Chile Chico é uma cidade charmosíssima, localizada nas margens do Lago General Carrera, na região da Carretera Austral no Chile.
Além de linda e romântica, Chile Chico é a porta de entrada da incrível Reserva Nacional Lago Jeinimeni. Com lagos azuis, verdes e montanhas, a reserva ainda é pouquíssimo conhecida pelos brasileiros.
Se você gosta de natureza intacta e de estar em um lugar ainda com poucos turistas, vai por mim: Chile Chico foi feita para você!
Em nossa viagem de 11 dias pela Carretera Austral, passamos 2 noites na cidade de Chile Chico e voltamos apaixonados. Nos próximos itens, você verá o roteiro completo que fizemos, as atrações de Chile Chico, como chegar, onde se hospedar e muitas outras dicas.
Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo!
1) Chile Chico em nosso roteiro (dias 4 e 5)
- Dia 1: Chegada em Coyhaique (aeroporto de Balmaceda), aluguel de carro e compras de supermercado (Unimarc – Coyhaique)
- Dia 2: Parque Nacional Queulat (trilhas Ventisquero Colgante) e noite em Puerto Cisnes
- Dia 3: Puerto Cisnes + Trilha Bosque Encantado até a Laguna Gnomos (estava fechada por deslizamentos de terra) + retorno para Coyhaique com paradas.
- Dia 4: Viagem de Coyhaique para Puerto Ibañez (ferry para Chile Chico) – 1ª noite em Chile Chico
- Dia 5: Reserva Nacional Lago Jeinimeni (trilha até o Lago Verde) e noite em Chile Chico – 2ª noite em Chile Chico
- Dia 6: Chile Chico + Confluência do Rio Baker e Rio Neff + Rio Chacabuco + Parque Nacional Patagônia
- Dia 7: Parque Nacional Patagônia (trilha Lagunas Altas Loop)
- Dia 8: Rafting no rio Baker + viagem para Puerto Guadal
- Dia 9: Passeio de barco pela Catedral e Capela de Mármore em Puerto Rio Tranquilo
- Dia 10: Parque Nacional Cerro Castillo (trilha Laguna Cerro Castillo) + retorno para Coyhaique
- Dia 11: Reserva Nacional Coyhaique + Muralha da China + Aeroporto de Balmaceda (voo para Santiago) – devolução do carro alugado no aeroporto.
2) Roteiro de 2 dias em Chile Chico (dias 4 e 5 do roteiro de 11 dias pela Carretera Austral)
1º Dia: viagem de Coyhaique para Chile Chico e passeio na cidade
Chile Chico está localizada na margem sul do Lago General Carrera e, para chegar até lá pelo lado do Chile (Chile Chico também faz divisa com a Argentina), pode-se pegar um ferry de Puerto Ibañez ou enfrentar 106 km de estrada de terra desde Puerto Guadal.
De Coyhaique a Puerto Ibañez são 115 km, aproximadamente 2 horas de carro, em uma rodovia totalmente pavimentada.
A estrada por si só já é uma grande atração, já que passa dentro da Reserva Nacional Cerro Castillo e oferece vários mirantes. Um dos principais é o Mirador Cuesta del Diablo ou Mirador Cerro Castillo (coordenadas -46.104256, -72.045977), de onde se tem uma vista da Cuesta del Diablo (essa estrada em zigue-zague da foto abaixo). Quando o céu estiver limpo, dá até para ver o Cerro Castillo.
Quase na entrada de Puerto Ibañez, há outro mirante de onde se vê o Lago General Carrera (coordenadas -46.280541, -71.932367).
-
Ferry de Puerto Ibañez para Chile Chico
A viagem de ferry de Puerto Ibañez para Chile Chico demora cerca de 2 horas.
O ferry transporta tanto pessoas quanto carros e passa por paisagens lindíssimas.
No item 3 deste post, você encontrará todas as informações sobre o ferry. Por hora, fique com as fotos!
-
Parque Paseo del Viento
A cidade de Chile Chico é bem pequena e compacta.
Do alto do Parque Paseo del Viento, você vê toda a cidade, contornada pelo Lago General Carrera à sua esquerda.
Para chegar até o Parque Paseo del Viento, basta subir uma escada, que está localizada quase em frente o ponto onde chega o ferry.
Se você não quiser encarar os degraus, basta dirigir contornando o parque até as coordenadas de GPS: -46.536981, -71.733100.
Do alto do mirante, você verá a extensa rua Bernardo O’Higgins, que termina na fronteira com a Argentina.
