No nosso terceiro e último dia em Oslo, aproveitamos para conhecer as outras principais atrações incluídas no Oslo Pass.
1) Prefeitura de Oslo (Rådhuset)
Acordamos bem cedo e nos dirigimos para a prefeitura da cidade, o nosso ponto de partida para os passeios do dia.
A prefeitura da Oslo foi construída em 1950 e está aberta à visitação das 09:00 às 16:00 (no verão até às 18:00). A entrada é gratuita e, durante o verão, existem tours guiados também sem custo adicional.
Quando chegamos, às 9 horas em ponto, as portas estavam fechadas e não havia ninguém na portaria para controlar o acesso ao prédio. Pensamos que não estava aberta ao público. No entanto, havia uma placa escrita “Horário de abertura: 09:00”. Percebemos que algumas pessoas já estavam visitando o hall principal e resolvemos arriscar. Puxamos a porta e ela se abriu. A atração estava aberta, mas não havia a presença física de nenhum fiscal, nem fora, nem dentro do prédio. Achamos um pouco estranho, mas na Noruega é assim: ninguém vigia ninguém, é tudo na confiança. Muito civilizado!
Logo na entrada, nos deparamos com 2 incríveis murais que retratam temáticas típicas do povo norueguês, como, por exemplo, aspectos da social democracia que se implantou no país. De lá, seguimos para outras salas laterais, com outros diferentes murais e exposições de artefatos históricos.
Finalizado o nosso passeio pela prefeitura, seguimos para o Museu de Munch
2) Museu de Munch (Munchmuseet)
O Munchmuseet é um museu dedicado à vida e obra de Edvard Munch (1863-1944), um artista norueguês, considerado um dos pioneiros do expressionismo.
O museu apresenta uma enorme coleção de pinturas, desenhos, gravura, livros e esculturas do artista.
A entrada está incluída no Oslo Pass.
3) Museu de História Natural
Bem perto do Museu de Munch (350 metros), está o Museu de História Natural, também incluído no Oslo Pass.
A visita ao museu é bastante interessante, sendo possível conhecer a fauna de diferentes partes do mundo, incluindo Brasil e Alasca!
Também fazem parte do museu o Jardim Botânico e as casas verdes, uma ótima opção de passeio ao ar livre.
4) Complexo Akershus
O Complexo Akershus, datado do século XIII, é uma das atrações mais populares de Oslo e também está incluído no Oslo Pass.
É composto por um castelo medieval, construído para proteger a cidade; o Museu da Resistência, que retrata, com fotos, documentos, vídeos e objetos, a resistência do povo norueguês durante 5 anos de ocupação nazista; e o Museu das Forças Armadas, que mostra a história militar da Noruega, desde a era dos Vikings até o século XXI.
5) Museu Nacional de Arquitetura
O Museu Nacional de Arquitetura, incluído no Oslo Pass, explora temas contemporâneos e históricos. A sua coleção inclui desenhos, fotografias e modelos.
O edifício principal, desenhado por Christian Heinrich Grosch, foi concluído em 1830. Foi, então, adaptado e ampliado por Sverre Fehn, antes de abrir como um museu em 2008. O edifício é uma justaposição de classicismo e arquitetura modernista.
Nós, particularmente, achamos o museu muito doido. Como não somos da área, não entendemos muita coisa, mas as pessoas que ali estavam pareciam se divertir. Alguns até se arriscavam com desenhos e estudos.
Acredito que os arquitetos irão se esbaldar neste museu. Mas, se o tempo for curto e você não for da área, pode dispensá-lo.
6) Museu Nacional de Arte Contemporânea
Também incluído no Oslo Pass, o museu de arte contemporânea, apresenta exposições permanentes e temporárias de artistas noruegueses e internacionais.
Sua coleção abrange pinturas, desenhos, fotografias, montagens e instalações, esculturas e vídeo arte.
A loja do museu tem uma grande seleção de livros de arte contemporânea.
7) Centro Nobel da Paz
O Centro Nobel da Paz apresenta exposições permanentes e temporárias relacionadas ao Prêmio Nobel da Paz e aos ideais que ele representa. Isso é feito usando multimídia e tecnologia interativa, exposições, reuniões, debates, teatro, concertos e conferências, bem como um amplo programa educativo e visitas guiadas regulares.
O Centro é também uma arena onde a cultura e política se fundem para promover a participação, debate e reflexão em torno de temas como guerra, paz e resolução de conflitos.
E assim terminamos a nossa viagem de 3 dias pela capital Norueguesa.
Se você optar por comprar o Oslo Pass, assim como fizemos, não deixe de olhar todas as atrações no site do passe. Principalmente para quem viaja com crianças, opções de atrações e museus interativos não irão faltar, aproveite!
8) Oslo no nosso roteiro
A viagem a Oslo fez parte do nosso roteiro de 19 dias pela Escandinávia, que também incluiu a Suécia, Dinamarca, Finlândia e um bate-volta à Estônia. Para ver o roteiro completo, com a ordem das cidades visitadas, dicas de hospedagem, resumo das atrações visitadas em cada dia e link para o post detalhado de cada destino, leia esse post.
Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.
Outros posts que você poderá gostar!
– Roteiro de 2 dias em Stavanger – Dia 1: centro histórico
– Roteiro de 2 dias em Stavanger – Dia 2: Pulpit Rock
– De Stavanger a Bergen: roteiro de 3 dias em Bergen. Dia 1: Monte Floyen
– Roteiro de 3 dias em Bergen. Dia 2: Norway in a Nutshel
– Roteiro de 3 dias em Bergen. Dia 3: centro histórico
– O que fazer em Oslo – Roteiro de 3 dias: primeiro dia
– O que fazer em Oslo – Roteiro de 3 dias: segundo dia
– O que fazer em Oslo – Roteiro de 3 dias: terceiro dia
– Tromso: dicas, roteiros e Aurora Boreal
– Roteiro em Tromso – Dia 1: Fiordes e Aurora Boreal
– Roteiro em Tromso – Dia 2: principais atrações e mais Aurora Boreal
Pensando em conhecer Oslo? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest!