O que fazer em Arraial do Cabo: roteiro, hospedagem e dicas de viagem

0

Com águas azuis cristalinas e areia branquinha, Arraial do Cabo é um dos destinos de praia mais procurados do Brasil. A pequena cidade de menos de 30 mil habitantes está localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, pertíssimo de Búzios e Cabo Frio.

Com um território bastante recortado pelo mar, Arraial do Cabo possui praias e enseadas para todos os perfis de viajantes. Há ainda pequenas e paradisíacas ilhotas na região, como a famosa Ilha do Farol, que pode ser visitada em um passeio de barco.

No post de hoje, traremos um guia completo de viagem sobre Arraial do Cabo. Nele você encontrará dicas sobre o que fazer em Arraial do Cabo, sugestões de roteiro, hospedagens com bom custo-benefício, quantos dias ficar em Arraial do Cabo e muitas outras dicas. Ao final, se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

Guia de viagem de Arraial do Cabo: o que fazer, roteiro, dicas, hospedagem, melhor época e muito mais

1) O que fazer em Arraial do Cabo

Prainha de Arraial do Cabo

Uma das praias preferidas pelas famílias com crianças, a Prainha de Arraial do Cabo é facilmente acessada de carro, possui boa infraestrutura de bares na areia, além de pousadas e casas de aluguel na redondeza.

Prainha Arraial do Cabo Rio de Janeiro

Prainha de Arraial do Cabo, ideal para famílias com crianças! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O mar na Prainha é tranquilo, com poucas ondas e águas cristalinas. A faixa de areia é estreita se comparada à Praia Grande, por exemplo, e a maré costuma subir após meio dia. A nossa dica é chegar bem cedo na Prainha para aproveitar bem a faixa de areia e para pegá-la mais vazia.

O que fazer em Arraial do Cabo

Prainha de Arraial do Cabo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro Arraial do Cabo

Prainha de Arraial do Cabo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Praia Grande em Arraial do Cabo

Bastante central, a Praia Grande de Arraial é bastante movimentada e repleta de barzinhos e restaurantes. Mesmo sendo a praia mais urbanizada de Arraial, a Praia Grande ainda conta com águas azuis cristalinas e areia branquinha. O mar, por sua vez, é bem mais agitado do que o mar da Prainha.

Se você gosta de praias mais vazias, a dica é andar para o lado direito de quem chega na Praia Grande. Como a praia é enorme (cerca d 40 km de extensão), certamente você irá encontrar um pedacinho de areia só seu!

Melhores praias de Arraial do Cabo

Prainha Grande em Arraial do Cabo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Não perca a dica que escrevemos no item 4 deste mesmo post! 

Prainhas do Pontal do Atalaia e Gruta do Amor

As chamadas “Prainhas do Pontal do Atalaia” são 2 praias lindíssimas, que viram uma só quando a maré está baixa. Elas estão localizadas de frente para a famosa Ilha do Farol e possuem o mesmo mar calmo e azul cristalino que a ilha.

Prainhas do Pontal do Atalaia Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Quem chega nas prainhas logo se depara com uma enorme escadaria, de onde se tem vistas belíssimas. Na areia, próximo a essa escadaria, é possível alugar cadeiras de praia e sombrinhas, mas os preços são bem salgadinhos. Se você não pretende alugar ou levar o seu próprio equipamento, a nossa dica é andar para o lado esquerdo (de quem desce a escadaria), rumo a Gruta do Amor (final da praia). Se você chegar cedo, conseguirá um bom lugar de sombra próximo à gruta e ainda tirará boas fotos. Vale lembrar que não há árvores ou barracas de praia nas prainhas.

 

roteiro Arraial do Cabo Rio de Janeiro

Gruta do Amor, Arraial do Cabo. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Como chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia

As prainhas estão localizadas um pouco afastadas da região central, sendo necessário estar de carro para chegar até elas ou usar táxis / Uber. Também é possível chegar até lá em um dos barcos-táxi que partem da Praia dos Anjos ou mesmo alguns passeios que vão até a Ilha do Farol.

Veja a seguir, como chegar de carro às Prainhas do Pontal do Atalaia:

Para acessar a estradinha de terra que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia, é necessário entrar no condomínio Pontal do Atalaia. Normalmente, funcionários da prefeitura ficam um pouco antes da entrada do condomínio controlando o número de carros que vão para as prainhas e cobrando uma taxa única de estacionamento na cidade.

Apesar de ser de terra, a estrada para as prainhas estavam em boas condições quando fomos e não sentimos a necessidade de um carro 4×4.

Para estacionar: identificar a entrada das prainhas é bem fácil. Além da vista maravilhosa que temos do alto da estradinha, você verá a entrada para uma enorme escadaria de madeira que desce até a areia (super fotogênica). Mais do que isso, provavelmente você verá uma grande quantidade de carros estacionados a sua direita na própria estradinha. Basta parar e fazer o mesmo.

Atenção: é proibido estacionar do lado esquerdo da estrada no sentido de quem chega, ou seja, no lado do mar. Isso acontece porque a estrada é bem estreita e esse espaço é essencial para retornar.

Praia do Forno

A Praia do Forno é uma das mais lindas de Arraial do Cabo e é cercada por natureza. O mar é calmo e a água cristalina. Na praia você encontra alguma estrutura de bar (simples) e uma região de árvores à esquerda para quem quer curtir a praia mais tranquila.

Não é possível chegar de carro até a Praia do Forno, sendo necessário pegar um barco táxi que parte da Praia dos Anjos ou fazer uma pequena trilha.

Trilha para a Praia do Forno

Fizemos a trilha até a Praia do Forno e recomendamos muuuuuito. A distância é relativamente curta, mas a trilha é bem íngreme.

A entrada da trilha está localizada na Rua Vera Cruz, em frente ao Porto do Forno. Para chegar até lá, basta seguir para a Praia dos Anjos e caminhar para a esquerda rumo a essa rua.

A entrada da trilha é gratuita e as bolsas são revistadas. Não é possível entrar com caixa de som ou vidro na bolsa.

Assim que você passa a entrada, você se depara com uma parte íngreme da trilha. Logo de cara, você já tem uma vista linda da Praia dos Anjos a sua esquerda.

Continue subindo e logo você terá o auge da trilha. Daqui, você já vê toda a Praia do Forno e poderá tirar fotos incríveis.

Ao todo, a trilha leva uns 20 minutos cada trecho e não é tão cansativa. Vai por mim: não se assuste com a subida, pois vale à pena!

Trilha para a Praia do Forno Arraial do Cabo

Trilha para a Praia do Forno, Arraial do Cabo. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Passeio de barco até a Ilha do Farol (Praia do Farol)

A Ilha do Farol (Praia do Farol) está localizada em uma área que pertence a Marinha, cujo número de visitantes por vez é controlado. Para chegar até a ilha, é necessários embarcar em um dos diversos passeios que partem da Praia dos Anjos.

ilha do Farol

Passeio de barco até a Ilha do Farol, Arraial do Cabo.

De maneira geral, os passeios duram de 3 a 4 horas e incluem a Ilha do Farol, a Gruta Azul, a Fenda de Nossa Senhora e a Pedra do Gorila. Alguns passeios incluem também as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno. Se você tiver pouco tempo, vale à pena pegar os passeios completos. Se você tiver mais dias na cidade, no entanto, é preferível fazer as Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno por conta própria, pois os passeios completos ficam pouco tempo em cada praia.

Dicas para contratar o seu passeio à Ilha do Farol

Antes de fechar o seu passeio é bom verificar a capacidade do barco e o que está incluído. Há passeios em barcos pequenos, com cerca de 20 pessoas, e em barcos maiores com cerca de 100 pessoas. Alguns oferecem lanche, outros churrasco e até bebidas. Vale à pena pesquisar as opções na Praia dos Anjos e mesmo barganhar. Na alta temporada, um desconto pode ser mais difícil, mas na baixa temporada sempre dá para fazer um bom negocinho!

Para quem já está nas Prainhas do Pontal do Atalaia, há ainda a possibilidade de pegar o barco para a Ilha do Farol e retornar. Este não é um jeito oficial, mas existe. Durante a baixa temporada, é possível que os passeios que partem do Porto da Praia do Anjos estejam com poucos passageiros. Quando isso acontece, alguns barqueiros aproveitam a parada de 1 hora que fazem nas Prainhas do Pontal do Atalaia para oferecer para aqueles que já se encontram ali a possibilidade de ir a Ilha do Farol pagando um preço mais barato. É sempre bom confirmar todos os detalhes antes de embarcar, principalmente se o retorno será para as Prainhas do Pontal do Atalaia ou para a Praia dos Anjos.

Praia Brava

Bem menos disputada, mas ainda assim linda, a Praia Brava é uma pequena praia cercada por rochas e muita natureza. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha tranquila e depois uma escadaria de pedra. No caminho, você terá boas vistas e mirantes.

Observe que a faixa de areia é estreita e não há infraestrutura de bares e restaurante. É o tipo de passeio para quem já foi nas principais atrações de Arraial do Cabo, mas prefere um lugar mais calmo e menos badalado.

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos em si não é das melhores, pois é onde se localiza o porto de Arraial do Cabo. Daqui, partem os principais passeios de barco, que vão à Ilha do Farol por exemplo, e vários barcos-táxi, entre eles os que seguem para a Praia do Forno ou para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Pontal

Se você seguir pelas praias de Cabo Frio no sentido “Praia do Forte – Dunas – Foguete“, a Praia do Pontal é a primeira praia que vemos quando chegamos em Arraial do Cabo. Ela é praticamente uma extensão da sua vizinha Cabo Frio.

A Praia do Pontal tem uma enorme faixa de areia branquinha, mas não oferece infraestrutura de bares e restaurantes. Há algumas poucas barracas de pescadores, algumas árvores e costuma estar vazia, mesmo na alta temporada. É uma boa opção para fugir das infinitas excursões que chegam em Arraial do Cabo nos finais de semana e feriados. Apesar de bonita, não é das nossas preferidas.

Cuidado para não confundir!

Os nomes das praias de Arraial do Cabo não são muito criativos. Por isso, é fácil confundir a “Prainha” com “Prainhas do Pontal do Atalaia” com “Praia do Pontal”. Atente-se ao nome de cada uma das praias ou salve o nosso post em seu celular se preferir!

Bate-volta de Arraial do Cabo a Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio está localizada a apenas 20 minutos de carro de Arraial do Cabo e merece uma ou várias visitas. Além de belas praias, Cabo Frio também oferece um centro histórico super charmoso, mirantes, bons restaurantes, excelente rede hoteleira e uma vida noturna agradável.

A seguir, as principais atrações de Cabo Frio que recomendamos:

  • Para bater perna: Bairro Passagem, Forte São Mateus, Canal Itajurú, Morro da Guia e Rua dos Biquínis
  • Para curtir praia: Praia das Conchas, Ilha do Japonês, Praia do Peró e Praia do Forte

Para saber mais sobre Cabo Frio e ver opções de roteiros, confira o post que escrevemos “O que fazer em Cabo Frio: 10 atrações imperdíveis”.

Bate-volta de Arraial do Cabo a Búzios

Búzios está um pouco mais distante do que Cabo Frio (cerca de 1 hora de Arraial do Cabo), mas também apresenta praias bonitas e um centrinho charmoso. Se você tiver poucos dias, recomendo focar mais na região de Arraial do Cabo e Cabo Frio. Mas se você dispõe de vários dias na região, vale sim incluir Búzios também na sua viagem!

A seguir, as nossas atrações preferidas em Búzios:

  • Praia Ferradurinha
  • Praia Azeda e  Praia Azedinha)
  • Praia de João Fernandes
  •  Orla Brigitte Bardot e Rua das Pedras

2) Quantos dias são necessários para conhecer Arraial do Cabo

É possível conhecer as principais atrações de Arraial do Cabo em 3 dias completos. Para quem tem mais tempo, no entanto, é possível explorar outras atrações menos disputadas de Arraial e ainda conjugar com passeios bate-volta a Cabo Frio e a Búzios, já que essas cidades estão a 20 e 60 minutos respectivamente de Arraial do Cabo.

No próximo item, você encontrará algumas sugestões de roteiro de 3, 5, 7 e 10 dias por Arraial do Cabo e por outras praias da Região dos Lagos!

3) Sugestões de roteiro em Arraial do Cabo

Roteiro de 3 dias em Arraial do Cabo

  • Dia 1: Praia do Forno + Espumante na Praia Grande
  • Dia 2: Prainhas do Pontal do Atalaia + Praia Brava
  • Dia 3: Prainha + Passeio de Barco à Ilha do Farol e à Gruta Azul

Roteiro de 5 dias em Arraial do Cabo

  • Dia 1: Praia do Forno + Praia dos Anjos
  • Dia 2: Prainhas do Pontal do Atalaia + Praia Brava
  • Dia 3: Passeio de Barco à Ilha do Farol e à Gruta Azul + Espumante na Praia Grande
  • Dia 4: Prainha
  • Dia 5: Bate-volta à Cabo Frio (Para das Conchas + Ilha do Japonês)

Roteiro de 7 dias em Arraial do Cabo

  • Dia 1: Praia do Forno + Praia dos Anjos
  • Dia 2: Prainhas do Pontal do Atalaia + Praia Brava
  • Dia 3: Passeio de Barco à Ilha do Farol e à Gruta Azul + Espumante na Praia Grande
  • Dia 4: Prainha
  • Dia 5: Bate-volta para Cabo Frio (Para das Conchas + Ilha do Japonês)
  • Dia 6: Bate-volta para Cabo Frio (Praia do Forte + Forte São Mateus + Mirante do Arpoador)
  • Dia 7: Bate-volta para Búzios (Praia Ferradurinha + Orla Brigitte Bardot + Rua das Pedras)

Roteiro completo de 10 dias na Região dos Lagos

  • Dia 1: Praia do Forno + Praia dos Anjos
  • Dia 2: Prainhas do Pontal do Atalaia + Praia Brava
  • Dia 3: Passeio de Barco à Ilha do Farol e à Gruta Azul + Espumante na Praia Grande
  • Dia 4: Prainha
  • Dia 5: Bate-volta para Cabo Frio (Para das Conchas + Ilha do Japonês)
  • Dia 6: Bate-volta para Cabo Frio (Praia do Forte + Forte São Mateus + Mirante do Arpoador)
  • Dia 7: Bate-volta para Búzios (Praia Ferradurinha + Orla Brigitte Bardot + Rua das Pedras)
  • Dia 8: Bate-volta para Cabo Frio (Praia do Peró + Bairro Passagem + Canal do Itajurú + Morro da Guia)
  • Dia 9: Bate-volta para Búzios (Praia de João Fernandes + Praia Azeda + Praia Azedinha)
  • Dia 10: Praia do Pontal

4) Dicas sobre Arraial do Cabo

Melhor horário para curtir as praias de Arraial do Cabo

Sem dúvidas, o melhor horário para curtir as praias de Arraial do Cabo é no período da manhã. De maneira geral, as praias de Arraial são muuuuuuuuito procuradas e costumam ficar lotadas a partir de meio dia. Para quem não importa de acordar cedo e nadar em águas geladas, recomendamos chegar nas praias antes das 09:00 da manhã, em especial na Prainha do Pontal do Atalaia, que possui limite de vagas de estacionamento.

Quiosques de praia

Com exceção da Prainha do Pontal do Atalaia, onde o custo de aluguel de cadeiras e guarda sol é bem alto, nas outras praias, é comum os donos das barracas oferecerem o uso gratuito de sua infraestrutura, desde que você consuma uma porção naquela barraca. Em muitas delas, você pode inclusive consumir a sua própria bebida, desde que consuma uma porção. O preço das porções não costuma ser barato, mas ainda assim achamos que valeu à pena.

Espumante em Praia Grande

Arraial do Cabo por só já é o paraíso, agora imagine com uma taça de espumante! Bebemos espumante em praticamente todas as praias de Arraial do Cabo, mas a nossa dica vai para a Praia Grande.

Em Praia Grande, dirija-se para o lado direito de quem chega, contrário ao lado onde estão as barracas. Ande, ande e ande, até encontrar um local vazio e só seu. Aqui, arme a sua canga, sirva o seu espumante e sinta o que estamos falando.

Mas não se esqueça: nada de taças de vidro na praia, hein? Compramos 2 taças de acrílico baratinhas em BH mesmo e sempre as carregamos na mala. A garrafa fica o tempo todo na bolsa térmica e assim evitamos que o vidro se quebre. O lixo sempre retorna todo para a nossa casa e a praia continua limpinha e livre de cacos de vidro!!!

Atenção: não é possível percorrer a trilha que vai para a Praia do Forno com garrafa ou outros itens de vidro. Todas as bolsas são revistadas na entrada da trilha.

Melhores praias do Rio de Janeiro

Aí sim! Foto; RMA / Blog Pegadas na Estrada

Alimentação

Praia Grande e Prainha possuem boa estrutura de bar/restaurante/petiscos de praia. Para as demais, como Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia, Ilha do Farol Praia Brava, é bom levar o seu próprio lanche, bebida e saco de lixo.

5) Quando ir a Arraial do Cabo

Antes de tudo, é importante saber que Arraial do Cabo é um dos destinos de praia mais procurados do Brasil. De maneira geral, as praias costumam ficar lotadas, principalmente durante as férias de verão e feriados.

Por isso, se você puder, evite dezembro, janeiro e todos os feriados. Além disso, é o no alto verão que os dias são mais chuvosos.

Na nossa opinião, os melhores meses para visitar Arraial do Cabo são março, abril, maio, setembro e outubro (venta um pouco mais). Da última vez, fomos em março e achamos perfeito!

Se você, no entanto, não se incomoda com vento ou água fria, junho a agosto e novembro também são boas opções.

6) Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo não possui muitas opções de hospedagem, principalmente na alta temporada. Por isso, costumamos nos hospedar na sua vizinha Cabo Frio, que possui excelente infraestrutura hoteleira, além de muitas opções de restaurantes e bares.

Para saber mais sobre hospedagem em Cabo Frio, leia o item “Onde se hospedar em Cabo Frio” no post que escrevemos “O que fazer em Cabo Frio: 10 atrações imperdíveis”

Para você, no entanto, que não abre mão de se hospedar em Arraial do Cabo, sugerimos abaixo algumas opções com bom custo-benefício.

Pousadas em Arraial do Cabo

  • Pousada do Timoneiro: localizada a apenas 200 metros da Praia Grande, essa pousada oferece quartos com ar-condicionado e frigobar, café da manhã no estilo buffet, recepção 24 horas, estacionamento gratuito e piscina.
  • Pousada Vista Turquesa: ideal para casais, essa pousada está localizada a uma curta distância de carro das Prainhas do Pontal do Atalaia, em um cenário com vista deslumbrante. A pousada oferece piscina ao ar livre, café da manhã, banheira de hidromassagem, estacionamento gratuito e wifi.
  • Chamos Hostel Cultural: opção super econômica e descolada. Com localização central, esse hostel oferece dormitórios com banheiro privativo e ar condicionado, cozinha compartilhada, wifi, depósito de bagagem e atividades culturais como aulas experimentais de danças, yoga e terapias holísticas.

7) Top 3 atrações do Pegadas na Estrada

Arraial do Cabo é mesmo o Caribe Brasileiro. Se você, no entanto, não dispõe de tantos dias, não deixe de incluir no seu roteiro as seguintes atrações:

  • Ilha do Farol (Praia do Farol)
  • Prainhas do Pontal do Atalaia
  • Praia do Forno

Essas são as nossas top atrações, mas todas elas são linda!!!

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário