O Mount Cook National Park, também conhecido como Aoraki National Park, é um parque nacional localizado na Ilha Sul da Nova Zelândia, que abriga geleiras, vales, 23 picos nevados, lagos de degelo e um dos céus mais estrelados do mundo!
Amantes de ecoturismo e fotógrafos irão se apaixonar pelo Mount Cook National Park e suas inúmeras opções de trilhas e mirantes. O parque é também considerado pelos alpinistas profissionais como um dos melhores pontos para escalada da Australásia.
Em abril de 2017, visitamos o parque e fizemos a trilha Hooker Valley, que foi uma das mais lindas que fizemos na Nova Zelândia. Chegamos no parque a partir de Christchurch e conhecemos também outras atrações no caminho.
No post de hoje, detalharemos cada uma dessas atrações e falaremos sobre os melhores lugares para se hospedar. A nossa dica: salve este post! O Mount Cook National Park é um lugar pouquíssimo visitado por nós brasileiros, mas que entrou definitivamente para a nossa lista Top 5 lugares da Nova Zelândia.
1) De Christchurch ao Mount Cook National Park
A cidade de Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país. Por esse motivo, costuma ser uma ótima opção de porta de entrada para quem vem de países como a Austrália, Canadá, Fiji e países da Ásia.
Como fomos para a Nova Zelândia a partir da Austrália (Brisbane), acabamos aterrissando em Christchurch, onde iniciamos a nossa road trip pelas ilhas sul e norte do país.
De Christchurch ao Mount Cook National Park são aproximadamente 4 horas de viagem de carro, passando por atrações lindíssimas como o Lago Tekapo, a Igrejinha de pedra Church of the Good Shepherd e o Lago Pukaki.
Quem estiver sem carro pode contratar um tour organizado por agências locais em Christchurch.
1.1) Lago Tekapo
Com águas azul turquesa, o Lago Tekapo forma uma paisagem lindíssima em meio aos Alpes do Sul.
1.2) Church of the Good Shepherd
Construída em 1935, essa pequena igreja nas margens do Lago Tekapo é um dos pontos mais fotografados da região.
Você encontrará um estacionamento gratuito logo na entrada da igreja. Observe que não é permitido tirar fotos no seu interior.
Repare bem nos vitrais do altar. De lá, tem-se uma vista bem interessante do Mount Cook!
1.3) Lago Pukaki
Outro lago de cor azul turquesa impressionante, o Lago Pukaki é alimentado por águas provenientes do Lago Tekapo e das geleiras Tasman e Hooker.
O lago margeia a estrada que vai para o Mount Cook National Park, fazendo da Mount Cook Road uma das estradas mais cênicas da Nova Zelândia!
Um bom ponto para curtir o visual do Lago Pukaki é o Peter’s Lookout (-44.089147, 170.135792), um mirante ao longo da Mount Cook Road, de onde se tem uma bela vista do lago e das montanhas.
2) Atrações do Mount Cook National Park
Cerca de 10 trilhas partem próximo ao vilarejo do parque.
De maneira geral, essas trilhas estão super bem preparadas e demarcadas, podendo ser percorridas por pessoas com um nível médio de preparo físico. As mais famosas são Red Tarns Track, Kea Point e Hooker Valley Track.
-
Hooker Valley Track
Como tivemos apenas meio dia no parque, tivemos que escolher uma delas.
A nossa escolha foi a Hooker Valley Track, uma trilha de nível fácil a moderado, 10 km de extensão (ida e volta) e tempo estimado total de 3 a 4 horas.
A trilha começa no estacionamento White Horse Hill (-43.719409, 170.093300), onde você também encontrará banheiros públicos e um acampamento.
Você caminhará dentro do Vale Hooker, cercado por picos e montanhas nevadas. Ao todo, você passará por três pontes suspensas, que cortam rios de degelo.
O cenário é incrivelmente maravilhoso. Nos sentimos realmente dentro de um quadro ou uma cena de filme. Para falar a verdade, o Mount Cook National Park foi o lugar que mais nos surpreendeu na Nova Zelândia. Se soubéssemos que o cenário era tão incrível, teríamos aumentado 1 dia no parque para fazer as outras trilhas também. Fica aí um motivo para voltarmos!
Ao final, você chegará na geleira Mueller, cercada por um lago também de água de degelo. Agora, é hora de voltar pelo mesmo caminho.
Dica 1:
- Se você puder, faça essa caminhada no período da tarde e programe-se para terminá-la no pôr do sol. Nesse horário, as montanhas ficam incrivelmente cor de rosa. É lindo!
Dica 2:
- Se você tiver mais tempo e for dormir nos hotéis dentro do parque, continue na trilha (já na volta e no final) até escurecer. O Mount Cook National Park está localizado na única reserva internacional de céu escuro da Nova Zelândia, sendo o melhor lugar para ver estrelas no país! Ahh, e fique tranquilo: o parque é super seguro. Você encontrará, no máximo, alguns coelhos enormes e saltitantes!
Informações importantes:
- Entrada: gratuita.
- Estacionamento: gratuito.
- Banheiros públicos: há banheiros no estacionamento e 1 único durante a caminhada.
- Todas as trilhas: acesse aqui o livreto com todas as trilhas do parque.
3) Onde se hospedar na região do Mount Cook National Park
3.1) Cabanas para alpinistas:
No parque há 17 cabanas espalhadas, também conhecidas como “huts“, sendo a maioria delas localizadas nas montanhas e destinadas aos alpinistas.
Para saber a localização e o nível de dificuldade para chegar em cada “hut”, confira o site oficial do Departamento de Conservação do Mount Cook National Park.
3.2) Aoraki/Mount Cook Village:
Localizado dentro do parque, esse vilarejo fofíssimo aos pés das montanhas, oferece áreas de camping, alguns hotéis e um hostel.
Se você pretende ficar no parque durante à noite para ver as estrelas, este é o lugar ideal! Observe, no entanto, que esses hotéis costumam se esgotar rapidamente, sendo bom reservá-los com bastante antecedência.
A seguir, a lista de hotéis para todos os gostos e bolsos:
-
- Hostel: YHA Mt Cook
-
- Quartos e estúdios: Aoraki Mount Cook Alpine Lodge
-
- Quartos com cozinha equipada: Aoraki Court Motel
- Hotel de luxo: The Hermitage Hotel Mt Cook
3.3) Twizel
Com preços mais em conta, Twizel é uma pequena cidade entre os lagos Ruataniwha e Pukaki, localizada a cerca de 50 minutos do parque.
A seguir, algumas opções bem avaliadas, que cabem em todos os orçamentos:
- Hotel econômico: Twizel Holiday Park
- Quartos com cozinha equipada: The Lakes Motel
- Chalés completos: Mountain Chalets Motel
- Casa de temporada: Gladstone Cottage
- Hotel de luxo: Matuka Luxury Lodge
4) Mount Cook no nosso roteiro
O Mount Cook National Park fez parte do nosso roteiro de 20 dias pela Nova Zelândia. Para ver o roteiro completo, com todas as cidades e atrações visitas, veja este post que preparamos sobre essa incrível road trip.
Gostou desta matéria?
Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer Mount Cook National Park? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
2 Comentários
Gostei muito do roteiro e das dicas. Mas resta uma dúvida: tem estacionamento para motorhome?
Olá Afonso,
Que bom que você gostou do roteiro e das dicas. Ficamos muito felizes em saber. 🙂
Desculpe-nos a demora em responder. Acabamos de chegar de viagem e só agora estamos conseguindo colocar o blog em dia.
Existe sim estacionamento e camping para Motorhomes no Mount Cook. O nome do camping é White Horse Hill campground e ele é administrado pelo Departament of Conservation (DOC) da Nova Zelândia. Para mais informações sobre este camping, acesse o link abaixo:
http://www.doc.govt.nz/parks-and-recreation/places-to-go/canterbury/places/aoraki-mount-cook-national-park/things-to-do/white-horse-hill-campground/
Para informações sobre outros campings e dump stations na NZ, acesse o site Rankers. Eles tem um mapa interativo com todas as informações que você precisa para viajar de motorhome pelo país. Muito útil!!! Segue o link:
https://www.rankers.co.nz/respect
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada