O Haast Pass é uma estrada cênica lindíssima, que se inicia na cidade de Wanaka; passa por uma faixa estreita que liga os lagos Hawea e Wanaka, conhecida como The Neck; e corta as cadeias de montanhas da ilha sul da Nova Zelândia em direção ao mar.
Essa rota era tradicionalmente usada pelos povos maori, que iam para a costa oeste da ilha, em busca das apreciadas pedras de Jade.
Atualmente, é uma rota bastante turística, recheada de trilhas e belas paisagens e que não pode faltar em nenhum roteiro por esse país!
No post de hoje, descreveremos todas as atrações que visitamos ao longo da Haast Pass. Esta matéria faz parte de uma série de posts que escrevemos sobre a Road Trip de 20 dias que fizemos pelas ilhas sul e norte da Nova Zelândia.
1) Roteiro de 1 dia pela Haast Pass:
-
Lago Wanaka
Acordamos no Base Backpackers, na cidade de Wanaka, onde visitamos o lago Wanaka e demos início a nossa road trip pela Haast Pass.
-
Blue Pools
De Wanaka a Blue Pools são aproximadamente 60 minutos de viagem de carro. Como esta é uma das atrações mais visitadas da Haast Pass, é bom sair de Wanaka beeeem cedo para pegá-la ainda vazia.
Assim que você estacionar, siga a trilha por dentro da floresta até uma ponte. Atravesse a ponte, vire à esquerda e continue caminhando. Você verá uma segunda ponte. Basta atravessá-la e você já estará na parte mais bonita da Blue Pools!
Tempo estimado: de 30 a 60 minutos (ida e volta).
Coordenadas: (-44.164676, 169.276417)
Extensão: 1,5 km (ida e volta)
-
Cameron Lookout Walk
Esta trilha curta levará você até um mirante, de onde se tem uma boa vista do Vale de Makarora e dos picos das montanhas circundantes.
Tempo estimado: 20 minutos (ida e volta).
Coordenadas: (-44.155786, 169.302366)
Extensão: 1 km (ida e volta)
-
Gates of Haast
Uma caminhada curtíssima, bem próxima ao asfalto, leva você até esta série de quedas d’água.
Tempo estimado: 5 minutos (ida e volta).
Coordenadas: (-44.039359, 169.379421)
Extensão: 200 metros (ida e volta)
-
Thunder Creek Falls
Sem dúvida a cachoeira mais bonita da região!
Uma pequena caminhada, que passa por árvores de até 28 metros de altura, leva você até um cenário deslumbrante e gigantesco!
Tempo estimado: 5 minutos (ida e volta).
Coordenadas: (-44.037369, 169.367164)
Extensão: 200 metros (ida e volta)
-
Pleasant Flat
Bem próximo ao estacionamento, você verá uma área de piquenique, com churrasqueira e banheiros. É permitido acampar nesta área por uma pequena taxa.
-
Roaring Billy Falls
Tempo estimado: 25 minutos (ida e volta).
Coordenadas: (-43.939402, 169.285231)
Extensão: 1 km (ida e volta)
-
Knights Point Lookout
Já na costa oeste, em direção ao norte da ilha, faça uma breve parada para ter uma vista panorâmica do litoral selvagem, com a floresta e o oceano se encontrando.
Infelizmente, quando fomos, o tempo estava bastante chuvoso e a nossa visão acabou ficando prejudicada.
Coordenadas: (-43.715367, 169.225522)
-
Fox Glacier – Minnehaha Walk
Finalizada a nossa road trip pelo Haast Pass, seguimos mais 1 hora de carro até a cidade de Fox Glacier, onde nos hospedamos.
Chegamos em Fox Glacier já no início da noite e foi tempo suficiente apenas para tomar um banho, jantar e partir para a nossa próxima trilha: a Minnehaha Walk!
A essa altura, você já deve estar pensando que somos malucos. Fazer uma trilha à noite?
Então, a Minnehaha Walk é exatamente uma trilha para ser feita à noite. Ao longo do caminho, que estará escuro, você verá os famosos Glow Worms. Para quem nunca ouviu falar, os Glow Worms são bichinhos fluorescentes que ficam pendurados entre as moitas transformando a floresta em um enorme céu estrelado.
É bem fácil encontrar os Glow Worms! Basta entrar um pouco dentro da mata, desligar a lanterna e procurá-los nas folhas e, principalmente nos arbustos e nas raízes das árvores. Você verá os pontinhos de luz por todos os lados.
Por mais que tentamos mil vezes, é impossível tirar uma foto que retrate a beleza deste fenômeno. Assim, para ver os pequenos Glow Worms, só mesmo se aventurando por esta trilha. E vai por mim: é bem divertido!
Tempo estimado: 20 minutos (o loop)
Coordenadas: É bem difícil localizar a trilha. Ela começa diretamente na estrada principal e não possui estacionamento ou placas indicativas. Anote as coordenadas e estacione no acostamento da estrada.(-43.467273, 170.017043)
Extensão: 1,2 km (o loop)
2) Onde se hospedar em Wanaka:
Ficamos hospedados no Base Wanaka, um hostel super bem localizado, próximo a todo o tipo de comércio, ao lado de um supermercado grande, a dois quarteirões do lago e a 5 minutos da praia.
Aproveite para fazer compras de alimento em Wanaka, pois os supermercados vão se tornando cada vez mais escassos, à medida que vamos nos aproximando de Fox Glacier e Franz Joseph.
O hostel oferece dormitórios mistos, acomodações apenas para mulheres e quartos de casal com banheiro privativo. Em todas as acomodações há roupa de cama incluída.
No Base Wanaka, você encontra o Mint Bar Café, que serve uma boa seleção de refeições com bom custo benefício e funciona diariamente a partir das 16:00.
Para quem prefere preparar a própria comida, o hostel também oferece uma cozinha compartilhada aparelhada com equipamentos, utensílios e vasilhames.
Outros serviços oferecidos: recepção 24 horas, balcão de turismo, sala de jogos e depósito de bagagem.
3) Haast Pass no nosso roteiro
O Haast Pass fez parte do nosso roteiro de 20 dias pela Nova Zelândia. Para ver o roteiro completo, com todas as cidades e atrações visitas, veja este post que preparamos sobre essa incrível road trip.
Quer saber como apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer o Haast Pass? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
A nossa hospedagem no Base Wanaka foi uma cortesia dessa empresa. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.