Muita gente nos pegunta sobre o que fazer na Islândia e por que este país está sempre na lista dos países mais incríveis do mundo.
Antes de irmos, também tivemos várias dúvidas sobre ir ou não à Islândia, se seria muito frio, se as paisagens não seriam muito parecidas entre si, quanto tempo ficar, enfim, também não tínhamos certeza sobre o que encontraríamos em um país tão gelado e isolado.
Se você também tem essas dúvidas, vale a pena ler o post “O que fazer na Islândia – Dicas para começar a planejar e roteiro“, onde esclarecemos todas essas dúvidas e trazemos várias outras informações para ajudá-lo a organizar a sua viagem também.
Além disso, você encontrará ao final deste post, todos os links com roteiros completos da nossa road trip pela Islândia, onde visitamos as mais diversas paisagens de norte a sul e leste a oeste.
No post de hoje, selecionamos para você tudo aquilo que achamos de mais encantador em nossa road trip pela Islândia. Vai por mim: ao final deste post, você terá certeza que a Islândia é o destino certo para você!
O que fazer na Islândia: 10 motivos para você querer visitá-la!
1) Fazer uma Road Trip pela Ring Road
A melhor maneira para conhecer a Islândia é, sem dúvida, em uma viagem de carro pela Ring Road, também conhecida como Route 1. Para quem não conhece, a Ring Road é uma estrada circular, de cerca de 1.332 km, que leva o viajante pelas principais atrações da ilha.
Para percorrê-la com tranquilidade, serão necessários de 7 a 10 dias. A quantidade de dias vai depender, na verdade, da época do ano (os dias de verão são mais longos e os dias de inverno são mais curtos) e da sua disposição.
Leia a discussão que fazemos sobre esse assunto no item 4 do primeiro post da série Islândia.
2) Caminhar sobre a geleira
Denominada em inglês como “Iceland“, a Islândia é sim a terra do gelo. Lá você irá encontrar icebergs e geleiras mesmo durante o verão.
A nossa dica é conhecer o Parque Nacional Vatnajökull e embarcar em uma caminhada guiada na Geleira Vatnajökull.
Saiba todos os detalhes no post “Roteiro de 7 dias na Islândia – Dia 4: Vatnajökull National Park, Jokulsarlon Glacier Lagoon e Hofn“
3) Subir um vulcão
Além de geleiras, a Islândia é também a terra dos vulcões, já que está localizada na zona de encontro das placas tectônicas Eurasiática e Norte-Americana.
Para os amantes de mergulho, é possível inclusive mergulhar em Silfra, uma fissura entre essas placas, localizada no Parque Nacional Thingvellir, que é preenchida por águas cristalinas.
Para os amantes de caminhada, a nossa dica é caminhar sobre a cratera vulcânica Kerið, que possui uma água verde no centro, e sobre a cratera Hverfjall, na região do Lago Myvatn.
4) Relaxar em uma piscina natural de água geotermal
Devido à elevada atividade geotermal, a Islândia possui algumas regiões que oferecem banhos em piscinas naturais, com temperaturas que podem chegar a 40 ºC.
Uma dica super prática é visitar, no dia da chegada ou de partida do país, as piscinas do Blue Lagoon. Isso porque esse belíssimo spa termal está localizado a apenas 22 km do principal aeroporto da Islândia (Keflavik) e possui banheiros com chuveiro e secador de cabelo!
Saiba mais no post “ Roteiro de 7 dias na Islândia – Dia 1 – Blue Lagoon e Reykjavik“.
5) Conhecer praias vulcânicas de areia preta
Diferente do conceito de praia a que estamos acostumados aqui no Brasil, as praias da Islândia da região de Vik são formadas por areia preta de origem vulcânica e exibem formações rochosas das mais diferentes possíveis.
Para ver todos os detalhes, leia o post “Roteiro de 7 dias na Islândia – Dia 3 – Gljúfrafoss, Seljalandsfoss, Skogafoss Waterfall, Vik e Canyon Fjaðrárgljúfur“.
6) Molhar-se em cachoeiras de mais de 60 metros
Onde há geleiras, há também grandes cachoeiras.
Você verá diversas quedas d´água ao longo da sua road trip pela Islândia.
Destaque para: Gullfoss, Skogafoss (mais de 60 metros de altura), Seljalandsfoss, Gljúfrafoss, Dettifoss, Barnafoss e Hraunfossar.
7) Hospedar-se em cidades pitorescas e no meio do nada
Durante toda a viagem, você verá pequenos vilarejos com trezentos, duzentos e até cem habitantes. Além de serem uma gracinha, essas cidades são uma oportunidade para ter contato com a população rural da Islândia e para conhecer o seu modo de vida.
Um lugar super aconchegante que dormimos foi no hotel familiar Hunkubakkar Guesthouse. Lá, nos hospedamos em um chalezinho de madeira no meio do nada, com uma varanda perfeita para tomar um vinho e ver Aurora Boreal.
A 2 km do nosso chalé, está o Canyon Fjaðrárgljúfur, que foi a maior surpresa da nossa viagem.
8) Provar o melhor cachorro quente do mundo
Entre as opções de o que fazer na Islândia, está também a oportunidade de conhecer e saborear a Culinária Islandesa.
Entre peixes, carneiro, baleia, puffin (papagaio do mar), tubarão, rena, aquele que mais se destacou foi, sem dúvida, o cachorro quente.
Também conhecido como pylsur, o cachorro quente islandês é bastante diferente do nosso. Você não encontrará molho de tomate, batata palha ou milho verde. No lugar, prepare-se para encontrar uma enorme salsicha, que pode ser pura ou enrolada no bacon, finas fatias de pepino, cebolas crocantes e um sabor inimaginável.
Confira a receita e se delicie no post que preparamos “Cozinha Islandesa“.
9) Ver baleias
Se você nunca viu baleias, essa é uma oportunidade quase certeira de vê-las em seu habitat natural.
Para ter essa experiência, dirija-se até Husavik, uma pequena cidade do norte da Islândia, de aproximadamente 2.822 habitantes.
Confira tudo sobre o passeio de observação de baleias que fizemos no post “Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 6: Husavik (observação de baleias), Godafoss e Lago Myvatn“.
10) Caçar e fotografar a Aurora boreal
Por fim, e o mais encantador motivo de todos, é a possibilidade de ver Aurora Boreal.
A Islândia está localizada na zona conhecida como “cinturão da aurora”, que é região onde mais comumente ocorre esse impressionante fenômeno natural.
Foi lá (no lago Myvatn), onde vimos a nossa primeira e inesquecível Aurora Boreal.
É bom falar, no entanto, que existem vários fatores necessários para que a Aurora Boreal apareça com força total. Entre eles estão a atividade dos ventos solares, a quantidade de nuvens, a claridade do céu e a latitude.
Para fotografar, ainda é necessário saber alguns detalhes sobre a abertura da câmera, a velocidade do obturador, o Iso, o uso de tripé, a distância focal,… . Parece difícil? Não se preocupe. Preparamos um guia super objetivo de tudo aquilo que você precisa saber para fazer da sua Aurora Boreal uma experiência também inesquecível!
Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer a Islândia? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
*** O que fazer na Islândia: guia completo de viagem ***
- Guia de viagem Islândia – É tempo de aproveitar as oportunidades!
- Dia 1: Blue Lagoon e Reykjavik
- Dia 2: Golden Circle
- Dia 3: Seljalandsfoss, Skogafoss, Vik e Canyon Fjaðrárgljúfur
- Dia 4: Vatnajökull National Park, Jokulsarlon Glacier Lagoon
- Dia 5: Costa Leste, Dettifoss, Ásbyrgi Canyon e Husavik
- Dia 6: Husavik (observação de baleias), Godafoss e Lago Myvatn
- Dia 7: Lago Myvatn, Costa Oeste, Barnafoss, Hraunfossar e Keflavík
- Dicas para encontrar a Aurora Boreal perfeita e para fotografá-la
- Outono na Islândia, uma estação surpreendente!
20 Comentários
Olá!!!! Posso te pedir uma ajuda? Vou fazer minha primeira viagem para islandia em fevereiro e estou com muito medo de escorregar na neve na cidade…. Estou pesquisando antiderrapantes e crampons mas tem tantos tipos de colocar por cima do sapato… Qual vc recomenda? Tem uns q só tem pinos amarelos, outros com garrinhas, outros garronas, tem até um q é uma espiral de metal… e parece q não se pode entrar em ônibus com eles, é isso mesmo? Obrigada pelo texto e pela ajuda!!!!!!
Olá, Thaís!
Nós fomos para a Islândia no final de setembro e não pegamos neve. No entanto, em outras viagens, já fizemos algumas caminhadas na neve. Para essas caminhadas bastou usar uma boa bota de trekking, impermeável e com o solado firme e com sulcos para dar estabilidade. Usamos crampons apenas em caminhadas em geleiras. Nunca vi ninguém em cidade usando crampons, mas, com certeza, você não vai querer andar de crampons em uma superfície firme como o piso do ônibus ou asfalto.
Veja um exemplo de bota como a que falei acima:
https://www.decathlon.com.br/bota-feminina-de-trilha-impermeavel-nh300/p
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Vou salvar esse post aqui e mandar pra todo mundo que fica perguntando: mas que diabos vcs foram fazer na Islândia!?!?! hahahahha
É uma viagem incrível mesmo… Fizemos em 9 dias mas ficou faltando tanta coisa pra ver, especialmente a gente que gosta de trilha! Da próxima vez (sim, vamos voltar, já tá decidido!! hahaha) vamos ficar pelo menos 15 dias, pra fazer tudo com mais calma!
Quando me perguntam sobre lá eu sempre digo que é ver ao vivo tudo que aprendemos nas aulas de geografia! Tá tudo lá! Tem vulcão, tem aurora boreal, tem geysers, tem placa tectônica… Não é?! Pra mim o ponto alto da viagem foi ter passado um dia nas Westman Islands! Eu acabei descobrindo o lugar aos 45 do segundo tempo e é impressionante! As ilhas ficam no sul (30 min de ferry do “continente”) e teve uma erupção vulcânica lá em 1963 que fez a ilha principal aumentar em 10% o seu tamanho!! Tipo, foi outro dia, sabe? mto recente!! Ver aquilo ao vivo foi incrível…
Ainda conseguimos ver a aurora boreal no ultimo dia, mesmo tendo poucas horas de escuridão… Fui lá atrás do post de vocês que tanto usei ano passado no Alasca, pra lembrar como é que tirava foto… hahaha
É um país único mesmo!!
