Localizada a menos de 1 hora de Queenstown, a cidade de Glenorchy é o paraíso para quem curte natureza e atividades ao ar livre.
Com uma atmosfera de cidade do interior, Glenorchy abre as portas para quem busca conhecer lugares inspiradores como o lago Wakatipu, o rio Dart e o parque nacional Mount Aspiring.
A cidade é super bem servida de trilhas e atividades ao ar livre, como passeios de cavalo, pesca, caiaque e jet boating. Além disso, a natureza é tão incrível, que a região foi escolhida para ser a locação de várias cenas dos filmes “Senhor dos Anéis” e “O Hobbit“.
A nossa temporada na cidade se resumiu a 1 dia. Mas foi tempo suficiente para ter certeza que esta é uma das regiões mais incríveis da Nova Zelândia.
A seguir, um pouquinho da nossa aventura por lá!
1) Dart River Funyak
Este é, sem dúvida, um passeio que deve constar em todos os roteiros para a Nova Zelândia.
O tour começa por volta das 09:00 da manhã, na sede da empresa Dart River, em Glenorchy.
Quem está em Queenstown, no entanto, também pode fazer este passeio e utilizar o transporte gratuito oferecido pela empresa.
Antes de embarcarmos no ônibus que nos leva até a região do Dart River, recebemos algumas instruções e colocamos roupas térmicas e coletes salva-vidas incluídos no pacote.
O ideal é que você esteja de roupa de banho por baixo pois, além de trocar de roupa em uma espécie de vestiário, você poderá mergulhar nas águas cristalinas do rio Dart, se o tempo não estiver tão frio.
-
Jet Boating
Assim que chegamos no rio, fazemos um passeio de Jet Boat, com duração de aproximadamente 1 hora. O pequeno barco motorizado, percorre as águas calmas do rio em alta velocidade e faz uma série de manobras divertidíssimas.
-
Canoas infláveis
O passeio de Jet Boat termina na parte alta do rio, quando desembarcamos e recebemos o nosso Funyak, uma espécie de canoa inflável. A bordo desta canoa, descemos o rio de volta ao ponto de partida e passamos por regiões onde o Jet Boat não chega.
Quando fomos (abril/2017), o nível do rio estava bem baixo e a navegação foi bastante tranquila, havendo apenas algumas quedas d’água bem pequenas.
Ao longo do passeio, são feitas várias paradas para apreciar a paisagem, tirar fotos e escutar histórias da região contadas pelos guias.
-
Ponto alto
O passeio todo é incrível, mas a parte mais hipnotizante é quando entramos em um desfiladeiro com uma das águas mais azuis e lindas que já vimos.
Nesse momento, se o tempo não estiver tão frio, as pessoas são convidadas a entrar na água. Um verdadeiro presente da natureza!
-
Piquenique na natureza
A essa hora, todos já estão morrendo de fome. É hora de um delicioso piquenique em meio a natureza! O nosso almoço contou com buffet de pães, queijos, embutidos, saladas, frutas, bolos e sucos.
Após o almoço, continuamos a descida no rio nos caiaque infláveis, até o ponto onde o ônibus nos buscou.
O passeio termina por volta das 15:30 / 16:00 horas. Aproveite o restante do dia para curtir a região do lago Wakatipu, que é lindíssima!
O passeio pode ser contratado por este link, com cancelamento gratuito com até 24 horas de antecedência.
2) Onde se hospedar em Glenorchy
Ficamos hospedados no Kinloch Lodge, um hotel com excelente custo-benefício, localizado nas margens do lago Wakatipu, um dos pontos altos da região.
Além do lago, que é incrível, o hotel é a acomodação mais próxima a pé das famosas trilhas Greenstone e Routeburn. Mediante pedido, a equipe da propriedade pode levar e buscar o viajante nas trilhas por um custo adicional.
Para curtir o clima da região, é bom levar um vinho: o hotel oferece áreas para piquenique e churrasqueira, com vista para o lago e para as montanhas! É de apaixonar.
Para quem prefere, há também um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar.
Para aqueles que optam por preparar a própria comida, há também uma cozinha compartilhada com áreas de jantar, estar e lareira.
Em resumo, a propriedade é super completa e oferece opções para todos os bolsos, desde quartos mais luxuosos até outros mais econômicos com banheiro compartilhado.
A nossa dica: chegue ainda de dia no hotel para aproveitar a região do lago. Ele é realmente uma atração à parte!
3) De Glenorchy a Queenstown
A distância entreGlenorchy e Queenstown, outra cidade lindíssima da região, é de apenas 44 km.
Apesar da curta distância, a estrada que liga as duas cidades é tão linda, que merece ser feita em meio ou 1 dia inteiro.
Ao longo de todo o caminho, você irá margear o lago Wakatipu e suas montanhas.
Por isso, se o dia estiver quente, aproveite para curtir as praias no caminho. Há também várias trilhas e mirantes.
4) Dart River no nosso roteiro
Glenorchy e o Dart River fizeram parte do nosso roteiro de 20 dias pela Nova Zelândia. Para ver o roteiro completo, com todas as cidades e atrações visitas, veja este post que preparamos sobre essa incrível road trip.
Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Pensando em conhecer Glenorchy? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!
O nosso passeio no Dart River e a nossa hospedagem no Kinloch Lodge foram uma cortesia dessas empresas.Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.