Seguir pela costa leste da Islândia foi uma das maiores surpresas da nossa Road Trip.
Sem grandes “atrações” previstas no caminho e sem grandes pretensões, iniciamos a nossa viagem pelos 438 km que nos levariam de Hofn a Husavik.
Momentos como esse costumam ser raros em nossas viagens. Mas são justamente essas raridades que nos afastam de tudo o que foi planejado e nos mostram uma imensidão de possibilidades.
A sensação de estar no leste, distante das multidões, foi de grande paz e liberdade: passeamos por fiordes e montanhas nevadas; dirigimos por estradas completamente desertas; paramos em pequeníssimas cidades e fizemos picnic só eu, o Renato, algumas ovelhas e a paisagem!
E que paisagem! O que não sabíamos é que aquela estrada é, sem dúvida, uma das mais cênicas da Islândia. Em alguns trechos, lembramos do Big Sur na Califórnia, com o mar de um lado, penhascos de outro e vários mirantes (pits) pelo caminho, amamos “pits”!
Mais ao norte da ilha, saímos da estrada principal e pegamos a estrada de cascalho nº 864 até Dettifoss. Apesar de a estrada não ser das melhores, não é necessário ter um carro 4X4. No entanto, como falamos no primeiro post, é imprescindível contratar um seguro contra danos causados por cascalho, rs.
A cachoeira Dettifoss está situada no rio Jökulsá á Fjöllum, que flui a partir da geleira Vatnajökull. As quedas podem chegar a 100 metros de largura e 45 metros para baixo do canyon Jökulsárgljúfur, sendo considerada a maior cachoeira na Islândia, em termos de volume de água.
O acesso às quedas d´água é bem fácil e sinalizado. A entrada é gratuita, assim como o estacionamento e os banheiros.
Ainda tivemos tempo para visitar o Ásbyrgi Canyon, localizado no Parque Nacional Jokulsargljufur. Com 3.5 km de extensão e falésias de até 100 metros de altura, é possível caminhar dentro do cânion por entre árvores e uma paisagem incrível.
Se você chegar no Ásbyrgi, e não compreendê-lo de cara, não se preocupe. Nós também não entendemos. Acostumados com as paisagens tradicionalmente vistas de cima dos cânions, não percebemos que caminhávamos dentro do próprio cânion e por isso ficamos procurando-o por aproximadamente meia hora, rs.
Passada a gafe e de volta a sanidade, amamos o Ásbyrgi Canyon!
Seguimos para o nosso destino final Husavik, onde nos hospedamos no Arbol Guesthouse.
Normalmente, reservamos hotéis com banheiro privativo, mas, em Husavik, devido às poucas opções de acomodações disponíveis na época e aos altos preços cobrados, acabamos ficando no Arbol Guesthouse, um albergue de alguns poucos quartos, que também foi uma grata surpresa. Além da simpatia do staff e da localização perfeita, acabamos ficando em um quarto de casal no último andar, onde existem apenas 2 quartos e 1 banheiro. Por isso, compartilhamos o banheiro com apenas mais 1 quarto, o que foi muito tranquilo. Dica: se você reservar esse albergue pelo site do booking, envie um e-mail para o proprietário e peça para ficar no último andar!
IMPORTANTE: em virtude da grande distância entre Hofn e Husavik, pesquise com antecedência o horário em que o sol irá se pôr. Tente pegar a estrada bem cedo, para que você possa chegar ainda de dia no Ásbyrgi Canyon, ele é lindo!
Veja a seguir o vídeo que fizemos com cenas dos dias 4 e 5 do Roteiro de 7 Dias na Islândia:
Continue lendo este roteiro no post Dia 6: Husavik (observação de baleias), Godafoss e Lago Myvatn . Até a próxima 🙂 .
*** Índice de Posts da Islândia ***
Islândia – É tempo de aproveitar as oportunidades!
Dicas para começar a planejar!
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 1: Blue Lagoon e Reykjavik
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 2: Golden Circle
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 3: Seljalandsfoss, Skogafoss, Vik e Canyon Fjaðrárgljúfur
Roteiro de 7 dias na Islândia: Dia 4: Vatnajökull National Park, Jokulsarlon Glacier Lagoon
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 6: Husavik (observação de baleias), Godafoss e Lago Myvatn
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 7: Lago Myvatn, Costa Oeste, Barnafoss, Hraunfossar e Keflavík
Dicas para encontrar a Aurora Boreal perfeita e para fotografá-la
4 Comentários
olá Cristina e Renato, vou para a islandia com a minah filha a 16 SEt (até 22 set) e não sei se o tempo vai permitor fazer estes 7 dias, mas queria muito visitar o Norte e o Sul. De todo o vosso percurso acham que se for de avião para Akurery estiver lá 2 dias, regressar de aviao a reyjavik e fazer os Sul até hofn. Fico com o melhor da Islandia ;9)
Olá Dora,
Dependendo dos horários dos voos, é possível sim fazer do jeito que você está pensando. Dentro da sua proposta, acho que, no norte, você deveria concentrar mais o seu tempo na região do Lago Myvatn. Depois, quando pegar o voo de volta para Reykjavik, siga para a leste em direção Hofn, fazendo as paradas e pernoites no caminho. Na volta, dá para seguir direto para Reykjavik.
Pessoalmente, no entanto, não gosto de pegar muitos voos em viagens curtas, pois acho um pouco cansativo. Mas isso é muito subjetivo, vai das preferências de cada um. Não sei se pegar um voo para Akureyri te faria ganhar muito tempo, pois são apenas 4h30min de carro de Reykjavik a Akureyri. Se você for de avião, haverá o tempo de conexão, embarque/desembarque, etc, o que, no fim das contas, não seria tão diferente das 4 horas e meia de carro. Como gosto muito de viajar de carro, eu acho que o ideal seria fazer o trajeto circular na ilha ou, caso o tempo seja curto, concentrar em alguma região (p. ex. entre Barnafoss a oeste e Hofn a leste).
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Obrigada, Bruno Sgromo, muito bom ver você por aqui! Islândia já virou país do coração, rs. Grande abraço!
Parabens pelo post. Amo Islandia.
Um abraço Bruno Sgromo