Com 4392 metros de altitude, o Mount Rainier é a montanha mais alta do estado de Washington e pode, nos dias claros, ser vista até mesmo da cidade de Seattle, que está a uma distância de 140 km.

Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
A montanha, que é um vulcão ativo, permanece com o pico nevado durante todo o ano e é um dos destinos preferidos pelos montanhistas nos Estados Unidos.
O Parque Nacional Mount Rainier foi criado em 1899 para preservar a montanha e a natureza a seu redor, incluindo vales, cachoeiras, prados subalpinos, florestas antigas e mais de 25 glaciares.
Em junho de 2016, visitamos o parque em um roteiro de 1 dia. No post de hoje, descreveremos todos os detalhes dessa incrível experiência no estado de Washington.

Nós no Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Neste post você irá encontrar:
1) Chegando no Mount Rainier National Park
O Mount Rainier National Park pode ser acessado por 4 entradas diferentes: Nisqually Entrance, que faz parte do distrito histórico do parque; a Carbon River Entrance, próxima à região menos visitada; Stevens Canyon Entrance, que é bem próxima a famosa trilha Grove of the Patriarchs e a White River Entrance, na região de Sunrise.
Como fomos para o parque a partir do Olympic National Park, entramos pela portaria Nisqually Entrance e de lá seguimos em direção à Seattle.
Para entender o roteiro e a localização de cada entrada, confira este mapa.
2) Roteiro de 1 dia no Mount Rainier National Park
2.1) Nisqually Entrance
Com um arco de madeira construído em 1922 na entrada, a Nisqually Entrance está localizada no distrito histórico do parque, onde é possível ver o prédio mais antigo da região: uma cabana construída em 1908 e que hoje é ocupada pelos guardas florestais.

Nisqually Entrance, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
2.2) Kautz Creek
Após a Nisqually Entrance, dirija cerca de 3.3 milhas (5,3 km) e você chegará ao início da trilha Kautz Creek.

Kautz Creek, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Esta trilha, que tem duração de 7 horas, é considerada difícil e passa por diversas paisagens alpinas. Infelizmente, não tivemos tempo para percorrê-la. Se você pretende ter essa experiência, aumente 1 dia no parque. Pelas fotos, parece linda.
Confira todos os detalhes da trilha no site oficial do Mount Rainier Tourism.
2.3) Longmire Museum
Localizada a 6.4 milhas (10,29 km) da entrada e ainda no distrito histórico do parque, essa área abriga um museu, que conta a história cultural e natural do parque; um hotel; um restaurante; uma loja de souvenir; e um centro de informações turísticas.
Se você ainda não pegou o mapa do parque, aproveite para pegá-lo no centro de informações.
2.4) Christine Falls
A 10,5 milhas (16,9 km) da entrada, você verá a Christine Falls, uma cachoeira linda que passa “por dentro” da rodovia e é emoldurada por uma charmosa ponte de pedra.

Cristina e Christine Falls ao fundo! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Existem dois mini estacionamentos na estrada. Pare no segundo e faça uma pequena caminhada para ter a visão da foto abaixo.

Christine Falls, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
2.5) Ricksecker Point Loop Drive
Passada a Christine Falls, você verá uma placa sinalizando “Viewpoint”, indicando uma pequena estrada de 1 milha que leva ao Ricksecker Point, um mirante de onde se tem uma bela vista do Mount Rainier e de diversas geleiras
2.6) Narada Falls
Assim que você terminar o Ricksecker Point Loop Drive, você cairá novamente na rodovia principal. Siga mais um pouco e você verá a Narada Falls.
Pare o carro no estacionamento e faça uma pequena caminhada até a cachoeira.

Caminhada para Narada Falls. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Narada Falls, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
2.7) Paradise
Passada a primeira parte do parque e as principais cachoeiras, é hora de conhecer a parte mais esperada do Mount Rainier National Park: o famoso Paradise Loop!

Bem vindos ao Paradise! Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
A partir de agora, você começa a subir de carro uma estrada bastante íngreme e com vistas de tirar o fôlego. No caminho, você verá algumas áreas para piquenique, provavelmente já com neve. Faça uma parada e aproveite para fazer um lanche no melhor cenário do parque!
Assim que você chegar ao topo da estrada, você verá o Henry M. Jackson Memorial Visitor Center. Lá você encontrará uma lanchonete, loja de souvenir, algumas exibições sobre o parque, banheiros e mais um centro de informações. Pegue as dicas sobre as trilhas de Paradise aqui. Acredite: você vai precisar!

Caminhada em Paradise como o Henry M. Jackson Memorial Visitor Center ao fundo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Durante o alto verão (julho e agosto), esta é a melhor região do parque para admirar as belíssimas “wildflowers“. Já no inverno, é possível praticar snowshoeing, cross-country skiing e tubing.

Wildflowers, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Quando fomos (final de junho), todas as trilhas ainda estavam cobertas de neve. O funcionário do Visitor Center nos orientou a caminharmos sobre a neve até onde conseguíssemos. Foi uma experiência super divertida, diferente e com alguns tombos (nossos e de todo mundo), rs.

Caminhada em Paradise, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Refrescando em Paradise, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Caso as trilhas não estejam cobertas por neve quando você for, sugerimos que você escolha alguma ou algumas das trilhas abaixo. No entanto, lembre-se de passar no Visitor Center antes.
- Skyline Trail/ Panorama Point: moderada, 5,4 milhas (8,6 km) o Loop. Tempo estimado: 4 hrs.
- Nisqually vista trail/paradise flower trail: fácil, 2,2 milhas (3,5 km) o Loop. Tempo estimado: 45 min.
- Alta Vista trail: fácil, 1,2 milhas (1,9 km) ida e volta. Tempo estimado: 45 min.
2.8) Reflection Lake
De volta às áreas mais baixas do parque, você passará pelo Reflection Lake, um lago que beira a estrada e exibe o reflexo do Mount Rainier nos dias de sol.
É a região mais fotografada do parque, desça até à margem do lago e procure o melhor ângulo para a sua foto.

Reflection Lakes, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
Está localizado a 21,6 milhas (36,5 km) da entrada do parque.
2.9) Martha Falls Viewpoint
Você agora está entrando na região do Stevens Canyon. Faça uma parada para visitar a Martha Falls.

Martha Falls, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
2.10) Box Canyon
Um cânion com cerca de 100 metros de profundidade é o que você verá nessa região. Aqui você também encontrará mesas de piquenique, banheiros e “wildflower“.
O Box Canyon está localizado a 28,9 milhas (46,5 km) da entrada do parque.

Box Canyon, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Wildflowers, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
2.11) Grove of the Patriarchs
Uma das trilhas mais bem avaliadas do Tripadvisor, a Grove of the Patriarchs é uma trilha considerada fácil, de apenas 1,3 milhas (2 km) o Loop, que passa por árvores gigantescas com mais de mil anos de idade.
Infelizmente, quando fomos, uma dessas árvores milenares havia caído na estrada, fechando o acesso à trilha.
2.12) Outras atrações que não tivemos tempo de visitar em 1 dia:
- Tipsoo Lake and Chinook Pass Summit
- Sunrise
- Skookum Falls
Caso você queira ficar mais do que 1 dia no Mount Rainier National Park, preparamos uma seleção de hotéis no item 4.
Antes de planejar a sua viagem para o Mount Rainier National Park, consulte as condições das estradas, pois algumas poderão estar fechadas em razão do acúmulo de neve.
3) Informações básicas sobre o parque

Christine Falls, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
3.1) Ingresso
O ingresso para visitar o Mount Rainier National Park custa 25 dólares e permite entradas ilimitadas de 1 veículo de até 15 passageiros (valor de janeiro de 2017), durante 7 dias consecutivos.
Também existem valores diferenciados para pessoas a pé, de bicicleta ou de moto. Para saber todas as opções e valores atualizados, consulte o site oficial do National Park Service.
Para quem visita 3 ou mais parques nacionais americanos, que foi o nosso caso, a melhor sacada é comprar o Passe Anual dos Parques Nacionais Americanos, que custa 80 dólares (valor de janeiro de 2017), e dá acesso ilimitado, durante um ano, a todos os parques nacionais dos Estados Unidos.
3.2) Quando ir
O Mount Rainier National Park é aberto o ano inteiro, durante 24 horas por dia, mas algumas atrações podem funcionar apenas sazonalmente.
Os meses com maior número de visitação são julho e agosto, quando as temperaturas são mais altas e o clima mais seco. Também é neste período, o melhor momento para ver as famosas “wildflower“.
Confira os horários de funcionamento de cada atração e do Visitor Center no site oficial do parque.
4) Onde se hospedar próximo ao Mount Rainier National Park

Paradise, Mount Rainier National Park. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada
4.1) Como falamos no item 1, chegamos ao parque pela Nisqually Entrance, vindo do Olympic National Park, e partimos pela saída nordeste, indo em direção à Seattle. Para quem vai fazer esse trajeto, a cidade de Enumclaw é a opção ideal. A cidade é bem próxima ao Mount Rainier National Park, o que te permite ficar até mais tarde dentro do parque, e conta com boa infraestrutura de hotéis, restaurantes, fast-foods e supermercados.
Hotéis em Enunclaw:
4.2) Para quem vai fazer o trajeto no sentido inverso, ou seja, vindo de Seattle e finalizando na Nisqually Entrance, a cidade de Ashford é uma ótima escolha.
Hotéis em Ashford:
Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem. Obrigado e até a próxima!
Pretende conhecer o Mount Rainier National Park? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois. É simples, rápido e prático!