-
Bahia Jara (praia no Lago General Carrera)
Localizada a cerca de 17 km de Chile Chico (estrada de terra), a Bahia Jara é uma praia lindíssima de água doce (Lago General Carrera), na qual é possível nadar e praticar esportes náuticos.
A Bahia Jara é administrada pelo município e pelo Conaf, que oferecem uma área de camping, quinchos (churrasqueiras chilenas), mesas de piquenique, banheiros e chuveiros. Para acessá-la, é necessário pagar uma pequena taxa.
Quando fomos, no entanto, não precisamos pagar a entrada, pois estávamos fora da alta temporada e não havia guarda-parques.
Como estava frio, apenas demos uma volta e retornamos para Chile Chico. Para quem vai no verão, no entanto, sugerimos reservar 1 dia inteiro apenas para curti-la. Vale levar carne, cerveja e aproveitar toda a estrutura que a Bahia Jara oferece.
Atenção: não há quiosque de venda de alimentos e bebidas na praia.
Confira no Google Maps o trajeto de Chile Chico até a entrada da Bahia Jara.
-
Final de tarde no Lago General Carrera
À esquerda de quem chega do ferry há um calçadão, que beira o Lago General Carrera. Esse é um lugar perfeito para curtir o final de tarde.
Ficamos hospedados em um hotel super romântico nesse calçadão. Falaremos mais sobre o hotel no item 4.
Aproveitamos a estrutura completa do nosso chalé para tomar um vinho nas margens do lago…
… mas atenção:
É proibido beber nas ruas do Chile, inclusive no calçadão onde estávamos! Por isso, tomamos uma “dura” dos carabineiros (policiais do Chile)!
Só não tivemos problemas porque eles perceberam que éramos turistas e que não sabíamos da proibição.
Mas fica a dica!
2º Dia: Reserva Nacional Lago Jeinimeni
A Reserva Nacional Lago Jeinimeni está localizada a 55 km de Chile Chico e é ligada a esta por meio de uma estrada de terra.
Quando fomos, a condição da estrada estava bem razoável, como exceção do trecho final que estava bem esburacado. Além disso, tivemos que atravessar um pequeno riacho (bem raso) e, por esse motivo, e também por questões de agilidade e conforto, recomendamos fazer essa viagem com um veículo 4×4.
Se você nunca dirigiu um 4×4 antes, não se preocupe. Atualmente os carros 4×4 são equipados com um sistema inteligente de tração que faz todo o serviço para o motorista. Assim, basta dirigir o carro como qualquer outro veículo.
A estrada é linda e oferece vistas do vale, das montanhas e de pequenos riachos.
Há ainda um “vale lunar” no caminho, mas que infelizmente não tivemos tempo de visitar. Para percorrer o trekking do vale lunar, é necessário acrescentar 1 dia em Chile Chico.
A trilha é um loop de cerca de 9 km, percorridos em cerca de 6 horas, que tem três atrativos principais: o Valle Lunar, a Piedra Clavada e a Cueva de las Manos. Os dois primeiros são interessante formações geológicas bem fotogênicas. A Cueva de las Manos, por sua vez, é uma caverna com pinturas rupestres feitas pelos povos Tehuelches que habitaram a região por mais de 7 mil anos.
O começo da trilha fica a aproximadamente 28 km de Chile Chico. Clique aqui para abrir o mapa com o trajeto de Chile Chico até o circuito Valle Lunar/Piedra Clavada/Cueva de las Manos.
-
Funcionamento da Reserva Nacional Lago Jeinimeni
A Reserva Nacional Lago Jeinimeni é administrada pelo Conaf, sendo, portanto, necessário pagar uma taxa de entrada. Quando fomos, o valor do ingresso era de 3.000 pesos chilenos para adultos estrangeiros. Confira o valor atualizado no site oficial do Conaf.
Assim que você chegar no parque, é necessário fazer o registro com o guarda-parque (localizado no estacionamento) e pagar a taxa.
Em nossa visita à reserva, fomos os primeiros a chegar! Na verdade, encontramos apenas 4 pessoas durante todo o dia de caminhada, rs. Foi fantástico!!!
Após passar pela guarita, você encontrará uma área de camping (requer o ticket de entrada + o pagamento do camping), banheiros público e algumas mesinhas.
-
Trilha Lago Verde
A principal atração do parque é a Trilha Lago Verde, que possui 20 km de extensão (ida e volta) e nível de dificuldade de fácil a moderado. A maior parte da trilha é plana.
Ela se inicia logo ao lado do camping e margeia o Lago Jeinimeni durante a primeira parte.
Em frente ao lago, há um desvio (não muito bem sinalizado), que levará ao ponto mais bonito da reserva, o mirante da foto abaixo.
De volta ao percurso, basta continuar a caminhada e você chegará à Laguna Esmeralda.
Quando fomos, foi necessário atravessar a pé um rio (gelado) entre o mirante e a Laguna Esmeralda. Molhamos o pé todo, mas valeu à pena!
Por fim, você verá uma bifurcação. Para chegar ao Lago Verde, basta pegar a trilha à sua esquerda. A trilha à sua direita é utilizada por quem faz a travessia de 2 dias até o Vale Avilés, no Parque Nacional Patagônia.
Depois desse dia incrível de caminhada, basta voltar por todo o caminho!
Atenção
Assim como em outras regiões da patagônia chilena, a Reserva Nacional Lago Jeinimeni é uma área endêmica de Hantavirose, uma doença grave, que é transmitida por roedores silvestres. Por isso, é importante tomar alguns cuidados simples, que descrevemos abaixo:
- Evite contato com os roedores. Jamais se aproxime deles, nem mesmo para tirar fotos.
- Conserve os alimentos em embalagens ou potes bem fechados, principalmente as pessoas que pretendem acampar.
- Se você está acampando, lave os pratos e os talheres imediatamente depois de usá-los.
- Lave bem as mãos com álcool em gel antes de comer na trilha.
- Não deixe lixo e restos de comida na natureza.
- Se você esteve em uma área endêmica e teve sintomas parecidos com uma gripe forte, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse seca, enjoo e/ou falta de ar, procure um médico rapidamente.
3) Como é o acesso de Chile Chico
Existem três maneiras de se chegar a Chile Chico: de ferry, pelas estradas chilenas ou ainda pelas estradas argentinas.
3.1) Ferry de Puerto Ibañez a Chile Chico
Para quem está em Coyhaique, a maneira mais fácil de se chegar a Chile Chico é de balsa. O ferry parte da cidade de Puerto Ibañez, que fica a 115 km de estrada totalmente asfaltada desde Coyhaique. De Puerto Ibañez, a balsa atravessa o belíssimo lago General Carrera até a cidade de Chile Chico. O trajeto total leva cerca de 2 horas. Para consultar tarifas e horários, clique aqui.
Atenção!!!
Para comprar a passagem online, é necessário informar a placa do carro. Caso você ainda não saiba a placa do carro, por ainda não ter retirado o carro alugado, digite RENTXXX, no campo correspondente à placa (patente), no qual XXX são os três últimos números do seu documento de viagem (passaporte ou identidade).
Para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro em Coyhaique, e ainda sem pagar IOF, clique aqui.
3.2) Estradas na região de Chile Chico (lado chileno)
Para quem está na região da Catedral de Mármore, como por exemplo, em Puerto Guadal, a melhor alternativa é seguir os cerca de 106 km da belíssima estrada de terra que margeia o lago General Carrera.
3.3) Lado argentino
Também é possível chegar a Chile Chico pela Argentina. A cidade está a apenas 3 km da fronteira e chegar pelo lado argentino tem a vantagem de a estrada ser totalmente asfaltada.
Por outro lado, existem alguns pontos negativos a serem considerados. Em primeiro lugar, para atravessar a fronteira com o carro alugado, é necessário avisar a locadora com antecedëncia e, algumas vezes, até pagar uma taxa extra.
Além disso, também há limitações sanitárias comuns em cruzamento de fronteiras, como a proibição de passar com frutas frescas, carnes e laticínios de um país para o outro.
4) Onde se hospedar em Chile Chico
Ficamos hospedados no Costanera Apart, um hotel com quartos completos, de frente para o Lago General Carrera e ao lado do ponto onde chega o ferry.
Além da localização mais do que perfeita, o hotel é novíssimo, com quartos com cozinha equipada, wifi, sala com vista, quarto grande, banheiro e decoração moderna.
Há quartos que comportam de 2 até 6 pessoas.
Aproveitamos a cozinha equipada para preparar um jantar romântico: queijo brie com geleia, massa ao funghi e bastante vinho!
Em resumo, o hotel nos possibilitou curtir muito Chile Chico, a um custo muuuuito bom.
OBS: apesar de haver um pequeno supermercado em Chile Chico, recomendamos que você faça as suas compras em Coyhaique, onde há mais opções e os preços são bem melhores.
Gostou deste roteiro por Chile Chico?
Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.
Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?
Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.
Para ver ler todos os posts que escrevemos sobre a Carretera Austral, clique aqui.
Pensando em conhecer Chile Chico? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.
24 Comentários
Adorei o blog de vocês!! Parabéns muito bem explicado, só fiquei com uma dúvida de quanto tempo vocês levaram para chegar ao final da Trilha do Lago Verde?? Achei maravilhoso e eu e meu marido vamos querer conhecer em maio quando formos.
Muito obrigada pelas dicas.
Boa tarde, Carolina! Tudo bem?
Que bom que você gostou do nosso blog! É muito legal receber esse tipo de retorno dos leitores. 🙂
Ao todo, gastamos cerca de 7h30min ida e volta. Mas, como estávamos com tempo sobrando, fizemos com muita calma, parando para curtir a paisagem, tirar fotos, fazer piquenique, etc. De uma maneira geral, o tempo estimado para essa trilha é de cerca de 6 horas.
Um abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá!Parabéns pelo post!
Vocês acham que é primordial alugar um carro 4×4 ou é possível ir com carro comum?
Também, se as condições das rodovias, no geral, são boas ou se sao de terra.
Foi tranquilo fazer este roteiro somente em duas pessoas? (Ao pesquisar pelo google os trajetos parecem um pouco perigosos rs)
Irei fazer um roteiro com meu namorado
começando de Balmaceda e passando pela reserva nacional do lado jeinemeni, parque nacional da patagonia, reserva nacional gral carrera e parque nacional laguna san rafael (Como temos 8 dias, vamos selecionar dentre estes, os melhores destinos).
Vocês podem me dizer o gasto médio por dia, levando em conta carro e gasolina?
Mt obrigada desde ja pela ajuda!!
Olá, Priscila! Tudo bem?
Acho super importante fazer essa viagem de 4×4 sim. Isso porque são muitos quilômetros de estrada de terra. Na maior parte dos trechos, o carro comum até passa, mas a viagem toda levaria uma eternidade e seria super desconfortável. Em alguns poucos trechos, como no caminho para o Lago Jeinimeni e a subida para o mirante no Parque Nacional Patagônia, um 4×4 é essencial. Apesar disso, não achamos nenhum trecho perigoso. Se você estiver “bem calçado” a viagem é bem tranquila.
Dentro do seu roteiro, os trechos de Coyhaique a Vila Cerro Castillo e de Coyhaique a Puerto Ibañez são asfaltados e em boas condições. Dali para o sul é tudo estrada de terra.
Nós não temos anotado o nosso gasto médio com gasolina, mas com o aluguel do carro gastamos cerca de US$ 75/dia.
Abraço e boa viagem!
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Boa tarde,
Vou fazer a Carretera Austral no final do ano saindo de Puerto Montt e retornando pela Argentina até Temuco, acompanhei a viagem de vcs e gostei muito.
Como funciona o ticket da balsa de carro alugado?
Vi alguma aqui no blog que é para preencher com RENTXXX (3 últimos números do passaporte) na local da placa (patente) é só isso mesmo? E no proprietário do veículo o que coloco?
Obrigado
Olá Otávio,
Essas informações valem para as balsas da Somarco, que são vendidas pelo site http://www.barcazas.cl, e fazem o trajeto Puerto Ibañez – Chile Chico. Nesse caso, você deve preencher o formulário com os seus dados (nome inclusive) e nos dados carro você põe a placa RENTXXX (3 útlimos números do passaporte). Vou copiar abaixo o email que a empresa me mandou em resposta à pergunta que eu fiz:
“Estimado:
A través de nuestra pagina web http://www.barcazas.cl usted puede realizar la compra en linea, con pago via web-pay, adjunto link:
http://www.barcazas.cl/barcazas/wp/region-de-aysen/lago-general-carrera/compra-en-linea/
En caso de no conocer la patente del vehiculo, por ser arrendado, en el recuadro correspondiente a patente, debe escribir RENTXXX, siendo XXX Los últimos 3 dígitos o letras de su cédula de identidad o pasaporte (ejemplo: si su RUT o N° de pasaporte es el 12.345.678-9, digitará RENT789), una vez realizada la compra, recibirá un comprobante webpay en su correo electrónico, el cual debe imprimir y presentar en la oficina del puerto de embarque a más tardar 1 hora antes del zarpe programado, para el retiro de ticket y boleta de servicio.
Atte.
Juan Pablo Scheihing.”
