Roteiro no Marrocos – Dia 1: Asilah

10

Situada no litoral Atlântico do Marrocos, a aproximadamente 40 km de Tânger, Asilah é uma antiga colônia portuguesa do século XV, que hoje encanta os viajantes com suas casas branquinhas e ruelas repletas de artes e artistas.

Asilah Marrocos roteiro

Asilah, Marrocos. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Asilah apresenta uma das medinas mais bem preservadas do Marrocos, que é toda cercada por muralhas. Por isso mesmo, é praticamente impossível se perder em suas ruelas. Basta guiar-se por essas muralhas e você logo encontrará uma das portas da cidade.

No primeiro post da série Marrocos, esclarecemos algumas dúvidas que tínhamos antes de embarcar nessa aventura e outras enviadas por nossos leitores. Se você ainda não viu esse post, vale a pena lê-lo também. Nele você encontrará informações sobre segurança no Marrocos, vestimenta, gastronomia marroquina, nosso roteiro de 12 dias, as atrações que não podem faltar no seu roteiro e muito mais.

No post de hoje, detalharemos as atrações que visitamos em Asilah, além de dicas de hospedagem e alimentação.

Se ficar alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a realizar essa viagem também!

1) O que fazer em Asilah

O centro histórico de Asilah é bem pequeno e seguro. Lá você não verá vendedores disputando clientes como vemos, por exemplo, em Marrakech, nem tantos turistas.

O que fazer em Asilah

Comércio de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Por isso mesmo, o ideal é caminhar tranquilamente por suas ruelas, sempre se guiando pelo mar e pelas muralhas.

Roteiro de 12 dias no Marrocos

Ruas tranquilas de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Arte de rua:

Ao longo de sua caminhada, observe as diversas pinturas encontradas nos muros das casas. Esses murais fazem parte do Festival Internacional de Artes de Asilah, que acontece todos os anos na cidade, desde 1978.

Festival Internacional de Arte Asilah

Pinturas nas ruas de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Excursão no Marrocos Asilah

Pinturas nas ruas de Asilah. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Roteiro Marrocos tour

Pinturas nas ruas de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

As atividades do festival, que normalmente ocorrem em julho/agosto, incluem oficinas de pintura, gravura, poema e cinema; concertos de música e várias outras palestras que abordam o desenvolvimento sustentável.

Para quem gosta de fotografia, Asilah é uma cidade perfeita: super fotogênica e vazia!

viagem turismo Marrocos

Porta de uma casa em Asilah. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

arte Marrocos Asilah

Pinturas nas ruas de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

medina Marrocos Asilah

Medina de Asilah. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Muralhas:

Construídas pelos portugueses, que dominaram Asilah entre 1471 e 1550, as muralhas da cidade estão super bem preservadas e possuem duas portas principais: Bab Al Homar e Bab Al Kasbah.

muralha portuguesa Marrocos

Muralha de Asilah. Foto: CFR / Blig Pegadas na Estrada

  • Torre Al Qamra

Localizada dentro da medina, a Torre Al Qamra marca a arquitetura militar portuguesa em Asilah, datada do início do século XVI.

Torre Al Qamra Asilah

Torre Al Qamra, Asilah. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

  • Porto de Asilah

Totalmente revitalizado, o porto de Asilah exibe cenas que parecem pinturas. Repare nos barquinhos azuis e brancos no mar. Lindo, não?

cidade portuária marrocos asilah

Porto de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Infelizmente parte do porto encontra-se fechada aos turistas. Ainda assim, é possível fotografá-lo por entre as grades que o cercam.

  • Praias

praia Asilah Marrocos

Praia na medina de Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A praia do centro de Asilah não é das melhores para nadar. Ainda assim, vale muito a pena dar uma volta em sua tranquila orla.

Se você está interessado em praias, faça uma visita à Praia do Paraíso, que oferece boa estrutura e está localizada a cerca de 8 km do centro de Asilah.

2) Onde se hospedar em Asilah

Asilah tem hospedagens para todos os gostos e bolsos, desde hotéis elegantes, até riads típicos (que eu amo) e hostels.

O ideal é ficar próximo à medina, para poder fazer tudo a pé e caminhar tranquilamente pelos restaurantes durante a noite.

O que fazer em Asilah

Medina de Asilah. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

A seguir, algumas opções bem avaliadas, bem localizadas e com excelente custo-benefício:

3) Onde comer em Asilah

Asilah possui restaurantes de padrão internacional, como o Port XIV, por exemplo, e outros bem locais e com bons preços.

Ao longo da Avenida Ibn Batouta, bem em frente à muralha e à porta Bab Al Homa, você verá uma série de restaurantes locais, onde os próprios moradores costumam sair à noite. A comida nessa região costuma ter bons preços e os pratos são bem servidos. Outro ponto positivo é que, mesmo sendo voltado para o público local, você verá cardápios com preços afixados na porta e escritos em espanhol.

Vai por mim: se esbalde com os pescados e com os frutos do mar!

Importante: esses restaurantes locais não costumam vender bebidas alcoólicas e alguns não possuem banheiro. Fique atento à isso!

comida Marrocos

Café da manhã em Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

4) Língua falada em Asilah

No Marrocos, as línguas oficiais são o Árabe e o Berbere. O Francês também é amplamente falado e escrito em todas as regiões do país.

Ao contrário da região sul, na parte norte, onde se inclui Asilah, é comum vermos pessoas falando espanhol. Assim, se você “habla um portunhol mais ou menos“, conseguirá se virar tranquilamente em Asilah.

guia de viagem Marrocos

Comércio em Asilah. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

5) Outras informações

Chegamos em Asilah no final da tarde, vindo de Casablanca, e ficamos na cidade até 12:00 do dia seguinte. Foi tempo suficiente para explorar as principais atrações e para tirar muitas fotos!

roteiro 12 dias no Marrocos tour

Asilah e sua muralha. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Depois de Asilah, seguimos para Chefchaouen, uma cidade azul lindíssima e imperdível. Por questões de custo-benefício, como falamos neste post, fizemos a viagem toda com a empresa Excursão no Marrocos.

O nosso tour foi todo privado, em um carro 4×4 com motorista só para a gente e com o roteiro personalizado do jeitinho que a gente queria. No final nas contas, a diferença de preço entre fazer esse tour ou reservar tudo por conta própria foi muito pequena para o conforto e a comodidade que tivemos.

Para ter uma noção precisa de valores, envie um e-mail para excursaonomarrocos.vendas@gmail.com e peça o seu orçamento.

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Outros posts sobre a nossa viagem ao Marrocos

Pensando em conhecer Asilah? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Conheça o Marrocos em um roteiro incrível de 12 dias. No primeiro dia, você verá as casas branquinhas e as ruas labirínticas cheias de arte de Asilah.

Atualmente a empresa Excursão no Marrocos é parceira do Blog Pegadas na Estrada. Todos os relatos descritos neste post, no entanto, foram baseados em nossas experiências reais e refletem a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

10 Comentários

  1. Amigos ,então essa cidade é perfeita para nós blogueiros e fotógrafos , cidade fotogênica é com a gente mesmo! Amei suas fotos e o excelente post. Tudo bem explicado.

    • É sim, Sy!!! Perfeita assim como outras cidades que mostraremos por aqui, como Chefchaoeum, Essaouira, Aït-Ben-Haddou e várias outras cidadezinhas incríveis que conhecemos no Marrocos.
      Muito obrigada pelo comentário.

      Abraços, Cristina

  2. MARCIO VITAL VALENÇA on

    Que lugar lindo! Amei. Parabéns pela matéria cheia de dicas bacanas! Em breve pretendemos ir para o Marrocos e sem dúvida iremos verificar aqui nossas dicas.

  3. Eu sinto uma vontade muito grande de visitar o Marrocos. Um dia! 🙂

    Achei Asilah muito fofa: arte e tranquilidade com belas paisagens! Tudo o que gosto. Gostei ainda de saber sobre a gastronomia local – adoro frutos do mar! 🙂

    Informação mais que bem vinda esta da possibilidade do tour privado! 🙂 bjs

    • Olá, Ana Luiza, que bom que você gostou.

      É muito bom poder mostrar Asilah por aqui, é realmente uma cidade encantadora!
      Gostamos muuuuuito do tour privado, foi um excelente custo-benefício.
      Qualquer dúvida, estamos aqui.
      Abraços

      Cristina

  4. Que delícia de cidade, ótimo saber que é menos movimentada e o turista tem mais paz para circular e tirar fotografias. Assédio de vendedores é sempre uma questão que me incomoda muito. E que lindos os murais, amei!

    • Olá, Fábio!

      Asilah é mesmo uma gracinha de cidade. Super recomendo, principalmente para quem está chegando agora no Marrocos, já que é uma cidade muito mais calma e vazia do que as cidades mais famosas.
      Asilah respira arte, curti muito!
      Abraços
      Cristina

Deixe um comentário