Em meio à rota comercial que uniu a Rússia à Escandinávia, a pequena Tallinn, fundada em 1050, aos poucos ganhou o seu espaço na região, desenvolveu-se e chegou a fazer parte da Liga Hanseática, um poderoso grupo mercantil e militar formado pelos países do norte europeu.
Para garantir a sua prosperidade, a cidade ergueu enormes muralhas ao seu redor, muralhas estas que podem ser vistas até hoje e dão um charme medieval à capital da Estônia.
A Cidade Velha de Tallinn, listada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, pode ser facilmente visitada em apenas 1 dia. É nessa região onde estão as principais atrações da cidade e excelentes restaurantes com pratos típicos da culinária estoniana.
Em outubro de 2015, fizemos uma bate-volta de Helsinque para Tallinn. A seguir, descreveremos todos os detalhes que fizeram dessa viagem um dia tão especial.
1) Como chegar:
O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn, que oferece conexões principalmente para capitais do norte europeu, como Estocolmo, Copenhague, Londres e Moscou.
A cidade também pode ser acessada por ferries, uma maneira super agradável de viajar. Existem ferries que chegam à capital da Estônia via Estocolmo (16h, viagem noturna) ou Helsinque (de 1h30 a 3h30). As companhias que fazem esses trajetos são Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line e Eckerö Line.
Como estávamos em Helsinque, pegamos o ferry da Tallink Silja Line, às 7:30 da manhã e voltamos pela mesma empresa às 19:30. O nosso dia rendeu bastante e foi tempo suficiente para conhecer o centro histórico, almoçar em um restaurante típico, tomar uma cerveja local, comprar alguns souvenirs e claro, comprar bebidas alcoólicas baratas.
2) Viagem de Helsinque à Tallinn pela Tallink Silja Line
A viagem de bate-volta de Helsinque para Tallinn foi bastante tranquila e agradável. Não precisamos passar por imigração, alfândega ou qualquer outro procedimento burocrático.
A viagem demorou cerca de 2 horas. Por causa da proximidade e da facilidade de entrar e sair do país, diversos finlandeses vão à Estônia apenas para comprar bebidas alcoólicas. De fato, as bebidas lá são muiiiiiito mais baratas do que em outros países escandinavos e você encontra diversas lojas de bebidas bem próximas ao porto de chegada.
O ferry da Tallink Silja Line é enorme, com lanchonetes, bares, restaurantes, lojas, playground e muitas máquinas de caça níquel. Um ponto negativo que achamos é que em seu interior não há poltronas para o viajante comum. É necessário se acomodar em alguma mesa em um dos seus espaços gastronômicos ou comprar a passagem em uma classe superior. Existem ainda algumas cabines individuais que nos pareceram confortáveis, mas não estavam disponíveis para essa viagem.
Dica: embarque rápido e procure uma mesa, o ferry fica lotado. Se pretende tirar um cochilo durante o trajeto, evite o setor onde estão os caça-níqueis, o barulho ao longo da viagem chega a ser bastante incômodo.
Atenção: existem dois terminais de ferry em Helsinque. Verifique com antecedência de qual terminal parte o seu navio. A Tallink Silja Line utiliza o terminal oeste (Lansiterminaali) em sua rota para a capital estoniana.
3) Roteiro na Cidade Velha de Tallinn:
O centro medieval de Tallinn é bem próximo ao ponto de chegada do ferry (aproximadamente 1 km) e é composto por duas áreas principais: a parte alta Toompea e a cidade baixa.
Seguimos à pé do porto até as muralhas da cidade velha, de onde começamos o nosso passeio pela parte baixa. O nosso roteiro ficou assim:
Igreja de São Olavo (ou Oleviste)
Construída no século XIII, a igreja chegou a medir 159 metros, por volta de 1500, mas teve o seu tamanho reduzido, ao longo dos anos, em virtude de vários incêndios. Atualmente a torre da igreja possui cerca de 124 metros de altura e está aberta à visitação.
Praça Raekoja:
Nessa praça estão diversos cafés, restaurantes, lojas, a prefeitura e a farmácia mais antiga da cidade (construída em 1422). Um ótimo local para tomar uma cervejinha e curtir o movimento.
Avenida Vene:
Localizada nas proximidades da praça Raekoja, a avenida Vene também é repleta de restaurantes e lojinhas. Entre a Vene e a Müürivahe, existe uma pequena passagem, chamada Katariina Kaik, onde estão diversos artesãos.
Pikk jalg e Catedral de Alexandre Nevsky:
Chegamos à parte alta da cidade através de uma pequena caminhada pela Pikk jalg, uma das ruelas mais bonitinhas da cidade.
Assim que chegamos em Toompea, encontramos uma típica igreja ortodoxa russa, a Catedral de Alexandre Nevsky.
