Mirante dos Canyons em Capitólio – roteiro no Lago de Furnas

0

O Mirante dos Canyons é uma das atrações mais visitadas e emblemáticas de Capitólio (Minas Gerais). De lá, é possível ter vistas maravilhosas do Lago de Furnas e encontrar cantinhos especiais.

Mirante dos Canyons Capitólio Minas Gerais

Mirante dos Canyons em Capitólio. Foto: Blog Pegadas na Estrada

O Mirante dos Canyons está localizado na estrada MG-050, Km 315, entre a Cachoeira Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque.

É possível visitá-lo em uma manhã e conciliar outras atrações no mesmo dia. Vale lembrar que os principais atrativos do famoso Mar de Minas estão ao longo da estrada MG-050, o que facilita na hora de montar um roteiro por Capitólio.

Visitamos o Mirante dos Canyons em um roteiro de 6 dias por Capitólio e recomendamos muuuuuito conhecê-lo.

No post de hoje, detalharemos todas as informações necessárias para visitar esta atração e para não cair em furada. Se ainda assim ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

1) Como visitar o Mirante dos Canyons em Capitólio

Atualmente a visita ao Mirante dos Canyons é cobrada e inclui 3 atrações, cada qual acessível por uma portaria diferente:
:

  • Mirante central (onde tiramos a famosa foto na pedra) – Portaria 1
  • Mirante dos apaixonados (onde as águas formam um coração) – Portaria 3
  • Cachoeira do Mirante dos Canyons – Portaria 2

Há um pequeno estacionamento cerca de 100 metros após a entrada, que costuma ficar lotado nos feriados e finais de semana.

Assim que você estacionar, você verá o Mirante Central, onde deverá pagar a entrada (R$ 20,00 – valor de 2019). Lá você receberá uma pulseirinha, que dará acesso às 3 atrações.

1.1) Mirante central

Nessa região há banheiros químicos e algumas tendas com sombra para descansar.

Da entrada do mirante até a famosa “pedra da foto”, você deverá fazer uma caminhada curta e fácil. Este é o ponto mais fotografado de Capitólio e também o mais disputado.

O que fazer em Capitólio Minas Gerais

Olha a pedra ali, rs. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Mas não se preocupe. Nas laterais, há pequenas trilhas que levam a outros pontos tão bonitos quanto. Em todos os pontos, há cordas de proteção, que devem ser respeitadas para a sua segurança.

Roteiro Capitólio Minas Gerais

Outros pontos para tirar foto. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Atrações Capitólio Mirante dos Canyons

Mirante dos Canyons, Capitólio! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Mirante dos apaixonados

Para chegar a este mirante, você deverá sair do mirante central e se dirigir à portaria 3, localizada no final do estacionamento..

Apresente a pulseira e caminhe alguns passos até o mirante. É uma caminhada curtíssima e que vale a pena.

Neste ponto, você verá o encontro das águas formando um coração. Este é o ponto perfeito para os apaixonados! Já pensou um pedido de casamento com este fundo? Seria de arrepiar!

viagem Capitólio Minas Gerais

Você consegue ver o coração? Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.3) Cachoeira do Mirante dos Canyons

Saindo do Mirante dos Apaixonados, caminhe ao longo da rodovia até a entrada da cachoeira. Aqui você deverá descer uma pequena trilha até o poço, onde poderá nadar e relaxar!

turismo Capitólio Lago de Furnas

Cachoeira do Mirante dos Canyons. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Quando visitar o Mirante dos Canyons em Capitólio

Como falamos, o Mirante dos Canyons é a atração mais disputada de Capitólio. Por esse motivo, fuja dela nos finais de semana e nos feriados. Nessas datas, visite atrações menos disputadas como Paraíso Perdido ou Cascata Eco Parque.

Passamos na entrada do Mirante dos Canyons em um domingo e ficamos assustados com as milhares de pessoas que tentavam acessar a atração e os inúmeros ônibus e vans de excursão.

Voltamos ao Mirante dos Canyons em uma segunda-feira de manhã e pasmem: fomos os primeiros a chegar e a atração estava completamente vazia.

O que fazer Capitólio Lago de Furnas Minas Gerais

Mirante dos Canyons, Capitólio. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Conversamos com a moça que trabalha no mirante e ela nos contou que, durante os finais de semana e feriados, formam-se filas quilométricas para tirar a famosa “foto na pedra” e que as tendas de descanso chegam a ficar com até 50 pessoas espremidas esperando a sua vez. Por fim, ela nos contou que eles deixam tirar, nesses dias, no máximo 3 fotos por pessoa para que todos possam tirar também.

Não visitamos o Mirante dos Canyons nesses dias, mas, pelo que vimos na entrada no domingo e pelo o que ela nos contou, fuja dessa atração nos finais de semana e feriado!

