Que a Espanha é um lugar incrível, recheada de cidadezinhas medievais e muita história, isso a gente já sabe. Mas que o país é um dos lugares mais perfeitos da Europa para quem gosta de fazer trilhas, isso é novidade e é o que vamos mostrar para você no post de hoje!
Em nossa road trip pela Espanha, procuramos montar um roteiro que tivesse um equilíbrio entre história, monumentos, arte e natureza. Uma das paisagens mais lindas que encontramos foi Congost de Mont Rebei, uma trilha pouquíssimo conhecida por nós brasileiros e que está localizada no norte da Catalunha.
Pela proximidade com Barcelona, Congost de Mont Rebei é uma opção de trilha super acessível e que pode ser facilmente incluída em uma road trip pela região.
No post de hoje, você encontrará todas as informações referentes a essa trilha, além de dicas de hospedagem, locomoção e roteiro.
Se restar alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários. Será um prazer mostrar para você as belezas escondidas da Catalunha!
1) Congost de Mont Rebei
1.1) Informações sobre a trilha de Congost de Mont Rebei
Localizado na divisa da Catalunha com Aragão, o Congost de Mont Rebei é um enorme desfiladeiro com mais de 500 metros de altura, formado pelo rio Noguera Ribagorçana, que atravessa a Sierra del Montsec.
O local é protegido pela Fundació Catalunya – La Pedrera e ocupa um terreno de mais de 600 hectares.
No início da trilha, você encontrará um estacionamento, banheiros públicos, lanchonete e um posto de informação. Observe que não há banheiros ao longo da trilha.
Apesar de haver uma pequena lanchonete no início, recomendamos que você leve um lanche reforçado para comer durante a trilha e bastante água.
A trilha consiste em um caminho escavado no precipício que, apesar de segura, não possui nenhum tipo de proteção. Por esse motivo, não aconselhamos ir com crianças pequenas.
-
Estacionamento
A trilha começa no estacionamento “La Masieta” (coordenadas 42.097293, 0.696050). Durante a alta estação, que vai da segunda quinzena de julho até a primeira quinzena de setembro, o estacionamento é pago (5€/dia) e a reserva antecipada é recomendada todos os dias da semana. No resto do ano, o estacionamento somente será pago de sexta-feira a domingo e nos feriados. Nos demais dias, o estacionamento é gratuito e a reserva não é necessária. Para entender melhor, clique aqui e veja o calendário de 2017. Para fazer a reserva e consultar as informações atualizadas, inclusive com os horários de funcionamento, entre no site oficial da reserva de Congost de Mont Rebei.
-
Opções para fazer a trilha
Assim que você passar pelo estacionamento, você terá as seguintes opções:
Opção 1: Ir apenas até o final do Congost de Mont Rebei
Quem não quiser andar muito pode percorrer somente o primeiro trecho da trilha, caminhando apenas os 4 km até o final do desfiladeiro. Depois deste ponto, a trilha deixa de ser escavada nos paredões e passa por uma mata. Se você não quiser continuar, retorne pelo mesmo caminho da ida, totalizando 8 km de uma trilha de dificuldade fácil, já que é praticamente plana, na sombra, com solo bem batido e com poucas pedras.
Clique aqui para ver e baixar o mapa da trilha.
Opção 2: Seguir até o Congost del Seguer
Recomendamos, porém, não fazer apenas a opção 1. A nossa dica é continuar, pelo menos, até a segunda ponte suspensa, no Congost del Seguer. Apesar deste trecho contar com algumas subidas e ser debaixo de sol, a vista do rio e do desfiladeiro deste ângulo faz todo o esforço valer a pena.
Esta parte até a segunda ponte suspensa aumentará cerca de 1,5 km em cada trecho do seu trajeto. Assim, o percurso total passará a ter 11 km de uma caminhada de nível intermediário, devido ao desnível da trilha e ao forte calor nos meses de verão.
Clique aqui para visualizar a trilha no mapa.
Opção 3: Continuar até as escadarias de Montfalcó
Para quem está com o preparo físico em dia, a dica é continuar até as escadarias de Montfalcó. Após cruzar a segunda ponte suspensa, você irá se deparar com uma forte subida. Do alto deste morro tem-se uma vista incrível do rio e do Congost, mas o melhor ainda está por vir. Continuando a trilha, você chegará nas escadarias de Montfalcó, uma escada alucinante construída “dependurada” num enorme paredão de rocha.
