Localizada no extremo norte da Europa, a Escandinávia é famosa por seu alto índice de desenvolvimento humano, por suas belas paisagens e por ser o berço da cultura Viking. Apesar de não ser tão conhecida pelos brasileiros como os países da Europa ocidental, a Escandinávia oferece aos turistas incríveis atrações naturais e culturais.
Paisagens como as dos fiordes noruegueses e fenômenos como a aurora boreal e o sol da meia-noite fazem da Noruega um destino ideal para quem curte a natureza e atividades ao ar-livre. Por outro lado, Oslo, Estocolmo, Helsinque e Copenhagen são capitais vibrantes, ricas em arte, cultura e com muito orgulho do seu passado.
Por tudo isso, a Escandinávia é, sem dúvida, um destino que merece ser visitado!
Abaixo, descrevemos, sucintamente, o roteiro da viagem que fizemos a essa incrível região europeia. A ideia deste post é passar aos leitores, de forma simples e organizada, o panorama geral da viagem, com a ordem das cidades visitadas, sugestão de hospedagem e um resumo do roteiro.
Para saber mais detalhes e ver mais fotos dos destinos, clique no botão preto ao final de cada dia do roteiro.
Roteiro de 11 dias na Noruega
Dia 1 – Stavanger
Hospedagem em Stavanger:
Roteiro resumido:
No primeiro dia do nosso roteiro pela Escandinávia, chegamos em Stavanger no começo da tarde logo após nossa viagem de 7 dias pela Islândia. Nesse dia tivemos tempo de visitar as seguintes atrações:
- Catedral de Stavanger (foto)
- Ovre Holmegate: simpática região de casinhas coloridas
- Torre Valberg
- Gamle Stavanger: centro histórico da cidade
Dia 2 – Stavanger
Hospedagem em Stavanger:
Roteiro resumido
Acordamos cedo neste dia para pegar o carro alugado na Hertz, cuja agência é bem central e próxima aos principais hotéis da cidade. Depois que pegamos o carro, seguimos para um dos destinos mais fotografados da Noruega: o imperdível Pulpit Rock. Quem preferir, também pode fazer esse passeio com uma agência de turismo local.
Na volta, aproveitamos que estávamos de carro e passamos pelo Monumento das 3 espadas (Sverd i fjell), que é um pouco mais afastado do centro da cidade.
As atrações visitadas neste dia, portanto, foram:
- Pulpit Rock
- Monumento das 3 espadas (Sverd i fjell)
Dia 3 – Bergen
Hospedagem em Bergen:
Roteiro resumido
Às 9:15 h da manhã, pegamos o ônibus em Stavanger com destino a Bergen. Chegamos lá no começo da tarde e ainda visitamos as seguintes atrações:
- Catedral de Bergen
- Bryggen: píer de casinhas coloridas que é o cartão-postal da cidade (foto).
- Monte Fløyen
Dia 4 – Bergen (Norway in a Nutshell)
Hospedagem em Bergen:
Roteiro resumido
Neste dia fizemos o passeio Norway in a Nutshell, que dura todo o dia e combina ônibus, barco e trem para explorar paisagens incríveis nos fiordes noruegueses.
Clique aqui para ver o post completoDia 5 – Bergen
Hospedagem em Bergen:
Roteiro resumido
No último dia em Bergen, visitamos as seguintes atrações localizadas no centro da cidade:
- Fortaleza Bergenhus (foto)
- Bergenhus Fortress Museum
- Bryggen
- Mercado de peixes
- Casinhas de madeira coloridas das ruas Knosesmauet, Sankt Hansstredet e Kjellersmauet
- Parque Lille Lungegaardsvannet
Outras atrações da cidade são sazonais e só abrem no verão. Por esse motivo, não pudemos visitá-las:
-
- Old Bergen Museum: Museu a céu aberto que reconstrói a cidade como era século XIX, quando Bergen era a maior cidade de madeira da Europa. São 55 casas que, em sua maioria, foram transferidas do centro da cidade. Atores se vestem com o figurino de época e encenam situações do dia-a-dia, aumentando a sensação de viagem no tempo.
