Fraser Island: roteiro e dicas para uma autêntica aventura na Austrália

29

Patrimônio Mundial da Unesco, Fraser Island é a maior ilha de areia do mundo e um dos lugares mais incríveis e impressionantes que já fomos.

Fraser Island Dicas Roteiro

Fraser Island, Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Existem várias maneiras de conhecer Fraser Island, mas confesso logo no início que, para uma autêntica viagem à ilha de areia, você precisa se aventurar com um carro 4×4 por suas “trilhas”, passar por dentro de florestas úmidas, nadar em lagos cristalinos de água doce e ver estrelas em um acampamento no meio do nada.

4x4 em Fraser Island

4×4 em Fraser Island, Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada 

Há formas mais “cômodas” de conhecer Fraser Island e que também mencionaremos neste post. Mas vai por mim: se você seguir passo a passo essa viagem como fizemos, você irá agradecer eternamente por ter vivido Fraser island em sua forma mais genuína e natural!

Se você está um pouco inseguro de dirigir um 4×4 em um lugar tão diferente e isolado, não se preocupe.

É importante mencionar que esta foi a primeira vez que dirigimos um 4×4 na areia e que tivemos que estudar muito antes de viajar para Fraser Island. Pode parecer estranho no início, mas rapidinho você pega o jeito.

No post de hoje, daremos todas as dicas que aprendemos em nossas pesquisas e in loco, para que você possa explorar com total segurança esse lugar tão diferente e único.

1) Roteiro em Fraser Island

O roteiro em Fraser Island não depende de você, mas sim da maré.

1.1) O que isso significa?

Existem várias atrações em Fraser Island que merecem ser visitadas e que descreveremos neste post. No entanto, a ordem da visita vai depender dos horários em que a maré estiver alta ou baixa.

De maneira geral, não é seguro dirigir na praia 2 horas antes ou 2 horas depois da maré alta. Quando você aluga um carro 4×4 em Hervey Bay, a cidade base para você chegar em Fraser Island, você recebe um papel com o horário das marés na ilha de areia.

Durante o período “proibido” que mencionamos acima, você não pode estar na praia. Nesse caso, existem várias outras atrações seguras no interior na ilha, como o Lago Mackenzie e o Lago Wabby, para você aproveitar o tempo até que a maré baixe novamente e você possa dirigir ao longo da praia.

Lago Mackenzie Fraser Island

Lago Mackenzie , Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Quando alugamos o carro, o dono da agência nos entregou um mapa de Fraser Island com todas as atrações e nos sugeriu um roteiro baseado nos horários das marés para os 2 dias que ficaríamos na ilha.

Portanto, fique tranquilo quanto a isso. Os funcionários das empresas de aluguel de 4×4 são bastante experientes no assunto e poderão orientá-lo em todo o roteiro. Mas por favor, não vá “inovar no roteiro”, ok? Esse é o primeiro passo para explorar com segurança as belezas de Fraser island!

A seguir, detalharemos as atrações que visitamos em 2 dias e o lado da ilha que você deve passar longe!

1.2) Principais atrações do interior da ilha

  • Lago Mackenzie

Esta foi, sem dúvida, a atração mais incrível da ilha. Parece Maldivas?

Lago Mackenzie Fraser Island

Lago Mackenzie , Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Não se deixe enganar: o Lago Mackenzie é formado por água doce cristalina puríssima, de cor azul, que emerge em um cenário de areia branquinha e várias árvores. Um verdadeiro paraíso de água doce!!!

Roteiro Fraser Island

Lago Mackenzie , Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para chegar até a praia, é necessário fazer uma pequena caminhada a partir do estacionamento.

Atenção: é proibido beber e comer na praia em virtude de presença de Dingos, que são uma espécie de cachorro selvagem encontrado em várias partes da Austrália. No estacionamento, no entanto, você encontrará mesas para piquenique localizadas em um ambiente cercado e protegido.

Dicas Fraser Island

Lago Mackenzie , Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Lago Wabby

De cor verde esmeralda impressionante, o Lago Wabby é cercado por enormes dunas de areia e florestas.

Lake Wabby Fraser Island

Lago Wabby, Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

É possível acessá-lo pela praia ou pelo interior da ilha. Fomos pelo interior, onde deixamos o carro no estacionamento e descemos uma trilha dentro da mata, passando por um mirante.

O que fazer em Fraser Island

Mar, dunas, floresta e o Lago Wabby vistos do mirante! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Na volta, a subida é um pouco pesadinha, mas o visual incrível do lago faz qualquer esforço valer a pena!

Fraser Island

Lago Wabby, Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Lagos Birrabeen, Benaroon e Bomanjin

A região sul de Fraser Island também abriga vários outros lagos incríveis, como o Birrabeen, o Benaroon e o Bomanjin.

Lago Birrabeen Fraser Island

Lago Birrabeen, Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Apesar de serem lagos lindos, essa região é bem mais vazia do que os famosos lagos Mackenzie e Wabby. Por isso, se você procura sossego, aproveite!

No dia em que fomos, ficamos praticamente 1 hora só nós e esta natureza incrível!

Pontos de interesse ilha Fraser

Lago Birrabeen, Fraser Island. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Central Station

Desta região, partem várias trilhas que passam dentro da floresta úmida e percorrem as margens do rio Wanggoolba.

Lá você também encontrará banheiros, mesas para piqueniques e casas de madeira com várias informações sobre a origem, a fauna e a flora de Fraser Island.

1.3) Principais atrações na costa da ilha

Localizada na Costa Leste de Fraser Island, a 75 Mile Beach Drive é uma “estrada” de 75 milhas na areia, que se estende entre as principais atrações do litoral da ilha.

Apesar de não ser demarcada e você dirigir diretamente na areia da praia, a 75 Mile Beach Drive é considerada uma estrada que faz parte da Bruce Highway, a principal rodovia de Queensland, aplicando-se, portanto, todas as regras de se dirigir na Austrália. Falaremos mais sobre as regras de direção em Fraser Island no item 4.

Drive 75 Mile Beach

Nosso 4×4 na 75 Mile Beach Drive. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A seguir, as principais atrações da 75 Mile Beach Drive que visitamos:

  • Eli Creek

Considerada a atração mais popular e mais cheia da 75 Mile Beach Drive, Eli Creek é um rio formado de água verde, filtrada pela areia da ilha, onde os visitantes vão para nadar ou mesmo para descer de boia correnteza abaixo.

Eli Creek Fraser Island

Eli Creek, Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Guia Viagem Fraser Island

Eli Creek, Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Maheno Shipwreck

Um dos pontos mais fotografados da ilha, Maheno Shipwreck é um antigo navio de luxo, também utilizado como um hospital durante a Primeira Guerra Mundial, que encalhou em Fraser Island em 1935, devido a um violento ciclone ocorrido na região.

Maheno Shipwreck

Maheno Shipwreck, Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • The Pinnacles Coloured Rocks

Nessa região, você verá um pequeno conjunto de rochas em tons de amarelo, formadas naturalmente de areia.

The Pinnacles Coloured Rocks

The Pinnacles Coloured Rocks, Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Red Canyon

Outra formação rochosa interessante, esse paredão vermelho margeia uma parte específica da praia.

Red Canyon Fraser Island

Red Canyon, Fraser Island. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Indian Head

Localizado no norte da ilha, o Indian Head é uma rocha elevada, de onde é possível ter belas vistas do mar e da praia. É também um ponto famoso para observação de baleia.

Para chegar até o mirante, é preciso fazer uma caminhada morro acima. Não tivemos tempo de fazê-la, pois a maré já estava começando a subir e precisávamos dirigir rumo ao sul da ilha.

Em resumo, há várias paradas ao longo da 75 Mile Beach Drive, mas o mais divertido é dirigir na areia, desviar das ondas e ter ao fundo o mar iluminado pelo sol! Isso é Fraser Island!

1.4) Locais para serem evitados

As estradas de Fraser Island dividem-se entre as estradas demarcadas de areia fofa no interior da ilha e a condução direta nas praias, onde não há estrada demarcada. Por questões de segurança, contudo, algumas praias são fechadas ao tráfego de veículos. Clique aqui para ver o mapa “rodoviário” de Fraser Island e observe as linhas vermelhas nas praias do oeste. Estas são “no vehicle zone”, ou seja, as zona fechadas ao trânsito de automóveis.

Se você estiver dirigindo um carro alugado, a sua locadora provavelmente lhe imporá restrições extras, como a proibição de dirigir em qualquer praia do oeste, ao norte de Indian Head, bem como dirigir à noite.

Mas não desanime, você ainda terá muitos quilômetros de estrada de areia para se divertir bastante com o seu 4×4.

2) Como chegar em Fraser Island

A melhor forma de se chegar a Fraser Island é usando os ferries que partem de Hervey Bay. A Fraser Venture Barge e o Kingfisher Bay Ferry possuem rotas conectando o porto de River Heads, a aproximadamente 15 km de Hervey Bay, aos portos de Fraser Island Wanggoolba CreekKingfisher Bay Resort respectivamente.

Existe também um ferry operado pela empresa Manta Ray, que parte de Rainbow Beach, a aproximadamente 135 km ao sul de Hervey Bay, e chega em Fraser Island pelo porto de Hook Point.

Para conferir preços, horários e demais informações, clique nos links sobre o nome de cada balsa.

3) Tudo sobre dirigir um 4×4 em Fraser Island

4×4 na 75 Mile Beach Drive. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Fraser Island é o paraíso para os amantes da cultura off-road. As suas trilhas de areia fofa no interior e suas intermináveis praias fazem com que o caminho seja tão espetacular quanto o destino. Apesar de desafiadoras, suas trilhas podem perfeitamente ser percorridas por pessoas com pouca ou nenhuma experiência em dirigir na areia, desde que o motorista esteja atento a todos os cuidados que envolvem dirigir em um lugar tão único no mundo.

3.1) Onde alugar um 4×4

A primeira coisa que se deve ter em mente é que não é qualquer 4×4 que está apto para trafegar em Fraser Island. Portanto, não adianta alugar uma SUV em uma grande locadora como Hertz ou Avis, pois ela não dará conta do recado. Você precisará de um 4×4 bruto, especialmente adaptado para as condições extremas da ilha.

Alugamos nosso carro com a empresa Fraser Magic 4wd Hire e recebemos uma Land Rover Defender, com câmbio automático. O carro era um pouco antigo, mas estava em bom estado e não tivemos nenhum problema com ele.

Outra empresa muito vem avaliada no Tripadvisor, é a Atlas 4wd Hire. A Fraser Dingo 4wd e Aussietrax também alugam veículos para Fraser Island, mas, diferentemente da Fraser Magic e da Atlas, estão muito mal avaliadas no Tripadvisor.

Confira nos links abaixo a avaliação de cada empresa no Tripadvisor:

3.2) Dicas para dirigir na areia

Esta foi a nossa primeira experiência de dirigir na areia e, de certa forma, nossa primeira experiência off-road. Antes disso, a nossa única experiência com 4×4 havia sido na Ilha de Páscoa, em uma estrada de terra que nem estava tão ruim. Assim como no nosso caso, a maior parte dos carros são alugados para pessoas inexperientes em “sand driving”.

Por esse motivo, é fundamental chegar na hora exata marcada para o seu aluguel e assistir com bastante atenção a um vídeo obrigatório de aproximadamente 1 hora, que exibe informações básicas sobre como dirigir em Fraser Island. Além disso, o funcionário da agência falará sobre as condições das trilhas naquele dia, mostrará o carro, dará algumas dicas práticas e entregará uma cartilha com o resumo de tudo o que foi dito.

Posição do diferencial

Uma das instruções mais importantes diz respeito à posição do diferencial. Existe uma alavanca no carro com 4 posições possíveis, das quais você usará 3: uma para o asfalto, outra para a areia fofa do interior da ilha e outra para a areia firme das praias. Não se preocupe em decorar, estará tudo escrito na cartilha que você receberá.

Pneus

Outra dica importante diz respeito à redução da pressão dos pneus. No nosso caso, como havia chovido nos dias anteriores, a areia não estava tão fofa e não foi necessário mexer na pressão dos pneus. No entanto, nos períodos mais secos, pode ser que seja necessário reduzir a pressão assim que você chegar na areia.

Vale lembrar que uma das adaptações importantes para os carros que vão para Fraser Island é justamente equipar o veículo com pneus próprios para a areia. Esses pneus são maiores, mais largos e não ficam totalmente inflados, por isso é sempre bom confirmar, antes de sair de agência, se será mesmo necessário fazer a redução da pressão do pneus.

Se for necessário desinflar os pneus por algum motivo, lembre-se sempre de inflá-los novamente ao voltar para o asfalto.

Cruzando os riachos

Ao longo da 75 Mile Beach Road, você deverá atravessar vários pequenos riachos. Essas travessias não costumam apresentar muita dificuldade, já que os riachos são bem rasos. O grande perigo é justamente o excesso de confiança, pois, depois de algum tempo, você começa a achar divertido cruzar os rios e começa a atravessá-los cada vez mais rápido.

E é aí que mora o perigo. O curso da água pode formar degraus na margem dos rios, o que pode fazer o carro saltar se passar em alta velocidade. Isso aconteceu com a gente. Nós nos distraímos com a paisagem e não vimos um riacho maior na nossa frente. O resultado foi um grande pulo dentro do Eli Creek.

Por mais que seja divertido e cinematográfico pular com o carro dentro do rio, não é algo que aconselhamos fazer, já que, além de poder provocar um capotamento, essa é a principal causa de danos aos veículos alugados, podendo quebrar ou entortar o eixo dianteiro.

Portanto, evite dores de cabeça e reduza a velocidade antes de passar em todo e qualquer curso d’água!

Estacionando na praia

Sempre estacione seu carro em sentido transversal ao tráfego de veículos. Isso permitirá aos veículos que estejam em movimento saber que você está parado. Importante, ainda, estacionar acima da linha da maré alta, pois caso você tenha algum problema com o carro (uma pane elétrica, por exemplo), seu carro não será levado pela maré.

Tô ficando atoladinho

Quem dirige na areia sempre corre o risco de ficar atolado. O importante neste caso é não se desesperar. Quando sentir que você está acelerando e o carro não está andando, tire o pé do acelerador imediatamente. Quanto mais você acelerar, mais fundo as rodas irão cavar e mais atolado você ficará.

Na maioria das vezes, a solução é bem simples. Basta, engatar a ré e acelerar suavemente para sair. Se isso não funcionar, pode ser o caso de desinflar um pouco os pneus e, com uma pá, cavar uma “rampa” atrás das rodas e tentar sair de ré.

Se nada funcionar, sente e espere a ajuda de outros motoristas para guinchá-lo para fora do buraco.

Divida a pista …com aviões!!!

Como dissemos, não existe estrada demarcada nas praias. Você dirige no banco de areia mesmo, dividindo o espaço com outros carros, pedestres, dingos e …aviões. Isso mesmo, aviões!!! Parte da praia é usada também como pista para pousos e decolagens de aviões de pequeno porte. Por isso, quando você passar por uma placa de avião, procure por aviões decolando ou pousando. Casa haja uma aeronave nessa situação, puxe o carro para a parte mais alta da praia e ceda espaço para eles, pois eles têm preferência.

Nós não presenciamos nenhuma avião pousando ou decolando, mas é bom saber que essa situação existe e ficar atento a ela.

Para mais dicas sobre como dirigir com segurança na ilha, leia aqui o guia oficial de Fraser Island (em inglês).

4) Quantos dias ficar em Fraser Island

Em 2 dias, é possível conhecer as atrações que descrevemos neste post.

No entanto, se você tiver disponibilidade, recomendamos que você fique 3 dias na ilha, para que possa curtir com mais calma cada atração e para que possa visitar alguns lugares que não fomos, como Eurong Beach (bom lugar para ver o nascer do sol) e Champagne Pools.

5) Onde se hospedar em Fraser Island

Quem quiser se hospedar na ilha com mais conforto, tem opções de hotéis nos vilarejos de Kingfisher Bay, Eurong Beach e Happy Valley:

Para os mais econômicos e os mais aventureiros, existem as opções de se hospedar em instalações compartilhadas no estilo dormitório e também de acampar na ilha. Nestes casos, recomendamos fechar a hospedagem com a locadora do veículo.

Nós acampamos e fechamos tudo com a Fraser Magic. Eles forneceram barraca, colchonete, fogareiro, panelas, bolsa térmica e todas as permissões necessárias. Só tivemos que levar nossos sacos de dormir, água e alimentos.