Clique aqui para visualizar a trilha no mapa.
1.2) Outras atividades em Congost de Mont Rebei
Além da caminhada, as águas verdes de Congost de Mont Rebei são um convite à prática de kayak e até um mergulho.
Há passeios somente de kayak e outras opções que combinam kayak, barco e caminhada. Vale a pena pesquisar as diversas empresas e escolher o passeio que mais tem a ver com o seu estilo de viagem e com o seu condicionamento físico.
Os passeios devem ser reservados com antecedência e, quando fomos, não havia a opção de alugar um kayak lá na hora.
2) Onde se hospedar próximo ao Congost de Mont Rebei
A cidade de Tremp está localizada a cerca de 30 km da entrada da reserva e oferece opções de hospedagem com excelente custo-benefício.
Ficamos hospedados no hotel Buenos Aires em Tremp, que apresenta excelente avaliação no Booking.com.
O hotel oferece estacionamento e wifi gratuitos, cozinha comum, bar/restaurante e terraço ao ar livre.
Os quartos possuem vista para a montanha ou para o jardim, banheiro privativo e TV.
O hotel está localizado a cerca de 600 metros do centrinho histórico de Tremp e nos possibilitou conhecer a cidade toda a pé, inclusive sair à noite.
O staff é suuuuper simpático e nos deu boas dicas sobre a cidade e sobre Congost de Mont Rebei.
Em resumo, a propriedade é muito bem localizada, oferece serviços básicos e um excelente custo-benefício!
3) Tremp
Se você chegou em Tremp no final da tarde, como nós, aproveite para dar uma voltinha no centro histórico da cidade e para comer umas tapas com cerveja em um dos diversos restaurantes da Rambla de Tremp.
Destaques na cidade de Tremp:
-
Epicentre – Centro de Visitantes Pallars Jussà
-
Igreja Santa Maria de Vall de Valldeflors
-
Rambla Dr. Pearson (boa opção para jantar e tomar uma cerveja à noite).
4) Congost de Mont Rebei em nosso roteiro
Após o roteiro de Besalú, viajamos até Tremp, onde nos hospedamos.
No dia seguinte, percorremos a trilha de Congost de Mont Rebei, que durou até o meio da tarde.
Após a trilha, seguimos viagem para a região de La Vall de Boí, onde começamos a explorar as suas cidadezinhas românicas. Esse roteiro e todas as suas atrações serão objeto para o próximo post. Não perca!
Gostou deste post? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.
Pensando em conhecer Congost de Mont Rebei? Dê uma pin na foto abaixo e salve este guia no seu Pinterest
A nossa hospedagem no hotel Buenos Aires foi uma cortesia da gerência. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.
6 Comentários
Parabéns pela reportagem. Lugar fantástico. Achei bastante bizarro o Hotel Buenos Aires estar pintado de verde e amarelo. Como alguns no exterior pensam que Buenos Aires é a capital do Brasil, faz sentido. KKK
Olá, Agostinho! Tudo bem?
Bem observado, eu não tinha reparado nisso. kkkkk
Um abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá!
Vou para Barcelona sozinha e não dirijo.
Você acha viável ir de transporte público para fazer essa trilha?
Boa tarde, Val! Tudo bem?
O local do começo da trilha é bem remoto e, infelizmente, não é atendido por transporte público.
Pesquisando na internet, é possível encontrar tours de agências saindo de Áger. Partindo de Barcelona, você consegue chegar em Ager de trem, com baldeação em Lleida.
Outra opção é pegar um ônibus de Barcelona para Puente de Montañana (empresa Alsa – entre €20 e 29) e de lá reservar um táxi para te levar para o começo da trilha.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Oi Renato e Cristina , td bem ? Gostei muito do seu blog , mas gostaria de uma informação , eu devo viajar de carro , pretendo estacionar onde vcs indicaram , mas fiquei com duvida no retorno , eu irei retornar pelo mesmo lugar para pegar o carro ? Desde já , agradeço pela atenção de Vcs
Valeu , Grande Abraço
Olá, Gilberto! Tudo bem?
A trilha começa e termina no mesmo lugar, então você termina a caminhada já próximo ao estacionamento.
Um abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada