Dia 2 – Buenos Aires: San Telmo, La Boca e Caminito

No nosso 2º dia em Buenos Aires, percorremos com calma uma das áreas mais antigas e tradicionais da cidade: San Telmo, La Boca e Caminito.

Buenos Aires Argentina

Bares na região do Caminito em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Se você tiver oportunidade, faça esse roteiro no domingo, pois é quando acontece a famosa feira de San Telmo na Plaza Dorrego e nas ruas circundantes (Rua Defensa e Humberto I).

O bairro de San Telmo foi habitado pela aristocracia de Buenos Aires até o final do século XIX, quando a epidemia de febre amarela fez com que grande parte das famílias se mudassem para o norte da cidade.

As casas foram ocupadas por famílias mais simples, dando origem ao tipo de habitação conhecida como o “conventillos”. O bairro cresceu.

Bairro San Telmo em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Apesar do desenvolvimento, San Telmo ainda mantém a atmosfera boêmia de outrora. As casas coloniais, as ruas de pedra, os cafés tradicionais e as diversas lojas de antiguidade nos mostram hoje um pouquinho do que foi a antiga Buenos Aires.

A melhor maneira de conhecer a região é caminhar pela rua Defensa e se perder entre os mais de 500 antiquários do bairro.

Feira de San Telmo em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Algumas atrações podem ser visitadas, como a Basílica de Nuestra Señora del Rosario e o Convento de Santo Domingo, a Praça Dorrego (com uma feira de antiguidades no domingo), o Mercado de San Telmo (patrimônio histórico nacional) e, claro, tirar uma foto com a estátua da Mafalda na esquina entre as ruas Defensa e Chile.

Saindo do bairro, caminhamos 2,2 km até o Estadio Alberto Jacinto Armando, o estádio do Boca Juniors (La Bombonera).

La Bombonera em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

No caminho, passamos em frente a Igreja Ortodoxa Russa de Santíssima Trindade, com suas cúpulas azuis.

A visita ao estádio é bastante interessante, principalmente para os amantes de futebol.

Dentro do estádio, visitamos o Museu da Paixão Boquense que conta a história desportiva do Boca, por meio de fotografias, troféus, camisas, estátuas e objetos. É possível acessar uma parte da arquibancada do estádio com o mesmo ticket do museu.

Além disso, o próprio museu organiza uma excursão ao estádio, paga à parte, que visita os estandes, as arquibancadas, os vestiários e as cabines de imprensa.

La Bombonera em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A partir dali, seguimos a pé cerca de 500 metros até o Caminito, a rua mais famosa do bairro La Boca, com diversas casas coloridas, artistas de rua e pessoas dançando tango.

Caminito no Bairro La Boca em Buenos Aires. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Aqui termina o nosso roteiro, hora de tomar uma Quilmes e comprar os deliciosos alfajores da Havanna !

O que faríamos diferente:

1) Pegaríamos um táxi de San Telmo até o estádio do Boca: a caminhada entre os dois pontos não foi das mais interessante. Além disso, a região é, talvez, a mais perigosa dá área turística. Vimos uma mulher que tinha acabado de ser assaltada na avenida Martín Garcia e em alguns momentos nos sentimos intimidados.

2) Iríamos no show de Tango neste dia e não no primeiro: no nosso 1º dia em Buenos Aires, terminamos o roteiro em Puerto Madero, mas não pudemos curtir a noite no porto pois já tínhamos comprado o ingresso do show para aquele dia. Além disso, terminamos o roteiro do 2º dia mais cedo do que imaginamos e o tempo poderia ter sido preenchido com uma noite de Tango.

*** Índice de Posts de Buenos Aires ***

Buenos Aires: dicas e roteiros
Roteiro de 3 dias em Buenos Aires – Dia 1
Roteiro de 3 dias em Buenos Aires – Dia 3
Bate-volta de Buenos Aires a Colônia de Sacramento, no Uruguai
Bate-volta de Buenos Aires a Tigre

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!