O que fazer em San Andrés na Colômbia: dicas, roteiros e as principais atrações!

8

San Andrés, no Caribe Colombiano, é um pequeno arquipélago famoso por suas águas cristalinas com 7 tons de azul. De fato, as diferentes profundidades de areia e de pedras fazem com que o mar da região adquira faixas de tonalidades variadas de azul, fazendo de San Andrés um dos lugares mais lindos da Colômbia.

O que fazer em San Andrés Colômbia

Águas cristalinas de San Andrés! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Outro ponto positivo de San Andrés é que as hospedagens e passeios na ilha são bem mais em conta do que em outras ilhas do Caribe ou até mesmo em praias do Brasil. Há ainda voos baratos de Cartagena, Bogotá e Medellín para San Andrés, além de voos da Copa partindo da Cidade do Panamá, que conta com voos diretos para diversas capitais brasileiras. O lado negativo é que, por ser uma viagem paradisíaca barata, é também um destino muito concorrido e que pode ser bem lotado em algumas épocas do ano.

Mas não se preocupe: no post de hoje, traremos muitas dicas para você planejar uma viagem de sucesso para San Andrés e dicas sobre o que não fazer!

O que fazer em San Andrés – principais atrações

1) Spratt Bight (praia central)

A praia de Spratt Bigth é uma praia urbana, próxima a maioria dos hotéis, restaurantes e comércio.

Apesar de ficar lotada em alguns pontos, é possível encontrar cantinhos bem mais vazios para curtir esse paraíso de águas claríssimas e areia branquinha. Para isso, procure a região entre o hotel Decameron Isleño e o letreiro oficial de San Andrés “I Love San Andrés”, que fica próximo ao aeroporto.

Melhores praias San Andrés Colômbia

Letreiro de San Andrés em Spratt Bight. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Nessa região, há algumas barracas de praia, conhecidas como carpitas. Vale à pena alugar uma para passar o dia. Caso queira, é possível levar a própria bebida ou comprar em uma das várias Liquor Stores encontradas no comércio próximo à orla.

dicas San Andrés Colômbia

Praia Spratt Bight com a ilha de Johnny Cay ao fundo! Foto: Blog Pegadas na Estrada

2) Johnny Cay

Johnny Cay é uma pequena ilhota de águas cristalinas, localizada a menos de dez minutos de barco de San Andrés. No interior da ilha, há diversos coqueiros e alguns restaurantes/barzinhos. É possível alugar barracas para passar o dia na praia.

passeio Johnny Cay San Andrés

Coqueiros de Johnny Cay. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Passeios San Andrés Colômbia

Dando a volta à pé em Johnny Cay, Foto: blog Pegadas na Estrada

Como chegar em Johnny Cay

Para chegar até Johnny Cay, basta se dirigir até a cooperativa dos barqueiros (na praia de Spratt Bight) ou à Marina Portofino. As saídas ocorrem a partir das 09h/09h30 e são por ordem de chegada.

Compramos o nosso ingresso na Marina Portofino e foi bem tranquilo.

Atenção: para entrar em Johnny Cay, é necessário pagar uma taxa de preservação, que normalmente é paga no momento da compra do ingresso. Certifique-se disso antes de fechar o passeio de barco.

Vale à pena fazer o passeio combinado de Johnny Cay e Acuario no mesmo dia?

O ideal é fazer os passeios em dias diferentes para aproveitar melhor a estrutura das duas atrações. Caso você tenha pouco tempo, no entanto, é melhor fazer o passeio combinado do que deixar um dos dois atrativos de fora.

Fizemos o passeio combinado, pois não tínhamos tantos dias na ilha. Foi bom para conhecer Johnny Cay e o Acuario no período que tínhamos, mas não foi suficiente para curtir o local. Ficamos muito tempo na região do Acuario e pouquíssimo em Johnny Cay. Aquela sensação gostosa de passar o dia na praia, tomar uma cerveja e comer uma comida local não foi possível em tão pouco tempo.

Vale lembrar também que a faixa de areia disponível em Johnny Cay não é extensa e pode ficar bem cheia no período da tarde, quando muitos passeios que combinam o Acuario ali desembarcam.

atrações San Andrés Colômbia

Praia de Johnny Cay. Foto: Blog Pegadas na Estrada

3) El Acuario

El Acuario é um conjunto de 2 pequenas ilhas (Cayo Haynes e Cayo Rose) que também está nos passeios imperdíveis de San Andrés. Assim como Johnny Cay, é necessário comprar o transfer de barco, que pode ser adquirido na cooperativa dos barqueiros (na praia de Spratt Bight) ou na Marina Portofino. É possível ainda fazer o passeio combinado com Johnny Cay, como descrevemos no item acima.

Como é o passeio ao El Acuario

O passeio de barco deixa os passageiros na ilha Cayo Rose, onde recebemos algumas orientações. Nesta ilha, há alguns restaurantes/bares e um locker pago para guardar as mochilas por todo o período que você permanecer em El Acuario. Recomendamos alugar o locker assim que chegar, pois basicamente o que se tem para fazer na ilha é snorkelling (não há praia com extensa faixa de areia para passar o dia). A menos que você tenha um conhecido para olhar as bolsas para você, é arriscado deixá-las na ilha enquanto você mergulha. Definitivamente não vale o risco.

El Acuario San Andrés passeios

Chegando em Cayo Rose. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Além disso, para ir de Cayo Rose para Cayo Haynes (onde se faz o snorkelling), é necessário caminhar dentro da água. Dependendo do horário e da maré, a água pode estar um pouco alta e você poderá molhar todos os seus pertences.

Durante o snorkelling em Cayo Haynes, vimos muitos peixes coloridos e até arraias, mas infelizmente os corais estão bastante destruídos devido ao turismo predatório que acontece na ilha.

O que fazer em San Andrés Colômbia

Mar maravilhoso em Cayo Haynes. Foto: Blog Pegadas na Estrada

4) Volta na ilha

A volta na ilha é um passeio clássico em San Andrés, feito normalmente de mule, que é uma espécie de carrinho de golfe, alugado em diversos pontos de Spratt Bight ou então de scooters, também disponíveis em diversos pontos da ilha.

Durante a volta na ilha, você percorre cerca de 30 km  margeando o mar e passando por inúmeros letreiros, algumas praias e outras atrações, como a Casa Museu Isleña, a Caverna de Morgan, West View e Hoyo Soplador.

Apesar de lermos em diversos blogs de viagem que esta era uma atração imperdível em San Andrés, ficamos bastante decepcionados com o que vimos e não recomendamos.

A impressão que dá é que “inventaram” uma série de paradas e letreiros para levar o turismo para outras áreas da ilha. Mas, basicamente, o único ponto realmente interessante e que vale à pena são as praias de San Luis, que descreveremos a seguir.

Por fim, vale dizer que o valor cobrado pelas mules são exorbitantes para o que elas oferecem. Realmente foi a furada da viagem!

5) Praia de San Luis (Playa Sound Bay)

Uma das praias que mais gostamos em San Andrés foi a Playa Sound Bay, localizada em San Luis e que visitamos durante a nossa volta na ilha.

volta na ilha San Andrés

Playa Sound Bay em San Luiz. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Se você quer uma praia menorzinha, mais vazia e com águas cristalinas, essa praia é para você! Há alguns restaurantes e pousadas pé na areia, que nos pareceram bastante interessante.

Para chegar até esta praia, não é necessário alugar mule ou pegar algum transporte turístico para dar a volta na ilha. Basta pegar o ônibus local que vai para San Luis e em pouco tempo você estará nesta praia linda e vazia. Infelizmente só descobrimos isso depois que fizemos a volta na ilha. Por isso, recomendamos passar o dia em San Luiz ao invés de passar o dia fazendo paradas não tão interessantes na volta a ilha.

praias Colômbia dicas

Mais um pouco de Playa Sound Bay! Foto: Blog Pegadas na Estrada

6) Praia de San Luis ( Cocoplum)

Seguindo a Playa Sound Bay, você chegará a Cocoplum, também na região de San Luis. Lá você encontrará o hotel Cocoplum, algumas carpitas (barracas) para passar o dia e alguns beach clubs para quem procura mais agito.

roteiro San Andrés

Água cristalina mesmo com o dia nublado! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Quando ir para San Andrés

A melhor época para ir a San Andrés é entre janeiro e maio, quando chove menos. Fomos no início de junho e pegamos um pouco de chuva em todos os dias. Apesar da chuva, todos os passeios foram mantidos (o que não costuma ocorrer nos meses mais chuvosos).

