A Laguna Cejar é uma lagoa salgada localizada no Deserto de Atacama, a cerca de 30 minutos de San Pedro de Atacama.
Com tanto sal, é impossível afundar nessa lagoa. Por mais que você tente mergulhar, você sempre estará boiando em suas águas. Chega a ser engraçado!
Ao que tudo indica, a Laguna Cejar possui ainda mais sal do que o próprio Mar Morto. É uma experiência interessante e bem diferente de tudo o que já vimos.
Para visitar a Laguna Cejar, embarcamos em um passeio da agência Ayllu, com duração aproximada de 4:30 horas (das 16:00 às 20:30). Esse passeio nos levou a lugares incríveis, como a própria Laguna Cejar, a Laguna Piedra, os Ojos del Salar e a Laguna Tebinquiche. Ao final, ainda pudemos apreciar o pôr do sol tomando um Pisco Sour e comendo vários petiscos!
No post de hoje, contaremos todos os detalhes deste passeio, além de dicas de hospedagem, vestimenta e muito mais.
Este post faz parte de uma série de 8 posts sobre o Deserto de Atacama. Esperamos que a nossa série o ajude a organizar também a sua viagem!
Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!
1) Atrações do passeio à Laguna Cejar
1.1) Laguna Cejar e Laguna Piedra
A Laguna Cejar está localizada em uma área de proteção, juntamente com outra lagoa salgada: a Laguna Piedra.
Por questões sanitárias, atualmente não é mais possível nadar na Laguna Cejar. No entanto, o turista poderá sentir a experiência de “flutuar em águas salgadas” na Laguna Piedra, localizada logo ao lado da Cejar.
Para ingressar no complexo, é necessário pagar o ticket de entrada. Quando fomos, o valor do ingresso era 15.000 pesos chilenos. Esse valor não está incluído em nenhum tour vendido em San Pedro de Atacama e deve ser pago em pesos chilenos (em espécie) diretamente na entrada das lagoas. Antes de ir, contudo, confira o valor atualizado diretamente com a agência de viagem.
No complexo você também encontrará um estacionamento, banheiros públicos, chuveiros externos e espaço para trocar de roupa.
1.2) Ojos del Salar
Os Ojos del Salar são duas crateras imensas, com água dentro, localizadas na estrada que leva à Laguna Cejar.
É possível nadar nas águas dessas crateras, que, ao contrário da Laguna Cejar, são doces. Por isso, você afundará normalmente e não sentirá o efeito do sal como nas outras duas lagoas.
Para acessar os Ojos del Salar não é necessário pagar nenhuma taxa. Também não há estrutura de banheiros ou chuveiros.
1.3) Laguna Tebinquiche
Ao final do passeio, seguimos para a região da Laguna Tebinquiche para ver o pôr do sol.
Foi nesse cenário lindíssimo que pudemos tomar Pisco Sour e aprender a preparar esse típico drink chileno. Para acompanhar, a equipe da Ayllu nos serviu um delicioso hambúrguer caseiro, frios e frutas. Tanto as bebidas quanto as comidas estavam incluídas no passeio.
Para ingressar na Laguna Tebinquiche, é necessário pagar o ticket de entrada. Quando fomos, o valor do ingresso era 5.000 pesos chilenos. Esse valor não está incluído em nenhum tour vendido em San Pedro de Atacama e deve ser pago em pesos chilenos (em espécie) diretamente na entrada da lagoa. Antes de ir, contudo, confira o valor atualizado diretamente com a agência de viagem.
No local, há banheiros com ducha (fria).
2) Laguna Cejar em nosso roteiro no Atacama
Por ser um passeio de meio dia (das 16:00 às 20:30), é possível conjugar a Laguna Cejar com outra atividade nas proximidades de San Pedro de Atacama.
Para aproveitarmos melhor o dia, fizemos esse passeio no período da tarde e incluímos, no horário da manhã, o passeio ao Geyser el Tatio (das 5:30 às 13:00). A nossa visita ao Geyser el Tatio será objeto de outro post. Não perca!
3) Agência de viagem voltada para brasileiros em San Pedro de Atacama
Para visitar a Laguna Cejar, embarcamos no passeio da Ayllu, uma empresa voltada para brasileiros, com sede em San Pedro de Atacama.
É possível reservar todos os passeios pela internet e contar com um atendimento 100% em português.
De maneira geral, os passeios da Ayllu são realizados em grupos pequenos, em carros / vans novos e confortáveis e contam com guias especializados.
Neste passeio, a Ayllu fornece roupões para seus clientes. Além de ser super útil para entrar e sair das lagoas, ainda dá um charme a mais nas fotos!
As refeições costumam estar incluídas e contam com algum prato/bebida da gastronomia atacamenha.
Em resumo, a Ayllu oferece um serviço de excelente qualidade e que recomendamos!
4) O que levar no passeio à Laguna Cejar
O passeio à Laguna Cejar não chega a altitudes tão elevadas (máximo 2.300 metros). Por esse motivo, a temperatura costuma ser parecida com as temperaturas de San Pedro de Atacama.
Com exceção do inverno, não é necessário levar roupas de frio pesadas. É bom, no entanto, ter um casaquinho para o horário do pôr do sol.
Além disso, sempre é bom levar:
- roupa de banho
- chinelo
- protetor solar
- óculos escuro
- chapéu
- toalha (a Ayllu empresta roupões)
- prendedor de cabelo (evite molhar o cabelo na água salgada)
- Kit de primeiros socorros (Band-aid e água oxigenada 10 volumes/álcool)
- Escova de cabelo
- Creme
- Roupas secas para trocar após a ducha
Outras dicas:
- Muito cuidado ao caminhar no entorno das lagunas e ao entrar na Laguna de Piedra. O terreno de sal é extremamente cortante.
- Evite o contato da água salgada com os olhos e com o cabelo.
- Cuidado ao entrar com câmeras e celulares. Se eles caírem da sua mão, eles afundarão e você não conseguirá mergulhar para pegá-los. Dê preferência para GoPro com bastão flutuante.
- Após nadar nas lagoas salgadas, não deixe de passar nas duchas e enxaguar bem o corpo. O sal, depois de seco, pode irritar bastante a pele.
5) Onde se hospedar em San Pedro de Atacama
Como falamos no post “Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para o Atacama“, a cidade de San Pedro de Atacama possui hotéis para todos os gostos e bolsos.
Para aqueles que buscam um hotel confortável e bem localizado, a nossa dica é o hotel Terrantai Lodge . Nele você encontrará quartos completos com Wi Fi, área de lazer com piscina, café da manhã farto e recepção 24 horas. Para fechar a tarde com chave de ouro, o hotel ainda oferece degustação de queijos e vinhos para os hóspedes.
Para quem está com o orçamento um pouco mais apertado, mas não deseja ficar em um hostel, a nossa dica é o Hostal Mirador. Localizado a 8 minutos a pé da rua Caracoles (onde tudo acontece), esse hotel oferece quartos tanto com banheiros compartilhados quanto com banheiros privativos. O hotel ainda dispõe de uma cozinha compartilhada e equipada, que pode ser útil para quem precisa economizar com alimentação. Em resumo, trata-se de um hotel básico, mas com um excelente custo-benefício.
Gostou deste guia de viagem sobre a Laguna Cejar?
Então reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂
Pensando em conhecer a Laguna Cejar? Então dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
Fizemos este passeio em parceria com a Ayllu. Todos os comentários, no entanto, refletem 100% a nossa experiência e a nossa opinião.
6 Comentários
Esse foi um dos passeios que mais gostamos no Atacama. Não tomamos banho, pois fomos no auge do inverno. Parabéns pela matéria. Como sempre cheia de ótimas informações e fotos.
Olá, Márcio!
Que bom que você gostou. Realmente deve ser gelado no inverno!
Quando fomos, a água estava um pouquinho fria, mas ainda assim muito boa.
Abraços e boas viagens!
Cris
Sempre quis conhecer o Mar Morto para boiar sem afundar nele, e descobri aqui mais esta opção e bem mais perto, rsrs.
Adorei as dicas, as fotos e o relato fantástico, adoro vocês, sempre com novidades fresquinhas e super interessantes.
Beijos, Pegadas!!!
Olá, Gisele!
Que bom que você gostou! Realmente muito mais perto do que o Mar Morto, rs.
O Atacama é um destino muito interessante: as paisagens são variadas e exóticas.
É uma viagem que recomendamos!
Obrigada pelo comentário e por acompanhar as nossas viagens.
Beijos
Cris
Genteeeee Cris chiquérrima na primeira foto!! Adorei saber dessa Laguna Cejar, estava doida para ir ao Mar morto ver a sensação, agora ja posso ir mais pertinho para ter esta experiência!!
A foto da Kombi amarela também está sensacional!!!
Olá, Paula!
Verdade, a sensação na Laguna Cejar é a mesma que a que temos no Mar Morto.
Foi um passeio bem interessante!
Obrigada pelo comentário.
Bjs
Cris