A cidade de El Calafate é bastante compacta e você pode facilmente conhecê-la a pé.
Começamos o dia visitando o Glaciarium, um museu temático sobre os glaciares da Patagônia, com várias salas interativas. De hora em hora, o museu exibe um filme 3D sobre o Parque Nacional Los Glaciares, as crianças adoram.
Além do museu, o complexo abrange um bar de gelo, o Glaciobar, onde a temperatura gira em torno de -10ºC e onde tudo é feito de gelo: as cadeiras, as mesas, o balcão de bebidas, as paredes e os copos. Antes de entrar, todos os visitantes recebem uma capa prateada e luvas para proteger do frio, bastante futurista.
A visita ao bar dura apenas 25 minutos e as bebidas são liberadas durante esse tempo. Bons de copo, ficamos até o minuto final e provamos um pouco de tudo. Foi uma alegria só!
Os ingressos do museu e do bar são vendidos separadamente e é possível ir a apenas um deles se preferir.
O Glaciarium está localizado na Ruta Provincial 11 km 6, 9405, El Calafate. A melhor maneira de chegar até lá é pegando o transfer gratuito oferecido pelo museu, que sai regularmente da Secretaria de Turismo da Província. Para pegá-lo, basta esperar na porta da Secretaria e entrar na van identificada da empresa.
O museu está aberto diariamente das 11:00 às 19:00 nos meses de maio a agosto e das 09:00 às 20:00 no resto do ano.
Após o museu, fomos passear pela cidade. Almoçamos na pizzaria La Lechuza, na Avenida del Libertador General San Martín, número 1301. Comemos uma pizza de cordeiro patagônico e uma Quilmes para acompanhar. O preço foi honesto e a pizza muito saborosa.
Após o almoço, fomos até um pequeno shopping a céu aberto na avenida principal e tomamos um sorvete de Calafate, uma fruta deliciosa da região. Não deixe de experimentar também o sorvete de doce de leite, perfeito!
Passamos a tarde batendo perna entre as inúmeras lojinhas da avenida principal. A cidade é muito linda, até a farmácia é uma graça.
Ao final do dia, fomos andando até a Laguna Nimez para contemplar a paisagem e os flamingos, ave típica da região. Dizem que esse é o melhor horário para ver os pássaros, mas pra falar a verdade, não vimos nenhum.
Para fechar a noite, jantamos no restaurante La Zaina y Wine Bar, na rua Gobernador Gregores, 1057. Lá experimentamos o famoso cordeiro patagônico e o bife de chorizo. O restaurante tem uma decoração muito interessante, mas a comida e o atendimento não foram dos melhores. Nota 7!
Outros restaurantes que fomos:
1) Borges y Alvarez Libro-Bar. Endereço: Avenida del Libertador 1015, local 27, El Calafate, Argentina. Bom local para tomar uma cerveja e observar o movimento. O cardápio é pequeno, mas o sanduíche de filé foi muito bom.
2) Schilling Hostel Patagonico. Endereço: Gobernador Paradelo 141, 9405 El Calafate, Argentina. Ótimo custo-benefício. Deliciosos pratos locais, como milanesa, truta e bife de chorizo, por um preço muito menor do que o cobrado pelos restaurante da avenida principal.
3) Cambalache Comidas y bebida de Argentina. Endereço: Gobernador moyano 1258, El Calafate 9405. Comidas e bebidas da Argentina. Excelente custo-benefício, porções muito fartas e cardápio variado.
4) San Pedro. Endereço: Avenida Del Libertador General San Martin 997. Cardápio variado, boa comida e preço justo.
Em resumo é isso: tire o dia em El Calafate para descansar, andar sem compromisso, se encantar com a cidade e comer, comer muito!!!
*** Índice de Posts de El Calafate ***
Roteiro de 5 dias em El Calafate
Dia 2 – Passeio nas passarelas do Glaciar Perito Moreno
Dia 3 – Navegação pelos Glaciares – Parque Nacional Los Glaciares
Dia 4 – Aventura em El Chaltén: ice trekking e navegação
Dia 5 – Bate-volta de El Calafate ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile
4 Comentários
Adorei suas dicas !! Parabéns.
Assim como você, quero ver de onde até onde vou dar uma esticadinha…já que está ali né?
Abraço e sucesso em suas viagens.
Olá, Melissa!
Que bom que você gostou!
A gente é bem assim mesmo: vai para o Canadá? Por que não dar uma esticadinha até a Islândia e então até a Rússia? kkk
Tem que aproveitar, né?
Que você faça muitas e muitas viagens.
Abraços
Cris e Renato
adorei as dicas do após Glaciarium. A laguna Nimez com os flamingos me parece uma ótima dica.
Olá, Nelma!
Que bom que você gostou. El Calafate é uma cidade linda, você vai amar!
Uma ótima viagem!
Abraços, Cristina e Renato.