3) É possível visitar o Mirante dos Canyons com bebês ou crianças pequenas?

Visitar o Mirante dos Canyons com bebês e crianças pequenas é super tranquilo e o álbum de família ficará lindo!

Para bebês, recomendamos levá-lo no canguru ou no sling. Não é possível andar com carrinhos de bebês. Recomendamos também levar uma sombrinha para tampar o sol, água, boné e protetor solar. Quando fomos, o sol estava de rachar. A trilha, apesar de curta, é descampada e oferece apenas algumas tendas com sombra. Para os pequenos, a sombrinha fará toda a diferença nos dias de sol forte.

viagem criança bebê

Baby Thales no Canguru! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para as crianças que já andam, fique atento aos mirantes. Como falamos, há cordas de retenção nos mirantes, mas elas são fáceis de ultrapassar. Fique atento com crianças que já andam, mas que ainda não tem noção de perigo.

4) Onde se hospedar em Capitólio

Antes de falarmos sobre as hospedagens, é preciso saber que as principais atrações não estão localizadas em Capitólio em si. Elas estão ao longo da MG 050, a aproximadamente 30 km da cidade.

Ainda assim, Capitólio é um bom ponto de partida, pois oferece a melhor estrutura turística da região.

Para quem quer se hospedar mais próximo das atrações, há alguns chalés interessantes ao longo da estrada.

E, para quem quer curtir um lugar bonito, descolado e com vistas de tirar o fôlego, Escarpas do Lago é a melhor opção.

A seguir, dicas de boas hospedagens para cada perfil de viajante.

7.1) Hospedagem em Capitólio

  • Cyrilo’s Palace Hotel: localizado na orla de Capitólio, este hotel oferece piscina com vista para o lago, lavanderia, balcão de turismo, café da manhã e quartos completos com frigobar. Sem dúvidas, este é o melhor hotel no centro de Capitólio. É também uma boa opção para quem não está de carro devido à sua localização e ao fato de poder reservar vários passeios no próprio hotel.
  • Escarpas resort: localizado a 5 km do centro de Capitólio, este resort oferece restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre, bar, balcão de turismo, hammam (banho turco) e recepção 24 horas. É uma excelente opção para quem quer fazer alguns passeios e relaxar!
  • Casarão Hostel: opção econômica, este hostel está muito bem localizado, oferece cozinha compartilhada, balcão de turismo, estacionamento, traslado e café da manhã.

7.2) Hospedagem ao longo da MG 050

  • Pousada Cachoeiras da Mata: o hotel oferece chalés, restaurante, estacionamento privativo gratuito, piscina ao ar livre, playground. churrasqueira e área de piquenique.
  • Pousada Cachoeira Lagoa Azul: localizada dentro da propriedade da cachoeira Lagoa Azul, esta hospedagem dá acesso ilimitado e gratuito à cachoeira. A pousada oferece chalés com frigobar, área de refeição e varanda; estacionamento, piscina, restaurante e balcão de turismo. É uma excelente opção para quem quer ficar em meio à natureza e próximo às principais atrações da região.
  • Riviera Capitólio Hotel: situado na beira do lago, este hotel oferece piscina com vista, restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar, recepção 24 horas, buffet de café da manhã e organização de passeios.

7.3) Hospedagem em Escarpas do Lago

Localizado dentro do condomínio Mirante Escarpas do Lago, essas casas geminadas possuem um vista incrível do alto de Escarpas do Lago. Há um mirante bem em frente ao condomínio que é de tirar o fôlego.

onde se hospedar em Capitólio

Vista em frente ao condomínio! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O condomínio também oferece piscina com vista, lounge, restaurante, recepção 24 horas, sauna e quadra. Apesar de não estar perto das atrações, está a 7 km da cidade de Capitólio.

Escolhemos esta opção por 3 principais motivos:

  • Como estávamos com bebê em fase de introdução alimentar, precisávamos de uma hospedagem com cozinha. Essa casa é completinha!
  • Queríamos um lugar com lazer para curtir o período da tarde com o nosso baby.
  • O condomínio está localizado em uma área lindíssima e próximo aos melhores bares da região (não queríamos pegar estrada após o bar).
onde se hospedar Lago de Furnas

Curtindo a piscina com o Baby Thales! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Em resumo, apesar da distância das atrações, achamos essa hospedagem perfeita para a nossa condição. Se voltarmos para Capitólio, provavelmente ficaremos nessa propriedade novamente. Super recomendo!

Casa em Capitólio

Saudades da nossa casinha na montanha! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Pensando em conhecer o Mirante dos Canyons em Capitólio? Dê um pin na foto abaixo e salve este guia no seu Pinterest!

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário