Paraíso escondido próximo à Cartagena para você incluir no seu roteiro!

10

Cartagena das Índias é uma das cidades mais lindas da Colômbia e merece muito estar em seu roteiro pelo país. Quando pesquisamos sobre as praias próximas a Cartagena, no entanto, percebemos que elas estão constantemente cheias de turistas e há muitas reclamações na internet sobre o assédio dos vendedores ambulantes.

Pensando nisso, pesquisamos muiiiito antes da nossa viagem à Colômbia, pois queríamos um destino próximo à Cartagena, com praias paradisíacas, mas mais intimista. Em muitos momentos, pensamos que esse lugar não existiria, mas sim, ele existe! E é sobre esse paraíso escondido na Colômbia que falaremos neste post!

paraíso escondido Colômbia

Nosso paraíso escondido na Colômbia! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Esperamos que as nossas dicas possam ajudá-lo no seu planejamento de viagem pela Colômbia! Se ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários! 😉

E onde seria esse paraíso escondido próximo à Cartagena?

Estamos falando do Arquipélago de São Bernardo, localizado a 2 horas de lancha rápida de Cartagena.

O Arquipélago de São Bernardo é formado por 10 ilhas paradisíacas, sendo as mais famosas: Ilha de Mucura, Ilha Palma, Islote Santa Cruz e Ilha Tintipán.

Por estar a 2 horas de lancha de Cartagena, o Arquipélago de São Bernardo não é um destino de bate-volta e por isso não fica lotado de turistas como ocorre com as praias das Islas del Rosario, por exemplo.

De maneira geral, o arquipélago possui algumas praias públicas, mas a maioria das praias são privativas dos hotéis e ficam muito vazias. Há hotéis tanto de luxo, quanto hostels mais econômicos.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre essa região e sobre a nossa experiência fantástica na ilha de Mucura!

Punta Faro Isla Mucura Cartagena

Ilha de Mucura! Blog Pegadas na Estrada

Quantos dias ficar no Arquipélago de São Bernardo?

Se você pretende curtir uma única ilha, 3 a 4 dias é um período perfeito para isso. Se você, no entanto, pretende conhecer outras ilhas, recomendamos 6 a 7 dias.

Não recomendamos ficar “pulando” de ilha em ilha, pois não há tanta diferença entre elas que justifique ficar fazendo check-in e check-out o tempo todo. O ideal é escolher 1 ou 2 ilhas para curtir e fazer algum passeio de lancha pelas principais ilhas.

Depois de muita pesquisa, escolhemos a Ilha de Mucura, onde nos hospedamos no paradisíaco Punta Faro. De lá, pegamos um passeio de lancha para conhecer outras ilhas do Arquipélago de São Bernardo. Foi uma verdadeira lua de mel e recomendamos muito!

O que fazer em Cartagena

Praia privativa do Hotel Punta Faro. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Ilha de Mucura no Arquipélago de São Bernardo

A Ilha de Mucura tem apenas 6 hospedagens, entre hotéis de luxo e hostels mais econômicos. Alguns hotéis possuem praia privativa, outros compartilham a praia pública.

Ficamos hospedados no Punta Faro, um hotel 4 estrelas lindíssimo, ideal para casais ou famílias com crianças pequenas. A praia privativa é calmíssima, com águas claras e bem quente. O hotel oferece sistema de pensão completa e comida internacional. A seguir, contaremos um pouco mais da nossa experiência no Punta Faro.

roteiro Cartagena Colômbia

Praia vazia e sem assédio na Colômbia! Foto: Blog Pegadas na Estrada

1) Como é se hospedar no Punta Faro – Ilha de Mucura?

1.1) Chegando no Punta Faro

O hotel Punta Faro oferece um serviço de transporte marítimo exclusivo para os hóspedes. Por isso, é necessário agendar o serviço no momento da reserva.

A lancha privativa parte do pier “La Bodeguita” em Cartagena. Não há transporte público para chegar ao hotel.

A viagem dura em torno de 2 horas em lancha rápida. Quando fomos, havia apenas 1 horário por dia, sendo:

  • ida de Cartagena às 11:30 da manhã, com previsão de chegada às 13:30 no Punta Faro.
  • volta do Punta Faro às 10:15 da manhã, com previsão de chegada em Cartagena às 12:15.

Logo que chegamos no hotel, fomos recebidos pelo gerente, que passou as principais informações e nos direcionou até o restaurante, onde pudemos almoçar (almoço incluído).

ilhas paradisíacas caribe colombiano

Hotel Punta Faro, Ilsa Mucura. Foto: Blog Pegadas na Estrada

1.2) Quartos do Punta Faro

Todos os quartos do Punta Faro são enormes, com ar condicionado, frigobar e televisão. Há quartos standard com vista para o pátio e quartos mais luxuosos com vista para o mar. Wifi e dados móveis pegam normalmente. Atenção: usamos o chip da Claro e funcionou super bem. Mas não testamos outras operadoras.

Ficamos em um quarto, cujo chuveiro ficava em um espaço descoberto. Achei que seria estranho em um primeiro momento, mas depois adorei a experiência de tomar banho olhando as estrelas, rs. Para quem ainda está achando estranho, é bom falar que a ilha é muuuuuito quente. Assim, mesmo à noite, vc quase morre de calor. Uma banho ao ar livre fez toda a diferença. Vale lembrar que, na área de banho, só não há teto, hein? As paredes estão lá normalmente e ainda há produtos da L’Occitane incluídos!

Quarto do hotel Punta Faro. Foto: Booking.com

1.3) Atividades de lazer no Punta Faro

O Punta Faro oferece uma série de atividades. Algumas delas estão incluídas na hospedagem e outras possuem um custo adicional.

