A cidade de Tromso está localizada no Círculo Polar Ártico, na Noruega, e é considerada a cidade com mais de 50 mil habitantes mais ao norte do planeta. Por causa da sua localização estratégica, Tromso é um dos melhores lugares do mundo para ver Aurora Boreal. Esse incrível fenômeno da natureza aparece principalmente no inverno, entre os meses de novembro a março, mas também ser visto nos meses de outubro e abril.
Nós, por exemplo, conseguimos ver a Aurora Boreal em Tromso nas noites dos dias 13 e 14 de outubro. Não conseguimos, no entanto, vê-la no dia 12. Veja o nosso post completo sobre como “caçar” e fotografar as famosas “luzes do norte”.
Mas, e durante o dia, o que fazer em Tromso? Neste e nos próximos 2 posts, traremos várias dicas e atrações para tornar a sua viagem ao Círculo Polar Ártico ainda mais emocionante, inclusive durante o dia!
Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!
1) Como chegar em Tromso
Chegar em Tromso de carro ou de barco pode levar dias, já que a cidade é realmente muito, muito ao norte. Por isso, a melhor maneira de chegar até lá é, sem dúvida, de avião.
Existem voos para Tromso que partem de Oslo, Bergen, Londres, Estocolmo e até da Rússia (Murmansk/Arkhangelsk). Nós chegamos por Oslo e saímos por Estocolmo. Foi uma boa maneira de otimizar a viagem pela Escandinávia.
Para chegar ao centro de Tromso, a partir do aeroporto, basta pegar o ônibus da empresa Flybussen (Cominor). São duas linhas que partem do aeroporto: a 902, que leva à universidade (UIT) e ao hospital universitário (UNN), e a 901, que vai ao centro da cidade, com paradas em frente aos principais hotéis. A passagem pode ser paga diretamente ao motorista no momento do embarque, inclusive com cartões de crédito. Para verificar os horários e o preço, clique aqui.
2) Onde se hospedar em Tromso
Passear a pé pelas ruas de Tromso é a melhor maneira de conhecer os seus principais pontos turísticos. Por isso, o ideal é se hospedar na região do centro histórico da cidade.
Nessa região, é possível encontrar hotéis com bom-custo benefício, tanto para quem busca hotéis superiores, quanto para aqueles que possuem um orçamento mais econômico. A seguir, duas opções interessantes para ambos os públicos:
-
Hotel econômico em Tromso:
Localizado no centro histórico de Tromso, a apenas 200 metros da rua comercial Storgata, o Smarthotel Tromsø oferece quartos com banheiro privativo por um bom custo benefício.
O staff é super simpático e a recepção funciona 24 horas.
O café da manhã é disponível por um custo adicional e é bem completinho.
-
Hotel superior em Tromso:
Localizado na rua comercial Storgata, no centro de Tromso, o Scandic Grand Tromsø é um hotel super confortável, que oferece quartos com banheiro privativo, amenidades de banho, secador de cabelo, televisão e internet wi fi.
A recepção funciona 24 horas e a equipe organiza passeios na região. O ônibus que faz a ligação da cidade com o aeroporto pára exatamente em frente ao hotel.
O café da manhã é servido em estilo buffet e é muuuuuito completo.
Sem dúvida, uma excelente opção de hospedagem em Tromso.
3) É necessário alugar carro para conhecer Tromso e região ?
Para conhecer a cidade de Tromso não. No entanto, para ver Aurora Boreal, você pode reservar algum passeio que te leva para a fantástica caçada às “luzes do norte” ou fazê-la por conta própria de carro.
Fizemos as duas opções! Contaremos, nos próximos posts, cada detalhe dessa aventura!
4) Onde alugar carro?
No aeroporto você encontra algumas das principais locadoras de veículos, como Hertz, Europcar, Avis/Budget e Sixt. Como íamos alugar o carro apenas por 1 dia, preferimos escolher uma agência no centro da cidade, próximo ao nosso hotel, o que facilitaria tanto na hora de pegar o carro, quanto na hora de devolvê-lo. Neste caso, há duas opções: a Avis/Budget, que fica bem no centro, ou a Hertz, que fica um pouco mais distante, a cerca de 1 km praça principal.