A nossa dica para quem vai acampar é chegar no camping pelo menos meia-hora antes de anoitecer, para que você escolha um bom lugar e tenha tempo de montar a barraca com luz do dia. Nós ficamos no camping Dundubara e ficamos bastante satisfeitos com a estrutura, que conta com instalações de banheiros e chuveiros bem amplas e limpas. Importante mencionar que os chuveiros do camping são pagos a parte e que você precisará inserir moedas para que eles funcionem.

6) Onde se hospedar em Hervey Bay

Dormimos 2 noites em Hervey Bay: a primeira na noite anterior a nossa ida para Fraser Island, já que pegaríamos o ferry no dia seguinte bem cedo e a segunda na noite em que voltamos de Fraser Island, já que pegamos o último ferry de retorno.

Ficamos hospedados no Colonial Village Cabins, Camping & Tours – Hervey Bay YHA, um hotel com opções de quartos para todos os bolsos, desde chalés de casal com banheiro privativo até dormitórios com banheiros compartilhados. Todos os quartos possuem acesso a uma cozinha compartilhada e a uma sala de TV.

Colonial Village Cabins, Camping & Tours Hervey Bay YHA

Quarto de casal do Colonial Village Cabins, Camping & Tours – Hervey Bay YHA. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para quem procura mais comodidade, o hotel dispõe de um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar com preços muito bons.

restaurante YHA Hervey Bay

Restaurante do hotel em Hervey Bay. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O hotel também oferece aos hóspedes piscina, spa, sala de jogos, lounge com internet, agência de turismo e quadra esportiva.

YHA Hervey Bay

Piscina do hotel em Hervey Bay. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

7) Outras atrações de Hervey Bay

A cidade de Hervey Bay é famosa principalmente por ser a porta de entrada para Fraser Island.

Se você tem mais tempo, existem outras atrações na cidade que também podem ser interessantes.

Da metade de julho até final de outubro, por exemplo, a cidade de Hervey Bay se transforma em um dos melhores lugares do mundo para ver baleias. Existem vários tours que partem diariamente nessa época e prometem devolver o dinheiro caso você não veja as famosas baleias. Se você nunca esteve em um passeio como este, vale a pena pesquisar!

Hervey Bay também tem uma orla charmosinha. Ao longo da avenida Charlton Esplanade, há vários barzinhos e restaurantes.

Para quem está com crianças, a dica é o parque aquático WetSide Water Park, localizado entre a Main Street e a Esplanade. O parque funciona diariamente entre as 10:00 às 17:00 e o melhor de tudo, é gratuito! Nós não chegamos a conhecê-lo, mas esta é uma atração super bem avaliada no Tripadvisor. Saiba mais clicando aqui.

Por fim, faça uma caminhada na praia ao final do dia. O pôr do sol é lindo e você poderá ver várias tartarugas na areia!

Pôr do sol em Hervey Bay

Pôr do sol em Hervey Bay. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Hervey Bay

Pôr do sol em Hervey Bay. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

8) Outras formas de explorar Fraser Island

Existem basicamente três formas de explorar Fraser Island:

  1. Alugar um 4×4, como fizemos e descrevemos.
  2. Tours realizados em grandes ônibus, adaptados para dirigir na areia.
  3. Tours no estilo “Tag Along“, que consiste em um comboio de 4×4, no qual o guia dirige o primeiro carro do grupo e os demais viajantes que quiserem se revezam na direção dos demais carros.

Em síntese, os tours de ônibus são mais baratos e mais fáceis, mas não refletem a verdadeira experiência em Fraser Island e costumam ser bem cheios. Os tours “Tag Along“, por sua vez, permitem que você tenha a experiência de dirigir um 4×4 na areia, com a segurança de um guia, mas você fica limitado ao ritmo do tour.

Por tudo isso, vai por mim: estude beeeem este post e se aventure em um 4×4 por conta própria!!!

No próximo post, conheça a cidade de Noosa e a sua famosíssima praia!

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Pensando em conhecer Fraser Island e Hervey Bay? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!

Conheça Fraser Island, a maior ilha de areia do mundo. Faça uma viagem inesquecível de 4x4 por um dos lugares mais lindos da Austrália.

A nossa hospedagem no Colonial Village Cabins, Camping & Tours – Hervey Bay YHA foi uma cortesia dessa empresa. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

29 Comentários

  1. Muito bom o post,. Estou indo em novembro pra Fraser e ainda na duvida sobre passeio de 2 dias no 4×4 guiado ou fazer independente como fizeram… Sabe quanto é a diferença de preço mais ou menos ?

    Vcs ja fizeram esse roteiro de Noosa ?

    • Olá Alexandra,

      Nós dormimos uma noite na ilha. Pegamos a balsa das 8:30 hrs no domingo na ida e, para voltar, pegamos a balsa das 17 hrs na segunda-feira.

      Abraço,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

  2. Sempre estudo seus post. Vocês realmente dão mais informações praticas que qualquer um. É possivel chegor até CHAMPAGNE POOLS e voltar ate o Lago MCKENZIE no mesmo dias ? A mare baixa vai acontecer por volta das 11;30 e 12 ;30 nos dias que programo ir.

    • Renato de Araújo on

      Olá Cilmara,

      Desculpe-nos pela demora em responder. Acabamos de chegar de viagem e só agora estamos conseguindo colocar o blog em dia.

      Com relação à sua pergunta, se você for direto, é possível sim ir e voltar para Champagne Pools no mesmo dia. A grande questão são as paradas para curtir as atrações no caminho. Se você não tiver separado outro dia para curti-las, é bom sair cedo e adminsitrar bem o tempo para conseguir ver tudo no mesmo dia.

      Quando você for alugar o carro, converse sobre seus planos na agência. Sabendo o horário da maré alta, eles vão te sugerir com mais precisão um horário-limite para você ir para as Champagne Pools e um horário-limite para você começar o caminho de volta.

      Abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

    • Olá, Fernanda! Tudo bem?
      Que bom que você gostou e que os nossos posts irão ajudá-la a organizar a sua viagem também!
      Estamos preparando uma série de posts com os roteiros organizados e com os links para cada post que escrevemos. Esperamos assim ajudar os leitores a enxergar a viagem como um todo.
      O primeiro deve sair ainda nesta semana. O roteiro da Austrália deve sair em breve também!
      Abraços
      Cristina e Renato.

  3. Que lugar incrível. Já fiquei com vontade de conhecer Fraser Island. Post está muito bom, super explicado. Agora é comprar uma passagem para Austrália para conhecer essa delícia de ilha.

    • Olá, Leo! Obrigado pelo comentário! A Austrália é realmente um país incrível, dá para passar uns bons 30 dias por lá! Se precisar de mais alguma dica para a viagem, conte com a gente. Abraços, Cristina e Renato.

  4. Que lugares lindos!! Adorei a proposta de aventura. Deve ter sido sensacional. O post está tão completo que é daqueles para ser guardado para copiar o roteiro de depois!! Parabéns!

    • Olá, Eliana! Fraser Island foi sem dúvida uma dos lugares mais incríveis que já conhecemos e recomendamos demais. Como falamos, há formas mais cômodas de conhecer a ilha. Existem várias excursões que percorrem os principais pontos turísticos, além de hotéis super confortáveis. Se você estiver insegura de ir por conta própria, esta pode ser uma boa opção. Abraços, Cristina e Renato.

  5. Alessandra Maróstica de Freitas on

    Meu sonho é conhecer a Austrália! Adorei as dicas, principalmente as de segurança. Este post é leitura essencial para todos que pretendem visitar Fraser Island. Parabéns!

    • Olá, Alessandra! Muito obrigado pelo comentário. Pesquisamos muuuuito para fazer a nossa viagem à Fraser Island e aprendemos muita coisa lá também. É um lugar bastante diferente, onde você precisa prestar bastante atenção nas orientações. Fazendo tudo certinho, não há erro: Fraser Island será um dos lugares mais incríveis da sua viagem! Se precisar de mais alguma dica, conte com a gente. Abraços, Cristina e Renato.

    • Olá, Flávia! Obrigado pelo comentário. A Austrália é sim um destino incrível, muitos ecossistemas diferentes em um mesmo lugar. Aproveite e faça uma esticadinha até a Nova Zelândia, ohh lugar, viu? Abraços, Cristina e Renato.

  6. MARCIO VITAL VALENÇA on

    Muito completo o post! A Austrália é incrível. Infelizmente não tive tempo de passar nesse paraíso, mas já anotei todas as dicas!

Deixe um comentário