Roteiro no Atacama – Termas de Puritama

6

Localizadas a 3.500 metros de altitude, as Termas de Puritama são um verdadeiro oásis em meio ao Deserto de Atacama.

Termas de Puritama Deserto de Atacama Chile

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ao todo, você encontrará 8 piscinas de águas termais, formadas naturalmente dentro de um enorme cânion e rodeadas por vegetação nativa.

As águas, cuja temperatura média é de 33º C, nascem na Cordilheira dos Andes e atingem elevadas temperaturas ao passar pelo terreno vulcânico do Atacama.

Para chegar até as Termas de Puritama, que estão localizadas a 30 km de San Pedro de Atacama, utilizamos o sistema de transporte da Denomades.com, que descreveremos no post de hoje.

Este post faz parte da série “Roteiro no Deserto de Atacama“, na qual detalhamos dia a dia a nossa viagem. Se você está chegando ao blog agora, vale a pena ler também o post “Tudo o que você precisa saber sobre o Atacama“.

Se ainda assim ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar também um dos lugares mais exóticos do Chile!

1) Como é a visita às Termas de Puritama

1.1) Entrada:

Para visitar as Termas de Puritama, é necessário pagar o ingresso, que custou 15.000 pesos chilenos quando fomos. Esse valor não está incluído em nenhum tour vendido em San Pedro de Atacama e deve ser pago em espécie (pesos chilenos) diretamente na entrada.

1.2) Piscinas:

As Termas de Puritama contam com 8 piscinas naturais. A primeira delas, no entanto, é exclusiva para os hóspedes do hotel chiquérrimo Explora.

Por isso, estarão a sua disposição 7 piscinas quentinhas e de águas claras.

melhores passeios Atacama

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

As piscinas são ligadas entre si por uma passarela e são rodeadas por uma natureza lindíssima!

Termas de Puritama roteiro Deserto de Atacama

Passarela que liga as piscinas entre si. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Quando chegamos, as piscinas ainda estavam vazias e pudemos aproveitar um pouco mais. Ao longo do dia, as excursões começam a chegar e as piscinas podem ficar bem cheias, principalmente as mais próximas à entrada.

Roteiro Deserto de Atacama Chile

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.3) Estrutura das Termas de Puritama

A estrutura do complexo é boa. Lá você encontrará banheiros e vestiários espalhados entre uma piscina e outra.

Há armários para guardar as bolsas, mas é necessário levar o próprio cadeado.

Há ainda um espaço com várias mesinhas, onde você pode lanchar e curtir o visual. Não é permitido comer em outras áreas.

No complexo não há lanchonete, nem bebedouros. Por isso, é importante levar a própria água e algum lanchinho.

1.4) Restrições:

Por questões de segurança, as Termas de Puritama não são indicadas para gestantes, nem para crianças menores de 3 anos.

2) Termas de Puritama em nosso roteiro de 7 dias no Deserto de Atacama

O passeio às Termas de Puritama tem duração de meio dia (das 08:00 às 13:30 ou das 13:30 às 18:30) e por isso pode ser conjugado com outro passeio no período da tarde.

Visitamos as termas no último dia da nossa viagem ao Atacama. Optamos pelo passeio do período da manhã e fizemos, no período da tarde, o passeio Lagoas Escondidas de Baltinache.

O que fazer no Deserto de Atacama

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada



3) Como chegar às Termas de Puritama

As Termas de Puritama estão localizadas a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Como não há transporte público até lá, contratamos o serviço de transporte compartilhado da Denomades.com.

A Denomades.com é um site de reservas online de passeios e excursões em toda a América do Sul, que trabalha com as melhores operadoras locais de turismo. A empresa possui site em português e atendimento online 24 horas, durante os 7 dias da semana.

Entre outras formas de pagamento, é possível reservar os passeios via PayPal, o que confere uma segurança ainda maior. Achamos o site bastante amigável e com as informações bem claras.

Como falamos, o passeio às Termas de Puritama tem duração de meio dia (das 08:00 às 13:30 ou das 13:30 às 18:30). No período da manhã, o transporte inclui pick-up no hotel. No período da tarde, contudo, o carro parte da agência no centrinho de San Pedro de Atacama.

Ao todo, fomos 6 pessoas. O motorista nos deixou na porta das termas e marcou um horário para nos buscar ao final.

Em resumo, foi um passeio econômico e de excelente qualidade.

Termas de Puritama Denomades.com

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) O que levar para as Termas de Puritama

As Termas de Puritama estão localizadas em altitude intermediária para os padrões do Atacama. Por isso, a temperatura não é tão diferente das temperaturas de San Pedro de Atacama.

Ainda assim, é importante levar uma jaqueta jeans no verão e um casaco no inverno. Não se esqueça também de levar:

  • roupa de banho. Dica: vá vestido com roupa de banho por baixo para não perder tempo no trocador e aproveitar o início da manhã, quando as piscinas ainda estão vazias
  • chinelo
  • toalha
  • gominha / prendedor de cabelo
  • protetor solar
  • protetor labial
  • óculos escuro
  • GoPro
  • creme para pentear
  • pente ou escova
  • creme para o corpo
  • roupa seca para trocar ao final
  • Cadeado para os armários. Dê preferência para cadeados de código, para não ter que se preocupar com a chave enquanto está nas piscinas.
  • Água
  • Lanche: empanadas, barra de cereal, chocolate,… .
excursões Atacama

Termas de Puritama, Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

5) Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

5.1) Hotel econômico em San Pedro de Atacama

Para quem busca um hotel econômico em San Pedro de Atacama, mas não abre mão de um quarto com banheiro privativo, a nossa dicas é o Hostal Mirador.

Localizado a 8 minutos de caminhada da rua Caracoles (onde tudo acontece), esse hotel econômico oferece quartos tanto com banheiro compartilhado quanto com banheiro privativo e está muito bem avaliado no Booking.com. Há ainda uma cozinha equipada e compartilhada, um mirante para observar o Vulcão Licancabur, estacionamento privativo e uma área com mesinhas.

5.2) Hotel superior em San Pedro de Atacama

Com uma localização excelente, o Terrantai Lodge oferece quartos completos com wifi, aquecimento/ventilador, secador de cabelo e banheiro privativo.

Na área externa você encontra uma piscina, área de descanso e estacionamento privativo.

Terrantai Lodge San Pedro de Atacama

Piscina do Terrantai Lodge, San Pedro de Atacama. Foto: www.booking.com

O café da manhã é servido no estilo buffet e conta com alguns quitutes atacamenhos.

Para fechar o dia com chave de ouro, o hotel oferece uma degustação de vinhos e queijos exclusiva para os seus hóspedes. Não é à toa que o Terrantai está com avaliação Fantástica no Booking.com.

5.3) Vip e exclusivo!

Se você busca luxo, exclusividade e o melhor serviço do Atacama, o Explora foi feito para você!

Esse hotel 5 estrelas funciona com sistema all Inclusive, oferecendo no pacote todas as refeições, bebidas alcoólicas a qualquer tempo, passeios exclusivos e em grupos pequenos, área de lazer enorme e quartos luxuosos.

O passeio às Termas de Puritama está incluído na hospedagem all inclusive e possibilita aos hóspedes o acesso exclusivo à piscina nº 1 das termas.

onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Piscina do Explora, San Pedro de Atacama. Foto: www.booking.com

Gostou deste guia de viagem sobre as Termas de Puritama?

Então reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

Pensando em conhecer as Termas de Puritama? Então dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Localizadas a 3.500 metros de altitude, as Termas de Puritama são um verdadeiro oásis em meio do Deserto de Atacama. No post de hoje, saiba como chegar nas termas, o seu funcionamento, o que levar, dicas de hospedagem em San Pedro de Atacama e muito mais. Confira também o roteiro completo de 7 dias no Atacama.

Fizemos este passeio em parceria com a Denomades.com. Todos os comentários, no entanto, refletem 100% a nossa experiência e a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

6 Comentários

  1. Amo acompanhar as viagens do casal. Quando fui, não havia essa opção de turismo em Atacama.. que peninha! Perdi 8 piscinas naturais! Eu preciso voltar para vivenciar novos sentimentos nesse lugar incrível!! Beijos da Dani Ninja

    • Olá, Dani!

      Ficamos muito felizes de saber que você curte as nossas dicas!
      Que pena que quando você foi ainda não havia essas piscinas. Acredito que o Atacama mudou muito nos últimos anos.
      Esperamos que você possa voltar e explorar ainda mais a região.
      Obrigado pelo comentário.
      Beijos
      Cris e Renato

  2. Nossa este com certeza seria um passeio que eu faria no Atacama, que delícia! Já tinha visto algumas fotos mas as suas mostraram um outro ponto de vista!! Fiquei encantada e amo água quentinha!
    Adorei também a dica deste site Denomades!!!
    Este guia do Atacama está sensacional e vou indicar para várias pessoas!
    Beijao casal lindo!

    • Olá, Paula!

      As Termas de Puritama estão em um cenário lindíssimo. Vale muito a pena fazer esse passeio.
      Obrigada pelo comentário e por indicar o nosso trabalho para os seus amigos também.
      Grande beijo
      Cris

Deixe um comentário