Bodie, a Cidade Fantasma mais famosa do Oeste Americano

12

Localizada no estado da Califórnia, Bodie é a cidade fantasma mais famosa do oeste americano e preserva ainda hoje grande parte das construções e costumes da época da Corrida do Ouro.

atrações de Bodie

Bodie State Historic Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Tudo começou em 1857, quando William S. Bodey descobriu ouro na região. Em 1861, a primeira mina foi ali instalada, o que atraiu milhares de pessoas, que sonhavam se tornar milionários da noite para o dia.

A cidade começou com aproximadamente 20 mineiros que ali se estabeleceram, mas prosperou tão rápido, que chegou a ter 10.000 habitantes no seu auge, entre eles mineradores, pistoleiros, prostitutas, comerciantes e famosos “Foras da Lei”.

Mas o sonho dourado durou pouco e Bodie foi quase completamente abandonada em 1915. As pessoas que ali viviam parecem ter fugido da cidade as pressas e muitos dos seus pertences foram deixados para trás. Um grande vazio e Bodie se tornou uma verdadeira cidade fantasma.

Em 1962, Bodie foi transformada em parque estadual. O estado de “decadência congelada” da Corrida do Ouro atrai hoje turistas do mundo todo!

velho oeste

Bodie State Historic Park. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Conhecemos Bodie em uma Road Trip que fizemos pela Califórnia, em 2014. Bem perto dali estão outras atrações que podem ser incluídas em uma mesma viagem. Entre elas o magnífico Yosemite National Park, que é patrimônio da Unesco; o Mono Lake, a cidade de Mammoth Lake, famosa por suas pistas de esqui; e o Lake Tahoe, um lago verde esmeralda de tirar o fôlego.

Road Trip Califórnia

Road Trip na Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A seguir, todas as dicas para você que também sonha em conhecer a maior cidade fantasma do oeste americano!

1) Funcionamento do Bodie State Historic Park

O parque funciona durante o ano todo. De 18 de março a 31 de outubro, as atrações ficam abertas das 09:00 às 18:00. Já no período de inverno, de 1º de novembro a 17 de março, o horário é reduzido para 09:00 às 16:00.

A melhor época para ir é de maio a junho ou setembro a outubro, quando as temperaturas são agradáveis e o parque não costuma ficar cheio.

O inverno em Bodie costuma ser bastante rigoroso e para chegar até lá pode ser necessário ski, snowshoe ou snowmobile nessa época.

O valor da entrada é pago por pessoa e custa 8 dólares por adulto. Crianças de 3 a 17 anos pagam 5 dólares (preços de agosto de 2016). Consulte os valores atualizados no site oficial do parque.

2) Principais atrações de Bodie State Historic Park

A visita em Bodie é feita toda a pé, por ruas de terra, passando pelas originais construções da época da Corrida do Ouro.

Bem na entrada do parque, você verá um estacionamento com banheiros e mesas para piquenique.

A seguir, as principais atrações. Para acompanhá-las marcamos nosso roteiro neste mapa.

  • Igreja Metodista

A partir do estacionamento, pegue a trilha que leva até a Green Street. Logo no começo dessa rua, estará uma das principais atrações de Bodie, a Igreja Metodista, construída em 1882. Faça uma visita no seu interior.

velho oeste americano

Igreja Metodista em Bodie. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Casa de James Stuart Cain

Continue pela Green Street por mais 60 metros, e você verá, a sua esquerda, a casa de James Stuart Cain, um dos últimos moradores a deixar a cidade e que implantou diversos negócios em Bodie.

Bodie

Casa de James Stuart Cain, Bodie. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Dechambeau Hotel

Volte para a Green Street e siga até a esquina com a Main Street. Vire a direita e você verá o Dechambeau Hotel, com um típico saloon em seu interior. Não é possível entrar nessa atração, mas você verá da janela de vidro toda a estrutura do bar da forma exata em que foi deixada na época.

Roteiro em Bodie

Dechambeau Hotel, Bodie. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ao lado do hotel, você verá o Museu da Cidade e o Centro de Informações.

museu de Bodie

Museu em Bodie, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Schoolhouse

Volte para a Green Street e continue seguindo nela. Siga até encontrar a escola, um dos prédios mais bem preservados de Bodie. Originalmente construído como hotel em 1879, foi posteriormente transformado em escola. Você poderá ver a sala de aula tal como foi deixada, ainda com os livros em cima das carteiras.

  • Standard Stamp Mill

Depois da escola, vire a esquerda, na Wood Street, que o levará até a Standard Stamp Mill, a antiga mineradora que explorava o ouro na região. Esta área é fechada ao público, mas pode ser conhecida através de um visita guiada de aproximadamente 50 minutos.

Para adquirir o ticket da visita guiada, é necessário fazer a reserva no museu, ao lado do Dechambeau Hotel. O valor do tour é 6 dólares (agosto de 2016). Para consultar os valores atualizados, clique aqui.

Os horários disponíveis são: de 23 de maio a 8 de setembro, 11:00, 13:00 e 15:00. Fora dessas datas, é necessário perguntar os horários no museu.

Bodie State Historic Park

Standard Stamp Mill, Bodie. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Essas são as principais atrações, mas a diversão em Bodie é caminhar entre suas ruas, entrar nas casas que estiverem abertas, olhar pela janela das que estiverem fechadas e se divertir com os objetos e até carros esquecidos pela cidade.

Bodie California

Bodie State Historic Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Visite Califórnia

Bodie State Historic Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Road Trip Estados Unidos

Bodie State Historic Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

3) Como chegar

Para quem está em Mammoth Lakes, basta pegar a estrada US 395 na direção norte e seguir 70 km até pegar a Bodie Road (SR270), à direita. Esta rodovia tem aproximadamente 20 km, sendo que os últimos 5 km são de estrada de terra.

viagem de carro na Califórnia

Estrada de terra em Bodie, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Onde se hospedar próximo ao parque

O parque estadual de Bodie fica situado literalmente no meio do nada. Por esse motivo, ficamos hospedados na cidade de Mammoth Lakes, a 104 km do parque.

A cidade em si é uma gracinha e merece no mínimo 1 dia inteiro para conhecer as suas principais atrações. Não deixe de visitar o Convict LakeDevils Postpile National Monument, o Lake Mary, o Twin Lakes, a Rainbow Falls e outros lagos da região.

Mammoth Lakes

Mammoth Lakes, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Mammoth Lakes USA

Mammoth Lakes, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Se você também gosta de esquiar ou apenas subir de teleférico na montanha nevada para ter uma grande vista, vá até o Mammoth Adventure Center.

O que fazer em Mammoth Lakes

Esqui em Mammoth Lakes, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ski califórnia

Gôndola na montanha de Mammoth Lakes. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Mammoth Lakes California

Mammoth Adventure Center, Califórnia. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Ficamos hospedados no Sierra Lodge, um hotel super charmoso, bem localizado, todo em madeira, com uma ofurô e uma área de churrasco. O custo benefício foi excelente. Em resumo, super recomendamos!

5) Um plus para quem visita Bodie

A visita em Bodie normalmente demora uma manhã ou uma tarde.

Aproveite a outra metade do dia e conheça o Mono Lake, um lago alcalino e super salgado, que serve de refúgio para as aves da região.

Mono Lake

Mono Lake, Califórnia. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ao longo da margem do lago, existem diversas formações calcárias que emergem da água, também chamadas de Tufas.

É possível fazer um passeio gratuito à pé de cerca de 1 hora pelo bosque das tufas e aprender um pouco mais sobre essas formações.

Também é possível contratar um tour de canoa ou caiaque para explorar um pouco mais a região.

Gostou do nosso post? Siga o nosso Facebook e receba conteúdos exclusivos!

Para ajudar a manter o site, reserve o seu hotel na nossa caixa de pesquisa do Booking abaixo. O valor será o mesmo para você, mas o Booking repassa uma pequena parte da comissão dele para o nosso site. Muito obrigado e até a próxima!!!



Booking.com

*** Você também poderá gostar de ler ***

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

12 Comentários

  1. Pingback: Bucket list do Projeto 101 Países

  2. ola, adorei o post parabéns pelo trabalho, ficou tudo perfeito e o que dizer da cidade de Bodie, com certeza vai para a lista de lugares a ser visitado. bjs!!!!

    • Olá, Vitoria! Muito obrigado pelo comentário. Bodie é um lugar bem interessante, vale muito uma visita. Quando programar a sua viagem, tente incluir Mammoth Lakes e Yosemite, vale muito a pena! Abraços, Cristina e Renato.

  3. Amei essa road trip que vocês fizeram, acompanhei pelo instagram também e os posts no blog estão sensacionais. Sem falar das fotos que só me deixam com vontade de fazer as malas e ir para lá agora mesmo. Um dos melhores blogs que conheci nos últimos tempos. Parabéns! 🙂

  4. O que posso dizer???
    Esse é um dos locais que quero muito visitar e fiquei super feliz de encontrar esse post 😉
    Adorei as informações e vou deixar ele guardadinho para quando tiver a oportunidade de ir a Bodie!
    Obrigada!
    Beijos

    • Olá, Gabi! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Esperamos que o nosso post ajude na sua futura viagem. Se precisar de mais alguma ajuda, estamos à disposição. Grande abraço, Cristina e Renato.

  5. Que cidade mais fofa 🙂 Eu conheci Calico Ghost Town, que também é uma cidade fantasma que fica aproximadamente 2 horas de Las Vegas, para quem gosta de cidades “exóticas”, é uma boa pedida

    E as fotos estão lindas. Parabéns pela habilidade, queria eu ter esse dom 🙂

    Abraços

Deixe um comentário