Segredos da Espanha: descubra Olite e o Nacedero del Urederra

0

Em uma viagem de carro pela Espanha, podemos conhecer os segredos mais incríveis e escondidos do interior do país.

É possível que você nunca tenha ouvido falar de Olite ou Nacedero del Urederra. Mas vai por mim: se você curte cidadezinhas medievais, castelos e natureza, você irá se apaixonar por esses destinos!

 viagem de carro pela Espanha

Cidade medieval de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Conhecemos Olite e Nacedero del Urederra em uma viagem de carro pela Espanha de 20 dias, no caminho entre Zaragoza e Burgos.

Olite é um pequeno vilarejo de menos de 3.500 habitantes, que conta com construções romanas, renascentistas, barrocas e góticas. Nacedero del Urederra, por sua vez, é uma reserva natural localizada no pequeno povoado de Baquedano, que exibe suas águas puras, cristalinas e azuis!

No post de hoje, contaremos todos os detalhes dessa viagem, o que visitar, dados da trilha que fizemos e onde se hospedar. Se ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar os segredos da Espanha também!

1) Descobertas em uma viagem de carro pela Espanha:

1.1) Olite

Olite é um pequeno vilarejo, originado ainda no período romano (séc. I d.c.), que teve a sua importância política ampliada durante Idade Média, quando foi a sede dos monarcas navarros.

Nesse período, construiu-se o Palácio Real de Olite ou Castelo de Olite, que é hoje a grande atração da cidade.

O castelo, com suas charmosas torres “estilo conto de fadas”, foi um dos mais belos e suntuosos da Europa durante o seu auge. No Museu Britânico, em Londres, há um diário de um viajante germânico do século XV, no qual ele descreve seu encantamento pelo Palácio Real de Olite:

“Certamente, não há rei com um castelo ou palácio mais bonito e com tantos quartos dourados (…) não se pode dizer ou mesmo imaginar o quão magnífico e suntuoso é esse palácio (…)” (tradução livre)

Infelizmente, durante as Guerras Napoleônicas, o general espanhol Espoz y Mina, enquanto os espanhóis batiam em retirada, incendiou o castelo para impedir que ele caísse nas mãos dos franceses e dificultasse a posterior expulsão dos invasores.

O incêndio causou sérios danos ao castelo, fazendo com que a maior parte da decoração interna fosse perdida. No entanto, entre 1937 e 1967, foram realizados trabalhos de restauração, que devolveram ao castelo a sua aparência original.

Castelo de Olite viagem de carro pela Espanha

Vista da torre do Castelo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Palácio Real de Olite

Depois de várias ampliações ao longo dos séculos, o palácio atualmente é formado por três partes distintas: o Palácio Velho, que funciona como o hotel Parador Nacional; as ruínas da Igreja de São Jorge e o Palácio Novo (aberto à visitação).

O Palácio Novo está aberto aos visitantes das 10:00 às 20:00, de março a outubro, e das 10:00 às 18:00, de novembro a fevereiro. É possível visitá-lo por conta própria, com guia ou com a chamada visita teatralizada, na qual personagens de 4 períodos diferentes passam as informações de uma forma lúdica e divertida.

A visita ao palácio é bastante interessante, sendo possível conhecê-lo por dentro e também subir em suas torres e muralhas. Lá de cima, tem-se uma vista 360 graus da cidade e dos vinhedos que a cercam.

roteiro de Carro Espanha Olite Navarra

Visita ao interior do Castelo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Olite Espanha

Visita ao interior do Castelo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

cidade medieval Espanha

Caminhando pelas muralhas do Castelo de Olite. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

vilarejo Espanha Olite

Caminhando pelas muralhas do Castelo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

viagem de carro pela Espanha

Vista do alto do Castelo de Olite. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

Confira os valores atualizados de cada tipo de visita no site oficial de turismo de Navarra.

Está gostando deste roteiro? Clique aqui e siga nossas dicas também no Instagram @pegadasnaestrada

  • Plaza Carlos III el Noble

Em frente ao Castelo, você verá a Plaza Carlos III el Noble, um praça medieval com diversas lojinhas, restaurantes e bodegas.  Na praça você também encontrará a Torre del Chapitel, outro símbolo da cidade.

Plaza Carlos III el Noble Olite Espanha

Plaza Carlos III el Noble, Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Quando fomos, Olite realizava o evento “Fiestas Infantiles” e foi uma boa oportunidade de conhecermos a cultura e a gastronomia local.

Viagem de carro pela Espanha

Encenação do Rei Carlos III nas Fiestas Infantiles em Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para quem tem mais tempo, há uma série de vinícolas na região, que podem ser visitadas. Se você também é apaixonado por vinhos e cidades medievais, a nossa dica é visitar também o museu do vinho e passar uma noite no hotel Parador Nacional.

vinícola vinhedo Olite Espanha

Vinhedo de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Igreja Santa María la Real de Olite

Com influências góticas e renascentistas, a Igreja Santa María la Real de Olite foi usada pelos monarcas de Navarra, durante muitos anos, para seus próprios atos religiosos.

Sua fachada foi inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris e a igreja é um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica na Espanha.

Igreja Santa María la Real de Olite

Igreja Santa María la Real de Olite. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

1.2) Nacedero del Urederra

Para chegar ao paraíso de Nacedero del Urederra, é necessário fazer uma trilha em formato de loop, de aproximadamente 6 km, no Parque Natural Urbasa-Andía.

