Roteiro no Atacama – Lagunas Escondidas de Baltinache

2

As Lagunas Escondidas de Baltinache são um conjunto de 7 lagoas de águas salgadas, localizadas a cerca de 60 km de San Pedro de Atacama, no Chile.

 Lagunas Escondidas de Baltinache Atacama

Lagunas Escondidas de Baltinache, Atacama. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Com a descoberta de lítio na região, nos anos 80, começaram-se as escavações em busca desse mineral. Com o passar dos anos, e com a diminuição da atividade mineradora, essas perfurações abandonadas deram origem a 7 lagoas coloridas, que hoje conhecemos como Lagunas Escondidas de Baltinache.

De um ambiente puramente minerador, as Lagunas Escondidas de Baltinache se tornaram um lugar de bastante interesse turístico e um dos passeios mais bonitos no Deserto de Atacama.

passeio Atacama Chile Lagunas Escondidas de Baltinache

Terreno de sal nas Lagunas Escondidas de Baltinache. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para visitar as lagoas, embarcamos em um passeio de meio dia da Denomades.com. No post de hoje, contaremos todos os detalhes sobre nossa visita às Lagunas Escondidas de Baltinache, além de dicas de hospedagem e muito mais.

Este post faz parte da série “Roteiro no Deserto de Atacama“, na qual detalhamos dia a dia a nossa viagem. Se você está chegando ao blog agora, vale a pena ler também o post “Tudo o que você precisa saber sobre o Atacama“.

Se ainda assim ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar também um dos lugares mais exóticos do Chile!

1) Como é a visita às Lagunas Escondidas de Baltinache

As 15:00, partimos da agência de turismo parceira da Denomades.com, localizada no centrinho de San Pedro de Atacama.

Fomos em uma van, com cerca de 10 pessoas, além do guia e do motorista. Cerca de 1 hora depois, chegamos na entrada das Lagunas Escondidas de Baltinache, onde é necessário pagar o ingresso para ter acesso às 7 lagoas.

Quando fomos, a entrada custava 5.000 pesos chilenos e não estava incluída em nenhum tour vendido em San Pedro de Atacama. Vale lembrar que esse valor deve ser pago em dinheiro em espécie (pesos chilenos).

1.1) Estrutura das Lagunas Escondidas de Baltinache

Logo após passarmos pela entrada, encontramos banheiros e vestiários com chuveiros (água fria). Deste ponto até o início das lagunas, fomos de van, mas é possível ir a pé também.

De frente para a primeira lagoa, você verá uma área com mesinhas para lanche. Alimentos são permitidos apenas nessa região.

Não há venda de bebidas ou comidas nas lagunas. Leve, portanto, seu próprio lanche e água.

melhores passeios Deserto de atacama

1ª das 7 Lagunas Escondidas de Baltinache. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Conhecendo as Lagunas de Baltinache

Em frente as mesinhas, encontramos a primeira das 7 lagoas escondidas. É possível nadar nesta lagoa, assim como na última. No entanto, recomendamos que você faça primeiro a caminhada e depois entre na água. Falaremos mais sobre isso no item 2 “Dicas para visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache“.

Da primeira lagoa, parte uma trilha fácil e demarcada, que margeia todas as lagoas do complexo. Basta segui-la e respeitar a sinalização. Você passará por lagoas de cores incríveis, formadas pela mistura dos minerais da região. Esse cenário lembra um pouco o que vimos em Yellowstone, nos Estados Unidos.

O que fazer no Deserto de Atacama

Passando pelas Lagunas Escondidas de Baltinache. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada



Roteiro Atacama Chile

Passando pelas Lagunas Escondidas de Baltinache. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Lagunas Escondidas de Baltinache Denomades.com

Passando pelas Lagunas Escondidas de Baltinache. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.3) Nadando nas Lagunas de Baltinache.

Por conter minerais tóxicos, não é permitido nadar nas lagoas de 2 a 6. Por isso, você terá que optar por nadar nas lagoas 1 e/ou 7.

Tanto a 1 quanto a 7 possuem bastante sal e impedirão que você se afunde. É a mesma sensação que tivemos na Laguna Cejar.

Pontos de interesse Deserto de Atacama Chile

Nadando na 7ª Laguna de Baltinache. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

1.4) Pôr do sol com Pisco Sour

Após nadarmos nas Lagunas Escondidas de Baltinache, tomamos um rápido banho (muuito rápido e gelado) e começamos a voltar para San Pedro de Atacama.

No caminho, o tour fez uma parada em um mirante na estrada, onde pudemos caminhar e apreciar o pôr do sol lindíssimo no Deserto de Atacama.

Pôr do sol no Deserto de Atacama Chile

Pôr do sol no Deserto de Atacama. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

tour Deserto de Atacama Chile

Pôr do sol no Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para fechar o dia com chave de ouro, tomamos Pisco Sour e comemos alguns petiscos (amendoim, batata, biscoitinhos…) oferecidos pela agência, enquanto o sol desaparecia lentamente no deserto. Foi incrível!

Deserto de atacama Chile roteiro

Sol desaparecendo no Deserto de Atacama. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Dicas para visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache

Como falamos, as Lagunas Escondidas de Baltinache possuem águas bastante salgadas, que chegam a “queimar” o corpo até mais do que a famosa Laguna Cejar.

Por isso, alguns cuidados são essenciais:

  • Se você pretende entrar em uma das lagoas (só é permitido nadar na primeira e na última), leve consigo uma garrafa de pelo menos 1 litro de água doce. Isso porque quando entramos na lagoa, o sal da água adere fortemente à nossa pele. Ao secar, o sal irrita a pele e pode causar uma espécie de queimadura. Por isso, é importante passar água doce para conseguir chegar bem aos vestiários e depois tomar banho nos chuveiros para tirar o resto do sal.
  • Dê preferência para entrar na lagoa ao final da caminhada. Assim, você andará menos tempo com sal no corpo.
  • Use chinelo para caminhar no entorno da lagoa e muito cuidado ao entrar. Como falamos, o sal chega a ser cortante.
  • Evite o contato da água salgadas com os olhos e com o cabelo. Se isso acontecer, lave com água doce rapidamente.
  • Mesmo no verão, leve um casaquinho para o horário do pôr do sol.

3) Lagunas Escondidas de Baltinache em nosso roteiro

Por ser um passeio de meio dia (cerca de 5:30 horas de duração), é possível visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache e alguma outra atração na região de San Pedro de Atacama no mesmo dia.

Em nosso roteiro de 7 dias no Deserto de Atacama, visitamos as Termas de Puritama no período da manhã e conhecemos as Lagunas Escondidas de Baltinache no período da tarde. Ambos os passeios foram feitos através da empresa Denomades.com.

4) Agência de viagem para visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache

O passeio da Denomades.com às Lagunas Escondidas de Baltinache tem duração aproximada de 5:30 horas, com saída às 15:00 e retorno às 20:30 ou das 13:00 às 19:00, dependendo da época do ano.

Para quem não conhece, a Denomades.com é um site de reservas online de passeios e excursões em toda a América do Sul, que trabalha com as melhores operadoras locais de turismo. A empresa possui site em português e atendimento online 24 horas, durante os 7 dias da semana.

De maneira geral, os passeios são bastante econômicos e de qualidade.

Os passeios podem ser reservados com antecedência e pagos via PayPal, o que confere uma segurança ainda maior.

Em resumo, achamos o site bastante amigável e com as informações bem claras.

5) Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Os passeios para o Deserto de Atacama partem de San Pedro de Atacama, sendo em alguns casos dos hotéis e em outros das próprias agências.

A maioria dos hotéis e agências estão localizados na Rua Caracoles ou nas ruas que a cortam. Por isso, essa é, sem dúvida, a melhor região para se hospedar.

Quem procura um hotel econômico de qualidade, mas não pretende ficar em hostel, a nossa dica é o Hostal Mirador. Localizado a 8 minutos a pé da rua Caracoles, o hotel oferece quartos tanto com banheiros compartilhados quanto com banheiros privativos.

Há ainda uma cozinha compartilhada e equipada, excelente para quem precisa economizar com alimentação.

onde se hospedar barato em San Pedro de Atacama

Quarto do hostal Mirador, San Pedro de Atacama. Foto: www.booking.com

Para aqueles que procuram mais conforto, no entanto, a nossa dica é o hotel Terrantai Lodge. Nele você encontrará quartos completos com Wi-Fi, área de lazer com piscina, café da manhã farto e recepção 24 horas. As refeições do hotel são super bem servidas e incluem uma degustação de queijos e vinhos ao final da tarde. Um luxo em pleno deserto!

Hotel San Pedro de Atacama

Quarto do Terrantai Lodge, San Pedro de Atacama. Foto: www.booking.com

Terrantai Lodge San Pedro de Atacama

Área de lazer do Terrantai Lodge, San Pedro de Atacama. Foto: www.booking.com

6) Lagunas Escondidas de Baltinache ou Laguna Cejar?

Tanto a Laguna Cejar quanto as Lagunas Escondidas de Baltinache permitem que você flutue em suas águas devido a elevada concentração de sal.

A Laguna Cejar está localizada mais perto de San Pedro de Atacama, é mais acessível e possui melhor estrutura de banheiros e chuveiros.

Por outro lado, as Lagunas Escondidas de Baltinache ficam menos cheias e apresentam a entrada muito mais barata (5.000 pesos chilenos contra 15.000 pesos chilenos da Laguna Cejar).

Caso você não tenha tanto tempo e tenha que optar por apenas 1 delas, não tenha dúvida: escolha as Lagunas Escondidas de Baltinache. Além das vantagens que descrevemos acima, as cores das lagoas são incrivelmente lindas!

Lagunas Escondidas de Baltinache Atacama Chile viagem

Não deixe de visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache! Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Gostou deste guia de viagem sobre as Lagunas Escondidas de Baltinache?

Então reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante. Até a próxima 🙂

Pensando em conhecer as Lagunas Escondidas de Baltinache? Então dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça as Lagunas Escondidas de Baltinache,um conjunto de 7 lagoas de águas salgadas, localizadas a cerca de 60 km de San Pedro de Atacama, no Chile. Saiba como chegar, o que fazer, onde se hospedar e muitas outras dicas. Veja também o roteiro completo no Deserto de Atacama.

Fizemos este passeio em parceria com a Denomades.com. Todos os comentários, no entanto, refletem 100% a nossa experiência e a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

2 Comentários

    • Olá, Gisele!

      É um prazer ter você por aqui!
      Obrigada por nos acompanhar e por curtir o nosso trabalho.
      É muito bom poder compartilhar nossas viagens com outros viajantes.
      Grande abraço
      Cris e Renato

Deixe um comentário