Tromso: dicas, roteiro e Aurora Boreal

4

Localizada no Círculo Polar Ártico, a cidade de Tromso, na Noruega, é considerada a cidade com mais de 50 mil habitantes mais ao norte do planeta. Por causa da sua localização estratégica, Tromso é um dos melhores lugares do mundo para ver Aurora Boreal, que aparece principalmente no inverno, entre os meses de novembro a março, mas que pode também ser vista nos meses de outubro e abril.

Nós, por exemplo, conseguimos ver a Aurora Boreal em Tromso nos dias 13 e 14 de outubro de 2015. Não conseguimos, no entanto, vê-la no dia 12. Veja o nosso post completo sobre como “caçar” e fotografar as famosas “luzes do norte”.

Aurora Boreal em Tromso, Noruega. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Aurora Boreal em Tromso, Noruega. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Mas, e de dia? O que fazer em Tromso? Neste e nos próximos 2 posts, traremos várias dicas e atrações para tornar a sua viagem ao Círculo Polar Ártico ainda mais emocionante!

1) Como chegar em Tromso

Chegar em Tromso de carro ou de barco pode levar dias, já que a cidade é realmente muito, muito ao norte. Por isso, a melhor maneira de chegar até lá é, sem dúvida, de avião.

Existem voos para Tromso que partem de Oslo, Bergen, Londres, Estocolmo e até da Rússia (Murmansk/Arkhangelsk). Nós chegamos por Oslo e saímos por Estocolmo. Foi uma boa maneira de otimizar a viagem pela Escandinávia.

Para chegar ao centro de Tromso, a partir do aeroporto, basta pegar o ônibus da empresa Flybussen (Cominor). São duas linhas que partem do aeroporto: a 902, que leva à universidade (UIT) e ao hospital universitário (UNN), e a 901, que vai ao centro da cidade, com paradas em frente aos principais hotéis. A passagem pode ser paga diretamente ao motorista no momento do embarque, inclusive com cartões de crédito. Para verificar os horários e o preço, clique aqui.

2) Onde se hospedar em Tromso

Passear a pé pelas ruas de Tromso é a melhor maneira de conhecer os seus principais pontos turísticos. Por isso, o ideal é se hospedar na região do centro histórico da cidade.

Centro Histórico de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Centro Histórico de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • A nossa escolha em Tromso:

Ficamos hospedados no ABC Hotel. O hotel é simples, mas com cozinha compartilhada, ótima localização e custo-benefício. Além disso, todas as tardes (a partir das 17:00) era oferecido um Waffle gratuito e delicioso com frutas vermelhas e chantilly. Valeu à pena estar lá às 17:00! Além disso, praticamente em frente ao hotel, há uma agência da Avis/Budget, o que facilita bastante a vida de quem quer sair pela madrugada atrás da Aurora Boreal por conta própria.

3) É necessário alugar carro para conhecer Tromso e região ?

Para conhecer a cidade de Tromso não. No entanto, para ver Aurora Boreal, você pode reservar algum passeio que te leva para a fantástica caçada às “luzes do norte” ou fazê-la por conta própria de carro.

Fizemos as duas opções e contaremos, nos próximos posts, cada detalhe dessa aventura!

4) Onde alugar carro?

No aeroporto você encontra algumas das principais locadoras de veículos, como Hertz, Europcar, Avis/Budget e Sixt. Como íamos alugar o carro apenas por 1 dia, preferimos escolher uma agência no centro da cidade, próximo ao nosso hotel, o que facilitaria tanto na hora de pegar o carro, quanto na hora de devolvê-lo. Neste caso, há duas opções: a Avis/Budget, que fica bem no centro, ou a Hertz, que fica um pouco mais distante, a cerca de 1 km praça principal.

Uma vez que estacionar é um grande problema em Tromso e que o nosso hotel era localizado em frente à Avis/Budget, acabamos optando por essa empresa. Assim, pudemos pegar o carro de manhã para conhecer os fiordes e parar o carro no pátio da locadora quando voltamos para comer os deliciosos waffles. Após o jantar, saímos novamente com o carro para a nossa caçada à Aurora Boreal e, na volta, ao invés de deixarmos o carro em algum estacionamento pago, já o deixamos direto no estacionamento da locadora, para devolvê-lo no dia seguinte. Muito prático! Nem precisamos nos preocupar com estacionamento.

5) Quanto tempo devo ficar em Tromso?

Recomendamos que você fique no mínimo três noites em Tromso, porque, caso você não consiga ver a Aurora Boreal em 1 dia, você ainda terá mais duas oportunidades pelo menos. Nós, por exemplo, não conseguimos ver a Aurora Boreal na nossa primeira noite. O passeio que reservamos foi inclusive cancelado porque o céu estava muito nublado e as chances de ver aurora nessas condições são muito pequenas. Ainda bem que tínhamos mais 2 dias na cidade!

Se você tiver mais tempo disponível, no entanto, recomendamos que você fique mais do que três dias na cidade. Suas chances de pegar uma noite com céu limpo serão maiores, assim como as chances de ver dançando as “luzes do norte”!

6) Alimentação

Como em toda a Noruega, o custo de vida é bem alto. Para a sorte do viajante, existem vários supermercados na cidade com bons preços, como o Rema 1000, na Storgata 102 (550 metros do nosso hotel), e o Coop Prix, na  Grønnegata 64 (300 metros do nosso hotel). Em qualquer supermercado que você for, procure pela marca X-Tra, a mais barata de toda a Noruega!

Food Truck de peixes em Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Food Truck de peixes em Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

7) Atrações em Tromso

Como ficamos 3 noites e 2 dias completos, dividimos o nosso roteiro em dois dias:

Dia 1: Fiordes e Aurora Boreal por conta própria

Dia 2: Pontos Turísticos de Tromso e Aurora Boreal com a empresa Enjoy the Artic. 

Passeio pelos fiordes na região de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Passeio pelos fiordes na região de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Nos dois próximos posts, detalharemos tudinho para vocês, não percam!



Booking.com

*** Índice de Posts de Tromso ***

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

4 Comentários

  1. Olá! gostei muito do relato, mas me surgiu uma dúvida, vocês reservaram o carro com antecedência ou deixaram para reservar no dia, observando se o clima do dia estava favorável para realizar o passeio pelos fiordes?

    • Renato de Araújo on

      Olá Marianne,

      Que bom que você gostou do post… 🙂
      Nós reservamos tudo com antecedência. Até mesmo porque o tempo em Tromso sempre vai estar ruim. O negócio é ter fé que lá, depois das montanhas, vai estar melhor. O objetivo principal era a caçada à Aurora, mas se o tempo não colaborasse, o aluguel do carro já valeria a pena pelo passeio nos fiordes. Acho que quem vai para Tromso tem separar um dia para fazer esse passeio de carro pelos fiordes, até mesmo porque dificilmente você vai arrumar atividades dentro da cidade de Tromso para mais de dois dias.

      Abraço,

      Renato e Cristina
      Blog Pegadas na Estrada

  2. Oi pessoal, ótimas dicas! Muito obrigada!
    Vou com a minha família pra Tromso em março. Pesquisamos bastante e decidimos ficar de 16 a 21 para conhecer a famosa e bela Aurora! Alugamos uma casa so lado do lago Prestvannet em Tromso. Segundo os comentários, conseguimos ver as luzes do lago que fica a 3 min da casa , claro se a meteorologia ajudar! Espero muito mostrar nossas fotos para vocês 🙂

Deixe um comentário