Roteiro em Tromso – Dia 1: Fiordes e Aurora Boreal

31

A maioria dos turistas que procuram um roteiro em Tromso estão em busca das famosas “Luzes do Norte“. De fato, Tromso é um dos melhores lugares do mundo para ver Aurora Boreal e não é tão frio como outras regiões, tais como Alasca ou Islândia.

O que muita gente se pergunta, no entanto, é o que fazer em Tromso durante o dia, enquanto a Aurora Boreal não aparece. Nós também tivemos essa dúvida. Após pesquisar bastante, descobrimos um excelente roteiro pelos fiordes da região. Neste post, contaremos todos os detalhes do nosso dia e daremos dicas para você que pretende “caçar” a Aurora Boreal por conta própria.

Roteiro pelos fiordes de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro pelos fiordes de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!

1) Aluguel de carro para o seu roteiro em Tromso

Para realizar esse roteiro em Tromso, será necessário alugar um carro.

Como falamos no primeiro post sobre Tromso, existem algumas locadoras de veículos tanto no aeroporto, quanto no centro da cidade. Por questões de logística, alugamos o nosso carro na Avis/Budget, no centro. Para mais detalhes sobre as locadoras, clique aqui.

2) Roteiro em Tromso (conhecendo as região dos fiordes):

Antes de fazer o roteiro, é bom dar uma passada rápida no Centro de Informações Turística de Tromso (Visit Tromso), localizado na Kirkegata 2, para olhar as condições da estrada e pegar um mapa da região dos fiordes, que ajuda bastante. Também é possível fazer o download desse e de outros arquivos, clicando aqui.

Brochures Tromso disponíveis no Centro de Informações. Foto: Visit Tromso

Brochures Tromso disponíveis no Centro de Informações. Foto: Visit Tromso

Balsa para Svensby

De Svensby a Lyngseidet



De Lyngseidet a Koppangen

Rumo a Nordkjosbotn

3) Caçada à Aurora Boreal por conta própria em Tromso

Para ver Aurora Boreal com qualidade, é necessário que a atividade dos ventos solares esteja boa, que o céu não esteja nublado e que não haja luzes da cidade. Por isso, aconselhamos a pegar o carro e afastar um pouco da área urbana. Para saber mais sobre como fotografar a Aurora Boreal, clique aqui.

É possível que em Tromso esteja nublado. No dia em que fomos, estava muiiiiito nublado. Chegamos a pensar que seria impossível ver Aurora Boreal. No entanto, como já conhecíamos a estrada E8, descobrimos o segredo das agências de turismo e resolvemos fazer igual.

E qual é o segredo?

O segredo chama-se Lyngsalpene, uma cadeia de montanhas que barra a umidade vinda de Tromso, deixando a região próxima à Finlândia em ótimas condições para ver Aurora Boreal. É para lá que a maioria das excursões vão à noite em busca das “Luzes do Norte”. E foi para lá que nós fomos!!!

Pegamos a estrada E8 novamente em direção a Nordkjosbotn e, em seguida, a E6 em direção a Helligskogen (clique aqui para abrir o mapa em uma nova janela). Fomos parando ao longo da estrada sempre que avistávamos alguma possibilidade de ver Aurora Boreal. Você verá muitos carros e vans parados ao longo dessas estradas, não tem como errar. Além disso, no mapa do Visit Tromso, existe um símbolo roxo com uma “seta” branca que indica bom ponto para observar auroras.

É uma verdadeira caçada, mas o resultado é encantador!!!

roteiro em Trosmo

Aurora Boreal no nosso roteiro em Tromso, Noruega. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Caçada à Aurora Boreal em Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Caçada à Aurora Boreal em Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

roteiro em Tromso aurora boreal

Quase chegamos na Finlândia! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Onde se hospedar no seu roteiro em Tromso:

A melhor maneira de conhecer Tromso é caminhar por suas ruas, sobretudo a Storgata. Por isso, o ideal é se hospedar na região do centro histórico da cidade.

Centro Histórico de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Centro Histórico de Tromso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Nessa região, é possível encontrar hotéis com bom-custo benefício, tanto para quem busca hotéis superiores, quanto para aqueles que possuem um orçamento mais econômico. A seguir, duas opções interessantes para ambos os públicos:

  • Hotel econômico em Tromso:

Localizado no centro histórico de Tromso, a apenas 200 metros da rua comercial Storgata, o Smarthotel Tromsø oferece quartos com banheiro privativo por um bom custo benefício.

O staff é super simpático e a recepção funciona 24 horas.

O café da manhã é disponível por um custo adicional e é bem completinho.

  • Hotel superior em Tromso:

Localizado na rua comercial Storgata, no centro de Tromso, o Scandic Grand Tromsø é um hotel super confortável, que oferece quartos com banheiro privativo, amenidades de banho, secador de cabelo, televisão e internet wi fi.

A recepção funciona 24 horas e a equipe organiza passeios na região. O ônibus que faz a ligação da cidade com o aeroporto pára exatamente em frente ao hotel.

O café da manhã é servido em estilo buffet e é muuuuuito completo.

Sem dúvida, uma excelente opção de hospedagem em Tromso.

5) Tromso no nosso roteiro

A viagem a Tromso fez parte do nosso roteiro de 19 dias pela Escandinávia, que também incluiu a Suécia, Dinamarca, Finlândia e um bate-volta à Estônia. Para ver o roteiro completo, com a ordem das cidades visitadas, dicas de hospedagem, resumo das atrações visitadas em cada dia e link para o post detalhado de cada destino, leia esse post.

Gostou do nosso roteiro em Tromso?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

 Índice de Posts de Tromso, Noruega 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

31 Comentários

  1. Ola Renato / Cristina , estou programando uma viagem de 22 dias ( maio / junho – 2020 ) pela Noruega , Dinamarca e Suécia . Li seus posts e achei bem bacana – Nossa viagem inicia em Oslo mas sempre priorizamos belezas naturais ao invés de visita a museus e castelos . Sempre alugamos um carro e adoramos programas de bike ( nosso esporte oficial no Brasil ). Gostaria de algumas dicas pois ficamos na dúvida em alguns pontos principalmente aquele passeio Nutshell entre Oslo e Bergen . Será que poderíamos faze-lo com malas e de forma mais devagar aproveitando os pontos bonitos e locando bikes no caminho ? Gostaríamos de algumas dicas suas em relação e quando utilizar o carro . Seria interessante descolar entre esses paises de carro ou trem / lowcost …etc.Quais os locais imperdiveis nesses países ?.coincidência ou não acho que minha esposa tb no mesmo local que vc . se puder envie o comentário para o meu email . Agradeço !!!

    • Olá, André! Tudo bem?

      O passeio Norway in a Nutshell é todo feito utilizando transporte público, portanto, você pode fazer sim parando no caminho. O tour é totalmente personalizável. Durante o processo de reserva, você pode adicionar atividades como caiaque, rafting, tirolesa, hiking, passeio de lancha, etc. Além disso, você também pode escolher partidas mais tardes, para ficar mais em algum lugar ao longo do caminho.

      Com relação ao passeio de bike, nós não fizemos, portanto, é difícil opinar sobre algum. Mas no site do Visit Norway tem algumas sugestões e informações sobre as rotas de bike do país. Além disso, a Fjord Tours também tem opções de excursões e de aluguel de bikes. Vale a pena dar uma olhada. Já vimos em outros países, a estrutura das pistas de ski (gôndolas, elevadores, etc) ser aproveitada para fazer downhill. Pode ser uma experiência interessante.

      A respeito das malas, se você for fazer o Norway in a Nutshell começando em um destino e terminando em outro, você deve levar toda a sua bagagem. Esse foi um dos motivos pelo qual fizemos o passeio começando e terminando na mesma cidade. Como tínhamos muita bagagem, achamos que seria mais confortável começar e terminar em Bergen e fazer o deslocamento até Oslo em outro dia.

      Se você preferir, no entanto, é possível contratar um serviço de transporte para as suas malas. Eles pegam a bagagem no seu hotel de origem e entregam no hotel de destino. Para saber mais, clique neste link.

      Para alugar o carro em uma cidade e devolver em outra, costuma ser cobrado uma taxa de trajeto único que é bem cara na Escandinávia. Por isso, acho que o ideal é fazer os deslocamentos de trem ou avião e alugar carro apenas para visitar aqueles destinos em que o transporte público não chega com facilidade.
      Um abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  2. Olá Cristina e Renato!
    Parabéns pelo site de vocês! Muitas informações boas!
    Sobre a aurora boreal, o que vcs indicam: Noruega ou Islândia?
    E de outras belezas e passeios, quais destas cidades?
    Obrigada!
    Caroline.

    • Renato de Araújo on

      Olá, Caroline!

      Primeiramente, muito obrigado pelo elogio. É muito gratificante ter esse retorno dos leitores! 🙂

      Com relação à sua pergunta, não existe uma resposta pronta. Tanto Noruega quanto a Islândia tem prós e contras. Ao invés de escolher um destino, vou falar das vantagens e desvantagens de cada um:

      Islândia

      Pró:
      – O país tem atrações incríveis para serem visitadas durante o dia. Assim, mesmo que vocês não vejam a aurora boreal, a viagem já vale muito a pena pelas suas belezas naturais.
      – Como existem muitas atrações interessantes, é possível ficar de 7 a 10 dias sem ficar entediado. E, como para ver a aurora dependemos da natureza, quanto maior a estadia, maior serão as chances.

      Contra:
      – A Islândia está ligeiramente ao sul do Círculo Polar Ártico. Por isso, para conseguirmos ver as luzes, é preciso que a atividades dos ventos solares seja um pouco mais forte (pelo menos 3 kp)

      Tromso:

      Pró:
      – Tromso está dentro do Ártico. Assim, precisa de atividade menos intensa dos ventos solares
      – Por causa das correntes marítimas, é menos frio do que outros lugares dentro o Círculo Polar Ártico

      Contra:
      – Existem atrações interessantes na cidade e nos arredores para serem visitadas em 3-4 dias. Depois desse período, não hão tanta coisa diferente para se fazer.
      – Quem vai para Tromso vai com a ideia de ver a aurora. Se, por acaso, não for possível vê-la, você pode voltar frustrado.

      Na nossa experiência pessoal, ficamos 7 dias na Islândia e vimos a aurora uma vez, no Lago Myvatn. Foi uma experiência linda, mas foi bem menos intensa do que a que vimos em Tromso. Lá, ficamos 3 noites e vimos a aurora 2 vezes, uma por conta própria e outra com uma excursão.

      A Islândia, por outro lado, é um destino tão incrível que a aurora acaba sendo apenas um bônus.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  3. Olá, obrigado pelo excelente post que me deu uma nova perspectiva dessa viagem que desejo fazer !!
    Por favor, é possível dizer se final de setembro (27/09 até 02/10) é uma boa data para caçar a Aurora ?? Vocês caçaram a Aurora por somente uma noite ? conseguiram ver bastante a Aurora ? realmente compensa ir por conta própria caçar a aurora ou é melhor contratar uma agência?

    • Renato de Araújo on

      Olá Giovana,

      Que bom o nosso blog está te ajudando. Ficamos muito felizes em saber! 🙂

      Se precisar de mais alguma ajuda, é só deixar nos comentários!

      Um abraço e uma excelente viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  4. Olá casal, obrigado pelo excelente post. Vou com a minha mulher em +-18 de março. Considerando que o percurso até Helligskogen dura 2 horas (e ainda tem mais 2 horas de volta), qual é um bom horário pra sair de Tromso e ver a aurora? e quanto custa um aluguel de carro em Tromso?