- Fantoft Stave Church: Igreja de madeira construída originariamente em 1150 em Fortun e posteriormente reconstruída em Bergen.
- Rosenkrantz Tower: Torre construída na fortaleza Bergenhus em 1560.
Dia 6 – Oslo
Hospedagem em Oslo:
Roteiro resumido
Saímos de manhã bem cedo de Bergen para pegar o trem até Oslo, onde chegamos no começo da tarde. Neste dia, ainda conseguimos visitar as seguintes atrações:
- Parque Vigeland (foto): Parque agradável que abriga as esculturas do norueguês Gustav Vigeland
- Aker Brygge: Charmosa região costeira, repleta de bares, restaurantes, lojas e museus.
Dia 7 – Oslo
Hospedagem em Oslo:
Roteiro resumido
Começamos o dia pegando o ônibus nº 30 para irmos ao Bygdøy, a famosa península onde se localizam alguns do principais museus da capital norueguesa. Em seguida, conhecemos o Palácio Real (por fora) e a Galeria Nacional. Confira as atrações visitadas neste dia:
-
- Museu Kon-Tiki*: Museu que conta a incrível história do aventureiro Thor Heyerdahl, que construiu o barco de papiro Kon-Tiki e navegou com ele da Polinésia ao Peru para comprovar a sua teoria que a América teria sido povoada pelos polinésios.
-
- Museu Fram*: Museu que conta a história do navio Fram, utilizado pelo explorador norueguês Roald Amunsen, na primeira expedição a atingir o pólo sul da Terra.
-
- Museu do Barco Viking*: Outro museu que retrata a paixão e a forte ligação dos noruegueses com o mar. Neste museu estão expostos barcos e outros artefatos Vikings (como os famosos escudos e machados) encontrados em escavações arqueológicas. Antes de visitar o museu, assista a ótima série Vikings (disponível no Netflix)
-
- Museu do Folclore Norueguês*: Museu a céu aberto, com diversas casas norueguesas, que mostram a evolução do estilo de vida na Noruega.
-
- Galeria Nacional*: Museu de arte que expõe as obras dos principais artistas noruegueses. É neste museu que se encontrar o famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch.
- Palácio Real: Residência oficial da família real norueguesa. O interior do palácio somente pode ser visitado no verão.
* Atrações incluídas no Oslo Pass
Clique aqui para ver o post completoDia 8 – Oslo
Hospedagem em Oslo:
Roteiro resumido
Nosso último dia em Oslo, fizemos um roteiro à pé por diversas atrações do centro da cidade que estavam incluídas no Oslo Pass. Apesar de passarmos em frente à Catedral de Oslo, não pudemos conhecê-la, pois ela não estava aberta à visitação neste dia. As atrações visitadas foram:
- Prefeitura de Oslo (Rådhuset)*
- Museu de Munch (Munchmuseet)*
- Museu de História Natural*
- Complexo Akershus (foto)*
- Museu Nacional de Arquitetura*
- Museu Nacional de Arte Contemporânea*
- Centro Nobel da Paz*
* Atrações incluídas no Oslo Pass
Clique aqui para ver o post completoDia 9 – Tromso
Hospedagem em Tromso:
- Opção econômica: Smarthotel Tromsø
- Opção superior: Scandic Grand Tromsø
Roteiro resumido
Neste dia, pegamos o voo de Oslo para Tromso, onde chegamos no começo da tarde. Após, fazer o check-in no hotel, caminhamos pelo centro da cidade para um breve reconhecimento, antes de nos preparar para a nossa primeira tentativa de avistar a Aurora Boreal, com um tour organizado por agência. Infelizmente o tempo não estava muito bom e o tour foi adiado para o dia 11 deste roteiro.
Dia 10 – Tromso
Hospedagem em Tromso:
- Opção econômica: Smarthotel Tromsø
- Opção superior: Scandic Grand Tromsø
Roteiro resumido
No nosso primeiro dia completo em Tromso, alugamos um carro e, durante o dia, fomos explorar os fiordes nos arredores da cidade. À noite, saímos novamente de carro para caçar a aurora boreal por conta própria.
Clique aqui para ver o post completoDia 11 – Tromso
Hospedagem em Tromso:
- Opção econômica: Smarthotel Tromsø
- Opção superior: Scandic Grand Tromsø
Roteiro resumido
No último dia em Tromso, separamos a manhã e a tarde para caminhar pelo centro da cidade e conhecer as suas principais atrações. À noite, saímos para caçar a aurora com uma agência de turismo local. As atrações visitadas durante o dia foram:
- Northern Norway Art Museum
- Roald Amundesen Monument e Catedral de Tromso
- Polaria Aquarium
- Storgata
- Catedral do Ártico
Roteiro de 3 dias na Suécia
Dia 12 – Estocolmo
Hospedagem em Estocolmo:
Roteiro resumido
Neste dia, havíamos planejado pegar o voo de Tromso para Estocolmo e já conhecer seu centro histórico (Gamla Stan) à tarde. No entanto, o atraso do voo Tromso-Oslo fez com que perdêssemos nossa conexão para a capital sueca, onde só chegamos no final da tarde. Assim, tivemos que mudar a nossa programação e visitar a Gamla Stan apenas no dia 14.
Dia 13 – Estocolmo
Hospedagem em Estocolmo:
Roteiro resumido
No nosso primeiro dia de passeio pela cidade, conhecemos as seguintes atrações:
-
- Ericsson Globe (Sky View)*: complexo esportivo de onde se tem ampla vista panorâmica da cidade.
-
- Skansen*: Museu a céu aberto que retrata a evolução dos costumes estilo de vida suecos
-
- Nordiska museet (Museu Nórdico)*: Museu sobre a cultura do povo sueco
- Vasamuseet (Barco Vasa)*: Museu que expõe o galeão Vasa, que foi construído para ser a joia da marinha sueca e um dos mais poderosos navios de guerra do seu tempo. O Vasa, no entanto, naufragou poucos metros após zarpar pela primeira vez.
- Museu da bebida alcoólica (Spiritmuseum)*
- Monteliusvagen: Mirante de onde se tem uma das mais belas vistas do centro histórico de Estocolmo.
- Museu da fotografia (Fotografiska)*
* Atrações incluídas no Stockholm Pass
Clique aqui para ver o post completoDia 14 – Estocolmo
Hospedagem em Estocolmo:
Roteiro resumido
Em virtude do atraso do voo no dia 12, tivemos que acordar bem cedo neste dia para conhecer o centro histórico de Estocolmo (Gamla Stan), o que, inicialmente, estava programado para o dia da chegada. Assim, o roteiro deste dia ficou da seguinte forma:
- Praça Stortorget
- Catedral de Estocolmo (Sankt Nikolai kyrka)
- Palácio Real*
- Royal Canal Tour*
- Palácio Drottningholm*
* Atrações incluídas no Stockholm Pass
Clique aqui para ver o post completoRoteiro de 2 dias na Finlândia e Estônia
Dia 15 – Bate-volta a Tallinn
Hospedagem em Helsinque:
Roteiro resumido
Chegamos no dia anterior em Helsinque, onde nos hospedamos, para acordar cedo na manhã seguinte e fazer um bate-volta imperdível para Tallinn. As atrações visitadas na capital estoniana foram:
- Igreja de São Olavo (Oleviste)
- Praça Raekoja
- Avenida Vene
- Katariina Kaik
- Pikk jalg
- Catedral de Alexandre Nevsky
- Igreja Toomkirik
- Terraço Kohtu
- Igreja de São Nicolau (Niguliste)
Clique aqui para ver esse roteiro no mapa
Clique aqui para ver o post completoDia 16 – Helsinque
Hospedagem em Helsinque:
Roteiro resumido
De manhã cedo, pegamos o barco para Suomenlinna. Após visitarmos a fortaleza, voltamos para a praça do mercado, onde começamos um roteiro à pé pela cidade. Confira abaixo as atrações visitadas:
- Fortaleza de Suomenlinna
- Praça do Mercado
- Praça do Senado
- Tori Quarters
- Catedral Ortodoxa de Uspenski
- Capela do Silêncio (Kamppi Chapel)
- Igreja Temppeliaukio
- Monumento Sibelius
Clique aqui para ver o mapa desse roteiro
Clique aqui para ver o post completoRoteiro de 8 dias na Rússia
De Helsinque, pegamos o trem Allegro para São Petersburgo, onde começamos nosso roteiro de 8 dias pela Rússia. Ao fim da nossa passagem pela Rússia, pegamos um avião de Moscou para Copenhagen para continuar a nossa viagem pela Escandinávia.
Roteiro de 3 dias na Dinamarca
Dia 17 – Copenhagen
Hospedagem em Copenhagen:
- Opção econômica: Steel House Copenhagen
- Opção superior: Best Western Hotel Hebron
Roteiro resumido
Pela manhã, pegamos o voo de Moscou para Copenhagen, onde chegamos por volta de 12:15 h. Após pegarmos o trem até a cidade (incluído no Copenhagen Card) e fazer check-in no hotel, aproveitamos o resto da tarde para começar a conhecer a cidade. As atrações visitadas foram:
- Palácio de Christiansborg (Christiansborg Slot)*
- Palácio de Amalienborg*
- Igreja de mármore (Frederik’s Church)
- Kastellet
- Little Mermaid (Pequena Sereia)
- Tivoli Gardens*
* Atrações incluídas no Copenhagen Card
Clique aqui para ver o post completoDia 18 – Copenhagen
Hospedagem em Copenhagen:
- Opção econômica: Steel House Copenhagen
- Opção superior: Best Western Hotel Hebron
Roteiro resumido
No segundo dia em Copenhagen, visitamos as seguintes atrações:
- Passeio de barco – Canal Tours*
- Rundetaarn (The Round Tower)*
- Castelo Rosenborg*
- Visit Carlsberg*
- Københavns Rådhus
- Rua Strøget
* Atrações incluídas no Copenhagen Card
Clique aqui para ver o post completoDia 19 – Copenhagen
Hospedagem em Copenhagen:
- Opção econômica: Steel House Copenhagen
- Opção superior: Best Western Hotel Hebron
Roteiro resumido
No nosso último dia de viagem, fizemos um bate-volta imperdível para os Castelos Kronborg e Frederiksborg, ambos incluídos no Copenhagen Card. Esse passeio pode ser feito por transporte público, como fizemos, ou através de tour organizado por agência, incluindo também, nesse caso, a cidade de Roskilde e a sua incrível catedral.
Clique aqui para ver o post completoO que você precisa para a sua viagem
- Hotéis: Sempre utilizamos o Booking.com, sem dúvida a maior e mais completa plataforma para reservas de hotel.
- Seguro de viagem: leitores do blog tem 5% de desconto no Segurospromo, um excelente comparador de seguros que utilizamos em nossas viagens e recomendamos aos nossos leitores. Para receber o desconto, basta acessar o site e utilizar o cupom PEGADASNAESTRADA .
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 22/dia*AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 34/dia*
- Aluguel de carros: Gostamos muito do site Rentcars. Essa plataforma permite fazer a comparação entre diversas locadoras de carro, com a avaliação de cada uma. Assim, fica bem fácil descobrir as melhores ofertas de locação de veículos de um destino. Além disso, tem o diferencial de permitir o parcelamento em até 12x e, até mesmo, o pagamento sem IOF.
- Passagens aéreas: Gostamos muito da Passagens Promo. Além de ser uma empresa confiável e com excelente atendimento (selo RA 1000, do Reclame Aqui), a Passagens Promo ainda permite o parcelamento da passagem em até 10 x sem juros. Confira abaixo algumas promoções de passagens aéreas
26 Comentários
Olá casal!
Irei para Noruega em fevereiro e estou com um roteiro bem parecido com o de vcs
Porém estou em uma dúvida cruel, se puderem me ajudar. Na verdade, são suas dúvidas rsrsrs
Inicialmente fiz a primeira etapa da viagem assim: Oslo-Bergen-Stavanger-Tallin-Finlandia, indo de Oslo a Bergen em trem “normal”
Dúvida 1): Se valeria a pena inverter a ordem: Oslo-Stavanger-Bergen….como vcs fizeram e finalizar com aquele passeio de um dia em oslo, ainda que caríssimo
Dúvida 2): Financeiramente vale a pena ficar em Bergen e fazer passeios isolados como aquele de Flam-Myrdral?
Outra coisa que pensei, mas, também não sei se vale a pena é ir fazendo picado, tipo, Oslo-Flam, depois Flam-Bergen….
Já calculei e recalculei tudo e não consigo chegar a um veridicto
Se puderem me ajudar….
Helppppp
Olá, Marcela! Tudo bem?
Você não precisa inverter a ordem do seu roteiro para fazer o “Norway in a Nutshell”. Também é possível fazer esse passeio partindo de Oslo e terminando em Bergen. Dessa forma, você já aproveita e economiza tempo e dinheiro com o deslocamento Oslo-Bergen. O roteiro fica mais otimizado. O único inconveniente é que você estará com a sua bagagem.
Acho que não compensa fazer picado. Na minha opinião, dá para conhecer tudo em um dia só sem ficar muito corrido.
Um abraço e boa viagem!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá!
Estou pesquisando sobre viagens na Noruega e achei o blog de vocês.
Planejo fazer um roteiro menor do que vocês mas vocês conseguem me dar uma noção do quanto gastaram na época? E vocês acham que é sossegado fazer uma viagem assim sozinha?
Adorei os posts e com certeza vou dar uma olhada nos posts de outros destinos!
Abraços!
Olá Andreia, tudo bem?
Que bom que você gostou dos nossos posts! Ficamos muito felizes em saber. 🙂
Infelizmente não tenho essa informação do valor que gastamos nessa viagem. Com relação à viajar sozinha, a Escandinávia é um destino super tranquilo e seguro. Pode ir sem medo.
Um abraço e boa viagem!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa tarde casal!
Estou me organizando para conhecer os países nórdicos e na busca por informações e dicas de viagem encontrei vocês.
Adorei o blog. É muito bem escrito e organizado (vou explorá-lo mais agora mesmo!)
Já me sinto amiga de vocês. Hehe.
Bjos!
Olá, Mariana! Tudo bem?
Que bom que você gostou do nosso blog! Ficamos muito felizes em saber! 🙂
A Escandinávia é uma região muito bonita e é uma viagem super interessantes. Tenho certeza que você vai curtir!
Um abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá! Boa tarde! Adorei o roteiro de vocês e usarei como inspiração para a viagem que eu e o meu marido pretendemos fazer pela Escandinávia em 2022 (Já temos algumas programações para 2020 e 2021, mas Escandinávia é o nosso sonho).
Vocês podem passar uma média do valor total que gastaram para 2 pessoas nessa viagem da Escandinávia? Apenas uma média mesmo! Agradeço!
Olá, Andressa!
Que bom que você gostou do nosso roteiro, ficamos felizes em saber! 🙂
Infelizmente, não temos anotado a média de gastos de toda a viagem, mas apenas dos hotéis. A média de gasto com hospedagem, incluindo aí 7 dias na Islândia, foi de US$ 84 por dia.
Um abraço e boas viagens!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Ola.
Gostei muito da descrição do roteiro. Vcs por acaso chegaram a fazer um mapa dos pontos visitados?
Obrigada.
Olá, Beatriz!
Que bom que você gostou do nosso roteiro. Ficamos muito felizes em saber. 🙂
Infelizmente, não fizemos um mapa com as atrações visitadas. :-/
No entanto, se você copiar o colar no Google Maps os nomes que estão nos roteiros resumidos, você consegue montar um mapa rapidamente.
Um abraço e boa viagem!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá , parabéns pelo roteiro. Queria saber se vcs compraram chip de internet local, se indicam alguma operadora, chego por Bergen, acabei de comprar nossas passagens.
Bjs
Yrlla
Olá Yrlla! Tudo bem?
Na época compramos um chip internacional da EasySim4U. Atualmente, temos trabalhado com os chips do Viaje Conectado.
Um abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa tarde!! Achei o roteiro de vocês no google e estou super interessada em seguir algumas dicas! Pretendo ir em dezembro/janeiro. Vocês indicam ir nessa época? Em que mês vocês foram? Obrigada!!
Olá, Mariana!
Dezembro e janeiro são meses de inverno no hemisfério norte. Não é a melhor época, pois, além do frio, as atrações fecham cedo e o dia dura pouco.
Fomos durante o outono e gostamos bastante.
Normalmente viajamos durante o outono ou a primavera, pois as temperaturas não são extremas e fugimos da alta temporada.
Esperamos que você faça uma excelente viagem.
Abraços
Olá! por gentileza, gostaria de esclarecer uma pequena dúvida a respeito da circulação de papel moeda. Sei que a Suécia praticamente baniu o papel moeda de circulação . Com relação à Noruega e Dinamarca , o papel ainda é bem aceito nos estabelecimentos de suas principais cidades (Stavanger, Oslo, Copenhagen etc.)??
obrigado!
Olá Rafael,
O abandono do papel-moeda é um fenômeno mundial e a Suécia está bem na vanguarda deste movimento. Quando fomos, não tivemos problema nenhum em fazer pagamentos em dinheiro, mas a situação tem mudado de forma bastante rápida.
Na Noruega e na Dinamarca, os estabelecimentos ainda são obrigados por lei a aceitar dinheiro em espécie. Mas, como disse, as coisas tem mudado bem rápido e existe uma tendência, sobretudo na Dinamarca, de que, a qualquer momento, seja autorizado aos comerciantes recusar pagamentos em espécie.
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa tarde
Qual foi a cidade de entrada e de saida aerea para o roteiro? Esse eh exatamente o que quero fazer, mas estou fazendo os custos aereos e esta carissimo! Obrigada!
Olá Karla,
Nosso caminho para chegar na Escandinávia foi um pouco tortuoso. rs
O objetivo principal da nossa viagem era a Islândia. Pesquisando voos com origem no Brasil e destino na Islândia os preços também estavam muito altos. Aí fizemos da seguinte forma. Aproveitamos uma superpromoção de São Paulo a Toronto e depois compramos uma passagem de Toronto para Stavanger na ida e de Copenhagen a Toronto na volta, com Stopover de 7 dias na Islândia. No fim, nosso roteiro ficou assim:
– Passagem de SP para Toronto
– 6 dias na costa leste do Canadá
– Trecho Toronto – Reykjavik da nossa passagem de Toronto a Stavanger
– Stopover de 7 dias na Islândia
– Trecho Reykjavik – Stavanger
– Roteiro de 19 dias, como está no post
– Passagem de Copenhagen para Toronto
– Pernoite em Toronto
– Volta de Toronto a SP
No seu caso, a dica é buscar promoções ou passagens mais baratas para os aeroportos mais centrais da Europa e depois comprar outra passagem para Oslo ou Copenhagen. Costuma ficar mais barato assim. Por exemplo, pesquise uma passagem ida e volta do Brasil para Londres e depois compre os trechos Londres – Oslo e Copenhagen – Londres. Além de Londres, que costuma ter boas ofertas de voos para a Escandinávia, você pode buscar também por Paris, Frankfurt, Madri ou Lisboa.
Espero que essa dica te ajude a encontrar preços melhores. 🙂
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Oi, adorei as dicas, estou indo em junho com meu filho de 18/06 a 09/07, dar em média 16 dias, onde vcs acham que devo ficar mais tempo? estarei chegando de Portugal. por onde seria a melhor opção de chegada e partida para o Brasil. Nao iremos a Tromos devido a epoca, esses dias queria fazer Islandia.
Olá Tânia,
Se você já estiver em Portugal, você pode começar pela Islândia e, de lá, seguir para a Noruega. Copenhagen é uma boa opção para fechar o roteiro. De lá você tem boa oferta de voos para os principais aeroportos da Europa, onde você pode fazer conexão para voltar para o Brasil.
Um bom lugar para ficar mais tempo é justamente a Islândia, um dos destinos mais incríveis do mundo.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá! Achei o site de vcs em uma pesquisa do google! Estou super em dúvida se compro um pacote de excursão para conhecer escandinávia e rússia ou se arrisco o aluguel de carro como vcs! Amei o roteiro que fizeram, vcs tiveram facilidade de comunicação em todas as cidades? Vou com meus pais que são idosos e não falam inglês (eu falo fluente) e meu receio é de não aproveitar os passeios por conta dos guias em inglês nas cidades.
COnhecem alguém que foi por excursão? VOcês aproveitaram os passeios mesmo sem guias?
Obrigada!
Olá Maria Elisa,
Que bom que você gostou de nosso roteiro. Ficamos muito felizes em saber! 🙂
A gente sempre gosta de fazer todas as nossas viagens por conta própria, fazendo sempre um bom planejamento antes da viagem. Outras pessoas, por outro lado, já preferem a facilidade e comodidade de excursões organizadas por agência. Isso varia muito de acordo com o perfil de cada viajante. Aqui no blog, a gente costuma passar a nossa experiência para quem quer viajar por conta própria e, ao mesmo tempo, sempre que possível, linkar excursões que façam um roteiro parecido.
Para quem fala inglês, a comunicação é muito fácil na Escandinávia. Quase todo mundo fala bem o inglês por lá. Assim, se pelo menos uma pessoa no grupo fala inglês, pode ficar despreocupada. Na Rússia, no entanto, a situação é bem diferente. Quase ninguém fala inglês! Mesmo em alguns hotéis, restaurantes e atrações turísticas você vai ter dificuldades de se comunicar. Nesse caso, o jeito é partir para mímica ou para o uso de aplicativos, como o Google Translator.
Infelizmente não conhecemos ninguém que fez esse roteiro com excursão, assim não conseguimos te indicar uma agência. :-/
Com relação à aproveitar o passeio sem guias, nós realmente não sentimos falta. Como a gente faz uma pesquisa bem detalhada antes da viagem, a gente já chega nos lugares com muita informação sobre os locais. Dessa forma, o guia acaba se tornando desnecessário.
Abraço e boa viagem para vocês,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Cris, que roteiro maravilhoso. Meu pai está indo pra lá em julho. Já mandei no grupo da família.
Olá, Márcio!
Que bom que você gostou! Qualquer dúvida, estamos aqui.
Que ele faça uma excelente viagem.
Abraços
Cris
Oi casal lindo!!!
Adorei o roteiro da Escandinávia, acho os destinos bem exóticos e interessantes!
Esta parte dos vikings me encanta muito!
Vocês consideram como destinos caros? O que acharam?
E é facil para se comunicar em inglês lá?
grande beijo!
Olá, Paula!
Também sou louca pela cultura Viking! Aliás, não vejo a hora de ver a nova temporada da série Vikings!
Com relação aos preços, a Escandinávia é um destino caro sim. No entanto, é possível economizar bastante com hospedagem e alimentação. Ao longo dos outros posts sobre Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia, damos várias dicas de como fazer uma viagem bacana e com bom custo-benefício.
Economize com alimentação e hospedagem e invista nos passeios e atrações.
Será inesquecível!
Bjs
Cris