A pequena Whistler, a apenas 125 km de Vancouver, é um dos destinos mais procurados do Canadá durante o inverno. As estações de esqui dali bombam!
A cidade, no entanto, também esbanja charme no verão e se torna, nessa época, a capital da aventura e dos amantes de Mountain Biking.
Em junho de 2016, visitamos a cidade em um roteiro incrível de 2 dias. A nossa viagem a Whistler fez parte de um roteiro de 14 dias pelo Canadá, que foi continuação de um roteiro de 18 dias pelos Estados Unidos.
Descreveremos neste post todos os detalhes dessa viagem, com dicas de atrações, hospedagem, alimentação e atividades ao ar livre.
Se ainda ficar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudar você a realizar esse sonho também!
1) Quantos dias são necessários para conhecer Whistler
Pela proximidade com Vancouver, muitas pessoas visitam Whistler em um passeio bate-volta. Se você não vai fazer atividades ao ar livre, como caminhadas, esqui ou passeios de bike, 1 dia na cidade é suficiente para conhecer as principais atrações. No entanto, a melhor maneira de curtir todo o charme que a cidade oferece é, sem dúvida, se hospedando ao menos 1 noite no seu centrinho.
Durante o dia, a cidade costuma ficar bem cheia de turistas, que vêm de Vancouver. À noite, Whistler se transforma, e vira um dos lugares mais fofos e românticos do Canadá!
Para você que vai no verão e não pretende esquiar, sugerimos um dia e meio a dois dias para curtir com calma a cidade.
2) Roteiro de 2 dias em Whistler
2.1) Primeiro dia
-
Joffre Lakes Provincial Park
Localizado a aproximadamente 1 hora de carro de Whistler, o Joffre Lakes Provincial Park é um parque, de entrada gratuita, da província Colúmbia Britânica, no Canadá.
É formado por três lagos de cor azul-turquesa, que podem ser acessados por meio de trilhas. Para ver o mapa do parque, clique aqui.
A caminhada até o primeiro lago (Lower Joffre Lake) é bem fácil e dura cerca de 20 minutos ida e volta. Para acessar os outros dois lagos (Middle e Upper Joffre Lakes), é necessária uma caminhada de nível difícil, com 11 km (ida e volta), que dura aproximadamente (4 a 5 horas). Não é recomendado nadar em nenhum dos três lagos.
A caminhada em si é muiiito linda, íngreme e com paisagens de tirar o fôlego. Se você tem bom preparo físico, recomendamos demais!
Atenção: não existem banheiros na trilha. Eles estão localizados apenas no estacionamento e em um camping localizado no último lago (Upper Joffre Lakes).
Apesar de termos ido no verão, pegamos muita neve na trilha, em virtude da altitude elevada. Começamos a caminhada no parque com sol e lago azul. No entanto, no meio da trilha, começou a nevar. À medida que subíamos, a neve aumentava. Quando chegamos no último lago, o chão estava completamente coberto por neve e quase não víamos mais o caminho. Dica: a trilha também é demarcada por pequenas placas de cor laranja pregadas nas árvores. Procure sempre por essa marcação para não se perder.
Mesmo em dias de sol, esteja preparado para o frio. O ideal é se vestir em camadas (segunda pele, fleece e jaqueta corta vento/impermeável). Assim, você ficará confortável em qualquer situação.
Excursão para o Joffre Lakes a partir de Vancouver
Para quem está em Vancouver e não pretende alugar carro, também é possível fazer esse passeio através de uma excursão organizada por agências locais. O tour de Fotografia e Hiking no Joffre Lakes, tem saídas de maio a outubro, partindo de Vancouver às 8 h e retornando às 20 hrs.
-
Lost Lake
Depois de um dia de caminhada pesada, que tal relaxar em um lago calmo, a apenas 20 minutos da cidade, e super vazio?
O Lost Lake é onde os locais vão para nadar, praticar esportes, ler livro, fazer piquenique ou mesmo namorar. Aproveite!