    • Olá André,

      Em 18 de março, o sol se põe por volta das 18 hrs, mas começa a escurecer mesmo a partir das 19 hrs. A partir desse horário já é possível ver estrelas e, consequentemente, a aurora boreal. Acho que esse seria um bom horário para sair de Tromso. Assim, durante o caminho vocês já podem ir observando o céu para ver se as luzes aparecem. Lembrando que não é necessário chegar em Helligskogen para ver a aurora. Se, no meio do caminho, vocês conseguirem parar em um lugar com o céu aberto e longe de fontes de luzes artificiais, já dá para parar e esperar.

      Para consultar o horário do por-do-sol em outros dias, consulte o site Time and Date.

      O aluguel de um carro, nessa época, está saindo por volta de € 64 no site Rentalcars.

      Abraço,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

    • Olá Izabel,

      É possível visitar os fiordes em Bergen o ano inteiro. No inverno, o cenário fica ainda mais bonito, com as montanhas cobertas de neve. As desvantagens são que o dia será mais curto e as temperaturas estarão mais baixas, portanto, é importante ir bem agasalhada.

      Abraço,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  5. Pessoal,

    Excelente dicas e parabéns pelo blog. Estou precisando de um help de vocês e ficaria muito grato com uma dica. Seguinte, estarei chegando em Trosmo em Janeiro de 2019 e estava pensando em alugar um carro para ir em busca da Aurora e Fjordes. Porém estou receoso das condições climáticas. Não tenho experiência em dirigir na neve ou coisas parecidas. Vocês acham que isso poderia ser um problema? É possível fazer sem maiores problemas esse percurso que vocês fizeram, mas debaixo de neve?

    Muito obrigado por qualquer dica!

    • Olá Thiago,

      Você estará no Ártico durante o auge do inverno, portanto, é quase certo que você deve pegar gelo ou neve na estrada. Em condições normais, você não terá problemas desde que tome os seguintes cuidados:

      – mantenha uma distância maior para o carro da frente, já que o tempo de frenagem também será maior
      – faça as curvas mais devagar
      – freie suavemente e com mais antecedência
      – um carro 4×4 permitirá mais tração, estabilidade e segurança
      – sempre verifique as condições das estradas antes de sair

      A grande questão é se o tempo virar e você pegar uma tempestade de neve. Nesse caso, o cenário pode ficar bem assustador. Para mais informações sobre dirigir no inverno na Noruega, veja essa site https://www.vegvesen.no/en/traffic/planning-your-trip

      Abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

      • Olá.

        Adorei as dicas. Eu e o meu marido vamos em janeiro de 2019. Queria saber se precisa de alguma permissão especial para dirigir em Tromso.
        Já dirigimos na Islândia e a experiência é incrível, queremos repetir em Tromso.

        Obrigada.

        • Renato de Araújo on

          Olá Steffanie,

          Não precisa nenhuma permissão especial para dirigir em Tromso. Teoricamente, a CNH brasileira por si só é válida, mas sempre recomendamos levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) para evitar problemas.

          Como você vai bem no inverno, é recomendável ter bastante cautela ao dirigir, consultando as condições das estradas antes de sair e adotando a direção bem defensiva. Deixar um espaço maior para o carro da frente e frear suavemente e com mais antecedência são alguns cuidados básicos.

          Abraço e boa viagem,

          Renato
          Blog Pegadas na Estrada

  6. Olá pessoal, primeiramente, obrigada por compartilhar as informações. Estarei indo para Tromso final de janeiro e pretendo seguir esse roteiro de vcs, até pq é a primeira vez que estou indo para um lugar tão diferente. Atualmente, estou morando em Dublin e possuo uma conta de banco aqui, estava pensando em só utilizar o meu cartão na função débito ao invés de comprar dinheiro em espécie. Vcs acham que isso é pertinente? Vcs utilizaram cartão ou dinheiro? Obrigada.

    • Olá Daianne,

      A gente costuma ter, pelo menos, um pouco de dinheiro em espécie na moeda local para pequenas despesas e para o restante usamos o cartão de crédito. Na Noruega, o cartão é tão bem aceito que, em algumas cidades, até o ônibus pode ser pago com ele.
      Para você, que tem conta bancária na Europa, ainda existe a vantagem de não pagar os 6,38% de IOF. Talvez o melhor para você seja concentrar os gastos no cartão mesmo. Mas, ainda assim, eu sacaria uma pequena quantidade no caixa eletrônico para qualquer eventualidade. Apenas lembre-se de conferir a taxa de saque junto ao seu banco.

      Abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  7. Boa casal! Muito bom o post, vou pra Tromso daqui um mês. Seguirei as dicas. Porém baixei o APP Northern Lights e o APP só mostra “Try” ou “Go” nenhum lugar achei falando sobre os raios solares de 0-9 como vocês falaram, podem me ajudar? Obrigado

    • Renato de Araújo on

      Olá Eduardo,

      Que bom que você gostou do post. Ficamos felizes em saber disso. 🙂

      O Norway Lights realmente não dá a intensidade da aurora, apenas dá a recomendação “Try” ou “Go”. Em ambas as situações o APP verifica se há atividade mínima de ventos solares e se há nuvens no céu. Se o céu estiver limpo e com atividade de ventos solares ele diz “Go”. Se houver ventos solares, mas a previsão for de céu nublado ou parcialmente nublado, ele diz “Try”.

      Para saber a intensidade da aurora, você tem que entrar no site do Icelandic Met Service. Apesar deste site ser voltado para a Islândia, a atividade dos ventos solares é a mesma da Noruega.

      Abraço e boa sorte na sua caçada pela aurora,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  8. Thiago Montenegro on

    Gostaria de agradecer imensamente a dica de Helligskogen, contra tudo e contra todos, embarcamos cerca de semanas atras para um roteiro de 10 dias entre Finlândia, Russia e Noruega. Sendo o mote da viagem apreciar a Aurora Boreal (mesmo com todos dizendo que nesta época era impossível avistá-la), pois bem, durante os 3 dias que tivemos na região de Tromso, graças as vossas dicas, em dois dos mesmos conseguimos contemplar a grandiosidade da Aurora Boreal.

    Sds

    Thiago Montenegro

    • Uauuu, que perfeito!
      A gente fica super feliz de fazer parte disso.
      Seja sempre muito bem vindo ao nosso blog.
      Desejamos que você faça muitas outras viagens incríveis como esta. Conte com a gente.
      Abraços,
      Cristina e Renato.

  9. Olá “pegadas na estrada” =)

    Amei todos relatos de vcs sobre a Noruega, e saibam que estão me ajudando muito já!!!

    Será que podem me ajudar com uma duvida?
    Vou alugar um carro na cidade para ir até Lofoten, porém preciso alugar na Sixt, pelo horario de entrega no Aero…Pelo que vi eles não tem loja no centro.
    Irei pro centro de Tromso apenas um dia, para conhecer (estarei hospedada do outro lado da ponte, no Tromso Camping).
    Como é pra estacionar na rua da cidade? Existe essa possibilidade ou temos de pagar um estacionamento pelas horas que ficarmos pelo centro?

    Obrigada desde já! =)

    • Renato de Araújo on

      Olá Dani,

      Que bom que nosso trabalho está ajudando no planejamento da sua viagem. É muito gratificante pra gente saber disso. 🙂
      Que top que vocês vão para Lofoten, está muito na lista de lugares que a gente quer conhecer.
      Com relação ao estacionamento em Tromso, a notícia ruim é que não existe estacionamento gratuito no centro. Mesmo na área ao redor do centro, o estacionamento é exclusivo para moradores com “permits”.

      Sobre estacionar na rua

      Para saber se é permitido estacionar na rua procure por uma placa azul com um grande “P” branco. Se embaixo desta placa tiver uma outra placa branca com alguns horários, significa que o estacionamento é pago nestas horas. Um texto do tipo “Maks 2 timer” significa que o tempo máximo permitido é 2 horas. O texto “P-kort” significa que a área é exclusiva para moradores com “permit”.
      Para entender melhor, veja as placas nesta imagem.
      http://tromso-parkering.no/wp-content/uploads/2014/10/Engelsk.jpg

      Estacionamentos pagos

      Para consultar os estacionamentos disponíveis na cidade, consulte o site do Parkopedia. Coloque a data e os horários que você pretende ficar que o site calcula o valor bem aproximado.

