O que fazer em Girona, Catalunha: dicas e roteiro pela Espanha

2

Comunidade autônoma da Espanha, a Catalunha é formada por quatro províncias (Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona) e foi onde começamos a nossa Road Trip de 20 dias pelo território espanhol.

o que fazer em Girona

Girona, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Chegamos no aeroporto internacional de Barcelona, onde alugamos o carro e seguimos para o nosso primeiro destino: Girona. Ao longo de 20 dias, fizemos uma espécie de “loop” por toda a Espanha, passando pelas mais variadas paisagens e cidades. Finalizamos essa Road Trip na própria Barcelona, onde também pudemos conhecer as suas principais atrações.

No post de hoje e no próximo, traremos todas as dicas e o roteiro do primeiro dia dessa viagem, no qual visitamos Girona, Monells, Púbol e Figueres. Para ficar mais didático, apresentamos as informações sobre Girona neste post, tanto para quem vai seguir uma road trip como a nossa, quanto para quem pretende fazer apenas um bate-volta a partir de Barcelona

Lembre-se que é possível conhecer Girona em um dia inteiro ou em meio dia e associá-la com outras cidades na região (como fizemos). Mas fique tranquilo, mostraremos as opções ao longo deste post, ok?

Qualquer dúvida, é só deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a organizar a sua viagem também!

Pontos de interesse Girona

Vista da Catedral de Girona. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Dia 1: O que fazer em Girona:

1) Girona

Localizada a cerca de 120 km de Barcelona, Girona é uma cidade riquíssima em história, com influências romanas, árabes e judias.

1.1) O que fazer em Girona

Começamos o dia por volta das 09:00 da manhã em Girona.

Dica: antes de começar o seu passeio pelas ruelas dentro das muralhas da cidade, vale a pena passar na Oficina de Turismo da cidade, localizada próximo à entrada da Pont Sant Feliu (Carrer de Berenguer Carnicer, 3), para pegar um mapa gratuito com os horários de funcionamento de cada atração. Quando fomos, por sorte, várias atrações estavam com a entrada gratuita. Vale a pena conferir isso antes.

roteiro Girona

Caminhando pelas ruelas de Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

As principais atrações de Girona estão localizadas na região da muralha, nas margens do Rio Onyar. Antes de adentrar nas ruelas medievais, passe algum tempo nas margens do rio, admirando as casinhas coloridas e as pontes que o atravessam!

  • Casas del Onyar

Uma das cenas mais famosas de Girona, essas casinhas coloridas do século XIX tem a fachada voltada para o Rio Onyar e estão localizadas na altura da rua de l’Argenteria.

Casas del Onyar Catalunha Girona

Casas del Onyar, Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • La Lleona

Logo que você atravessar o Rio Onyar pela Ponte de Sant Feliu, você encontrará a La Lleona, uma estátua com uma leoa escalando um poste.

Dizem que beijar a bunda da leoa traz sorte e o fará a voltar à Girona. Se nesse momento você já foi com a cara da cidade, deixe aí o seu beijinho por via das dúvidas, rs.

La Lleona Girona atrações

La Lleona, porque a gente também quer voltar! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Plaça de Sant Feliu

Construída em uma antiga estrada romana, esta praça abriga a Igreja de Sant Feliu, erguida em estilo românico ainda no século VII. Ao longo dos séculos, a igreja foi sendo modificada e passou a contar também com uma torre gótica e uma fachada barroca.

Observe que Sant Feliu é uma verdadeira mistura de arquiteturas e acontecimentos! Faça uma breve visita e sinta um pouquinho de cada período da história de Girona.

Igreja de Sant Feliu Gironda

Igreja de Sant Feliu, Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Banhos Árabes

Construído em um edifício romano no século XII, esta atração possui o nome de “Banhos Árabes“, pois foi baseado nos banhos muçulmanos existentes no norte da África. Apesar disso, encontramos algumas ornamentações típicas dos povos romanos.

Banhos árabes Girona turismo viagem

Banhos árabes em Girona. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O complexo é dividido em cinco ambientes: os vestiários, a sala fria, o quarto quente, a sala do forno e a sala de caldeiras.

Apesar de pequeno, vale a pena visitá-lo. O vestiário, logo na entrada, é lindo e conta com uma piscina octogonal, cercada por colunas ornamentadas.

o que fazer Girona

Vestiário dentro dos banhos árabes em Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  •  Monastério de Sant Pere de Galligants

Construído no século XII, esse antigo monastério abriga hoje o museu arqueológico de Girona.

Nós não o visitamos por dentro. Para quem dispõe de mais tempo, o museu exibe peças da pré-história até a chegada dos visigodos, além de outros objetos romanos e gregos.

Monastério de Sant Pere de Galligants

Vista lateral do Monastério de Sant Pere de Galligants. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Catedral de Girona

Sem dúvida a construção mais famosa e grandiosa da cidade!

Construída inicialmente no século XI, em estilo românico, a catedral está localizada na parte mais alta de Girona e possui uma escadaria extremamente imponente.

Apresenta uma arquitetura românica, com detalhes barrocos, agregada à maior nave gótica do mundo! Uma verdadeira obra arquitetônica ao longo dos séculos!

Se você curte Game of Thrones, não deixe de ler o item 1.4 deste post, várias cenas foram gravadas nesta catedral!

Catedral de Girona Game of Thrones

Catedral de Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • El Call (Juderia ou Bairro Judeu)

Localizado em uma área bastante fotogênica, com ruas estreitas e casinhas de pedra, o bairro judeu de Girona foi um dos maiores guetos judeus da Espanha e abrigou uma das escolas cabalísticas mais importantes da Europa Medieval.

O bairro começou a ser construído no século XI e se desenvolveu ao longo de 3 séculos. No século XV, por sua vez, os judeus que ali viviam foram perseguidos pelos “Reis Católicos Espanhóis” e tiveram que deixar suas casas.

Atualmente é possível visitar alguns museus na região, entre eles o Museu da História Judaica. Quando fomos, a entrada deste museu estava gratuita e foi uma boa oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre esta história!

passeio ruas Girona

Ruas e casinhas de pedra em Girona. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Muralhas de Girona

Depois de conhecer a parte medieval de Girona por dentro, é hora de darmos uma volta pelas muralhas da cidade e reconhecermos, lá do alto, o que já visitamos em nossa caminhada pela cidade!

Muralhas de Girona Catalunha Espanha

Muralhas de Girona, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

tour Girona Barcelona cidade medieval

Muralhas de Girona, Espanha. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Rambla de la Llibertat

Paralela ao Rio Onyar, a Rambla de la Llibertat é uma rua super aconchegante e arborizada, ideal para um passeio a pé, compras e para aproveitar um dos vários restaurantes e/ou sorveterias ali localizados.

  • Plaça de la Independència

Localizada fora da parte murada de Girona, esta é uma importante praça construída em estilo neoclássico no século XIX, que hoje também oferece boas opções de restaurantes.

1.2) Como chegar em Girona

A partir de Barcelona, é possível chegar em Girona de carro (como nós fizemos), trem, ônibus ou excursão.

  • Carro:

Para quem está de carro, basta pegar a  Autopista A-7 e seguir até Girona. A estrada é toda duplicada e em excelente estado de conservação, contudo, existe a cobrança de pedágio (aprox. € 18,50 em out/2017). Uma opção para pagar um pouco menos de pedágio é seguir pela C-32 (aprox. € 14,58 em out/2017). Para saber os valores atualizados, consulte o site Via Michellin.

  • Trem ou ônibus:

Para quem não está de carro, a empresa Renfe oferece trens a partir da estação Barcelona Sants, com duração de 40 minutos a 1h30min, dependendo do tipo da locomotiva. Confira todos os preços e horários diretamente no site oficial da Renfe.

Para quem prefere ônibus, as empresas Sagalés e Alsa oferecem viagens com duração de cerca de 1h30min. Para conferir os horários e valores, acesse o site oficial da Barcelona Nord, que organiza o transporte de ônibus na região.

  • Excursão:

Outra opção é a contratação de um tour guiado de meio-dia, que inclui ida e volta em ônibus, guia bilíngue (espanhol e inglês) e tempo livre para explorar a cidade por conta própria.

Por fim, para quem quer visitar Girona e Figueres (Museu Dalí) no mesmo dia, com a comodidade de um tour, o Visit Barcelona oferece duas opções:

  • A primeira é o tour Dalí’s Figueres & Girona, que inclui ônibus de ida e volta, guia (espanhol e inglês) e entradas para o Museu Dali (fastrack) e Dali Jewels.
  • A segunda opção é tour Museu Dalí e Girona com trem de alta velocidade. Este tour inclui ecotaxi do hotel para a estação de trem, passagens de ida e volta no trem de alta velocidade, tour guiado no Museu Dalí e a entrada na Catedral de Girona.

1.3) Onde estacionar em Girona

Para quem está de carro, Girona oferece amplo espaço de estacionamento gratuito. Como chegamos cedo, achamos vaga bem em frente à Pont Sant Feliu (Coordenadas 41.988031, 2.822780).

Caso este estacionamento esteja cheio, procure os demais estacionamentos gratuitos da cidade, marcados em rosa neste mapa (o círculo vermelho é o centro histórico) ou consulte o site do Parkopedia. São mais de 1.500 vagas de estacionamento gratuito disponíveis perto do centro histórico, certamente você encontrará uma vazia.

1.4) Game of Thrones em Girona

Para os amantes da série Game of Thrones, a boa notícia é que Girona foi cenário de partes da sexta temporada da série! Não deixe de visitar a enorme escadaria da Catedral, que apareceu em vários momentos da série.

A seguir, um pequeno vídeo que mostra as principais locações de Game of Thrones em Girona!

 2) Para onde vou agora?

Agora que você já conheceu Girona, é hora de tomar uma decisão e montar um roteiro de acordo com o seu ritmo e com o seu gosto.

  • Para você que tem tempo e que curtiu muito a medieval Girona: você pode passear com calma pelas lojinhas de artesanatos da cidade e jantar em um restaurante super charmoso na Rambla de la Llibertat. Faça uma parada e durma em Girona!
  • Para você que está com o tempo contado e fez a sua base em Barcelona: é hora de um rápido passeio pela Rambla de la Llibertat e pegar o caminho de volta para Barcelona.
  • Para você que tem um ritmo como o nosso e deseja muuuito conhecer outras preciosidades da Catalunha: visite Girona até no máximo às 14 horas e siga o nosso roteiro em direção a Monells. Continue no próximo post!

 3) Onde se hospedar

Onde se hospedar em Girona

Cidade medieval de Girona. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

3.1) Onde se hospedar em Girona

Para você que resolveu curtir o clima gostoso de Girona, a dica é se hospedar a uma distância de até 1 km do centro medieval da cidade, para que possa fazer o roteiro a pé e explorar cada cantinho de Girona.

A seguir, algumas opções de hotéis bem avaliados, para todos os gostos e bolsos:

3.2) Onde se hospedar em Barcelona

Para você que fez a sua base em Barcelona, a dica é se hospedar nos bairros mais centrais da cidade, como o Eixample e o Gràcia, por exemplo, a partir de onde é possível visitar muitas atrações com uma curta caminhada, ou em algum ponto menos turístico, mas ainda assim próximo ao metrô.

Vale lembrar que o metrô de Barcelona é excelente e leva você a praticamente todas as atrações da cidade.

A seguir, algumas opções bem avaliadas nessas regiões, também para todos os gostos e bolsos:

  • Ciutat de Barcelona
  • Chi
  • Room Mate Emma
  • Generator Hostel Barcelona (econômico e bem localizado).
  • Cool & Chic Hostel (um hostel limpíssimo e super moderno. Não tão central quanto as outras hospedagens acima, o hostel está localizado próximo ao metrô, nas proximidades da linha 9, que nos leva ao aeroporto, e da linha 5, que nos leva ao centro histórico. É uma opção econômica bastante superior a outros hostels de Barcelona e apresenta excelente custo-benefício).

Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Pensando em conhecer Girona e região? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça cidades medievais da Catalunha, como Girona e Monells, obras de Salvador Dalí em Púbol e Figueres, tudo isso em um roteiro pertinho de Barcelona.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

2 Comentários

    • Olá, Márcio!
      Essas cidades são lindinhas demais! É possível visitar Girona em meio dia, como fizemos, ou ficar 1 dia e 1 noite, para curtir o clima gostoso da cidade. Acho que mais do que isso é muito. É preferível usar os outros dias para conhecer outros cantinhos charmosos como este. Para saber mais, leia também o post sobre Figueres e sobre Besalú. Qualquer dúvida, só deixar um comentário.
      Abraços

      Cristina e Renato

Deixe um comentário