O nosso 3º dia em Myanmar começou com uma visita ao grandioso Mandalay Royal Palace, erguido em 1857, durante o reinado de Mindon Min.
Construído essencialmente em madeira, o palácio foi fortemente destruído pelo fogo durante a Segunda Guerra Mundial, assim permanecendo até o início dos anos 90. A partir de então, o governo birmanês iniciou a sua reconstrução de acordo com o design original, mas usou, no lugar da madeira, materiais mais modernos e resistentes.
Atualmente o complexo é um importante centro de visitação turística de Mandalay. Consiste em diversas estruturas como salas de reuniões, aposentos do rei e da rainha, monastério, torre de observação, biblioteca, tribunal, entre outras, cercadas por 4 muralhas de 2 km cada.
Após a visita, seguimos para Sagaing, cidade a 20 km de Mandalay, importante centro religioso de Myanmar.
Lá visitamos a U Min Thone Zel Pagoda e a Sone U Pone Nya Shin Pagoda.
A partir dali, seguimos para Ava, também conhecida como Inwa, que foi a capital da Birmânia por aproximadamente 360 anos. Durante a sua época de glória, a cidade foi destruída e reconstruída inúmeras vezes em virtude de vários terremotos, até que, em 1839, a destruição foi tão grande que o rei se mudou para Amarapura.
Em Ava, fizemos um passeio de charrete e conhecemos algumas ruínas: Bagaya Monastery , Maha Aungmye Bonzan Monastery e Nanmyint Watch Tower.
Finalizado o passeio, fomos para o aeroporto de Mandalay, de onde pegamos um voo para Bagan.
Em Bagan dormimos no Bagan Umbra Hotel e aproveitamos a noite para tomar mais uma cerveja e comer um prato local.
*** Índice de Posts de Myanmar ***
Myanmar: dicas e roteiro
1º Dia: Yangon
2º Dia: Yangon – Mandalay
4º Dia: Bagan
5º Dia: Bagan – Yangon