São elas:

  • Kayak
  • Veleiro
  • Spa
  • Stand up paddle
  • snorkel
  • tour panorâmico pelas principais ilhas do arquipélago
  • caminhada guiada
  • aluguel de bicicleta
  • mergulho
Arquipélago de São Bernardo Cartagena Colômbia

Passeio panorâmico pelo Arquipélago de São Bernardo. Foto: Blog Pegadas na Estrada

1.4) Praia privativa do Punta Faro

O Punta Faro oferece duas praias privativas.

Uma mais próxima ao restaurante, que é lindíssima e oferece toda a estrutura necessária (espreguiçadeiras, bar, mesas com cadeiras, balanço, spa, redes …) e outra próxima a uma área nova, mas que quando fomos não tinha nenhuma estrutura.

melhores praias Colômbia

Praia privativa do Punta Faro. Foto: Blog Pegadas na Estrada

O que fazer Colômbia

Praia privativa super vazia no hotel Punta Faro. Foto: Blog Pegadas na Estrada

É possível ainda visitar a praia pública da Ilha de Mucura a uma curta caminhada a partir do hotel.

atrações Cartagena roteiro

Praia pública da Ilha de Mucura. Foto: Blog Pegadas na Estrada

1.5) Alimentação no Punta Faro

Esta é a melhor parte do Punta Faro, rs.

Com sistema de pensão completa, o hotel oferece café da manhã, almoço e jantar.

De um modo geral, são servidas comidas locais e comidas da gastronomia internacional. Quando fomos, comemos muuuuitos camarões, lula, lagostins, filé, massas, peixes de todos os tipos, pizza, saladas, sopas e uma infinidade de doces da mais alta gastronomia.

Durante as refeições, estão incluídas bebidas não alcóolicas, entre elas a deliciosa “limonada de coco”. Eu gostei tanto dessa bebida típica, que tomei limonada de coco no café da manhã, almoço, jantar e nos intervalos, o que me levou a engordar vários quilos nessa viagem, rs.

 O que comer na Colômbia

Limonada de coco, a melhor bebida da Colômbia!!! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Uma coisa que curtimos muito no jantar foi que cada noite eles serviam a refeição em uma área diferente ao ar livre. Jantamos a luz de velas no jardim, debaixo da árvore e até de frente para o mar. A gente sempre ficava na expectativa de onde seria o nosso jantar!

hotel Punta Faro Colômbia San Bernad

Jantar ao ar livre no hotel Punta Faro. Foto: Blog Pegadas na Estrada

Sobre os preços das bebidas alcóolicas, achei suuuuper justo. Normalmente esses hotéis de luxo “enfiam a faca”, né? Mas os preços do Punta Faro foram similares aos preços praticados pelos restaurantes em Cartagena. Muito tranquilo.

Outras ilhas e hospedagens no Arquipélago de São Bernardo

Sem dúvida, a melhor ilha para se hospedar é a Ilha de Mucura, mas é bom falar também das outras ilhas principais: Tintipan, Islote Santa Cruz e Isla Palma.

Islote Santa Cruz é a ilha mais densamente povoada da Colômbia e é onde a população local mora. A ilha é bem pobre e não há praias com faixa de areia. Apesar de ter alguns poucos hotéis, não é um destino ideal para se hospedar.

Arquipélago São Bernardo Colômbia

Islote Santa Cruz. Foto: Blog Pegadas na Estrada

A Isla Tintipan possui uma praia pública com águas cristalinas (achei linda) e algumas opções de hotéis com praias privativas e bom custo-benefício, como o Sal Si Puedes e a Casa Tinti Hotel Boutique.

Turismo melhores atrações Cartagena

Praia pública de Isla Tintipan. Foto: Blog Pegadas na Estrada

A Isla Palma, por sua vez, é uma pequena ilha paradisíaca com pouco mais de dois quilômetros de extensão. Apresenta apenas 2 opções de hospedagem, sendo uma mais confortável com pensão completa (Hotel Isla Palma Reserva Natural) e outra mais econômica com opções de quartos compartilhados ou privativos (Mistica Island Hostel – Isla Palma).

melhores hotéis Colômbia Cartagena

Foto aérea de Isla Palma. Foto: Booking.com

E você, gostou deste post?

Siga o nosso Instagram @pegadasnaestrada e conheça lugares secretos em diversos lugares do mundo.

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

10 Comentários

  1. Nós estivemos na Isla Mucura em 2018 e nos apaixonamos perdidamente por esse lugar. Continua sendo um dos lugares mais lindos que já vi na vida, e de um sossego incomparável. Muito legal saber que continua assim 🙂

  2. A Ilha de Mucura parece um lugar maravilhoso, que água cristalina. Duas horas numa lancha foi tranquilo ou enjoaram? Encontraram a praia tão tranquila devido à época em que visitaram ou será sempre assim? Espero um dia aproveitar uma lua de mel como essa, mesmo que tenha que levar o adolescente atrás, rs

    • Olá, Ruthia!

      A viagem de lancha foi bem tranquila, mas já vi pessoas contando que enjoaram no caminho. O mar estava bem calmo quando fomos.
      Acredito que as praias da região ficam vazias independente da época, pois a maioria são privativas dos hotéis. De um modo geral, os hotéis são pequenos. Não são aquelas redes hoteleiras gigantescas que encontramos em outras praias do Caribe.
      Abraços
      Cris

  3. Que dica boa! Cartagena está na lista e eu não tinha ideia de que lugar ficar pra curtir praia. Também nunca tomei banho olhando as estrelas, só em camping selvagem, mesmo. Já salvei no Google Maps!

  4. Cartagena está na minha lista de desejos há tempos! Adorei o post e fiquei apaixonada pelo mar do Arquipélago São Bernardo – que sonho de viagem!

Deixe um comentário