      Estacionamento nos túneis

      Tromso tem uma grande rede de túneis que cortam a cidade. Dentro destes túneis, existem estacionamentos que, pelas pesquisas que fiz antes da minha viagem, eram os mais baratos da cidade. Não posso te confirmar essa informação, pois não os utilizei, mas vale a pena verificar.
      Olhando para o mapa da Tromso no Google Maps, você verá umas “ruas” representadas em cinza. Estes são os túneis, mas a localização exata do estacionamentos dentro deles, eu desconheço. Para ler mais sobre estes estacionamentos, veja esse link:
      https://www.visittromso.no/en/Parking1

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, é só falar. 🙂
      Não hesite também em entrar em contato com o Visit Tromso (info@visittromso.no), eles foram super solícitos e ajudaram bastante no planejamento da nossa viagem.

      Abraço e boa viagem!!!

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  10. Olá! Fiquei encantada com esse passeio pelos fiordes e quero muito fazer esse mesmo roteiro que vocês relataram! Estou chegando em Tromso dia 01/03 e fico até o dia 05/03 de 2017. É apenas eu e meu marido, temos 32 anos, e as nossas preocupações são: a) se o carro precisa ser maior, ou se pode ser qualquer carro; b) se precisa colocar correntes; c) se vocês consideram que foi perigoso, com condições muito diferentes das que estamos acostumados aqui no Brasil, tipo as estradas muito cheias de neve, que exija alguma perícia especial para guiar, e considerando que iremos no inverno; d) e se precisa da carteira internacional, ou se a nossa brasileira já é aceita.
    Parabéns pelo relato maravilhoso e desejo muito mais viagens espetaculares para vocês!!

    • Renato de Araújo on

      Olá Mari,

      Essa viagem realmente é muito linda. Fomos sem muitas expectativas e voltamos encantados.
      Com relação às suas dúvidas:
      a) Pode ser qualquer carro. No entanto, nessa época, um carro 4WD te dará mais estabilidade e segurança. Não precisa ser grande. Nós alugamos um carro econômico, mas a agência nos forneceu um Suzuki Vitara. É um mini SUV pequeno, mas que já resolveria o problema, pois é 4×4.
      b) Não precisa de correntes. De 15 de outubro a 1º de maio, pneus de inverno são obrigatórios e já devem estar incluído no seu aluguel. Os tais dos “studded tyres”, que são pneus com tachinhas de metal, são melhores ainda, pois aumentam a aderência. Verifique com a locadora se eles têm disponível ou se é necessário. Se for 4×4, o pneu de inverno normal é mais do que suficiente.
      c) Não acho perigoso, basta dirigir com bastante cautela. É possível que vocês peguem neve ou gela na estrada. Neste caso, tome as seguintes precauções:
      – Mantenha uma distância maior para o carro da frente
      – Não entre tão forte nas curvas
      – Freie mais suavemente e com mais antecedência do que o normal
      – Não corra
      Se tomar estes cuidados, acho que não tem perigo.
      d) Precisar, não precisa, mas eu gosto de levar a Permissão internacional para evitar dores de cabeça. A embaixada da Noruega diz o seguinte: “O brasileiro, quando na qualidade de turista, pode dirigir com a carteira brasileira de habilitação, sendo aconselhável o uso da carteira internacional de motorista, expedida no Brasil.”

      Se você ainda estiver insegura, troque uma ideia com o pessoal do Visit Tromso. Eles têm um atendimento fantástico e respondem rapidamente e com super boa vontade a todas as perguntas.

      Se precisar de mais ajuda, é só falar. 🙂

      Abraço,

      Renato e Cristina
      Blog Pegadas na Estrada

    • Obrigada, Renata! Que ótimo que você gostou! A Noruega é realmente linda, paisagens incríveis que parecem pinturas. Com certeza você irá amar! Ainda nesta semana, publicaremos o post do 2º dia em Tromso, não perca! Grande abraço 🙂

Deixe um comentário