Com 4392 metros de altitude, o Mount Rainier é a montanha mais alta do estado de Washington e pode, nos dias claros, ser vista até mesmo da cidade de Seattle, que está a uma distância de 140 km.
A montanha, que é um vulcão ativo, permanece com o pico nevado durante todo o ano e é um dos destinos preferidos pelos montanhistas nos Estados Unidos.
O Parque Nacional Mount Rainier foi criado em 1899 para preservar a montanha e a natureza a seu redor, incluindo vales, cachoeiras, prados subalpinos, florestas antigas e mais de 25 glaciares.
Em junho de 2016, visitamos o parque em um roteiro de 1 dia. No post de hoje, descreveremos todos os detalhes dessa incrível experiência no estado de Washington.
Neste post você irá encontrar:
1) Chegando no Mount Rainier National Park
O Mount Rainier National Park pode ser acessado por 4 entradas diferentes: Nisqually Entrance, que faz parte do distrito histórico do parque; a Carbon River Entrance, próxima à região menos visitada; Stevens Canyon Entrance, que é bem próxima a famosa trilha Grove of the Patriarchs e a White River Entrance, na região de Sunrise.
Como fomos para o parque a partir do Olympic National Park, entramos pela portaria Nisqually Entrance e de lá seguimos em direção à Seattle.
Para entender o roteiro e a localização de cada entrada, confira este mapa.
2) Roteiro de 1 dia no Mount Rainier National Park
2.1) Nisqually Entrance
Com um arco de madeira construído em 1922 na entrada, a Nisqually Entrance está localizada no distrito histórico do parque, onde é possível ver o prédio mais antigo da região: uma cabana construída em 1908 e que hoje é ocupada pelos guardas florestais.
2.2) Kautz Creek
Após a Nisqually Entrance, dirija cerca de 3.3 milhas (5,3 km) e você chegará ao início da trilha Kautz Creek.
Esta trilha, que tem duração de 7 horas, é considerada difícil e passa por diversas paisagens alpinas. Infelizmente, não tivemos tempo para percorrê-la. Se você pretende ter essa experiência, aumente 1 dia no parque. Pelas fotos, parece linda.
Confira todos os detalhes da trilha no site oficial do Mount Rainier Tourism.
2.3) Longmire Museum
Localizada a 6.4 milhas (10,29 km) da entrada e ainda no distrito histórico do parque, essa área abriga um museu, que conta a história cultural e natural do parque; um hotel; um restaurante; uma loja de souvenir; e um centro de informações turísticas.
Se você ainda não pegou o mapa do parque, aproveite para pegá-lo no centro de informações.
2.4) Christine Falls
A 10,5 milhas (16,9 km) da entrada, você verá a Christine Falls, uma cachoeira linda que passa “por dentro” da rodovia e é emoldurada por uma charmosa ponte de pedra.
Existem dois mini estacionamentos na estrada. Pare no segundo e faça uma pequena caminhada para ter a visão da foto abaixo.
2.5) Ricksecker Point Loop Drive
Passada a Christine Falls, você verá uma placa sinalizando “Viewpoint”, indicando uma pequena estrada de 1 milha que leva ao Ricksecker Point, um mirante de onde se tem uma bela vista do Mount Rainier e de diversas geleiras
2.6) Narada Falls
Assim que você terminar o Ricksecker Point Loop Drive, você cairá novamente na rodovia principal. Siga mais um pouco e você verá a Narada Falls.
Pare o carro no estacionamento e faça uma pequena caminhada até a cachoeira.
2.7) Paradise
Passada a primeira parte do parque e as principais cachoeiras, é hora de conhecer a parte mais esperada do Mount Rainier National Park: o famoso Paradise Loop!
A partir de agora, você começa a subir de carro uma estrada bastante íngreme e com vistas de tirar o fôlego. No caminho, você verá algumas áreas para piquenique, provavelmente já com neve. Faça uma parada e aproveite para fazer um lanche no melhor cenário do parque!
Assim que você chegar ao topo da estrada, você verá o Henry M. Jackson Memorial Visitor Center. Lá você encontrará uma lanchonete, loja de souvenir, algumas exibições sobre o parque, banheiros e mais um centro de informações. Pegue as dicas sobre as trilhas de Paradise aqui. Acredite: você vai precisar!
Durante o alto verão (julho e agosto), esta é a melhor região do parque para admirar as belíssimas “wildflowers“. Já no inverno, é possível praticar snowshoeing, cross-country skiing e tubing.
Quando fomos (final de junho), todas as trilhas ainda estavam cobertas de neve. O funcionário do Visitor Center nos orientou a caminharmos sobre a neve até onde conseguíssemos. Foi uma experiência super divertida, diferente e com alguns tombos (nossos e de todo mundo), rs.
Caso as trilhas não estejam cobertas por neve quando você for, sugerimos que você escolha alguma ou algumas das trilhas abaixo. No entanto, lembre-se de passar no Visitor Center antes.
- Skyline Trail/ Panorama Point: moderada, 5,4 milhas (8,6 km) o Loop. Tempo estimado: 4 hrs.
- Nisqually vista trail/paradise flower trail: fácil, 2,2 milhas (3,5 km) o Loop. Tempo estimado: 45 min.
- Alta Vista trail: fácil, 1,2 milhas (1,9 km) ida e volta. Tempo estimado: 45 min.
2.8) Reflection Lake
De volta às áreas mais baixas do parque, você passará pelo Reflection Lake, um lago que beira a estrada e exibe o reflexo do Mount Rainier nos dias de sol.
É a região mais fotografada do parque, desça até à margem do lago e procure o melhor ângulo para a sua foto.
Está localizado a 21,6 milhas (36,5 km) da entrada do parque.
2.9) Martha Falls Viewpoint
Você agora está entrando na região do Stevens Canyon. Faça uma parada para visitar a Martha Falls.
2.10) Box Canyon
Um cânion com cerca de 100 metros de profundidade é o que você verá nessa região. Aqui você também encontrará mesas de piquenique, banheiros e “wildflower“.
O Box Canyon está localizado a 28,9 milhas (46,5 km) da entrada do parque.
2.11) Grove of the Patriarchs
Uma das trilhas mais bem avaliadas do Tripadvisor, a Grove of the Patriarchs é uma trilha considerada fácil, de apenas 1,3 milhas (2 km) o Loop, que passa por árvores gigantescas com mais de mil anos de idade.
Infelizmente, quando fomos, uma dessas árvores milenares havia caído na estrada, fechando o acesso à trilha.
2.12) Outras atrações que não tivemos tempo de visitar em 1 dia:
- Tipsoo Lake and Chinook Pass Summit
- Sunrise
- Skookum Falls
Caso você queira ficar mais do que 1 dia no Mount Rainier National Park, preparamos uma seleção de hotéis no item 4.
Antes de planejar a sua viagem para o Mount Rainier National Park, consulte as condições das estradas, pois algumas poderão estar fechadas em razão do acúmulo de neve.
3) Informações básicas sobre o parque
3.1) Ingresso
O ingresso para visitar o Mount Rainier National Park custa 25 dólares e permite entradas ilimitadas de 1 veículo de até 15 passageiros (valor de janeiro de 2017), durante 7 dias consecutivos.
Também existem valores diferenciados para pessoas a pé, de bicicleta ou de moto. Para saber todas as opções e valores atualizados, consulte o site oficial do National Park Service.
Para quem visita 3 ou mais parques nacionais americanos, que foi o nosso caso, a melhor sacada é comprar o Passe Anual dos Parques Nacionais Americanos, que custa 80 dólares (valor de janeiro de 2017), e dá acesso ilimitado, durante um ano, a todos os parques nacionais dos Estados Unidos.
3.2) Quando ir
O Mount Rainier National Park é aberto o ano inteiro, durante 24 horas por dia, mas algumas atrações podem funcionar apenas sazonalmente.
Os meses com maior número de visitação são julho e agosto, quando as temperaturas são mais altas e o clima mais seco. Também é neste período, o melhor momento para ver as famosas “wildflower“.
Confira os horários de funcionamento de cada atração e do Visitor Center no site oficial do parque.
4) Onde se hospedar próximo ao Mount Rainier National Park
4.1) Como falamos no item 1, chegamos ao parque pela Nisqually Entrance, vindo do Olympic National Park, e partimos pela saída nordeste, indo em direção à Seattle. Para quem vai fazer esse trajeto, a cidade de Enumclaw é a opção ideal. A cidade é bem próxima ao Mount Rainier National Park, o que te permite ficar até mais tarde dentro do parque, e conta com boa infraestrutura de hotéis, restaurantes, fast-foods e supermercados.
Hotéis em Enunclaw:
4.2) Para quem vai fazer o trajeto no sentido inverso, ou seja, vindo de Seattle e finalizando na Nisqually Entrance, a cidade de Ashford é uma ótima escolha.
Hotéis em Ashford:
Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem. Obrigado e até a próxima!
Pretende conhecer o Mount Rainier National Park? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!