Se for pegar a balsa de outra empresa, é bom mandar uma pergunta para eles.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
EXCELENTE RELATO, BELÍSSIMAS FOTOS! POR GENTILEZA INFORMAR EM QUE MES /ANO ( ABRIL OU MAIO)FOI REALIZADA A VIAGEM ! OBRIGADO!
Olá Itamar,
Obrigado pelos elogios. Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso post e das nossas fotos. 🙂
A nossa viagem foi feita no meio de abril.
Abraço,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Muito obrigado Renato! Eu e minha esposa estaremos lá no período de 30 de março a 10 de Abril !Vamos descer em Balmaceda!Substituímos dois dias do seu roteiro para conhecer Futaleufu, nos mais aroveitamos praticamente o roteiro de vocês! De lá regressamos para Santiago , pegamos um voo para Calama , e visitaremos novamente o Atacama! Regressaremos para Santiago e aí alugarmos um carro para visitar Pucon e Puerto Varas! Voltamos para o Brasil no dia 23 de Abril! Uma última dúvida , a trilha pela Reserva Jeinimeni , pelo que entendi vocês visitaram 3 Lagoas ( Jeinimeni, esmeralda e lago verde)! E possível ( permitido)atualmente ir de carro até o lago verde???! Assisti um vídeo no YouTube tube , um carro utilizou a estradinha que beira o lago para ir até lá! Abraço e mais uma vez obrigado! Publico minhas fotos no site :
500px.com/itamarcampos
Atualmente não é possível passar de carro da ponte que fica logo depois da área de camping. O vídeo que você viu deve ser antigo ou é algum carro do CONAF. A trilha até quase o fim do Lago Jeinimeni é uma antiga estrada que comportaria carros, mas depois disso vira uma trilha estreita para pedestres.
Sua viagem vai ser incrível, pegando todo o Chile de norte a sul! 🙂
Show de bola suas fotos! A Carretera Austral e o Atacama vão te proporcionar excelentes oportunidades fotográficas, ainda mais para quem gosta de fotografar natureza.
Um abraço e uma ótima viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Caramba, que lugares lindos. Não conhecia essa região do Chile e fiquei encantado com a beleza natural da região. Amei as fotos. Parabéns.
Olá, Márcio!
É um prazer apresentar a Carretera Austral aqui no blog!
Sem dúvida, um dos lugares mais incríveis do Chile e que merece ser divulgado.
Super recomendamos.
Abraços
Cris e Renato
Fiquei impressionada com a cor das águas, cada paisagem de tirar o fôlego. Excelente roteiro.
Olá, Cynara!
Foi de impressionar! O mirante de onde se vê o lago Jeinimeni foi imperdível.
Super recomendo.
Abraços
Cris
Que lugar fantástico, eu nunca tinha ouvido falar! E o contraste do vermelho das árvores com o azul do lago? Que coisa mais linda!
Olá, Adriana!
Que bom que você gostou!
Realmente o outono na Patagônia é inesquecível.
Nós amamos!
Obrigada pelo comentário.
Abraços
Cris
Adorei os detalhes do seu relato, Chile Chico ja esta na minha lista faz um tempo e não tinha visto um post tao completo como o seu.
Olá, Luciane!
Que bom que você gostou.
É um prazer compartilhar as nossas dicas com outros viajantes!
Conte com a gente.
Abraços
Cris e Renato
Pronto mais um destino do Chile que desejo. Cada cenário lindo e o fato de ser tranquilo é melhor ainda. Dica anotado, valeu
Olá, Alexandra!
Amamos Chile Chico e a Reserva Nacional Lago Jeinimeni!
Super recomendamos.
Abraços
Cris
Pronto mais um destino do Chile que desejo. Cada cenário lindo e o fato de ser tranquilo é melhor ainda. Obrigada.
Olá, Alexandra!
Sem dúvida um dos lugares mais incríveis do mundo!
Super recomendamos.
Obrigado pelo comentário.
Abraços
Cris e Renato
Que viagem sensacional. Estivemos aí bem perto, pelo lado Argentino. Se tínhamos alguma dúvida de como planejar uma investida ao lado Chileno, agora não temos mais. Muito bem detalhado seu artigo. Obrigado
Olá, Carlos!
Super perto!!! A rua principal de Chile Chico termina quase na Argentina, rs.
Amamos a Carretera Austral e a Patagônia Chilena.
Foi uma viagem surpreendente e que recomendamos!
Que você realize essa viagem um dia também.
Abraços
Cris e Renato