Golden Circle é uma rota turística no sul da Islândia que inclui grandes atrações da ilha como o Parque Nacional Þingvellir, as cataratas Gullfoss e a região geo-termal de Haukadalur com os famosos gêiseres Geysir e Strokkur.
Em formato de looping e com aproximadamente 300 km, é possível percorrer toda a rota em um dia a partir de Reykjavik.
A melhor maneira de percorrê-la é, sem dúvida, de carro, mas também é possível conhecê-la com alguma das inúmeras excursões que partem da capital islandesa.
1) Thingvellir National Park
Saímos de Reykjavik por volta das 08:30 da manhã e seguimos para o Parque Nacional Pingvellir (Thingvellir), nossa primeira parada.
O Thingvellir National Park foi fundado em 1930 e se tornou patrimônio mundial da UNESCO em 2004.
Bem antes disso, em 930, o parlamento islandês se estabeleceu em Thingvellir, ali permanecendo até o ano de 1798. Ainda hoje, podemos ver as ruínas do que foi esse parlamento.
Devido a sua importância histórica para os islandeses, foi escolhido em 17 de junho de 1944, como o local para a realização da cerimônia de independência da Islândia (antes, colônia da Dinamarca).
É também em Thingvellir onde se observa o encontro de duas placas tectônicas: a Eurásia e a Norte Americana. Entre elas, pode-se observar diversas fissuras preenchidas por água e em uma delas (Silfra), é possível fazer um mergulho profissional ou snorkeling. Para mais informações, clique aqui.
Visitar o parque por conta própria é muito simples e a entrada é gratuita. Logo na chegada, você encontra o centro de visitantes, onde é possível pegar todas as informações necessárias, tomar café e comprar souvenir.
A partir de lá, é só seguir para um dos estacionamentos gratuitos do parque e seguir a pé a partir das placas que indicam os caminhos e as distâncias das atrações (cachoeiras, lagos, igreja, parlamento…). OBS: existem vários estacionamentos no parque e cada um está perto de uma atração. Algumas pessoas param no primeiro estacionamento, visitam as atrações e partem para o próximo estacionamento. Nós deixamos o carro apenas no primeiro estacionamento e percorremos todo o parque a pé, muito bonito, fácil e tranquilo.
2) Haukadalur
Ficamos no parque durante toda a manhã e, de lá, seguimos para a região de Haukadalur, onde visitamos os principais gêiseres: Geysir e Strokkur.
Bem em frente aos gêiseres, existe um boneco grande de madeira, vale uma foto!
3) Gullfoss
Continuamos nossa viagem até Gullfoss, a maior cachoeira da Europa.
4) Skálhot
Seguimos pela Golden Circle e fizemos um pequeno desvio (3 km para ir e 3 km para voltar) na via Skálholtsvegur até a histórica vila de Skálholt.
Skálhot foi durante 8 séculos (de 1056 até 1785) um importante centro cultural, político e espiritual da Islândia, sede da primeira escola oficial da ilha destinada à educação do clero.
Também foi nessa cidade que o último bisco católico da Islândia foi assassinado, junto com seus dois filhos, após a Reforma Luterana no país.
5) Kerið
Ainda tivemos tempo para visitar o Kerið, uma cratera vulcânica com água verde no meio. Essa atração é paga (a maioria da atrações na Islândia são gratuitas), mas o valor é bem barato e vale muito a pena. A subida até a borda do vulcão é fácil e rápida. Demos uma volta completa pelas bordas do vulcão e descemos até a água verde. Uma linda experiência!
Hora de ir para casa, continuamos pela Golden Circle até Reykjavik!
Dica:
– Ao longo das estradas da Islândia, pudemos ver diversas placas com o símbolo abaixo. Isso significa que naquela região há alguma atração turística. Fique de olho nessas placas e, se você tiver mais tempo, não deixe de fazer uma parada. Foi assim que chegamos na pitoresca Skálhot!
Gostou do nosso roteiro? Então curta a nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos!
Continue lendo este roteiro no Post Dia 3: Seljalandsfoss, Skogafoss, Vik e Canyon Fjaðrárgljúfur.
*** Índice de Posts da Islândia ***
Islândia – É tempo de aproveitar as oportunidades!
Dicas para começar a planejar!
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 1: Blue Lagoon e Reykjavik
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 3: Seljalandsfoss, Skogafoss, Vik e Canyon Fjaðrárgljúfur
Roteiro de 7 dias na Islândia: Dia 4: Vatnajökull National Park, Jokulsarlon Glacier Lagoon
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 5: Costa Leste, Dettifoss, Ásbyrgi Canyon e Husavik
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 6: Husavik (observação de baleias), Godafoss e Lago Myvatn
Roteiro de 7 dias na Islândia. Dia 7: Lago Myvatn, Costa Oeste, Barnafoss, Hraunfossar e Keflavík
Dicas para encontrar a Aurora Boreal perfeita e para fotografá-la
4 Comentários
Olá. Estou amando e seguindo seu roteiro para passar 8 noites na Islândia em março de 2023, adorei suas dicas e estou seguindo todas. rsrs. Só fiquei na dúvida deste dia em que fez a Golden Circle. vcs voltaram pra dormir em Reykjavik ? Estou pensando em sair para a Ring Road e já dormir mais pra frente, próximo a Seljalandsfoss (que foi sua primeira parada do segundo dia), o que acha?
Estou achando melhor do que voltar pra reykjavik e no dia seguinte ir pro leste novamente…
Olá, Dulce! Tudo bem?
Que bom que você gostou do nosso roteiro e que ele está te inspirando na sua viagem! Ficamos felizes em poder ajudar!
No dia do Golden Circle, optamos por voltar para Reykjavik, mas também é possível dormir em outra cidade para adiantar a Ring Road, como você sugeriu. Algumas opções para essa alternativa é pernoitar em Hveragerði ou Selfoss.
Um abraço e uma ótima viagem para você!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Que demais, estou fazendo posts da Islândia no momento e vou linkar o seu post, abraços
Olá, Flávia! Muito obrigado pelo comentário. Ficamos super felizes de saber que o nosso roteiro está ajudando outros viajantes. Ficaremos muito agradecidos com o link. Por favor, nos mande o post quando estiver pronto. Será um prazer acompanhá-lo também. Abraços, Cristina e Renato.