Uma vez que estacionar é um grande problema em Tromso e que o nosso hotel era localizado próximo à Avis/Budget, acabamos optando por essa empresa. Em resumo, pudemos pegar o carro de manhã para conhecer os fiordes e parar o carro no pátio da locadora quando voltamos. Após o jantar, saímos novamente com o carro para a nossa caçada à Aurora Boreal. Na volta, ao invés de deixarmos o carro em algum estacionamento pago, já o deixamos direto no estacionamento da locadora, para devolvê-lo no dia seguinte. Muito prático! Nem precisamos nos preocupar com estacionamento.
5) Quanto tempo devo ficar em Tromso?
Recomendamos que você fique no mínimo três noites em Tromso, porque, caso você não consiga ver a Aurora Boreal em 1 dia, você ainda terá mais duas oportunidades pelo menos. Nós, por exemplo, não conseguimos ver a Aurora Boreal na nossa primeira noite. O passeio que reservamos foi inclusive cancelado porque o céu estava muito nublado e as chances de ver aurora nessas condições são muito pequenas. Ainda bem que tínhamos mais 2 dias na cidade!
Se você tiver mais tempo disponível, no entanto, recomendamos que você fique mais do que três dias na cidade. Suas chances de pegar uma noite com céu limpo serão maiores, assim como as chances de ver dançando as “luzes do norte”!
6) Alimentação
Como em toda a Noruega, o custo de vida é bem alto. No entanto, para a sorte do viajante, existem vários supermercados na cidade com bons preços. Gostamos muito do Rema 1000, na Storgata 102 (550 metros do nosso hotel), e do Coop Prix, na Grønnegata 64 (próximo ao nosso hotel). Em qualquer supermercado que você for, procure pela marca X-Tra, a mais barata de toda a Noruega!
7) Atrações em Tromso
Como ficamos 3 noites e 2 dias completos, dividimos o nosso roteiro em dois dias:
Dia 1: Fiordes e Aurora Boreal por conta própria
Dia 2: Pontos Turísticos de Tromso e Aurora Boreal com a empresa Enjoy the Artic.
Nos dois próximos posts, detalharemos tudinho para vocês, não percam!
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
10 Comentários
Boa tarde,
E sobre a temperatura em dezembro e janeiro, é viável para um Carioca ?
Olá, Daniel!!!
É beeem frio sim! Mas vale à pena.
Procure se vestir em 3 camadas: segunda pele, fleece e corta ventos. Finalize com cachecol, luva e gorro. Calça segunda pele embaixo da calça normal também ajuda bastante.
No mais, se jogaaaa
Abraços
Cris
Que conteúdo top!! Muito obrigada por compartilhar as experiências de vocês conosco.
Olá, Thayse!
Que bom que você curtiu. É um prazer compartilhar as nossas viagens com outros viajantes!
Aproveite muito a Aurora Boreal!
Abraços
Cris e Renato
As dicas de vocês são ótimas.
Muito obrigado!!!!
Olá, Renato!
Que bom que você gostou. É um prazer ajudar outros viajantes também
Que você faça excelentes viagens pelo mundo!
Abraços
Cris e Renato
Oi pessoal, ótimas dicas! Muito obrigada!
Vou com a minha família pra Tromso em março. Pesquisamos bastante e decidimos ficar de 16 a 21 para conhecer a famosa e bela Aurora! Alugamos uma casa so lado do lago Prestvannet em Tromso. Segundo os comentários, conseguimos ver as luzes do lago que fica a 3 min da casa , claro se a meteorologia ajudar! Espero muito mostrar nossas fotos para vocês 🙂
Olá, Vera! Que bom que você gostou e que o nosso post irá ajudá-la em sua viagem! Esperamos que você curta muito a Aurora e que tire muitas fotos também. Abraços, Cristina e Renato.
Olá! gostei muito do relato, mas me surgiu uma dúvida, vocês reservaram o carro com antecedência ou deixaram para reservar no dia, observando se o clima do dia estava favorável para realizar o passeio pelos fiordes?
Olá Marianne,
Que bom que você gostou do post… 🙂
Nós reservamos tudo com antecedência. Até mesmo porque o tempo em Tromso sempre vai estar ruim. O negócio é ter fé que lá, depois das montanhas, vai estar melhor. O objetivo principal era a caçada à Aurora, mas se o tempo não colaborasse, o aluguel do carro já valeria a pena pelo passeio nos fiordes. Acho que quem vai para Tromso tem separar um dia para fazer esse passeio de carro pelos fiordes, até mesmo porque dificilmente você vai arrumar atividades dentro da cidade de Tromso para mais de dois dias.
Abraço,
Renato e Cristina
Blog Pegadas na Estrada