uma parada no caminho de Zaragoza para Ávila, por exemplo.

Visitamos Segóvia em 1 dia inteiro e conhecemos as suas principais atrações. Chegamos na cidade no período da noite a partir de Poncebos, onde fizemos a famosa trilha do Parque Nacional Picos de Europa, e seguimos no final do dia seguinte para a charmosa cidade de Ávila.

Essa viagem fez parte de um roteiro de 20 dias de carro pela área continental da Espanha.

No post de hoje, detalharemos o nosso roteiro de 1 dia em Segóvia, onde se hospedar, onde beber cerveja barata, além de muitas outras dicas. Se ainda assim, restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

1) O que fazer em Segóvia em 1 dia:

1.1) Aqueduto de Segóvia

Com 18 km de extensão e 167 arcos, o Aqueduto de Segóvia foi construído pelos romanos no final do século I para transportar água por gravidade da Serra de Guadarrama até um forte localizado onde hoje é o Alcazar de Segóvia.

O impressionante Aqueduto está localizado na Plaza del Azoguejo, no início do centro histórico da cidade, e é onde começa o nosso roteiro a pé!

Pontos de interesse Segóvia

Aqueduto de Segóvia, Espanha. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Casa de Los Picos

Coordenadas: 40.948007, -4.120619

Passado o Aqueduto de Segóvia, iniciamos a nossa caminhada pelo centro histórico da cidade em direção à Calle Juan Bravo, onde se localizada a Casa de Los Picos.

Construída no século XV, a Casa de los Picos apresenta uma fachada interessante e diferente, com cerca de 617 picos de granito.

Casa de Los Picos Segóvia

Casa de Los Picos, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.3) Plaza Juan Bravo

Coordenadas: 40.948731, -4.121879

Seguindo a Calle Juan Bravo cerca de 150 metros, chegamos na Plaza Juan Bravo, onde estão localizadas outras casas do período renascentista, além da Igreja Católica San Martín.

Em frente à igreja, há ainda uma estátua de Juan Bravo, um dos nobres da região que lutaram contra as tropas do imperador Carlos I.

Igreja Católica San Martín Segóvia Espanha

Igreja Católica San Martín, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.4) Plaza Mayor

Coordenadas: 40.950228, -4.124077

Passada a Igreja Católica San Martín, caminhamos cerca de 300 metros até a Plaza Mayor, onde há vários restaurantes, prédios históricos,  a Igreja de San Miguel e a Catedral de Santa Maria de Segóvia.

Plaza Mayor Segóvia atrações

Plaza Mayor, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Segóvia Espanha

Plaza Mayor, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.5) Catedral de Santa Maria de Segóvia

Imponente e elegante, a Catedral de Santa Maria de Segóvia foi construída entre os séculos XVI e XVIII, em estilo gótico tardio com traços do Renascimento.

É possível visitá-la por dentro e subir em sua torre de 90 metros de altura, de onde se tem boa vista da cidade.

Catedral de Santa Maria de Segóvia

Catedral de Santa Maria de Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.6) Alcázar de Segóvia

Coordenadas: 40.952588, -4.132520

Continuando subindo após a Catedral, chegamos ao Alcázar de Segóvia, uma das atrações mais importantes da cidade.

Alcázar de Segóvia Espanha

Alcázar de Segóvia, Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Construído em formato de proa de navio, o Alcázar de Segóvia foi erguido inicialmente como uma fortaleza islâmica. Alguns anos depois, a fortaleza foi renovada e ampliada, passando a ser, em diferentes períodos da história, palácio real, prisão do estado, Colégio Real de Artilharia e até mesmo uma academia militar.

É possível visitar o seu interior e conhecer seus diversos ambientes: Sala del Palacio Viejo (Sala do Palácio Velho) , Sala do Trono do Alcázar de Segóvia, Sala de la Chimenea (Sala da Chaminé), Sala de la Galera (sala da Galera), Sala de Reyes (Sala dos Reis), Museo de Real Colegio de Artillería (Museu do Real Colégio de Artilharia), entre outros.

turismo Segóvia Espanha

Interior do Alcázar de Segóvia, Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Do alto da torre do Alcázar, tem-se vistas maravilhosas da cidade, da Serra de Guadarrama e das planícies de Castilla Y Léon.

Atrações Segóvia Espanha

Vista do Alcázar de Segóvia, Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.7) Juderia

Coordenadas: 40.949476, -4.12474

No caminho de volta, desça acompanhando as muralhas de Segóvia até sair pela Puerta de San Andrés, antiga entrada fortificada da cidade. Em seguida, entre novamente na cidade antiga e, na Plazuela del Socorro, suba a Calle de la Juderia Nueva até a Calle la Almuzara, entrando na Juderia, o antigo bairro judeu. Siga essa ruela até ela se transformar na Calle de la Juderia Vieja e, finalmente, terminar na Calle Juan Bravo, perto do ponto inicial deste roteiro. Caminhe sem pressa pela ruas estreitas e entre no clima do final do período medieval!

roteiro viagem Segóvia Espanha

Juderia, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.8) Mirador de Pradera de San Marcos

Coordenadas: 40.954208, -4.133871

Saindo do Alcázar de Segóvia, é possível descer cerca de 950 metros em direção ao Mirador de Pradera de San Marcos ou, como fizemos, retornar até início do nosso percurso para pegar o carro e se dirigir para o mesmo mirador.

O Mirador de Pradera de San Marcos é, na verdade, um parque gramado, de onde se tem as melhores vistas do Alcázar de Segóvia.

Com certeza, uma região que merece uma visita e até mesmo um passeio romântico!

Mirador de Pradera de San Marcos Segóvia

Mirador de Pradera de San Marcos. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.9) Mirador del Alcázar y los dos Valles (Puerta de Arévalo)

Coordenadas: 40.952706, -4.134899

Um pouco mais distante, o Mirador del Alcázar y los dos Valles é acessado por uma pequena trilha que se inicia na Puerta de Arévalo.

centro histórico Segóvia Espanha

Puerta de Arévalo, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Daqui, também é possível tirar boas fotos do Alcázar.

Viagem turismo Segóvia

Mirador del Alcázar y los dos Valles. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.10) Palácio Real de la Granja de San Ildefonso

Para fechar com chave de ouro, visitamos o Palacio Real de la Granja de San Ildefonso. Essa atração, no entanto, está distante cerca de 15 km do centro histórico, não sendo possível seguir até ela a pé.

Palácio Real de la Granja de San Ildefonso Segóvia

Palácio Real de la Granja de San Ildefonso, Segóvia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Inspirado no Château de Versailles, o Palácio Real de la Granja de San Ildefonso é um complexo de palácios, jardins e fontes esculturais e está aberto ao público quando a Família Real não se encontra no edifício.

Quando fomos, infelizmente, não pudemos visitar o seu interior. Ainda assim, passear pelos jardins foi uma experiência super interessante, que nos fez lembrar da nossa viagem à França!

pontos de interesse Segóvia Espanha

Palácio Real de la Granja de San Ildefonso, Segóvia. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Confira abaixo o mapa do nosso roteiro à pé por Segóvia.

2) Como chegar a Segóvia

2.1) Carro

Segóvia é facilmente acessada a partir de diversas cidades que costumam constar nos roteiros de quem viaja de carro pela Espanha, tais como Madrid, Valladolid, Salamanca, Ávila e Burgos.

Para quem visita a cidade de carro, a melhor opção é deixar o veículo no estacionamento subterrâneo localizado próximo ao aqueduto, bem em frente ao McDonald’s (coordenadas 40.952706, -4.134899). O estacionamento é bem grande, com 542 vagas, e aceita pagamento em cartão de crédito ou dinheiro.

Outra opção é o Aparcamiento Acueducto, localizado a cerca de 500 metros do primeiro (coordenadas 40.944609, -4.120847).

2.2) Trem

A partir de Madrid é possível pegar o trem de alta velocidade até Segóvia. A viagem dura cerca de 27-30 minutos e custa a partir de 13,90 euros (preço de março/2019). A estação de trem fica a cerca de 6 km do centro histórico. Para fazer esse trajeto, a melhor opção é o ônibus 11, que custa 2 euros. O ponto final dessa linha fica no aqueduto e os seus horários são coordenados com as chegadas do trem.

2.3) Tour organizados por agências locais

Diversos operadores oferecem excursões que fazem bate-volta a Segóvia a partir de Madrid. Alguns desses passeios visitam apenas Segóvia, enquanto outros conjugam essa cidade com Ávila, Toledo ou El Escorial. Confira abaixo algumas opções:

3) Onde se hospedar em Segóvia, Espanha:

Hospedar-se próximo ao Aqueduto de Segóvia e à Catedral (Plaza Mayor) é, sem dúvida, o melhor ponto da cidade para visitar suas atrações a pé.

Para quem está de carro, no entanto, é importante conferir se há estacionamento, pois muitos hotéis bem localizados não possuem local próprio para deixar o carro.

A seguir, algumas opções bem localizadas para todos os bolsos e gostos:

  • $ – Hotel Condes de Castilla: hotel econômico, localizado a apenas 200 metros da Plaza Mayor. Possui estacionamento privativo.
  • $$ – Hotel Real Segovia: com excelente custo-benefício, este hotel 4 estrelas está localizado no coração do centro histórico da cidade, a apenas 300 metros da catedral e do aqueduto. Possui estacionamento privativo próximo e traslado para o aeroporto para quem não está de carro.
  • $$$ – Eurostars Convento Capuchinos: construído em um antigo mosteiro ao lado da Plaza Mayor, este hotel de luxo oferece spa, piscina coberta, banho turco, área de relaxamento, jardins, restaurante e estacionamento privativo. Ideal para quem quer curtir as atrações da cidade e relaxar em grande estilo.

4) Cerveja barata em Segóvia com vista para a atração principal da cidade!

Para você que curte tomar uma cerveja no ponto mais top da cidade e não quer gastar muito, aqui vão duas dicas de ouro:

  • 100 Montaditos: localizado na avenida Acueducto, com vista para o Aqueduto, o 100 Montaditos é uma franquia que existe em várias cidades espanholas. Lá você encontra um enorme menu de Montaditos (pequenos sanduíches) e tapas (mini porções). As cervejas e as porções são mega baratas e sempre há promoções que valem a pena. Nas quartas-feiras e domingos, há opções por até 1 Euro!
  • McDonalds: diferente das franquias do Brasil, na Espanha, a maioria dos McDonalds vendem cerveja. Em todos os combos, é possível escolher refrigerante, suco, água ou cerveja.  Cerveja!!!! Em Segóvia, o McDonalds está localizado no melhor ponto da cidade, bem em frente ao Aqueduto na Plaza Artillería.

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.


Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Outros posts que você poderá gostar!

Pensando em conhecer Segóvia? Dê um pin na foto abaixo e salve este guia no seu Pinterest!

O que fazer em Segóvia, Espanha! Confira o roteiro completo, onde se hospedar e muitas outras dicas.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

14 Comentários

    • Olá, Thanira!

      Não tivemos a oportunidade de provar o cochinillo, mas esse é um prato típico de Segóvia sim. Acredito que você não terá dificuldade de achá-lo na área turística.
      Se gostar do prato, volte ao blog depois para contar para a gente!

      Que você faça uma excelente viagem.
      Abraços
      Cris e Renato

  1. Oi! Muito bom os roteiros de vocês. Como vocês fizeram para chegar ao Palácio Real de la Granja de San Ildefonso, já que ele fica mais afastado? Agradeço a informação. Abraços,

  2. Que demais essa cidade. Eu adoro passear por cidades assim, com um pouco de cada coisa e cheia de história. Adoraria conhecer esse palácio e conferir essa vista panorâmica de perto. Ótimo post

  3. Michele da Costa on

    Muito interessante essa cidade, especialmente o Palácio Real de la Granja de San Ildefonso! E o post está bem legal, instrutivo! Obrigado!

  4. Que show! Não tinha ouvido falar nesta cidade e foi uma grata surpresa conhecer através do blog. Realmente é um destino muito legal! Vale a visita, sem dúvida! Interessante saber que a cerveja é vendida no Mc Donalds.

  5. Angelica Figueiredo on

    Segóvia é uma graça, realmente um ótimo bate-volta de Madri, que lindo esse Aqueduto! Parabéns pelo post completo, lindas fotos! Bjs.

Deixe um comentário