O que fazer em São Lourenço – Minas Gerais

0

Localizada na Serra da Mantiqueira, São Lourenço faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, sendo uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil.

Parque das Águas São Lourenço

Parque das Águas em São Lourenço. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A cidade é extremamente bem preparada para o turismo, contando com bons hotéis na região turística; inúmeros barzinhos e restaurantes; lojas, galerias e feirinhas ao ar livre; hotéis fazenda; passeios de balão e maria-fumaça, além do famoso Parque das Águas.

Ficamos hospedados 2 noites em São Lourenço e curtimos muito as atrações e a animação da cidade. Vale lembrar que São Lourenço recebe diversos festivais durante o ano, tais como o Festival de Cervejas Artesanais da Serra da Mantiqueira e os festivais de corais.

No post de hoje, falaremos sobre o que fazer em São Lourenço, onde se hospedar, o que comer e muito mais. Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo.

1) O que fazer em São Lourenço

1.1) Parque das Águas de São Lourenço

Considerado o cartão postal da cidade, o Parque das Águas é mesmo uma atração obrigatória em São Lourenço.

Com 430 mil metros quadrados de área, o Parque das Águas é dividido em dois setores:

Setor 1 do Parque das Águas

É nesse setor onde encontramos as famosas fontes de águas minerais, sendo 9 no total. Devido às suas propriedades terapêuticas e medicinais é comum ver turistas com garrafas ou copos nas mãos provando um pouquinho da água de cada fonte. É permitido beber dessas águas, mas tome cuidado, pois o excesso  pode causar desconfortos gastrointestinais em pessoas que não estão acostumadas.

O que fazer em São Lourenço

Fonte no Parque das Águas. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ainda nesse setor, encontramos um enorme lago com pedalinhos, caiaques e barquinhos para alugar; circuito de caminhada; restaurante e lanchonete; o famoso letreiro de São Lourenço; parquinho infantil; lojinhas e a pequena Ilha dos Amores. Logo ao lado do lago, há ainda o balneário de São Lourenço, que oferece serviços hidroterápicos, banhos turcos, limpeza e hidratação de pele, duchas escocesas, sauna e outros tratamentos.

São Lourenço Minas Gerais

Jardim no Parque das Águas. Fonte: CFR / Blog Pegadas na Estrada

turismo São Lourenço Minas Gerais

Parquinho infantil no Parque das Águas. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Setor 2 do Parque das Águas

Conhecido como Parque II, aqui encontramos quadras de esportes; pista de cooper e de bicicleta, jardim japonês, além de 4 duchas de água mineral.

1.2) Passeio de Maria Fumaça de São Lourenço à Soledade de Minas (Trem das Águas)

Um dos passeios que mais gostamos em São Lourenço foi a viagem no Trem das Águas até Soledade de Minas.

Trem das águas São Lourenço Minas Gerais

Estação do Trem das Águas em São Lourenço. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O passeio acontece em uma autêntica locomotiva a vapor, oriunda da Estrada de Ferro Leopoldina, e tem duração total de 2 horas, sendo 40 minutos (ida), 40 minutos (volta) e 40 minutos de parada na estação de trem de Soledade de Minas. Ao longo do trajeto, há cantores e violeiros que animam o passeio. No trem também são vendidas algumas bebidas, como água, refrigerante e cerveja.

As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados e emendas de feriados. Normalmente aos sábados há saídas às 10:00 da manhã e 14:30. Aos domingos, apenas às 10:00, mas podem abrir outros horários em feriados prolongados. Para saber a programação dos feriados, recomendamos conferir no site oficial ou entrar em contato pelo e-mail tremdasaguas@abpf.com.br ou pelo telefone (35) 3332-3011.

Há ainda a opção de fazer a pré-reserva por Whatsapp (35) 98817-6477. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou dinheiro. Confira os valores e os horários atualizados no site oficial do Trem das Águas.

 Trem das Águas São Lourenço

Passeio no Trem das Águas em São Lourenço. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Estação de trem de Soledade de Minas

O Trem das Águas fica parado cerca de 40 minutos na estação de trem de Soledade de Minas, onde há várias barracas de comidas e bebidas locais, tais como queijos da região da Mantiqueira, cervejas e cafés locais, e de artesanatos. Há ainda um pequeno museu ferroviário, uma sala com um vídeo que conta a história de Soledade de Minas, banheiros e uma cachoeira (artificial).

Estação de trem Soledade de Minas

Estação de trem de Soledade de Minas. Oh queijinho bão! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

passeio trem das águas Minas Gerais

Cachoeira na Estação de trem de Soledade de Minas. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Em 40 minutos não é possível visitar a estação e ainda visitar a cidade de Soledade de Minas. Caso seja seu interesse visitar a cidade, recomendamos ir de carro ou descer do trem e ir direto para a região da paróquia da cidade, mas não há muitas atrações turísticas fora da estação.

1.3) Vila Mineira

Localizada no calçadão de pedestres de São Lourenço, a Vila Mineira é um centro comercial com lojinhas construídas em estilo colonial, que nos lembra Paraty e Ouro Preto.

Na pequena vila,  encontramos cervejarias, bistrô, sorveterias, loja de açaí, artesanatos e as famosas sombrinhas coloridas, que dão um charme a mais a esta atração!

roteiro São Lourenço Minas Gerais

Vila Mineira em São Lourenço. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.4) Aldeia Vila Verde

Localizada ao lado do Parque das Águas e do Hotel Brasil, a Aldeia Vila Verde é um conjunto de 66 chalezinhos verdes, que abriga lojinhas de roupas e artesanatos.

A entrada é gratuita e as lojinhas ficam abertas diariamente.

1.5) Rua Wenceslau Brás (calçadão de pedestres em São Lourenço)

Com início ao lado do Carmen Palace Hotel, esse pequeno calçadão de pedestres é bastante animado e cheio de barzinhos (um do lado do outro). É também nesta rua que encontramos a charmosa Vila Mineira.

1.6) Passeio de balão

O passeio de balão sobrevoa o Parque das Águas, a cidade de São Lourenço e algumas paisagens da Serra da Mantiqueira.

A empresa Flat Balonismo oferece o passeio com cerca de 60 minutos e incluí um café colonial ao final.

Nós não chegamos a fazer o passeio, pois o tempo estava muito chuvoso, mas acredito que deva ser uma experiência bastante interessante. Para maiores informações, consulte o site oficial da Prefeitura de São Lourenço. 

1.7) Fazendinha & Praia de Minas

Um lugar diferenciado para desfrutar o contato com a natureza em São Lourenço é a chamada Fazendinha e Praia de Minas.

É possível ficar hospedado no local e usufruir da sua infraestrutura ou pagar o ingresso para passar o dia.

No Fazendinha & Praia de Minas há uma prainha artificial, piscina com cascata, lago e pescaria, passeio de pônei, quadriciclo, passeio na fazendinha, playground, horta orgânica, loja e degustação de produtos das região, piscina com cascata e muito mais.

2) Onde se hospedar em São Lourenço

  • Fazendinha e Praia de Minas: como falamos no item acima, este estabelecimento é uma boa opção para quem quer aproveitar o dia em uma prainha artificial e curtir o clima de fazenda. O hotel está localizado a cerca de 2 km do Parque das Águas.
  • Carmen Palace Hotel: para quem quer ficar bem localizado e bem instalado, esse é o hotel ideal. Localizado em frente ao Parque das Águas, o hotel oferece um terraço com piscina, bom café da manhã e quartos com ar condicionado, frigobar e wifi.
  • Hotel Central Parque: também muito bem localizado (em frente ao Parque das Águas), esse hotel oferece terraço com piscina e vista, sauna, academia, piano bar e estacionamento gratuito. Os quartos oferecem ar-condicionado, frigobar e varanda (alguns com vista do parque).

3) Onde comer em São Lourenço

São Lourenço oferece várias opções de locais para comer, desde barzinhos com mesas na rua, até bistrôs mais refinados e cafeterias.

A seguir, algumas sugestões:

  • Unique Cafés: um lugar para quem curte degustar cafés diferenciados. Localizado em um agradável espaço na Via Othon de Carvalho, 1020, Vale dos Pinheiros.
  • Circuito das Cervejas: boa variedade de cervejas artesanais, chopes , pratos e tira-gostos. Funciona tanto de dia, quanto de noite.
  • Restaurante Casarão: localizado próximo ao Hotel Brasil, o Casarão é um restaurante tradicional em São Lourenço, que oferece comida mineira no quilo com bom custo-benefício. Nos finais de semana e feriado é bom ir cedo, pois costuma haver fila na porta.
  • Calçadão de São Lourenço: nessa rua de pedestres há uma série de barzinhos com mesas ao ar livre. Comemos em uma casa de espetinhos muuuito bons, mas infelizmente não lembramos do nome. Lá você também encontra espetinhos e pratos executivos com excelente custo-benefício.

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário