As Lagunas Altiplânicas estão localizadas a mais de 4.000 metros de altitude, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos, no Atacama.
Para visitá-las, embarcamos em um passeio da agência Ayllu, com duração aproximada de 9 horas (5h30 às 14h30). Esse passeio nos levou a lugares incríveis, como as Lagunas Tuyaito, Miscanti e Miñiques, além de outras atrações no caminho.
No post de hoje, contaremos todos os detalhes da nossa visita às Lagunas Altiplânicas, além de dicas de hospedagem, vestimenta e muito mais.
Este post faz parte de uma série de 8 posts, que o ajudará a organizar a sua viagem ao Atacama.
Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar o Deserto do Atacama também!
1) Atrações do passeio às Lagunas Altiplânicas
1.1) Laguna Tuyaito
Às 05:30 da manhã, fomos pegos no hotel pela equipe da Ayllu. Na primeira hora do trajeto em direção às Lagunas Altiplânicas, o céu ainda estava escuro e por isso nós e o resto do grupo demos um pequenos cochilo.
A medida que avançávamos na estrada, os raios solares começavam a aparecer por entre as montanhas.
Nossa primeira parada, já de dia, foi na Laguna Tuyaito. Aqui, tivemos um tempo para caminhar ao seu redor, enquanto o nosso guia preparava um delicioso café da manhã.
Nesse momento, apenas a nossa excursão havia chegado e o lugar estava completamente vazio e tranquilo.
Aos poucos, o sol começava a subir e transformava o cenário, acrescentando a ele um reflexo perfeito da cadeia de montanhas que cerca a laguna.
OBS: não há banheiro no caminho, nem na Laguna Tuyaito. Caso necessário, utilize uma das pedras da região da laguna como “esconderijo”, rs. Não se esqueça de levar papel higiênico/lenços umedecidos e sacos de plástico tipo Ziplock para jogar o papel usado depois. Não há lixeiras no local.
1.2) Salar de Talar
Logo após café da manhã com vista para a Laguna Tuyaito, seguimos em direção a um mirante, de onde se tem uma bela vista panorâmica do Salar de Talar.
Ao fundo do salar, as pedras vermelhas que vemos são as famosas Piedras Rojas. Infelizmente, quando fomos, não foi possível chegar próximo às Piedras Rojas (um dos cenários mais famosos do Atacama), devido a um incidente ocorrido em janeiro de 2018. Nesse infeliz episódio, um atleta que filmava cenas para um programa de televisão praticou kitesurf na lagoa, o que desagradou a comunidade local. Desde então, a região onde se encontram as Piedras Rojas foi fechada ao acesso de turistas por tempo indeterminado.
Para maiores informações, confira com a sua agência, na data da sua viagem, se a atração continua fechada ou se ela já foi reaberta. Na volta, dê uma passadinha aqui no blog e conte-nos como foi!
1.3) Laguna Miscanti
Localizada na parte mais alta da Reserva Nacional Los Flamencos, a Laguna Miscanti é um dos pontos altos do passeio.
Aqui você encontrará banheiros públicos e uma pequena trilha de nível fácil, que segue a margem da laguna.
Aproveite para caminhar, tirar boas fotos e avistar alguns pássaros típicos da região.
1.4) Laguna Miñiques
Localizada ao final da trilha da Laguna Miscanti, essa outra laguna conta com uma superfície de cerca de 1,5 quilômetro quadrado, que é o habitat natural para a Tagua Cornuda, uma ave aquática típica da região.
1.5) Trópico de Capricórnio
No caminho de volta para San Pedro de Atacama, fizemos a nossa última parada no Trópico de Capricórnio, a linha imaginária que delimita a zona tropical sul.
Assim que chegamos em San Pedro de Atacama, fomos recebidos com um delicioso almoço em estilo buffet, no restaurante da Ayllu. O almoço está incluído no passeio às Lagunas Altiplânicas e foi uma ótima pedida para fechar com chave de ouro o nosso tour!
2) O que vestir no passeio Lagunas Altiplânicas
O passeio às Lagunas Altiplânicas começa muuuito cedo (05:30 da manhã) e chega a elevadas altitudes (máxima 4.200 metros).
Por isso, mesmo no verão, é importante estar bem preparado para o frio.
Se vestir em camadas (segunda pele, fleece e corta-vento) é, sem dúvida, a melhor opção. A medida que a temperatura for aumentando, você vai retirando as camadas e se adaptando melhor às novas temperaturas.
Para saber mais, leia o post que escrevemos “Como se vestir no frio intenso“.
3) Como visitar as Lagunas Altiplânicas
Visitamos as Lagunas Altiplânicas com a Ayllu, uma empresa voltada para brasileiros, que oferece tours em grupos pequenos e com guias muito bem preparados. A Ayllu está localizada em San Pedro de Atacama, na rua Toconao, nº 479, mas todos os passeios podem ser reservados com antecedência pelo site da empresa.
De maneira geral, as refeições estão incluídas nos passeios da Ayllu, nas quais você encontrará preparações típicas da gastronomia atacamenha.
Um fator que achamos interessante é que a agência procura oferecer passeios em horários um pouco diferentes da maioria das empresas, a fim de encontrar as atrações um pouco mais vazias. Sem dúvida, um diferencial que gostamos bastante.
Para visitar as Lagunas Altiplânicas, é necessário pagar também o ingresso do parque, que não está incluído em nenhum tour oferecido no Atacama. Quando fomos, essa taxa era de 3.000 pesos chilenos. O pagamento é feito na hora e em espécie. Antes de ir, no entanto, confira o valor atualizado diretamente com a empresa.
4) Onde se hospedar em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama é um vilarejo bem pequeno, onde tudo se concentra na região da rua Caracoles. Por isso, o ideal é se hospedar em uma das ruas que cortam a agitada Caracoles.
Para quem quer ficar super bem localizado e em um hotel bastante confortável, recomendamos o Terrantai Lodge.
Avaliado como fantástico no site Booking.com, o Terrantai Lodge oferece quartos completos, bem decorados, confortáveis e com internet wi fi.
Após os passeios, a dica é se refrescar na piscina do hotel. No final da tarde, por sua vez, o Terrantai Lodge. ainda oferece uma degustação de vinhos e queijos. Perfeito, hein?
Para quem está com o orçamento um pouco mais apertado, mas também não pretende ficar em hostel, a nossa dica é o Hostal Mirador. Um pouco mais afastado do centrinho (a 8 minutos de caminhada da Caracoles), esse hotel econômico oferece quartos com banheiro privativo ou compartilhado, cozinha equipada, wifi e, além disso, a limpeza é impecável.
Para aqueles que buscam luxo, vale a pena olhar o hotel Explora, que oferece pacotes all inclusive com hospedagem, traslados, passeios exclusivos, refeições e bebidas alcoólicas.
Gostou deste guia de viagem sobre as Lagunas Altiplânicas?
Então reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer as Lagunas Altiplânicas? Então dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
Fizemos este passeio em parceria com a Ayllu. Todos os comentários, no entanto, refletem 100% a nossa experiência e a nossa opinião.
10 Comentários
Atacama é tão lindo, não vejo a hora de conhecer e as Lagunas são tão incríveis e fotogênicas, se pelas fotos já impressiona imagina ao vivo, o post está maravilhoso, bem completo.
Olá, Deisy!
Que bom que você gostou!
As lagunas realmente impressionam. De perto então… Dá vontade de ficar horas contemplando.
Super recomendo esse passeio.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Abraços
Cris e Renato
Demais! Um dos lugares mais lindos que já vimos! Realmente incrível!
Olá, Itamar!
Realmente um destino que vale a pena!
Obrigado pelo comentário.
Abraços
Cris e Renato
Está incrível este roteiro para o Atacama, quantas paisagens surpreendentes e fotogênicas, não é? Adoraria conhecer este destino incrível, e certamente contarei com a grande ajuda dos posts de vocês.
Valeu Pegadas!
Beijos.
Olá, Gisele!
O Atacama é realmente um lugar incrível e diferente de tudo.
Qualquer dúvida, estamos aqui.
Esperamos que as nossas dicas a ajudem nessa viagem! Queremos notícias sua depois!
Abraços
Cris e Renato
Não vejo a hora de conhecer o Atacama! Acho fantástica a natureza por lá, se por foto já acho lindo demais , imagino vendo pessoalmente! ♥
Amei as dicas, esse guia com certeza vão me ajudar bastante na minha viagem e me deixou ainda mais ansiosa! rss =)
Parabéns pelo post! 🙂
Olá, Luiza!
Que bom que você gostou. É um prazer compartilhar as nossas viagens por aqui.
Esperemos que as nossas dicas ajudem outros viajantes a desbravar também o Atacama.
Boas viagens para você.
Abraços
Cris e Renato
Incríveis demais!! Já estive nas lagunas altiplanicas do lado da Bolivia e são lindas que parecem até de mentira. É surreal o quanto a natureza é maravilhosa
🙂
Olá, Taís!
Estivemos na Bolívia também, é um lugar incrível!
Pela logística, vale super a pena conjugar Atacama com Bolívia.
Ainda vamos escrever o nosso roteiro na Bolívia.
Obrigado pelo comentário.
Abraços
Cristina e Renato