Em abril de 2015, fizemos um roteiro de 5 dias pela Patagônia Argentina. A nossa base e ponto de partida para explorar a região foi El Calafate, uma simpática cidadezinha às margens do lago Argentino, com boa estrutura de hotéis, restaurantes, chocolaterias, lojas e agências de viagem.
Chegando em El Calafate
Compramos as passagens pelo site da Decolar.com, cuja melhor opção foi Belo Horizonte – Buenos Aires – El Calafate – Buenos Aires – Belo Horizonte, voos operados pela Aerolíneas Argentinas.
Para quem ainda não conhece Ushuaia, uma boa opção é comprar a passagem da Aerolíneas Argentinas de Buenos Aires para Ushuaia e fazer um stopover em El Calafate, na ida ou na volta. Como já conhecíamos a cidade mais ao sul da Argentina, não fizemos essa opção.
O Aeroporto Internacional de El Calafate (Comandante Armando Tola International Airport) está localizado a 23 km do centro de El Calafate.
Para chegar ao centro da cidade, a melhor maneira (melhor custo-benefício) é pegar o shuttle da empresa Ves, com capacidade para até 19 pessoas. A viagem demora cerca de 30 a 40 minutos e a empresa vai deixando os passageiros nos respectivos hotéis. É possível fazer a reserva pelo site da empresa ou comprar diretamente no guichê dentro do aeroporto. Como gostamos de reservar tudo antes, compramos pelo site e pagamos 170 pesos por pessoa, ida e volta (preço de abril de 2015).
Onde se hospedar
El Calafate é uma cidade muito compacta e você pode facilmente conhecê-la a pé.
A maioria dos restaurantes, bares e atrações da cidade estão na Avenida del Libertador General San Martín e uma boa opção é se hospedar perto dela.
A cidade tem opções de hospedagem para todos os bolsos, desde hostels econômicos com banheiros compartilhados até hotéis luxuosos.
Optamos por ficar no Schilling Hostel Patagonico, um hotel familiar, que nos atendeu super bem. Ficamos em um quarto com banheiro privativo e aquecimento. O café da manhã foi bem simples, mas suficiente. O hotel oferece uma caixa de lanche, por um valor adicional, para os hospedes levarem para os passeios, o que pode ser bem interessante. Mas o grande destaque do hotel foi, sem dúvida, o seu restaurante. Com serviço a la carte, o hotel oferece deliciosos pratos da região (milanesa, bife de chorizo e truta), por um preço muiiito menor do que os restaurantes da avenida principal. Jantamos no hotel em 2 noites e, com uma Quilmes gelada, fizemos a festa!
Outras opções de hospedagem bem avaliadas em El Calafate:
Hotel Quijote $$$
O Nosso roteiro
Em 5 dias, conseguimos conhecer as principais atrações da região e até mesmo dar uma escapadinha para o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile.
Para quem tem mais tempo, a cidade oferece outras opções de passeios, museus e caminhadas e sempre existe a possibilidade de dar uma esticada até Ushuaia. Vale a pena pesquisar!
*** Índice de Posts de El Calafate ***
Dia 1 – El Calafate: Glaciarium + Passeio na cidade + Laguna Nimez
Dia 2 – Passeio nas passarelas do Glaciar Perito Moreno
Dia 3 – Navegação pelos Glaciares – Parque Nacional Los Glaciares
Dia 4 – Aventura em El Chaltén: ice trekking e navegação
Dia 5 – Bate-volta de El Calafate ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile
15 Comentários
Olá Renato e Cristina. Vocês compraram os passeios aqui de Brasil ou compraram já em El Calafate. Vocês tem sugestão de alguma agencia de passeios de l´? Obrigada
Olá Najla,
Nós reservamos todos os passeios ainda no Brasil. Fizemos todos eles com a Argentina4u, exceto o bate-volta a Torres Del Paine que fizemos com a South Road. Eu indico muito a Argentina4u, todos os passeios foram bem pontuais e organizados. Além disso, sugiro fazer as reservas com antecedência, já que, dependendo da época do ano, alguns passeios podem se esgotar.
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Cristina e Renato , vocês montam roteiros ? Queria ir para Patagonia , o que fazer em cinco dias ? Um detalhe meu marido odeia andsrvmuito trilhas etc
Olá Pina,
Infelizmente, nós não montamos roteiros personalizados. No entanto, acredito que o que você procura é exatamente o que nós fizemos em nossa viagem a El Calafate. Ficamos 5 dias lá e nenhuma das atividades que fizemos envolvia muita caminhada. Dê uma olhada no nosso “Índice de Posts de El Calafate” no final deste artigo. Em cada um destes links descrevemos o passeio que fizemos em cada um dos nossos 5 dias de viagem. Espero que te ajude!
