No primeiro dia do Roteiro de 4 dias em Moscou, mostramos as principais atrações que se concentram na região da Praça Vermelha, além de dicas de hospedagem e de locomoção. Se você ainda não leu esse post, vale a pena olhar essas dicas primeiro.
Agora, é hora de falarmos sobre as atrações que visitamos no segundo dia na cidade: o Convento e o Cemitério Novodevichy, que são uma excelente opção de passeio a céu aberto, e a Galeria Tretyakov, um museu interessantíssimo, dedicado à arte russa.
A nossa viagem à Moscou fez parte de um Roteiro de 8 dias pela Rússia.

Convento Novodevichy, Moscou. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Segundo dia do Roteiro de 4 dias em Moscou: Convento e Cemitério Novodevichy + Galeria Tretyakov
1) Convento e Cemitério Novodevichy (período da manhã):
1.1) Cemitério Novodevichy
O Cemitério Novodevichy, inaugurado em 1898, está localizado ao lado do Convento Novodevichy e é um dos cemitérios mais famosos da Europa.
Até o ano de 1991, os sepultamentos de personalidades soviéticas, como Iuri Gagárin, marechal Ivan Konev, Máximo Gorki e líderes políticos, como Stálin, Brejnev, Kalinin, Andropov, Ustinov, Chernenko e Molotov, eram realizados na Necrópole da Muralha do Kremlin.
Com o fim da União Soviética, no entanto, a Muralha do Kremlin deixou de ser usada para esse fim e o Cemitério Novodevichy passou a ser o principal local de sepultamento das personalidades russas. Foram sepultados lá, por exemplo, Boris Iéltsin e Nikita Khrushchev, além de escritores, músicos, políticos e heróis de guerra.
Atualmente é possível visitar o cemitério que, além dos túmulos, abriga capelas, monumentos e esculturas.
Dica: se você pretende visitar o cemitério, tire uma foto do mapa disponível logo na entrada para otimizar o seu tempo. Além de grande, o cemitério está dividido em 3 seções: antiga, nova e novíssima. Lembre-se que você terá apenas esta manhã para visitar o cemitério e o convento.
1.2) Convento Novodevichy

Área externa do Convento Novodevichy, Moscou. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada
Considerado um dos monastérios mais bem preservados da Rússia, o Convento Novodevichy foi construído dentro de uma enorme muralha, em 1524, para celebrar a retomada de Smolensk, sob posse dos Lituanos até 1514.

Mapa do Convento Novodevichy dentro da muralha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Ao longo dos anos, o convento passou por várias restaurações, sendo substancialmente reconstruído no século XVII, quando diversos artistas e artesãos criaram, na Catedral de Smolensk, um enorme paredão decorado com ícones de ouro.

Catedral de Smolensk no Convento Novodevichy. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Desde 2004, o Convento Novodevichy é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e abriga, além da catedral, outras igrejas, a Torre do Sino, um museu e outros pequenos edifícios.

Convento Novodevichy. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Convento Novodevichy. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
1.3) Como chegar
A maneira mais fácil de chegar ao Convento e Cemitério Novodevichy é de metrô, uma vez que a estação Sportivnaya da linha 1 (vermelha) fica a apenas 850 metros de caminhada.
Coordenadas do GPS:
Cemitério: 55.723775, 37.556233
Convento: 55.726808, 37.557641
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Horário de funcionamento do convento: aberto de quarta à segunda-feira. O museu e as igrejas funcionam das 9h às 17h. O convento também costuma fechar na primeira segunda-feira do mês.
- Valor da entrada do convento: Não é necessário pagar ingresso para visitar a área externa do convento. Para visitar as atrações, no entanto, é necessário pagar 300 RUB ou 100 RUB (estudante). Para fotografar o interior das atrações, é necessário pagar mais 100 RUB. Para filmar, 200 RUB (valores de julho de 2017).
- Mapas e informativos: quando fomos, todos os mapas disponíveis estavam escritos em alfabeto cirílico. Da mesma forma, o site oficial do convento ainda se encontra escrito apenas em russo.
- Roupas: ao entrar nas igrejas, as mulheres devem cobrir a cabeça, os ombros e as pernas. Os homens devem estar de calça comprida.
2) Galeria Tretyakov (período da tarde):
Com mais de 130 mil obras de arte, que vão desde o século XI até o período contemporâneo, a Galeria Tretyakov é 100% dedicada à arte russa e foi uma das atrações de Moscou que mais nos surpreendeu.

Ícones na Galeria Tretyakov. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
A exposição começa com uma ampla coleção de ícones, que são painéis de madeira, pintados com representações sacras. Essa arte pictórica religiosa é bastante comum na Rússia, sendo facilmente encontrada em diversas igrejas do país.

Ícones na Galeria Tretyakov. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ícones na Galeria Tretyakov. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ícones na Galeria Tretyakov. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ícones na Galeria Tretyakov. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
A exposição passa por diversas fases, com destaque para uma interessante coleção do século XX, que inclui obras famosas de Malevich, Kandinsky, Chagall, Filonov e Popova.

