Geleiras da Nova Zelândia: Fox Glacier e Franz Josef

2

Fazer turismo na Nova Zelândia é viajar e se apaixonar por fiordes, vulcões, lagos, cidades históricas e, claro, grandes geleiras.

Turismo na Nova Zelândia

Trilha para a geleira Franz Josef. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Em nossa road trip pelo país, visitamos Fox Glacier e Franz Josef, duas geleiras lindíssimas, localizadas na costa oeste da ilha sul da Nova Zelândia.

Acessadas facilmente a pé, essas geleiras estão entre as mais populares e visitadas do país. Há também opções de passeios de helicóptero, skydive, escaladas ou caminhadas no gelo, enfim, atividades para os mais variados gostos e bolsos. Confira essas atividades também no site oficial do Órgão de Turismo na Nova Zelândia.

No post de hoje, detalharemos o nosso roteiro de 1 dia na região das geleiras e traremos dicas de onde se hospedar. Ah, e para você que está acessando o nosso site pela primeira vez, saiba que este post faz parte de uma série de conteúdos que preparamos sobre a nossa road trip de 20 dias na Nova Zelândia.

1) Parque Nacional Westland Tai Poutini

O Parque Nacional Westland Tai Poutini é uma área de preservação de entrada gratuita, que abriga picos de até 3.000 metros de altura, florestas, lagos, vales, rios e geleiras.

As atrações mais visitadas do parque são o Lago Matheson e as geleiras Fox Glacier e Franz Josef, que, nos últimos anos, têm apresentado forte recuo.

1.1) Lago Matheson

Localizado a cerca de 5 km do vilarejo de Fox Glacier, o Lago Matheson foi formado na última Grande Era do Gelo, quando parte da geleira se espalhou em direção ao mar.

O que faz o Lago Matheson ser tão visitado e tão incrível é que ele reflete em suas águas, em um dia limpo, as imagens dos Mount Cook e Mount Tasman.

Lago Matheson Nova Zelândia

Reflexo no Lago Matheson, mesmo em um dia nublado. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Assim que você chegar na região do lago (coordenadas do GPS: -43.447335, 169.969368), você verá um grande estacionamento gratuito, com um café/restaurante e banheiros públicos.

Siga as placas e faça a trilha que margeia o lago para chegar aos mirantes, de onde se tem as melhores vistas do reflexo.

A trilha toda tem 2,6 km de extensão, tempo estimado de 1h 30min e nível fácil de caminhada.

Se o dia estiver com sol, tire muitas, mas muiiiiitas fotos!

Turismo na Nova Zelândia o que fazer

Mesmo em um dia nublado, tire muitas fotos! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Fox Glacier

Com uma população de aproximadamente 400 habitantes, o pequeno vilarejo de Fox Glacier abriga alguns hotéis, restaurantes e a famosa geleira Fox Glacier, que faz parte do Parque Nacional Westland Tai Poutini.

Para conhecer a geleira, é possível fazer uma pequena trilha que parte do estacionamento do parque, conhecida como Fox Glacier Valley Walk. Essa caminhada, de nível fácil, tem extensão de 2,3 km e tempo estimado de aproximadamente 40 minutos a 1 hora.

Observe que a trilha Fox Glacier Valley Walk, apesar de ser considerada fácil, passa por vários pequenos rios formados a partir de águas de degelo. Em algumas épocas do ano, no entanto, esses rios podem estar bastante volumosos, sendo contra-indicado atravessá-los a pé.

Fox Glacier Nova Zelândia

Rio no meio da trilha em direção à Fox Glacier. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

geleira nova zelandia

Rio no meio da trilha em direção à Fox Glacier. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Para quem dispõe de mais tempo e procura um pouco mais de aventura, é possível fazer escalada ou caminhada guiada sobre a geleira e até um voo panorâmico na região. Se esse é o seu caso, vale a pena olhar alguns desses passeios em Fox Glacier.

1.3) Franz Josef

Outro pequeno povoado na região, com aproximadamente 330 habitantes, Franz Josef também abriga uma geleira lindíssima, de mesmo nome, que pode ser visitada por meio de trilha, caminhada guiada na geleira ou um voo panorâmico.

Percorremos a trilha Franz Josef Glacier/Kā Roimata o Hine Hukatere Walk, com extensão de 5,4 km (ida e volta) a partir do estacionamento e tempo estimado de 1 hora e 30 minutos.

 Franz Josef nova zelândia

Trilha para a geleira Franz Josef. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Infelizmente, em virtude do aquecimento global, a geleira de Franz Josef retraiu bastante nos último anos, ficando um pouco distante da trilha. Por esse motivo, não é possível acessá-la por meio dessa caminhada. Você chegará apenas até um mirante, de onde se tem uma boa vista da geleira.

geleira Franz Josef Nova Zelândia

Ponto de observação da geleira Franz Josef. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Apesar disso, amamos fazer essa trilha, já que as paisagens obtidas de dentro do vale são maravilhosas e inesquecíveis.

 

o que fazer na Nova Zelândia

Trilha para a geleira Franz Josef em meio ao vale. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

viagem turismo na nova zelândia

Cachoeira no meio da trilha para a geleira Franz Josef. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Atração extra: Minnehaha Walk!

Se você se hospedar em Fox Glacier, como fizemos na noite anterior a este roteiro, você terá a oportunidade de fazer uma caminhada noturna, que passa pelos famosos Glow Worms. Para quem nunca ouviu falar, os Glow Worms são pequenos animais fluorescentes, que ficam pendurados entre as moitas, transformando a floresta em um verdadeiro céu estrelado.

A trilha é gratuita, curta (1,2 km o loop), segura e parte da cidade de Fox Glacier. Para acessá-la, basta se dirigir à estrada principal que chega à cidade, mais especificamente na coordenada de GPS (-43.467273, 170.017043). Lá não há placas ou estacionamento. Basta parar o carro no acostamento e seguir a trilha.

Dicas Importante:

  • Leve uma lanterna para se localizar, mas a apague no meio da trilha para conseguir ver os Glow Worms.
  • Procure os bichinhos nos arbustos e nas raízes das árvores.
  • É praticamente impossível fotografar os Glow Worms, mas vai por mim: a experiência é muuuuuito divertida!
  • Para saber o roteiro que fizemos no dia anterior às geleiras, clique aqui.

3) Onde se hospedar

3.1) Fox Glacier

Como falamos, escolhemos a cidade de Fox Glacier para nos hospedar e aproveitamos para percorrer a Minnehaha Walk.

A seguir, algumas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

3.2) Franz Josef

Franz Josef também é um vilarejo bem agradável e que oferece boas opções de hospedagem.

A seguir algumas opções de hotéis bem avaliados, também para vários gostos e orçamentos:

Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

Pensando em fazer turismo na Nova Zelândia e conhecer as geleiras Fox e Franz Josef?

Dê uma pin na foto abaixo e salve este post no seu Pinterest para consultá-lo depois!

Tudo sobre viagem e turismo na Nova Zelândia. No post de hoje, conheça as geleiras Fox Glacier e Franz Josef e saiba o que fazer. Roteiro completo pelo país

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

2 Comentários

Deixe um comentário