Condenada por muitos estonianos e considerada um símbolo da dominação russa sobre o país, a catedral é hoje uma das principais atrações da cidade antiga de Tallinn, tendo sido declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1997.
Bem em frente à catedral, existe um jardim de onde se tem uma boa vista da cidade e o Parlamento da Estônia (antigo Castelo Toompea).
Igreja Toomkirik ( St Mary’s Cathedral)
A igreja mais importante de Tallinn é a luterana Toomkirik, que representa o período de domínio alemão na região. A igreja, construída no século XV, abriga túmulos da nobreza da época e também está aberta à visitação.
Terraço Kohtu
De lá, seguimos para o Terraço Kohtu, de onde se tem uma ótima vista da Igreja de Santo Olavo e da cidade. Para achá-lo, basta seguir a rua Kohtu, que começa atrás da igreja, e segui-la até o final. O terraço estará a sua direita.
Bem perto dali, existe outro mirante, o Patkuli, que fica localizado na rua RahuKohtu, de onde se tem a melhor vista da igreja e das muralhas da cidade.
Igreja de São Nicolau (ou Niguliste)
Construída no século XIII, a igreja foi dedicada a São Nicolau, padroeiro dos pescadores e marinheiros. Atualmente abriga uma filial do Museu de Arte da Estônia, concentrando-se principalmente na arte eclesiástica da Idade Média em diante.
Resumo do dia: esses foram os principais pontos turísticos visitados, mas não é necessário seguir o roteiro à risca. O legal é passear com calma pela cidade antiga e se perder por suas ruelas. Aliás, a região é tão pequena, que é provável que você passe em frente às atrações várias vezes por dia, rs. Por isso, não se afobe para conhecer tudo, o tempo é suficiente, apenas curta!
4) Alimentação
As refeições na Estônia são bem mais baratas do que as servidas na Finlândia ou em outros países escandinavos. Aliás, tudo lá é mais barato!
Por isso, aproveite para provar muita comida local e exótica em restaurantes aconchegantes, que levam ao pé da letra a cultura medieval.
Tivemos um almoço delícia em um restaurante bem típico (Talu Korts) na Rua Viru, nº 18. Pedi um peixe local e o Renato, carne de javali. Comida boa e preço justo!
Peixe no restaurante Talukorts, Tallinn. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Apesar de pequenininho, o centro de Tallinn está cheio de pequenos restaurantes como esse.
Um outro local que achamos bem interessante, com funcionários a caráter e comida medieval, foi o Olde Hansa.
Não chegamos a conhecê-lo, mas pelo que vimos no cardápio e na internet, pareceu-nos muiiiito atraente. Mas prepare o bolso, ele é bem carinho para os padrões estonianos.
5) Compras
Para quem gosta de experimentar comidas diferentes e bebidas alcoólicas, Tallinn é o paraíso. Não é à toa que os finlandeses voltam com várias malas carregadas de bebidas.
Uma das lojas que mais gostamos foi a Eesti Esindus, localizada na rua Viru 3. A loja tem vários produtos locais, como mel de frutas vermelhas, embutidos, bebidas estonianas, chocolates, um pouco de tudo. E o mais legal é que a maioria deles está disponível para degustação. A vendedora que nos atendeu foi super simpática, explicou tudo com a maior boa vontade. Aliás, os estonianos são bem simpáticos. Daria até para fazer um post, se tivéssemos anotado, só sobre as histórias dela e da loja, rs.
Na volta para o porto, ainda passamos em uma grande loja de bebidas e compramos cerveja, espumante, Akavit (um aguardente originário dos países escandinavos) e vodka, muita vodka, para a família inteira!!!
6) A volta
Para completar a nossa jornada, pegamos o ferry às 19:30 e voltamos bebendo parte das nossas comprinhas!
Importante: não tenha vergonha, os finlandeses também fazem isso!!!
7) Tallinn no nosso roteiro
A viagem a Tallinn fez parte do nosso roteiro de 19 dias pela Escandinávia, que também incluiu a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Para ver o roteiro completo, com a ordem das cidades visitadas, dicas de hospedagem, resumo das atrações visitadas em cada dia e link para o post detalhado de cada destino, leia esse post.
Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.
Pensando em conhecer Tallinn? Dê um pin na foto abaixo e salve este guia no seu Pinterest!
Você também poderá gostar de ler:
Helsinque: roteiro de 1 dia
Roteiros na Noruega: Oslo, Bergen, Tromso e Stavanger
Estocolmo: roteiro de 2 dias
Islândia: roteiro de 7 dias
18 Comentários
Olá Cristina, acabamos de voltar de Tallinn e seguimos todas as suas dicas. Foram fantásticas !!
Obrigado por compartilhar conosco. Pode ter certeza que fez toda a diferença na nossa viagem, desde a saída do ferry em Helsinki até a volta de Tallinn.
Abraços!
Que ótimo!!!
É muito bom ter feedback de vocês! Ficamos muito felizes 🙂
Sucesso com as próximas viagens e conte com a gente!
Abraços
Cris
Adorei ler as dicas e os comentários de quem já foi e considerou suas dicas. Vou em Julho e vou levar as dicas no papel, pra não ter erro.
Olá, Alessandra!
A gente fica super feliz de poder ajudar outros viajantes também.
Que você faça uma incrível viagem. Tallinn é uma gracinha de cidade medieval.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Abraços
Cris e Renato
Oi casal!!
Adoramos acompanhar os posts e as dicas de vocês. Estamos preparando a segunda parte do nosso ano sabático e acabamos pegando várias dicas do blog de vcs! Parabéns pelo trabalho! Tudo com muito conteúdo e qualidade ímpar!!!
Bjs,
Yara e Luciano
Olá, Yara e Luciano!
Que bom que vocês estão gostando e que o nosso blog irá ajudá-los nesse projeto maravilhoso!
Sucesso para vocês.
Abraços
Cristina e Renato.
Olá, Cristiana e Renato.
Saindo há pouco de Tallinn com a família.
Muito boa a visita!
As dicas de vcs foram incríveis (assim como de outras cidades nórdicas)! Objetivas e ajudaram muito a nos dar um Norte (às vezes Sul , Leste e Oeste…rs).
Parabéns por esse blog de vcs! Continuarei seguindo.
Abraços!
Olá, Cláudio! Que maravilha ouvir isso! A gente fica super feliz de poder ajudar. Esperamos que você e a sua família aproveitem muuuuito essa viagem, é uma região linda! Grande abraço, Cristina e Renato.
Essa cidade é uma graça!
A descobri tem alguns meses e jà a favoritei no meu mapa dos desejos!
O que me deixa curiosa é a distância dela com algumas cidades que visitei e ao mesmo tempo, suas semelhanças (vi muito de Bratislava e Praga em Tallinn).
Otimo post e lindas fotos!
Olá, Juliana! Muito obrigada pelo comentário! Tallinn tem um dos centros históricos mais lindos que já vimos. Também adoramos cidadezinhas medievais e gostamos muuuuito de Praga e da Bratislava. A grande vantagem da Europa é esta: podermos visitar vários lugares assim, tão próximos uns dos outros, não é mesmo? Que você realize essa viagem também. Abraços, Cristina e Renato.
Oi Cristina e Renato, adorei esse post! Muito obrigada por compartilhar!
É tranquilo comprar a saída do ferry no dia de partida? Ou vocês reservaram antes?
Olá Maria Cecília,
Nós reservamos com antecedência, mas, no dia em que viajamos, estava bem tranquilo para comprar na hora. O ferry era bem grande e não estava lotado. Vimos, inclusive, algumas pessoas nos guichês que pareciam estar comprando a passagem. Se você tiver flexibilidade nas suas datas, até dá para arriscar, mas se for importante para você viajar em uma data específica, eu recomendo reservar com antecedência, principalmente se for no verão ou nos finais de semana.
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa tarde, vi o roteiro e gostei muito. Entretanto, gostaria de saber qual a moeda do país e sobre a segurança da cidade.
Olá, Gustavo. A cidade é super segura e aconchegante. A moeda local é o Euro mesmo. Bem tranquilo. Abraços, Cristina e Renato.
oi Cristina, adorei as dicas de Tallin! Pesquisei no teu blog antes de ir para a Finlândia e segui “passo a passo”, tudo muito fácil , barco bacana, preços mais em conta…
e valeu a pena! obrigada e sucesso!
Olá, Daisy! Que ótimo! Ficamos super felizes de saber disso. Tallin é uma cidade linda, né? Continue nos acompanhando e, sempre que precisar, estaremos aqui. Abraços, Cristina e Renato.
Oi Cristina… vi que sua viagem foi turística, mas sobre cursos, sabe de algo? Vou acompanhar minha mãe na viagem e não queria só ficar de papo pro ar…
Olá, Tatiana! Obrigada pela visita. Infelizmente passamos apenas um dia em Tallinn, foi tempo suficiente apenas para conhecer os pontos turísticos. Ficamos restritos ao centro histórico, mas a cidade fora dessa área pareceu-nos bem completa. Existem várias instituições educacionais na cidade. Dê uma pesquisada nestas:
Estonian Academy of Arts
Estonian Academy of Security Sciences
Estonian Academy of Music and Theatre
Estonian Business School
Estonian Maritime Academy
Estonian Evangelical Lutheran Church Institute of Theology
National Institute of Chemical Physics and Biophysics
Tallinn University
Tallinn University of Technology
Boa sorte e uma ótima viagem.
Abraços.