Roteiro em Foz do Iguaçu: Usina Binacional de Itaipu

0

Nos dois primeiros posts da série Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu, descrevemos a nossa viagem pelas belezas naturais da região: Parque das Aves e Cataratas do Iguaçu (lados brasileiro e argentino). No post de hoje, falaremos sobre a Usina Binacional de Itaipu, a hidrelétrica que mudou a história de Foz do Iguaçu e que é frequentemente listada como uma das maravilhas da engenharia moderna.

Usina de Itaipu Foz do Iguaçu

Usina de Itaipu, Foz do Iguaçu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Construída entre os anos de 1975 e 1982, a Usina Hidrelétrica de Itaipu foi responsável por um aumento considerável na população de Foz do Iguaçu e pelo desenvolvimento da cidade. Na década de 1970, o município registrava uma população de 33.970 habitantes. Após a sua construção, na década de 1980, a cidade já contava com cerca de 136.320 moradores. Atualmente, Foz registra quase 270 mil habitantes e é considerada a segunda cidade que mais recebe turistas estrangeiros no Brasil.

A usina, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, é hoje líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Além da sua importância para a geração de energia nos dois países, a usina oferece aos visitantes o Complexo Turístico Itaipu, com diversos atrativos turísticos, entre eles o Ecomuseu, o Polo Astronômico, o Refúgio Biológico Bela Vista, além de oferecer passeios de barco pelo lago Itaipu e visitas internas e externas na usina.

Em dezembro de 2016, fomos conferir, à convite da Agência Combo Iguassu e do hotel Best Western Tarobá, algumas atrações do Complexo Turístico de Itaipu. No post de hoje, mostraremos um pouquinho da nossa experiência por lá!

Neste post você irá encontrar:

 

1) Funcionamento do Complexo Turístico da Usina Binacional de Itaipu

O Complexo Turístico de Itaipu está localizado a 12 km do centro de Foz do Iguaçu e a 38 km das Cataratas do Iguaçu. É possível chegar até lá de carro, táxi, ônibus ou transfers contratados. Fomos com o transfer da Combo Iguassu, que foi bastante eficiente.

Roteiro Foz do Iguaçu Complexo Turístico Itaipu

Usina de Itaipu, Foz do Iguaçu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Quem vai de carro, deve deixar o automóvel no estacionamento próximo ao Centro de Recepção de Visitantes, que é pago a parte. A partir de lá, todo o complexo pode ser visitado de ônibus especiais oferecidos pela usina e incluídos no valor da entrada.

Todos os ônibus partem de uma espécie de “terminal rodoviário”, localizado logo na entrada do complexo, cujo serviço é super rápido e eficiente. Antes de embarcar, todos os passageiros devem passar suas bolsas e mochilas por um controle de segurança.

O complexo ainda possui praça de alimentação central e lanchonetes espalhadas pelas atrações, wi-fi gratuito, banheiros, auditório e guarda-volumes com um custo adicional.

Algumas atrações possuem horários marcados e outras não. Em nossa visita, apenas o Refúgio Biológico Bela Vista requeria horário marcado. Por isso, fizemos essa atração primeiro e ficamos liberados para conhecer as outras no nosso tempo. Atente-se a isso quando comprar os ingressos e organize bem o seu roteiro.

2) Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina de Itaipu.

Refúgio Biológico Bela Vista Usina Itaipu

Refúgio Biológico Bela Vista, Usina de Itaipu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O passeio começa em um ônibus, o qual passa por algumas paisagens do complexo, entre elas o canal da Piracema, que é um sistema de transposição da barragem de 10,3 km, também utilizado para a prática de esportes como a canoagem e o rafting.

Ao chegar no refúgio, fomos recepcionados com a exibição de um vídeo curto, que mostrou as ações desenvolvidas no refúgio e o turismo sustentável na região.

Em seguida, caminhamos por uma trilha de 2 km dentro da floresta nativa, de nível fácil, acompanhados por um guia. Durante o passeio, avistamos diversas espécies de plantas e animais, entre eles jaguatirica, jacaré, urubu-rei, quati, arara-vermelha, jabuti, coruja, harpia e a famosa onça pintada.

Harpia Foz do Iguaçu

Harpia, a ave símbolo do Paraná, Refúgio Biológico Bela Vista. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Também conhecemos o setor onde são criados peixes durante o período de “defeso” e a área onde são cultivadas diversas mudas de plantas, que são doadas à população local para plantio em suas residências.

Refúgio Biológico Bela Vista

Tanques de criação de peixes no período de defeso. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Usina de Itaipu turismo sustentável

Mudas de plantas para serem distribuídas. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Por fim, todos os participantes plantaram a semente de uma árvore nativa da região, participando do maior programa de reflorestamento do mundo desenvolvido por uma hidrelétrica.

3) Visita Panorâmica da Usina de Itaipu

A visita panorâmica à usina acontece todos os dias da semana, das 08:00 às 17:00, a cada 30 minutos e não é necessário agendar o horário.

A grandiosidade de Itaipu é vista em um passeio de aproximadamente 2 horas, em um ônibus panorâmico, que faz algumas paradas estratégicas.

A primeira parada é no Mirante da Barragem de Enrocamento, onde está o famoso letreiro de Itaipu.

visita panorâmica Itaipu

Letreiro de Itaipu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

De lá, seguimos para o Mirante Central, de onde se tem a melhor vista da usina. Neste ponto também existem uma lanchonete, banheiros, lojinha e a escultura Homem de Aço.

Usina de Itaipu vista Mirante Central

Usina de Itaipu vista do Mirante Central. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A viagem segue pelo Mirante do Vertedouro e por outros ângulos que permitem observar a grandiosidade de Itaipu.

Mirante do Vertedouro Itaipu

Usina de Itaipu vista do Mirante do Vertedouro. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Por fim, o ônibus faz uma pequena parada no Porto Kattamaram, onde há um restaurante sobre um deck no lago de Itaipu, uma lanchonete e uma lojinha. É possível descer do ônibus, curtir e voltar em outro ônibus da visita panorâmica.

Porto Kattamaram Lago Itaipu

Pausa para o lanche no Porto Kattamaram. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

De lá, também saem passeios de barco que margeiam o lago Itaipu e oferecem restaurante, bar e solário, sendo uma boa opção para ver o pôr do sol.

4) Ecomuseu

Aberto das 08:00 às 17:00, o Ecomuseu apresenta exposições permanentes sobre a origem dos primeiros habitantes do estado do Paraná e a sua evolução até os dias de hoje; a construção da Usina de Itaipu e a sua inauguração; e sobre a fauna e a flora da região.

Turismo sustentável Foz do Iguaçu

Exposição sobre a flora no Ecomuseu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O que fazer em Foz do Iguaçu

Exposição sobre a flora no Ecomuseu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Apresenta também exposições temporárias com obras de artistas de diversas regiões do estado do Paraná.

Ecomuseu

Exposição de artistas paranaenses no Ecomuseu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

A parte mais divertida é uma enorme maquete sobre a região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina), que é coberta por um vidro e sobre a qual o visitante pode caminhar e aprender mais sobre a Bacia do Paraná.

maquete de vidro Ecomuseu Itaipu

Caminhando sobre a maquete de vidro no Ecomuseu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Também é possível conhecer a réplica do eixo das turbinas utilizadas em Itaipu.

réplica do eixo das turbinas utilizadas em Itaipu

Réplica do eixo das turbinas utilizadas em Itaipu. FFoto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Do lado externo, ainda existem alguns barcos e caminhões utilizados na construção da Usina de Itaipu.

Roteiro complexo Turístico Itaipu

Barco utilizado durante a construção de Itaipu. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

5) Outras atrações

Em nosso roteiro, visitamos 3 atrações do complexo de Itaipu, no período de 08:00 às 14:00.

Além dessas atividades, a usina ainda oferece o Circuito Especial, que é um passeio ao interior da usina; o Polo Astronômico, que reúne um observatório, um planetário e uma plataforma de observações a olho nu; e um passeio de Kattamaram pelas águas do lago do Itaipu.

6) Compras no Paraguai

Para aproveitarmos melhor o dia, atravessamos a fronteira de Brasil e Paraguai para conhecermos as famosas lojas da Cidade del Leste, em especial de eletrônicos.

Não recomendamos fazer esse passeio após a visita à Usina de Itaipu, já que grande parte das lojas no Paraguai fecham por volta das 17:00. Fizemos essa jornada no mesmo dia pois descobrimos que o dia seguinte, quando iríamos ao Paraguai, seria feriado na cidade e as lojas estariam fechadas.

Tivemos tempo apenas de conhecer a loja CellShop, onde compramos os nossos celulares e digo: valeu muito a pena financeiramente!

No próximo post, todas as dicas sobre compras no Paraguai.

Gostou desta matéria? Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem. Obrigado e até a próxima!

´


Booking.com

Está pensando em voar para Foz? Dê um pin na foto abaixo e salve este roteiro no seu Pinterest. É fácil, rápido e ajudará no futuro!

Guia de Viagem de Foz do Iguaçu: conheça o complexo turístico da Usina de Itaipu.

Agradecemos ao hotel Best Western Tarobá pela hospedagem e à Agência Combo Iguassu pelos passeios e transfer à Usina de Itaipu.

*** Você também poderá gostar de ler ***

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

Deixe um comentário