Como o mar fica muito agitado com chuva e vento, é bom evitar os meses de setembro a novembro, quando podem ocorrer tempestades tropicais e furacões.

Quanto tempo ficar em San Andrés

Para conhecer as principais atrações de San Andrés com calma, recomendamos 4 dias inteiros.

Caso a intenção seja curtir um resort all inclusive e descansar, acrescente mais uns 2 dias.

Roteiro em San Andrés

Baseado na nossa experiência, sugerimos o seguinte roteiro de 4 dias em San Andrés:

  • Dia 1: Johnny Cay
  • Dia 2: El Acuario
  • Dia 3: Spratt Bight (praia central)
  • Dia 4: Praias de San Luis ou volta na ilha (leia o ponto 4 antes!!!)

Onde se hospedar em San Andrés

Se você pretende visitar o máximo de atrações possíveis em San Andrés, o ideal é se hospedar na região de Spratt Bight (praia central). De lá partem barcos para os outros destinos da ilha e facilmente você encontrará locadoras de mule/scooter, caso queira dar a volta na ilha. Sobre a praia central, além de linda, ela tem total estrutura, com muitos restaurantes e comércio variado na sua orla.

Caso a sua ideia seja relaxar alguns dias em uma praia com águas cristalinas e menos movimentada, o ideal é se hospedar na região de San Luis.

Confira a seguir algumas opções com bom custo-benefício em ambas as regiões!

1) Spratt Bight

  • Decameron Isleño – All Inclusive – All Inclusive: localizado na melhor área da praia de Spratt Bight, o Decameron oferece sistema all inclusive com todas as refeições e algumas bebidas. O hotel está localizado de frente para o mar, com piscina, spa, bar, restaurante, clube, academia, lavanderia, balcão de turismo e esportes aquáticos não motorizados.
  • Portobelo Beach: localizado próximo ao Decameron e de frente para o mar, o hotel oferece quartos mais simples, mas também com ar condicionado e frigobar.
  • Caribbean Island Hotel Piso 2: hotel econômico e com fácil acesso à praia. Oferece opções de estúdio e apartamentos.
onde se hospedar em San Andrés

Decameron Isleño – All Inclusive. Foto: Booking.com

2) San Luis

  • Villa Sunny Days: localizado na praia de Rocky Cay, em San Luis, o hotel oferece quartos com ar condicionado, frigobar e vista para o mar. Acesso direto à praia. Há ainda um ponto de ônibus e um pequeno mercado bem próximos.
  • Zippy´s Sea View Apartments: com avaliação fantástica no Booking e localização em praia paradisíaca, a propriedade oferece apartamentos totalmente equipados com ar-condicionado, área de estar, TV via satélite e cozinha com geladeira, forno e micro-ondas. Perfeito para curtir alguns dias!
  • Hotel Cocoplum Beach: com acesso direto à praia Cocoplum, uma das melhores de San Andrés, o hotel oferece piscina, spa, restaurante com vista do mar, Wi-Fi, buffet de café da manhã e quartos com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.  O hotel organiza ainda transfer do aeroporto por um custo adicional.
  • Rocky Cay Lodging: hotel mais econômico, muito bem localizado, pertíssimo da praia de Rocky Cay.
Onde se hospedar em San Andrés dicas

Hotel Cocoplum Beach! Foto: Booking.com

Gostou deste post sobre o que fazer em San Andrés?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Siga também as nossas redes sociais! @pegadasnaestrada

https://www.instagram.com/pegadasnaestrada/

Instagram Pegadas na Estrada

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

8 Comentários

  1. Affe que vontade que eu tenho de conhecer esse lugar! Tenho a impressão de que todo mundo que conheço já foi para San Andrés, menos eu rsrs. Amei as dicas e as fotos, espero viajar logo!!!

    • Olá, Ruthia!

      A cor do mar de San Andrés é mesmo única, viu?
      Já visitamos 50 países e até então não tinha visto nada como as “7 cores” de San Andrés! Muito lindo mesmo!
      Mas é importante mencionar que não é um destino vazio, ok? Apenas a região de San Luis é um pouco mais tranquila.
      Abraços
      Cristina

  2. Adorei todas as dicas do que fazer em San Andres e já guardei aqui porque estou mesmo planejando conhecer a Colombia em breve! Parece um paraíso!

Deixe um comentário