Quadro Ivan o terrível e seu filho Ivan. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Demon (sitting) – Vrubel Mikhail Aleksandrovich . Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Shir-Dor Madrasah on the Registan in Samarkand – Vereshchagin Vasily Vasilyevich. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Quadro da Galeria Tretyakov . Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Para quem gosta de arte, vale a pena passar na lojinha do museu. Lá você encontrará livros lindíssimos, quebra cabeça e vários objetos para decoração.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Horário de funcionamento: 3ª, 4ª e Domingo (10:00 às 18:00) e 5ª, 6ª e Sábado (10:00 às 21:00).
- Valores: 500 RUB. Gratuito para menores de 18 anos (valores de julho de 2017). Para consultar os valores atualizados, consulte o site oficial da Galeria Tretyakov.
3) Onde se hospedar em Moscou
A melhor região para se hospedar em Moscou é, sem dúvidas, próximo à Praça Vermelha, o que permitirá que você conheça boa parte das atrações a pé e ainda esteja próximo a todo tipo de transporte público.
Confira todas as dicas e algumas sugestões de hotéis com bom custo-benefício no item 4 do post que escrevemos sobre o primeiro dia em Moscou.
E assim terminamos o nosso 2º dia em Moscou! Não perca as atrações do 3º dia no próximo post! 😉
Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer Moscou? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
4 Comentários
Oi Cristina!
Li todos seus posts sobre Escandinávia e Rússia. Adorei! estou planejando uma viagem para esses países provavelmente para o ano que vem. Gostaria de perguntar se vcs usaram chip de operadora local na Rússia e nos países Escandinavos. Eu não lembro dessa informação ao longo dos vários posts que li, se há, me perdoe e podes apenas indicar o link para onde eu possa encontrá-la?
Vi que você enfatizou a disponibilidade de um GPS, principalmente na Rússia. Também não vi você mencionar qual hotel ficaram em St Peterburgo e em Moscou. Andei pesquisando alguns hotéis e achei mais barato que nos outros países do roteiro.
Por enquanto era isso..
Obrigada!
Olá Vanessa,
Que bom que você gostou dos nossos posts! Ficamos muito felizes em saber disso. 🙂
Nesta viagem, nós só utilizamos chip local na Islândia. Nos outros países usamos a internet nos celulares apenas quando encontrávamos wi-fi. Nas últimas viagens, porém, temos usado o chip da Easysim4u e temos gostado bastante.
O GPS realmente é o melhor amigo do turista ocidental na Rússia. Na nossa viagem, usamos o nosso GPS automotivo da Garmin para nos localizarmos. Não precisamos, portanto, de sinal de internet para utilizá-lo. Outra alternativa é o app Sygic, que funciona offline em celulares Android e IOS.
Com relação aos hotéis de São Petersburgo e Moscou, nós não mencionamos porque nós achamos ambos bem meia-boca e não ficamos à vontade para indicar. Eles são “mini-hotéis”, que na verdade são apartamentos transformados em hotel, com a recepção na sala, os quartos convertidos em suítes e cozinha convertida em depósito de tudo quanto há. Para ser sincero, eles não chegam a ser ruins, pois os preços foram muito bons e a localização excelente, mas eles são muuuito simples e em alguns aspectos até feios.
Como você já observou, existem muitas hospedagens com preços muito bons e avaliações fantásticas no Booking.com. Essas avaliações tão positivas dos mini-hotéis, no entanto, nos pareceram um pouco exageradas. Dá para ficar nesses hotéis sem problemas (nós ficamos), mas apenas não crie expectativa que eles vão ser tão espetaculares.
Outro detalhe importante é observar onde fica a entrada desses hotéis. Muitos deles estão localizados em prédios residenciais cuja entrada se dá pelo pátio interno dos edifícios. Por isso, eles ficam meio escondidos para quem passa pela rua e podem ser um pouco difíceis de encontrar. Nós já sabíamos disso e anotamos todos os detalhes de como chegar e ainda assim perdemos algum tempo para encontrá-los. Esse foi um dos motivos pelos quais ficamos com receio de indicar. Imagina se o leitor reserva o hotel que indicamos e não consegue nem encontrar a entrada!
Mas não se assuste, contei tudo isso apenas que você esteja preparada. Nossa experiência foi bem ok. Para o viajante “no frills” é uma boa maneira de economizar.
Os hotéis que ficamos foram os seguintes:
São Petersburgo
Well Being Hotel
Moscou
Capital House (este não está mais no Booking. Não confundir com o Capital Guest House)
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Cristina e Renato, estou adorando as informações da Russia! Gostaria de saber o que fizeram no terceiro e quarto dia em Moscou?
Obrigada,
Rafaella
Olá, Rafaella!
Que bom que você está gostando do nosso conteúdo. A gente fica super feliz de poder ajudar outros viajantes também!
No terceiro dia em Moscou, fizemos um bate-volta para Sergiev Posad, um lugar incrível a 70 km da capital russa.
No quarto dia, exploramos o metrô de Moscou, conhecido como o “palácio do povo”, alguns prédios do período soviético, o Tsarytsino Open-air Museum e a rua Arbat.
O post sobre Sergiev Posad já está saindo do forno. Será publicado amanhã!
O último post da série será publicado nos próximos dias também. Se você tiver interesse, assine gratuitamente a nossa newsletter e você receberá todos esses posts assim que forem publicados.
No mais, se tiver alguma dúvida, só deixar um comentário no blog, ok?
Abraços, Cristina e Renato.