Grande Barreira de Corais da Austrália: uma experiência inesquecível a partir de Cairns

2

Mergulhar na Grande Barreira de Corais da Austrália sempre esteve na nossa lista de desejos e de coisas para se fazer ao menos uma vez na vida. E não é à toa!

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Segundo o Wikipédia, a Grande Barreira de Corais pode ser vista até mesmo do espaço e consiste em uma imensa faixa de corais formada por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas e 300 atóis de coral, que se estende entre as praias do nordeste da Austrália e de Papua-Nova Guiné.

Por tudo isso, a Grande Barreira de Corais é, desde 1981, Patrimônio Mundial da Humanidade. Além disso, o complexo de corais também esteve entre os finalistas da eleição das “Sete Maravilhas Naturais do Mundo” e é tido hoje como um dos símbolos do estado australiano de Queensland.

Grande Barreira de Corais da Austrália

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Em resumo, o lugar é realmente grandioso e merece estar na sua lista de desejos também!

No post de hoje, falaremos sobre um passeio que fizemos à Grande Barreira de Corais a partir de Cairns, além de outras dicas e informações sobre a região.

1) Como chegar na Grande Barreira de Corais da Austrália

Grande Barreira de Corais Cairns

Chegando na Grande Barreira de Corais da Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A Grande Barreira de Corais da Austrália está localizada no estado de Queensland, estendendo-se de Cape York a Bundaberg.

Para chegar até os famosos corais, é necessário contratar um passeio de barco que sai de diversas cidades ao longo desta faixa costeira, como Port Douglas, Cairns, Townsville, Bundaberg, Rockhampton, Mackay, Mission Beach, Cook Town e Airlie Beach.

A maioria dos passeios sai de Cairns e Airlie Beach, que são cidades com boa estrutura turística e que são também bases para outras atrações, como a Floresta Úmida de DaintreeWhitsunday respectivamente.

Essas cidades também foram as nossas escolhas como porta de entrada para a Grande Barreira de Corais.

Infelizmente, não pudemos conhecê-la a partir de Airlie Beach, pois um ciclone na região impediu o nosso passeio. Para a nossa sorte, no entanto, o ciclone, que bateria em Cairns, desviou dessa cidade, permitindo que tivéssemos um excelente passeio à Grande Barreira de Corais da Austrália!

Dicas Roteiro Grande Barreira de Corais da Austrália

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Dica: separe mais de 1 dia para fazer esta atividade. Como mostramos, nem sempre as condições climáticas são favoráveis. Assim, se você tiver agendado seu tour para o seu primeiro dia na região e o passeio for cancelado pelo mau tempo, você terá a possibilidade de remarcá-lo para o dia seguinte.

2) Passeio à Grande Barreira de Corais da Austrália a partir de Cairns

A partir de Cairns, fizemos o passeio à Grande Barreira de Corais com a empresa Down Under Cruise and Dive, que nos proporcionou uma experiência super bem organizada a bordo de uma embarcação moderna e completa.

Down Under Cruise and Dive

Barco da empresa Down Under Cruise and Dive. Foto: www.palmcove.org

  • Check-in:

Antes de embarcar, todos os passageiros devem fazer o check-in no Terminal Reef Fleet, que é uma construção parecida com um saguão de aeroporto localizada bem em frente ao píer de Cairns. Tudo pronto, é hora de se dirigir ao barco.

Para quem precisa, a empresa também oferece serviço de transfer. Nós não precisamos, pois ficamos hospedados no Cairns Central YHA, que fica a uma curta caminhada do terminal.

passeio de barco Austrália Cairns

Píer de Cairns, Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Funcionamento do passeio:

Assim que você entra no barco, você recebe um número que será utilizado para tudo o que você fizer no passeio. Não o perca por nada!

Em seguida, você experimentará o pé de pato e pegará um snorkel emprestado. Haverá um armário com o seu número, onde você poderá deixar os seus equipamentos.

Atenção: durante a estação de águas-vivas, é recomendável utilizar uma roupa protetora por cima da roupa de banho, conhecida como “Stinger Suit“. Essa roupa não está incluída no passeio. Caso você não tenha a sua própria “Stinger Suit“, poderá alugá-la diretamente no barco. Para saber mais sobre a estação de águas vivas e os cuidados que você deve tomar, leia o item 4 do post “Roteiro de 3 dias entre Cairns, Daintree e Cape Tribulation – Dia 1“.

  • Paradas para mergulho:

Durante o passeio, o barco faz duas paradas na Grande Barreira de Corais para que os viajantes possam fazer snorkel ou mesmo mergulho.

mergulho Grande Barreira de Corais

Parada para mergulho com a Down Under Cruise and Dive. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Na realidade, a empresa possui 12 ancoradouros exclusivos em seis locais do recife, onde é possível mergulhar. Os locais escolhidos para estacionar o barco, no entanto, dependem das condições climáticas e da clareza da água do dia.

Essa escolha é feita, portanto, pela tripulação do barco, com o intuito de oferecer a melhor experiência.

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália

Snorkel na Grande Barreira de Corais da Austrália. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

De maneira geral, achamos o tempo para snorkel muito bom. Suficiente, inclusive, para iniciantes que quiserem tomar as primeiras lições de “scuba diving” e tentar essa modalidade de mergulho acompanhado de um guia ou para aqueles que querem apenas descansar e apreciar a vista.

tour Grande Barreira de Corais Cairns

Relax no barco! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Refeições:

Um almoço em estilo buffet está incluído  no valor do passeio. Quando fomos, o almoço contava com saladas, carnes grelhadas (frango, boi e peixe) e massas.

Apesar de super gostoso, não coma muito, pois você ainda terá mais uma parada para mergulho no período da tarde.

Também foram servidos cookies, café e frutas ao longo do dia. Ao final de tudo, uma taça de espumante de cortesia para fechar com chave de ouro!

Atenção: as demais bebidas não estão incluídas no valor do passeio.

3) Onde se hospedar em Cairns

Com ótima infra-estrutura, Cairns é uma cidade super simpática e que oferece várias opções de passeios.

De maneira geral, as principais empresas, restaurantes e atrações da cidade se encontram ao longo da Esplanade, a avenida que beira ao mar.

Por isso, o ideal é que você se hospede a uma curta distância dessa região, para que possa curtir a pé o clima gostoso da cidade.

Ficamos hospedados no Cairns Central YHA, um hostel localizado a 1,2 km da Esplanade, com excelente custo-benefício.

  • Quartos:

Além de quartos coletivos com banheiro compartilhado, o hostel oferece quartos de casal com banheiro privativo. Esta foi a opção que escolhemos e que nos atendeu muito bem.

Todos os quartos possuem ar condicionado, o que é importantíssimo no calor de Queensland.

Cairns Central YHA

Quarto de casal do Cairns Central YHA. Foto: www.booking.com.br

  • Área comum:

O hostel ainda oferece cozinha compartilhada, área de jantar, sala de televisão, lavanderia, sinuca e balcão de turismo.

onde se hospedar em Cairns

Cozinha compartilhada do Cairns Central YHA. Foto: www.booking.com.br

Na área externa, há uma piscina super delícia com um spa. Em algumas noites da semana, filmes são exibidos em um telão que fica na região da piscina. Fica um clima praiano super gostoso e ideal para quem quer conhecer viajantes do mundo todo.

Hotel hostel Cairns

Área de lazer do Cairns Central YHA. Foto: www.booking.com.br

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Pensando em conhecer Queensland? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!

Conheça a Grande Barreira de Corais da Austrália em um passeio incrível a partir de Cairns.

Conheça a Grande Barreira de Corais da Austrália em um passeio incrível a partir de Cairns.

A nossa hospedagem no Cairns Central YHA e o passeio com a Down Under Cruise and Dive foram uma cortesia dessas empresas. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

2 Comentários

    • Renato de Araújo on

      Olá Mariana,

      Que bom que você curtiu as dicas… 🙂

      Nós fizemos apenas o passeio de snorkel, que custa AUS $175, o equivalente a uns 140 dólares americanos.

      Para conferir o preço de passeios opcionais como batismo de mergulho, mergulho certificado, barco semi-submersível, voo de helicóptero, etc, clique no link abaixo e depois em “Pricing”

      http://downundercruiseanddive.com.au/evolution_cruise.php

      Qualquer outra dúvida, é só deixar aqui nos comentários que teremos o maior prazer em ajudar. 🙂

      Abraço e boa viagem,

      Renato
      Blog Pegadas na Estrada

Deixe um comentário