2.2) Segundo dia
-
Peak 2 Peak
Programa obrigatório em Whistler, o Peak 2 Peak é uma gôndola que liga as duas principais montanhas da cidade: Whistler Mountain e a Blackcomb Mountain.
É possível subir pela Whistler Mountain e descer pela Blackcomb Mountain ou subir e descer pela mesma montanha. Subimos e descemos pela Whistler Mountain, por ser mais perto do centrinho da cidade.
A gôndola Peak 2 Peak oferece dois tipos de cabine: cinza e vermelha. A cabine cinza, tem parte do piso de vidro, e, por serem apenas duas do total de 28 cabines, a fila de espera é maior. A cabine vermelha, tem fila menor, não tem o chão de vidro, mas também tem uma ótima vista.
Dica: se a fila estiver grande, vá com a gôndola vermelha de Whistler Mountain a Blackcomb Mountain e volte com a cinza. Na volta, as filas costumam ser menores e as pessoas menos afoitas empolgadas.
Além das gôndolas, há várias outras atividades nas montanhas. Para quem gosta de trilhas, vale à pena pegar o mapa e escolher uma ou algumas, conforme a disponibilidade de tempo. Existe um quadro, na entrada das gôndolas que ligam as duas montanhas, onde estão escritas as condições das trilhas. Quando fomos (início do verão), várias trilhas ainda estavam fechadas devido ao excesso de neve. Não deixe de consultá-lo. Uma das trilhas mais famosas é a Snow Walls, na qual o visitante caminha por entre enormes paredes de neve. Para mais informações, clique aqui.
Outra atração gratuita, e que amamos, foi a Snow Play Zone. É só pegar uma boia, descer a montanha e subir novamente. As crianças adoram e os adultos ficam doidos, rs.
Também na montanha, estão os arcos das olimpíadas de inverno de 2010, que foram sediadas em Vancouver e Whistler.
-
Mountain Bike Park
Outra opção para os amantes de aventura, é descer essas montanhas de bike. Existem diversas agências que alugam bicicletas no centrinho de Whistler e que também oferecem lições de Mountain Biking.
O Mountain Bike Park de Whistler é considerado o melhor parque de trilhas de Mountain Bike do mundo e possui 4 zonas distintas, com mais de 80 km de trilhas para serem exploradas. As trilhas são divididas por níveis: iniciante, intermediário, avançado e profissional.
O ingresso de acesso às trilhas, com direito a “elevador” para subir com as bicicletas, é diferente do ingresso de acesso a gôndola Peak 2 Peak. É possível comprar passes de 1 dia ou de vários dias. Para consultar os valores, clique aqui.
-
Passeio pelo centrinho de Whistler
A cidade de Whistler é bem pequena e pode ser percorrida a pé.
Bate-volta a partir de Vancouver
Também é possível conhecer Whistler através de uma excursão de um dia organizada por agências de viagem. O passeio parte de Vancouver em torno de 8h da manhã, percorre a rodovia cênica Sea-to-Sky fazendo paradas nos mirantes do caminho e, no final da manhã, chega a Whistler. Na cidade, há a opção de subir na Peak 2 Peak Gondola, ir para o Lost Lake, entre outras atividades.
3) Dicas de estacionamento
Muitos hotéis oferecem estacionamentos pagos ou gratuitos para os hóspedes.
Outra opção são os estacionamentos públicos. Existem cinco grandes estacionamentos públicos em Whistler. Dê preferência para os estacionamentos de números 4 e 5, que são gratuitos. Confira o mapa da cidade, clicando aqui.
4) Onde se hospedar
Ficamos hospedados, à convite, no Crystal Lodge & Suites. O hotel é super bem localizado, a pouquíssimos metros da entrada da gôndola Peak 2 Peak, e muito charmoso.
Adoramos e aproveitamos a área de lazer, com piscina aquecida, hot tub, sauna, sala de jogos e academia.
Ainda dentro do hotel, você encontra várias lojinhas e restaurantes, como o delicioso Old Spaghetti Factory, o Beacon Pub & Eatery, o Starbucks e a loja de roupas esportivas Quiksilver.
O quarto em que ficamos hospedados era bastante espaçoso, com camas grandes, sala de estar e uma mini cozinha.
O hotel ainda oferece pacotes com preços especiais para o Peak 2 Peak, Bike Park, golfe, esqui e várias outras atividades ao ar livre. Vale à pena consultar os pacotes.
5) Onde comer
O centrinho de Whistler tem muitas opções de restaurantes, que servem desde sanduíches mais simples até pratos mais refinados e caros.
Uma ótima opção para quem tem fome e procura bom custo-benefício e qualidade é o Old Spaghetti Factory, localizado dentro do Crystal Lodge & Suites. A dica é pedir o menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Vale muito à pena!!!
A sobremesa a gente comeu antes de tirar foto, rs.
Gostou deste post?
Reserve os seus hotéis para qualquer destino pela caixa do Booking aqui no Blog. Você não paga nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a publicar estes guias gratuitos de viagem.
Pensando em conhecer Whistler? Dê um PIN na foto abaixo e salve este roteiro no seu Pinterest para consultá-lo novamente depois!
Continue esta Road Trip no post Roteiro de 2 dias Vancouver!
Você também poderá gostar de ler:
- Roteiro de 14 dias no Canadá
- Roteiro de 2 dias no Jasper National Park
- Roteiro de 2 dias no Banff National Park
- Roteiro de 2 dias no Yoho National Park
- Roteiro de 2 dias em Vancouver
- Roteiro de 2 dias em Whistler
- Roteiro de 1 dia no Kootenay National Park
- Roteiro de 1 dia no Waterton Lakes National Park
- O que fazer entre as Rochosas Canadenses e Vancouver
Para receber novos conteúdos, assine grátis a nossa Newsletter e curta o nosso Facebook! Até a próxima 🙂
26 Comentários
Olá! Parabéns pelo blog. O post ficou lindo!
Você saberia indicar alguma agência ou guia que ofereça esse passeio? Tipo excursão… Saindo de Vancouver, gostaria de ir em Whistler e no Joffre Lakes.
Obrigada!
Olá Yasmin,
Que bom que você gostou do post! Ficamos muito felizes em saber. 🙂
Não conhecemos diretamente nenhuma agência ou guia que fazem esse passeio. No entanto, há tours disponíveis nos sites Get Your Guide e Viator, que são empresas super sérias e seguras. Confira abaixo os detalhes do tour:
Excursão de verão para Whistler
Tour de fotografia e hiking no Joffre Lakes
Espero que ajude!
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá! Estive em Whistler em fevereiro e fiquei apaixonada. Gostaria de saber se em julho é possível esquiar em Whistler, gostaria de levar os meus filhos. Nós esquiamos sempre na Argentina, mas queria fazer uma coisa diferente este ano, mas como julho é verão no Canadá, não sei se é possível esquisar. Vi que você falou que pegou neve em uma das trilhas, por isso fiquei na dúvida. Desde já, agradeço qualquer ajuda. OBS.: Se você souber de algum lugar para esquiar em julho no Canadá, vai ajudar também! Obrigada!
Olá Fernanda,
Desculpe-nos a demorar em responder. Acabamos de chegar de viagem e somente agora estamos conseguindo colocar o blog em dia.
Quando fomos, havia bastante neve na montanha, mas, aparentemente, não o suficiente para manter abertas as pistas de ski. A temporada de inverno deste ano foi até 22 de abril na montanha Whistler e vai até 21 de maio na montanha Blackcomb. Após essa data é possível esquiar ainda no Horstman Glacier, na montanha Blackcomb. Essa pista, no entanto, é indicada apenas para esquiadores de nível intermediário e avançado.
Para mais informações, veja as links abaixos:
https://www.skicanada.org/summer-skiing-july-blackcombs-horstman-glacier/
https://www.whistler.com/activities/summer-skiing/
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Que legal esse post! Sempre que pensava em Whistler imediatamente associava ao inverno e as atrações na neve, mas foi uma grata surpresa ler sobre o quanto dá pra aproveitar a região também no inverno!
Olá, Simone! Verdade, também sempre pensei nas estações de esqui. Visitar Whistler no verão nos surpreendeu bastante e pudemos conhecer um outro lado da cidade, que recomendamos demais. Obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renato.
Gente! Que lugar incrível. Preciso muito conhecer. Aqui no Pegadas na Estrada tem praticamente todas as dicas que preciso para conhecer o Canadá!
Olá, Eloah! Obrigado pela visita e pelo comentário! Ficamos felizes de saber que você usará o nosso blog em sua futura viagem para o Canadá. Ainda não escrevemos os posts sobre as cidades do leste, mas, se precisar de ajuda, só falar com a gente porque visitamos várias cidades dessa região também. Abraços, Cristina e Renato.
Que lugar Lindo!!! Quero muito conhecer!!!
Olá, Viviane! A cidade é uma gracinha, super charmosa! Recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Adorei o post, Cris! Que incrível esse nosso mundo é, não? Começar uma trilha com sol e no mesmo local pegar neve, são coisas que não dá pra esquecer! Amei as fotos, as paisagens de Whistler são lindas, estamos planejando uma viagem ao Canadá para visitarmos nossas sobrinhas, vou tentar ir conhecer essa cidade tão charmosa.
Beijos
Olá, Paula! Que ótimo que vocês vão para o Canadá, é uma país lindo, seguro e com mil opções de turismo. Whistler está bem perto de Vancouver, tente encaixar no seu roteiro, você vai gostar. Abraços, Cristina e Renato.
Mesmo indo no verão, Whistler parece incrível! É tanta paisagem linda que até passaria mais tempo relaxando por aqui! 🙂
Olá, Dayana! Verdade, Whistler é uma gracinha, tanto no inverno, quanto o verão. Um ótimo lugar para relaxar, namorar ou simplesmente curtir! Abraços, Cristina e Renato.
Pessoal, que lugar mais lindo! Nunca tinha ouvido falar, mas já fiquei apaixonado. Que cores!!! Sensacional!!! 🙂 Fazer um trilha desta deve ser uma experiência inesquecível. Demais!
Olá, Itamar! Obrigado pelo comentário! O legal de Whistler é que tem opções para todos os gostos. Você pode esquiar no inverno, praticar mountain bike no verão, fazer trilhas, nadar, curtir, namorar… A cidade é uma gracinha, vale a pena incluí-la em um roteiro para o Canadá! Abraços, Cristina e Renato.
Que lugar INCRÍVEL!! Tô apaixonada por essas fotos, rs 🙂 Adorei o guia, super completo!!
Olá, Débora! Obrigado pelo comentário! O Canadá é realmente emocionante, recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Que cidade encantadorora, eu fico impressionada como a natureza no Canadá é tão exuberante, cada post sobre o país fico mais com vontade de conhecer, acho genial o tipo de guia que vocês disponibilizam! Parabéns
Olá, Flávia! Obrigado pelo comentário. É sempre muito bom compartilhar esses roteiros com os nossos leitores. O Canadá é apaixonante! Abraços, Cristina e Renato.
Que gracinha de lugar. Já anotei todas as dicas!! Lindas fotos!
Olá, Flávia! A cidade é mesmo um charme, né? Recomendamos! Abraços, Cristina e Renato.
Que lugar apaixonante, que cores, que lagos??!!! Não conhecia o lugar, nem pelo nome. Bateu um desejo dos grandes. Lindas fotos. Post muito completo. Parabéns.
Olá, Carlos! Obrigado pelo comentário! Esse lago é realmente incrível, e olha que não estava com sol, hein? O Canadá é um destino bem completo, seguro e fácil de viajar. Gostamos demais! Abraços, Cristina e Renato.
Estou encantada!
A cidade é charmosa, o hotel é lindo e as paisagens são sensacionais.
Esse primeiro lago aí parece ter saído de revista!
E essas fotos com neve ficaram fenomenais!
Olá, Gê! Obrigado pelo comentário. A cidade é uma fofura, né? Parece de brinquedo! A história da neve foi bem legal, começamos a trilha com sol e voltamos com uma “montanha” de neve, rs. Muito doido esse tempo! Abraços, Cristina e Renato!