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa noite. Estou planejando fazer essa mesma viagem que vocês fizeram. Pesquisei em alguns sites, tanto de hotéis e companhias aéreas e até mesmo na CVC aqui da minha cidade e o melhor preço que encontrei foi realmente no site da Decolar.com, vocês que fizeram toda a viagem com a decolar, queria saber como foi a experiência. Nunca contratei nada com a Decolar. Gostaria de saber de vocês como foi, se tiveram algum imprevisto ou problema pois andei pesquisando bastante e li muita coisa ruim sobre a Decolar.com na internet, estou tentado a fechar a viagem com eles. Contrataria tanto o aéreo como hotel, um passeio e também seguro. O preço está bem atrativo, mas tenho certo receio por ler comentários negativos. O que vocês me indicariam fazer? Já que vocês tem muita experiência com viagens e já viajaram pela Decolar. Muito obrigado desde já e ótimo relato, parabéns!
Olá José Henrique,
Na verdade, nós só compramos a passagem aérea pela Decolar. O hotel nós reservamos pelo Booking.com e os passeios pela empresa Argentina4u. Em cada um dos posts do nosso roteiro há links para os passeios que contratamos pela Argentina4u.
Com relação à nossa compra com a Decolar, deu tudo certo. Nenhuma reclamação. No entanto, como dissemos, nunca fizemos nenhum passeio com eles. Apenas compramos as passagens aéreas.
Já a nossa experiência com a Argentina4u, por outro lado, foi excelente. A empresa foi super séria e responsável. Recomendamos o serviço deles.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Cristina e renato, bom dia
Eu e minha esposa estamos indo para El Calafate em maio. Qual seria a recomendação de vcs para levarmos em dinheiro, considerando um gasto por dia de almoço e jantar)?. Podem mandar um valor dia que faremos a multiplicação. Digam a moeda, se for o caso, para fazermos a conversão. Obrigado!!!
Olá Cristina e Renato, tudo bem?
Eu e minha esposa, estamos indo agora no mês de maio, para passarmos 4 dias em El Calafate. Vcs teriam como me passar o valor, mesmo desatualizado, dos passeios que vcs fizeram?. valor do casal. Para eu ter uma estimativa de quanto levar.
Olá Roberto,
Obrigado pela visita.
Seguem os valores atualizados (em dólares, por pessoa) dos passeios que fizemos, com o link para a site das empresas que usamos:
Passarelas Perito Moreno: $49
Navegação pelas geleiras: $209
Ice Trekking em El Chaltén: $193
Bate-volta a Torres del Paine: $176 (achamos muito corrido. Torres Del Paine merece mais tempo)
Se tiver mais algumaa dúvida, é só falar. 🙂
Abraço,
Renato e Cristina
Blog Pegadas na Estrada
Agradeço a atenção de vcs. Grande abraço
Tenha uma ótima viagem! Abraços 😉
Quero muito fazer esta viagem, mas penso em levar as filhas de 9 e 12 anos. O hostel que vocês ficaram acomoda bem famílias?
Adorei saber sobre a opção de fazer Ushuaia com stopover em El Calafate.
Olá, Simone! Obrigada pela visita e comentário. O hotel que ficamos é simples, mas um lugar bem tranquilo, com opções de quartos com banheiro privado. Ficamos em uma suíte super aconchegante e agradável. O ambiente também é bem familiar. Inclusive, a minha mãe também foi e ela ficou bem instalada em um quarto individual com banheiro privativo. O Staff é excelente e dão todas as dicas necessárias. Recomendamos! Abraços, Cristina e Renato.
Olá, Gabriela!
Na classe econômica, você pode despachar 1 peça de 20 kg e levar 1 mala de mão de 5 kg. Se você comprar uma passagem do Brasil para El Calafate, passando por Buenos Aires, ainda assim você pode despachar 20 kg. No entanto, se você comprar as passagens separadas (Brasil – Buenos Aires e Buenos Aires – El Calafate), você poderá despachar apenas 15 kg no trecho que vai para El Calafate. Na volta, a mesma coisa.
Abraços!
Olá!
Obrigada pelas dicas 🙂
Você lembra qual a franquia de bagagem da Aerolineas de voo do Brasil para AR e dos vôos internos?
Obrigada!