Nacedero del Urederra Espanha

Águas cristalinas de Nacedero del Urederra. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

A trilha, que é de nível fácil, começa no estacionamento de Baquedano  (42.783144, -2.121783). Durante o verão, cobra-se um pequeno valor para deixar o carro no estacionamento durante todo o dia. Na baixa estação, por sua vez, as vagas são gratuitas e liberadas.

Ao sair do estacionamento, deve-se cruzar todo o povoado para chegar até o começo da trilha. No vilarejo, há algumas pequenas placas (meio escondidas) indicando o caminho. Caso você não as veja, basta seguir a Calle la Fuente por cerca de 450 metros (coordenadas do começo da trilha 42.786273, -2.120020).

Cerca de 500 metros após o começo da trilha, ela se divide em duas. Seguindo à esquerda, você passará pela parte baixa, que passa mais perto das águas da nascente do Urederra. A trilha da direita, passa pela parte alta e, apesar de ser mais curta, não tem vistas muito boas. Nós fizemos a parte baixa na ida e a parte alta correndo debaixo de chuva na volta. Sugerimos que você faça o mesmo. Para entender melhor, clique aqui e veja o mapa da trilha no Wikiloc.

Ao longo da trilha, você verá as águas azuis do Nacedero del Urederra, incluindo algumas quedas d’água. Em dias de calor, você desejará muito pular nessas piscinas naturais, assim como nós desejamos. Infelizmente, nadar na região não é permitido, já que esta é também a nascente de águas que alimentam diversos vilarejos a seu redor.

trilha Espanha Navarro

Trilha de Nacedero del Urederra. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Viagem de carro pela Espanha natureza paisagem

Trilha de Nacedero del Urederra. Foto: RMA / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Baquedano

Trilha de Nacedero del Urederra. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

2) Olite e o Nacedero del Urederra em nossa viagem de carro pela Espanha

Terminamos de ver as atrações de Zaragoza no período da manhã e seguimos viagem para Olite (aproximadamente 2 horas de viagem).

Em Olite, visitamos o seu castelo e curtimos um pouco das “Fiestas Infantiles” na Plaza Carlos III el Noble. Não tivemos tempo para visitar as suas bodegas.

Após Olite, seguimos para Baquedano e percorremos a trilha de Nacedero del Urederra com tranquilidade.

Pegamos estrada novamente e terminamos o dia em Burgos (aproximadamente 2 horas de carro), onde nos hospedamos.

Quem tiver mais tempo, pode dividir esse roteiro em dois dias e aproveitar para conhecer outra atração de Navarra que não pudemos visitar por causa da chuva: o deserto de Bardenas Reales. Bardenas Reales é o nome de um deserto que fica entre Zaragoza e Olite e possui formações incríveis como o Castildetierra. No entanto, quando chove, forma-se muito barro na estrada de terra que corta o deserto, sendo, nessa situação, recomendável apenas para veículos 4×4. Infelizmente, estava chovendo quando estávamos passando por lá, mas se você quiser saber mais sobre esse lugar incrível, confira as informações e imagens dos blogs Viaja con Carla e Viaja Por Libre (ambos em espanhol)

No próximo post, tudo sobre Burgos e a continuação desta viagem. Não perca!

3) Onde se hospedar neste dia da nossa viagem de carro pela Espanha

Apesar de ser uma cidade grande, com quase 180 mil habitantes, o centro medieval de Burgos é relativamente pequeno e as atrações estão próximas umas das outras.

Para aproveitar a cidade a pé, a dica é se hospedar nas proximidades da Catedral de Burgos.

A seguir, alguns hotéis bem localizados e com bom custo-benefício para todos os bolsos.

  • Hotel Vía Gótica: hotel com localização excelente, com vista para a catedral. Está localizado a 200 metros da Estação rodoviária de Burgos, preço intermediário e ideal para quem viaja de transporte público.
  • Palacio de los Blasones Suites: hotel de luxo, com excelente localização.
  • Maria Salome: hotel econômico, com depósito de bagagem. Os quartos são super novinhos e contam com geladeira e micro-ondas. Bom custo-benefício!

Se você preferir dividir o roteiro em dois dias, a dica é dormir nos Paradores Nacionais de Olite ou Sos del Rey Catolico. Para quem não sabe, o Parador Nacional é um projeto do governo da Espanha para usar o turismo como instrumento de preservação do patrimônio histórico.

Neste projeto, parte de castelos e palácios são convertidos em hotéis e a receita gerada é usada para a recuperação e preservação do patrimônio histórico, artístico e natural do país. Além de contribuir para um turismo sustentável, o viajante também tem uma experiência única de dormir em um autêntico castelo medieval. Nada mau, hein?

Gostou deste post?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Se você gostou de Olite, você também irá gostar de:

 

Pensando em conhecer Olite e o Nacedero del Urederra? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

Em uma viagem de carro pela Espanha, é possível conhecer os segredos mais escondidos do interior do país. Provavelmente, você nunca ouviu falar em Olite e o Nacedero del Urederra. Mas vai por mim: se você curte cidades medievais, castelos e natureza, você irá se apaixonar por esses destinos! Confira o roteiro completo!

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário