O que fazer em Cartagena das Índias: roteiro, passeios, hospedagem e lugares secretos

10

Fundada em 1533, Cartagena das Índias é uma das cidades mais visitadas da Colômbia e que melhor retrata o período da dominação espanhola na América do Sul. Com um centro histórico super bem preservado e declarado patrimônio mundial pela Unesco, Cartagena oferece inúmeras possibilidades sobre o que fazer, que vão desde museus, passeios a pé pelas muralhas, visita ao Castelo de San Felipe de Barajas até praias paradisíacas e bons restaurantes.

O que fazer em Cartagena Colômbia

Pelas ruelas de Cartagena! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Durante as nossas pesquisas sobre o que fazer em Cartagena, percebemos que as praias mais próximas da cidade costumam ser bastante cheias de turistas e com um excesso de vendedores ambulantes. Com tantas reclamações, resolvemos pesquisar ainda mais e buscar lugares secretos no famoso caribe colombiano. Foi aí que descobrimos um lugar incrível, pouco divulgado e perfeito para casais ou para famílias com crianças pequenas. Se você também busca lugares assim, este post é para você!

Caribe colombiano praias Cartagena

Nosso paraíso secreto no Caribe Colombiano! Foto: RMA/Blog Pegadas na Estrada

Esperamos que as nossas dicas possam ajudá-lo no seu planejamento de viagem pela Colômbia! Se ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários! 😉

1) O que fazer em Cartagena das Índias

1.1) Cidade Amuralhada

A cidade amuralhada encanta os viajantes com suas ruelas repletas de construções históricas e coloridas, praças charmosas e uma infinidade de restaurantes. Tudo isso rodeado por muralhas super bem preservadas, de onde podemos ver o centro histórico e o pôr do sol.

igrejas Colômbia catedral Cartagena

Catedral de Cartagena. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

As principais atrações da cidade amuralhada são a Torre do Relógio (entrada original da cidade amuralhada e um bom ponto de partida para o seu roteiro à pé), a Catedral de Santa Catalina de Alejandría; a Plaza de Bolívar; a Plaza de la Aduana; a Catedral de San Pedro Claver; a Plaza de Santo Domingo; e a chamada Las Bóvedas, que já foi uma cadeia e depósito de munição, e hoje abriga um centro de artesanato com produtos e comidas locais.

roteiro Cartagena Colômbia

Plaza de la Aduana, Cartagena. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

pontos turísticos Cartagena Colômbia

Estátua “La Gorda”, de Fernando Botero, na Plaza Santo Domingo. Foto: Blog Pegadas na Estrada

roteiro cidade amuralhada Cartagena

Pelas ruelas da cidade amuralhada, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

o que fazer cidade murada Cartagena

Pelas ruelas da cidade amuralhada, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Não deixe de visitar o Palácio da Inquisição, que abriga o Muhca (Museu histórico de Cartagena), localizado na Plaza de Bolívar. O museu conta a história da inquisição em Cartagena e em outras cidades dominadas pela Espanha. Ele possui ainda salas destinadas a exibições temporárias e à história da cidade de Cartagena desde a sua fundação até a sua independência da Espanha.

roteiro Cartagena Colômbia museu

Palácio da Inquisição (Museu histórico de Cartagena). Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Por fim, caminhe sobre as muralhas (entrada gratuita) no final da tarde e aprecie o melhor pôr do sol de Cartagena.

o que fazer Cartagena muralhas

Caminhando sobre as muralhas de Cartagena! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

roteiro Cartagena atrações

Pôr do sol nas muralhas de Cartagena. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Bairro Getsemaní

Considerado o bairro mais boêmio de Cartagena, o Getsemaní já foi a região mais perigosa da cidade, mas passou por uma grande revitalização. Hoje é um bairro super agradável para caminhar, possui inúmeros restaurantes charmosos, cafés, ruas alegres e coloridas.

Bairro Getsemani Cartagena Colômbia

A alegria do Bairro Getsemani. Foto: Blog Pegadas na Estrada

É um excelente local para quem curte arte de rua e boa culinária. Não deixe de caminhar pelas ruas:

  • Calle de los banderines de paises
  • Calle de la Sierpe
  • Calle Magdalena
  • Calle de Las Sombrillas
  • Calle del Espiritu Santu.
Arte de rua Getsemani Catagena

Arte de rua no bairro Getsemani, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

o que fazer Getsemani Cartagena

Arte de rua no bairro Getsemani, Cartagena.

roteiro bairro Getsemani Cartagena.