🙂
Uauuu, foi perfeito!!!
Como você disse: é uma verdadeira Aula de Geografia!!!
Ficamos super felizes de poder fazer parte disso. A Islândia é o nosso país do coração!
Grande abraço,
Cristina e Renato.
Que máximo, ainda rola uma road trip!
Adoramos viajar de carro, dentro das viagens hehehhe.
Outro motivo que ameiiii foi a praia de areia preta, sem dúvidas está na lista de coisas para ver antes de morrer.
Beiijoss
Olá, Cris! Também amamos viajar de carro. Assim podemos conhecer muito mais coisas no caminho! Que bom que você gostou do post. Muito obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renato.
Eu já estava convencida no segundo motivo rsrs… que incrível! Outro dia mesmo vi uma matéria sobre lá é fiquei fascinada! Os posts de vocês só confirmam que realmente deve entrar na minha lista! Parabéns!
Beijinhos
Lily Pestana
Olá, Lily! Muito obrigado pelo comentário! A Islândia é realmente um país incrível e diferente de tudo que já vimos. Vale muito a pena fazer essa viagem. Será com certeza inesquecível. Abraços, Cristina e Renato.
Pessoal que post maravilhoso!!! Adorei o cachorro quente rsrsrsr, e que dizem que tem um sabor único!
Olá, Carlos! É sim, um sabor único e mega saboroso, recomendamos demais! Uma viagem à Islândia será sempre inesquecível! Muito obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renato.
Muito legal! O país está no topo da minha Wish list! Quero muito conhecer. Na sua opinião quantos dias são necessários para fazer o país?
Olá, Márcio! Lista top! A Islândia é sim um país incrível, vale muito a pena conhecer.
Com relação à sua pergunta:
– Em 7 ou 10 dias, é possível montar um roteiro super completo pela Ring Road, a estrada que contorna toda a Islândia. Se você pretende visitar o país mais perto do verão, mais longos serão os seus dias e mais atrações você conseguirá percorrer. Do contrário, se você for mais próximo ao inverno, os dias serão mais curtos e menos atrações você poderá ver.
Em resumo, é possível conhecer a Islândia com roteiros bem semelhantes em 7 dias no início de setembro ou 10 dias no final de outubro. Tudo vai depender da duração do seu dia e da sua disposição.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Abraços, Cristina e Renato.
Eita casal 20. Vocês dois não medem esforços heim, vistam lugares maravilhosos, amam uma boa aventura e dão dicas incríveis!
Olá, Sy! Muito obrigado pelo comentário! Não medimos mesmo não, rs. A vida é agora!!! Muitas viagens para você também. Grande abraço, Cristina e Renato.
Sensacional, o post. Estou assistindo uma série, que é toda filmada na Islândia e me apaixonei pelo país. As locações são incríveis e fiquei babando. Agora eu vi esse post, está até parecendo um presságio. Acho que vou ter que refazer alguns planos. rsss
Valeu
Menina!!! Que série é essa? Escreva aqui para a gente. Também queremos assisti-la! A Islândia é realmente incrível, um país de muitas paisagens diferentes e que recomendamos demais. Que você realize esse sonho também. Conte com a gente! Abraços, Cristina e Renato.
Engraçado que a Islândia sempre esteve no topo dos desejos mas, inconscientemente, acabo adiando! Seu post só aumentou meu desejo! Quantas experiências lindas! Ficar hospedado no meio do nada mas com o coração cheio de tudo e ainda encontrar a aurora boreal realmente deve ter sido indescritível! Post lindo, casal!
Olá! Que bom que o nosso post aumentou a sua vontade de conhecer a Islândia! Nós amamos tudo, cada cantinho do país e recomendamos demais! Que você realize esse sonho também! Abraços, Cristina e Renato.
Excelente post! Deu vontade mesmo de conhecer lá! É um destino muito caro?
É realmente um país incrível, viu? Recomendamos demais! Que bom que você gostou, queremos ver você lá, rs.
Com relação ao preço, apesar do isolamento da ilha e da pouca opção de comércio em algumas regiões, viajar de forma independente pela Islândia pode ser mais barato do que imaginamos. Ao contrário de grandes cidades europeias onde gastamos alguns bons euros com entradas de museus e de outras atrações, na Islândia, quase todos os pontos turísticos (paisagens incríveis) são gratuitos.
Escrevemos um post com várias dicas de como fazer uma viagem na Islândia com bom custo-benefício e onde também respondemos várias outras dúvidas dos leitores. Vale a pena lê-lo, você vai se apaixonar! https://pegadasnaestrada.com.br/islandia-dicas-para-comecar-a-planejar/
Abraços, Cristina e Renato.