Caminhando pelo bairro Getsemani, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

turismo Getsemani Cartagena Colômbia

Arte de rua no bairro Getsemani, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

atrações viagem Cartagena Colômbia

Sombrinhas coloridas do Getsemani, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Outras atrações: parque do Centenário, lugar que comemora o centenário da independência da Colômbia; Plaza de la Trinidad; e Plaza del Pozo.

Plaza de la Trinidad Cartagena

Plaza de la Trinidad, Getsemani. Foto: Blog Pegadas na Estrada

1.3) Castelo de San Felipe de Barajas

Da cidade amuralhada, é possível ir facilmente a pé até o Castelo de San Felipe de Barajas (cerca de 1,3 km da torre do relógio), de Uber ou de táxi (negocie o valor antes).

O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar espanhola na América e foi construído entre 1536 e 1657, Lá é possível visitar as muralhas com seus canhões e um labirinto de túneis localizado no interior do Castelo.

Castelo de San Felipe de Barajas Cartagena

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

A vista 360 graus do castelo, permitiu proteger Cartagena de ataques estrangeiros vindos por terra ou pelo mar. A vista é realmente linda e podemos ver a cidade amuralhada, o Getsemaní, o mar e até o bairro moderno Bocagrande.

Castelo de San Felipe de Barajas turismo Colômbia

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Dicas:

  • Saindo do castelo, faça uma curta caminhada de cerca de 240 metros até o monumento Los Zapatos Viejos. Esse monumento é uma homenagem ao poeta local Luis Carlos López e sua poesia “A mi Ciudad Nativa”, onde ele retrata os sapatos velhos como um símbolo do seu amor por Cartagena.
  • Dê preferência para visitar o castelo no início da manhã, pois a maior área de visitação é a céu aberto e o calor de tarde pode ser muito forte. Leve bastante água!
  • Aparentemente, não há banheiro público no local. Perguntamos para um funcionário do castelo e nem mesmo ele sabia informar. Descobrimos um caminho para a direita de quem entra (sentido contrário à visitação do castelo), que nos levou ao setor administrativo. Lá possui banheiros para os funcionários, mas não há problema em ser usado também pelos visitantes. O que mais gostamos dessa “descoberta”, foi que nesse percursos, tivemos os melhores ângulos do castelo para fotos!
O que fazer em Cartagena

Procurando o banheiro, rs. Foto: Blog Pegadas na Estrada

1.4) Isla del Rosário e Isla Barú (Playa Blanca)

Quem vai a Cartagena provavelmente também está em busca de um pouquinho do Caribe Colombiano. Pela proximidade com a cidade, os destinos mais procurados para quem quer passar o dia são Isla del Rosário e Isla Barú (Playa Blanca).

Normalmente esses passeios incluem transporte de barco, day-use, almoço e algum drink. Podem ser reservados com antecedência, mas também são vendidos “aos montes” em Cartagena.

Por serem locais facilmente acessíveis a partir de Cartagena, prepare-se para encontrar uma praia lotada de turistas e com bastante ambulantes (nas praias públicas). Ainda assim, se você tem pouco tempo, é uma opção viável.

Se você tem mais tempo, no entanto, prepare-se para o próximo item! Descobrimos o verdadeiro paraíso a cerca de 2 horas de lancha rápida de Cartagena e completamente vazio. Nesse caso, separe de 3 a 4 dias e viva momentos inesquecíveis no melhor do Caribe Colombiano!

1.5) Lugar secreto em Cartagena: Arquipélago de São Bernardo

Se você chegou até aqui é porque você tem um estilo de viagem bem parecido com o nosso. Gostamos muito de estar em contato com a natureza, de praias de águas cristalinas e areia branquinha. Ficamos incomodados com um turismo predatório, praias lotadas, caixas de som por todos os lados e vendedores ambulantes.

Foi por esse motivo, que pesquisamos muuuuuito até encontrarmos o Arquipélago de San Bernardo. Para quem nunca ouviu falar, o Arquipélago de San Bernardo é um conjunto de nove ilhas de coral costeiras e uma ilha artificial, que fazem parte do Parque Natural Nacional dos Corais do Rosário e São Bernardo.

Punta Faro Isla Mucura Arquipélago Cartagena

Nosso paraíso: Arquipélago São Bernardo. Foto: Blog Pegadas na Estrada

As principais ilhas do arquipélago são Isla Mucura (onde nos hospedamos), Tintipan, Islote Santa Cruz e Isla Palma. De maneira geral, as águas ao redor das ilhas têm peixes e tartarugas, e as ilhas têm uma flora tropical significativa. Os hotéis oferecem passeios na região e esportes náuticos.

As ilhas não dispõem de muitas hospedagens e a maioria delas possui praia privativa. Além disso, não é comum ver passeios de day-use por aqui, exceto alguns que vem de Tolu e ficam restritos às praias públicas das ilhas. Por esse motivo, ficar hospedado no Arquipélago de São Bernardo é mesmo um passeio exclusivo para quem quer curtir a natureza e a paz da região!

Confira mais detalhes no item 6 “Onde se hospedar no Arquipélago São Bernardo“.

Isla Múcura Arquipélago São Bernardo praias Cartagena

Isla Múcura, Arquipélago São Bernardo. Foto: Blog Pegadas na Estrada

2) Quantos dias ficar em Cartagena das Índias

Para conhecer o centro histórico de Cartagena, 2 dias inteiros são suficientes. Para incluir as praias de Isla del Rosário e Isla Barú em passeios de bate-volta, são necessários mais 2 dias. Para curtir o sossego do paradisíaco Arquipélago São Bernardo, recomendamos mais 3 ou 4 dias.

3) Roteiro em Cartagena das Índias

3.1) Roteiro de 3 dias em Cartagena

  • Dia 1: cidade amuralhada
  • Dia 2: castelo de San Felipe de Barajas + bairro Getsemani
  • Dia 3: passeio bate-volta para Isla del Rosario ou Isla Barú

3.2) Roteiro de 7 dias em Cartagena

  • Dia 1: cidade amuralhada
  • Dia 2: castelo de San Felipe de Barajas + bairro Getsemani
  • Dia 3: Arquipélago São Bernardo
  • Dia 4: Arquipélago São Bernardo
  • Dia 5: Arquipélago São Bernardo
  • Dia 6: Arquipélago São Bernardo
  • Dia 7: retorno para Cartagena + voo para o Brasil ou para outro destino colombiano

3.3) Roteiro para quem tem mais tempo

Se você tem mais dias em Cartagena, pode conjugar a sua ida à Colômbia com uma viagem de 4 dias a San Andrés (há voos diretos) ou ao Parque Nacional Natural Tayrona (via Santa Marta de carro alugado ou ônibus).

4) Qual é a melhor época para ir a Cartagena das Índias

Em Cartagena faz calor o ano todo, dia e noite! Para evitar as chuvas, dê preferência para os meses de dezembro a abril. Se você puder, evite janeiro, pois a cidade e as praias costumam estar mais cheias de turistas.

Também evite o mês de outubro, pois chove bastante.

Viajamos para Cartagena no final de maio. Pegamos bastante sol e algumas chuvas rápidas, que não chegaram a atrapalhar os nossos passeios. Não pegamos nenhuma atração lotada, mas a cidade estava com um movimentinho gostoso de férias.

Colocando tudo na balança, consideramos os melhores meses para viajar para Cartagena março, abril e maio. 

5) Onde se hospedar em Cartagena das Índias

Sem dúvida nenhuma, a melhor região para se hospedar é dentro da cidade amuralhada. Apesar de o bairro Bocagrande ter uma excelente rede hoteleira, com hotéis modernos e luxuosos, se hospedar na cidade amuralhada permitirá que você faça tudo a pé; dê uma refrescada no ar condicionado do quarto se o calor apertar depois do almoço; caminhe de noite pelas ruelas sem nenhum perigo e curta os restaurantes da região (que são divinos!). Viver Cartagena é sem dúvidas se hospedar dentro da cidade amuralhada!

A seguir, algumas opções bem avaliadas de hotéis em Cartagena para todos os gostos e bolsos:

  • Hotel 3 Banderas: hotel econômico, mas muito bem localizado. Quartos com banheiro privativo, café da manhã e recepção 24 horas. Excelente custo benefício.
  • Sofitel Legend Santa Clara Cartagena: hotel de luxo super bem localizado. Construído em um antigo monastério do século XVII, este hotel 5 estrelas oferece spa, piscina, sauna e 2 restaurantes internacionais.
  • Hotel Boutique Las Carretas: padrão standard, bem localizado e com pátios no estilo espanhol. A propriedade oferece café da manhã, quartos completinhos e organiza excursões.
  • Casa Logos Hotel Boutique: hotel econômico, mas muito bem localizado. Quartos com banheiro privativo, café da manhã e ar condicionado.

6) Onde se hospedar no Arquipélago São Bernardo

O Arquipélago São Bernardo é daqueles lugares para visitar, curtir e não ter pressa. As principais ilhas são Isla Mucura, Tintipan, Islote Santa Cruz e Isla Palma.

Islote Santa Cruz é a ilha mais densamente povoada da Colômbia e é onde a população local mora. A ilha é bem pobre e não há praias com faixa de areia. Não é um destino ideal para se hospedar.

A Isla Tintipan possui uma praia pública com águas cristalinas e algumas opções de hotéis com praias privativas e bom custo-benefício, como o Sal Si Puedes e a Casa Tinti Hotel Boutique.

A Isla Palma, por sua vez, é uma pequena ilha paradisíaca com pouco mais de dois quilômetros de extensão. Apresenta apenas 2 opções de hospedagem, sendo uma mais confortável com pensão completa (Hotel Isla Palma Reserva Natural) e outra mais econômica com opções de quartos compartilhados ou privativos (Mistica Island Hostel – Isla Palma).

Isla Palma Arquipélago São Bernardo Cartagena

Isla Palma, Arquipélago São Bernardo. Foto: Booking.com

O lugar perfeito para se hospedar, no entanto, é disparado a Isla Mucura. Ficamos hospedados no Hotel Punta Faro, um hotel 4 estrelas localizado em uma praia particular paradisíaca. O hotel oferece pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar, recheado de camarões, peixes, lagostins, comida caribenha e doces artesanais. Além disso, o hotel oferece alguns passeios opcionais na região e aluguel de equipamento para esportes náuticos. Por não receber passeios bate-volta (day use), o Punta Faro nunca está cheio de turistas. É mesmo um lugar secreto e exclusivo no Caribe Colombiano. Apesar disso, achamos o custo-benefício muito bom e compatível com hotéis bem mais simples nas praias brasileiras em alta temporada. Considero que o Punta Faro foi mesmo um “achado” e super recomendo para viagens românticas e lua de mel!

Punta Faro Isla Mucura Cartagena

Nosso paraíso: Punta Faro! Foto: Booking.com

praias caribe Colômbia

Curtindo o paraíso! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Confira aqui as dicas sobre o Arquipélago São Bernardo

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Siga também as nossas redes sociais! @pegadasnaestrada

https://www.instagram.com/pegadasnaestrada/

Instagram Pegadas na Estrada

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

10 Comentários

  1. Adorei o seu guia para conhecer Cartagena. Completíssimo!!!! Já tinha lindo um pouco sobre lá mas nunca sobre os “lugares secretos”. Muito bom. Parabéns pelas dicas!!!

  2. Esse post chegou em boa hora! Faz tempo que queremos ir para Colombia, mas o desejo agora tá enorme e acho que será nossa próxima viagem. Já anotei todas as dicas, especialmente a do Arquipélago de San Bernardo.

  3. Cartagena é tudo de bom né? Cidade linda! Mas confesso que só de olhar suas fotos eu lembro do calor que passei lá e me dá uma agonia kkk tem que ir preparado

  4. Sou louca para conhecer Cartagena e ainda não tinha visto um post completo como esse, adorei! O roteiro de 7 dias parece combinar bem a parte histórica e urbana com as ilhas – já vou guardar aqui para um futuro planejamento.

    • Renato de Araújo on

      Boa tarde, Cintia! Tudo bem?

      Que bom que você gostou do nosso post. Ficamos muito felizes quando recebemos esse tipo de retorno dos leitores.

      Cartagena é mesmo um destino incrível que adoramos conhecer. Tenho certeza que você também vai curtir. Se você tiver alguma dúvida durante o planejamento, fique à vontade em deixá-la aqui nos comentários. Vai ser um prazer poder ajudar!

      Um abraço,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

Deixe um comentário