Que as Montanhas Rochosas Canadenses e a cidade de Vancouver precisam constar em qualquer roteiro pelo Canadá, isso a gente já sabe. Mas o que fazer entre uma região e outra? Vale à pena ir de avião, trem ou carro? Essas são dúvidas super frequentes entre os turistas e os nossos leitores.
Em junho de 2016, fizemos uma Road Trip no Canadá, passando pelos principais parques nacionais canadenses (Jasper, Banff, Yoho, Kooetnay e Waterton) e finalizando em Vancouver.
No post de hoje, mostraremos um roteiro único e incrível no caminho, que fará você ter a certeza de que uma viagem de carro entre os parques nacionais e Vancouver é a melhor opção!
Este trajeto fez parte de um roteiro de 14 dias pelo Canadá, que foi continuação de um roteiro de 18 dias pelos Estados Unidos.
Roteiro em esquema – Do Jasper National Park à Vancouver
Entre o Jasper, o último parque visitado, e a cidade de Vancouver, são aproximadamente 800 km de estrada.
É possível fazer esse trajeto de carro em um único dia, mas dividimos o nosso roteiro, conforme abaixo, para quebrar a viagem e curtir um pouco mais do que o Canadá tem a oferecer. Para ver o nome das atrações representadas pelas letras, clique no botão no canto superior esquerdo do mapa (ao lado de “Jasper – Vancouver”).
1º Dia: Jasper (Valemount) a Lillooet – objeto deste post.
2º Dia: Lillooet a Whistler – leia o primeiro dia do Roteiro de 2 dias em Whistler
3º Dia: Whistler – leia o segundo dia do Roteiro de 2 dias em Whistler
4º Dia: Whistler a Vancouver – leia o Roteiro de 2 dias em Vancouver
Neste post, descreveremos o trajeto de Valemount a Lilloet. Prepare-se para uma grande surpresa no caminho.
Roteiro pelo Canadá – 1º Dia: Jasper (Valemount) a Lillooet
A cidade de Valemount fica a 123 km do Jasper National Park.
Como falamos no roteiro de 2 dias em Jasper, dormimos em Valemount na nossa segunda noite na região, pois assim ficaríamos perto do parque e já no caminho para Vancouver.
No dia seguinte, saímos cedo de Valemount e seguimos rumo a Lillooet. A primeira atração, e também a surpresa da viagem, foi o parque provincial Wells Gray!
1) Wells Gray Provincial Park
O Wells Gray Provincial Park é um parque gratuito, localizado a 204 km de Valemount, que preserva toda a região do Rio Clearwater, incluindo a sua bacia hidrográfica, lagos, córregos e o próprio rio.
O parque é super famoso entre os canadenses, que vão até lá para praticar rafting no Rio Clearwater; canoagem no lago Murtle e no lago Azure, passeios de cavalo e de bicicleta, pesca, hiking e até para nadar em suas praias.
Para os amantes de natureza, o Wells Gray conta com 39 cachoeiras e abriga a maior área alpina de flores silvestres.
No inverno, o Wells Gray também é bastante procurado para a prática de esqui, patinação e pesca no gelo.
Para acompanhar nosso roteiro no Wells Gray Provincial Park no mapa, clique aqui.
-
Spahat Falls
Com cerca de 80 metros de altura, a Spahat Falls é a uma enorme cachoeira no Wells Gray Provincial Park que cai entre entre as montanhas Raft e Trophy e deságua no Rio Cleartwater.
A partir do estacionamento, caminhe por cerca de 5 minutos e você passará por vários mirantes, de onde é possível ter belas vistas do vale e da cachoeira.
-
Green Mountain
A partir de uma estrada que passa dentro da floresta, chega-se de carro ao topo da montanha Green.
Lá você encontrará uma pequena torre, de onde tem-se uma vista panorâmica da parte sul do parque, incluindo os campos vulcânicos de Wells Gray-Clearwater e a montanha Pyramid.
-
Dawson Falls
A Dawson Falls é uma das 7 cachoeiras do Rio Murtle e pode ser acessada por meio de uma caminhada fácil de cerca de 10 minutos.
-
Helmcken Falls
Com 141 metros de queda, esta cachoeira tem 2,5 vezes a altura de Niagara Falls e nasce em um cenário que parece pintura, normalmente acompanhada de um belo arco-íris. Esta é, sem dúvida, uma das cachoeiras mais bonitas que já vimos.
A região tem boa estrutura, com banheiros e mesas para piquenique. Para avistar a cachoeira de cima, é necessário fazer uma pequena caminhada a partir do estacionamento, de nível fácil e acessível.
-
Outras atrações
Para quem tem mais tempo, sugerimos separar um dia inteiro para o Wells Gray.
Além das cachoeiras maravilhosas que visitamos, ainda é possível nadar, pescar e praticar esportes aquáticos nos lagos Clearwater e Azure e nas suas respectivas praias, que infelizmente não tivemos tempo de conhecer.
Outra atividade interessante para quem tem mais tempo e disposição é fazer as trilhas que passam por paisagens sub-alpinas na região conhecida como Trophy Mountain Meadows.
Veja todas as trilhas no site oficial dos parques provinciais de British Columbia.
Em resumo, o Wells Gray Provincial Park foi a surpresa da viagem. Se tivéssemos mais tempo e soubéssemos que o parque era tão maravilhoso, com certeza separaríamos 1 a 2 dias inteiros só para ele.
2) Marble Lake Provincial Park
Continuando a viagem rumo a Lillooet, passamos por mais um parque gratuito de British Columbia: o Marble Lake Provincial Park. Este parque possui dois lagos super bonitos, bem ao lado da estrada, o Crown e o Turquoise.
Esta é uma região super tranquila, agradável e ideal para fazer piquenique. Para quem tem mais tempo, é possível acampar no parque e curtir um churrasquinho! Confesso que morri de vontade. 😉
Confira todas as regras no site oficial do Marble Lake Provincial Park.
3) Pavilion Lake
Outro lago maravilhoso na região do Marble Canyon.
Além da beleza, o Pavilion Lake é famoso por ser a casa de colônias de microbiolitos, um tipo de estromatólitos, que se tornaram objeto de investigação da NASA, da Agência Espacial Canadense e de instituições de pesquisa do mundo todo. Uauuu, e a gente foi parar lá, rs.
4) Fraser Canyon
Quase chegando em Lillooet, você passará, ainda na estrada, pelo Fraser Canyon, um cânion formado pelo rio Fraser, em um enorme vale. Faça algumas paradas e aproveite a vista!
5) Seton Lake Reservoir
Já na cidade de Lillooet, você encontrará um enorme fiorde de água doce, formado pelas águas do rio Seton e do rio Fraser.
Se você tem mais tempo e vai no verão, cogite aumentar um dia no seu roteiro para curtir as águas cristalinas da reserva, fazer hiking, piquenique e canoagem na Área Recreativa do Lago Seton.
Consulte todas as informações no site oficial do complexo BC Hydro.
Onde se hospedar
Finalizamos este dia em Lillooet, uma pequena cidade às margens do rio Fraser, que apresenta a maior parte da sua população de origem indígena.
A cidade teve início nos anos 1858-1859, durante a corrida do ouro na região. Atualmente ainda se pode ver alguns traços daquela época em sua rua principal.
Apesar de bem pequena, a cidade oferece algumas opções de hospedagem. A seguir, uma seleção que preparamos para você.
Reynolds Hotel
Canadas Best Value Inn Mile-0-Motel Lillooet
Pensando em conhecer Wells Gray? Dê um PIN na foto abaixo e salve este roteiro no seu Pinterest para consultá-lo novamente depois!
Este post foi útil para você?
Reserve os seus hotéis para qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não paga nenhum centavo a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a publicar estes guias gratuitos de viagem.
Continue esta viagem no post Roteiro de 2 dias em Whistler. Até à próxima! 🙂
30 Comentários
Olá…Primeiramente, parabéns pelo post, fantástico, lindas fotos.. Só me deixaram mais entusiasmada para ir até lá no próximo ano..
Gostaria de uma opinião de vcs.. Estou querendo ir no final de abril e ficar até +/- 10 de maio 2019. Minha dúvida é com relação ao clima, vcs saberiam me informar se as estradas, parques, estariam propícios nessa época, quero dizer, sem estarem congelados ?? Nessa minha primeira viagem ao Canadá gostaria de ver mais verde do que branco…kkkk
Obrigada…
Olá Sônia,
Muito obrigado pelos elogios. É muito bom saber que nosso blog está inspirando suas viagens! 🙂
Infelizmente, essa não é uma boa época para ir para essa região. É quase certo que os principais lagos, como o Moraine e o Louise, ainda vão estar congelados. Normalmente, eles começam a degelar em maio e só estão totalmente livres do gelo e com aquela cor maravilhosa a partir da segunda semana de junho. Além disso, algumas estradas também devem estar fechadas. Confira abaixo o estado esperado de algumas das principais rodovias da região:
Moraine Lake Road: fechada do meio de outubro até o meio ou final de maio
Lake Minnewanka Loop: a parte oeste deve estar fechada de novembro a maio
The Icefields Parkway (Hwy 93): aberta todo o ano
Infelizmente, acho que nessa época o branco é a cor da estação. :-/
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Amigos, poderiam nos ajudar com o roteiro?
Tenho 14 noites para passar as férias em setembro deste ano, gostaria de fazer um roteiro semelhante, de carro, na região de Vancouver, Calgary etc. Estaremos em 3 pessoas, casal + adolescente. Obrigado!
Olá Fábio,
Acabamos de publicar um roteiro de 14 dias das Montanhas Rochosas até Vancouver.
https://pegadasnaestrada.com.br/roteiro-14-dias-canada-montanhas-rochosas/
Espero que te ajude. Se ficar qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.
Abraço e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Olá, estou numa situação parecida com o Marcelo que postou acima.
Farei um curso em Vancouver com meu marido e aproveitaremos para conhecer os parques e as montanhas. Tenho um pouco de receio do carro… Vocês dirigiram em média quantas horas por dia?
Entre as duas opções de trem, vocês sabem dizer qual vale mais a pena?
E em relação ao clima, maio é tranquilo para caminhadas e atividades ao ar livre?
Desde já muito obrigada!
Juliana
Olá Juliana,
Dirigíamos entre 4 e 7 horas por dia. Mas não se assuste, pois dirigir no Canadá é uma experiência realmente prazerosa. Muito diferente da realidade que, infelizmente, enfrentamos nas estradas brasileiras. O estresse e perigo são zero. Outro ponto importante é que, como existem diversas atrações pelo caminho, você faz muitas paradas. Isso acaba quebrando a viagem, tornando-a bem menos cansativa. Acho que você não precisa ter receio nenhum de pegar a estrada no Canadá. Se vocês dirigirem com calma e cautela, vocês não terão problema nenhum.
Com relação ao trem, não posso falar por experiência própria, pois não cheguei a pegar nenhum deles. Mas o Rocky Mountaineer é frequentemente listado com um dos trens mais cênicos do mundo. Para ilustrar o que estou dizendo, veja os três primeiros resultados da busca “most scenic train rides in the world” no Google. O Rocky Mountaineer está em todas. O ponto negativo é que os preços são bem salgados.
http://www.telegraph.co.uk/travel/rail-journeys/the-25-greatest-train-journeys-in-the-world/
https://theculturetrip.com/europe/articles/the-11-most-astonishing-train-rides-in-the-world/
https://www.fodors.com/news/photos/worlds-15-most-scenic-train-rides
Maio é uma boa época para atividades ao ar livre sim. O frio já não é tão intenso e você possivelmente só encontrará neve no alto das montanhas. Mas é importante sempre ter os agasalhos certos à mão. Se tiver dúvidas sobre como se vestir no frio, confira este post que escrevemos.
https://pegadasnaestrada.com.br/como-se-vestir-no-frio-intenso/
O ruim dessa época é que os lagos Moraine e Louise costumam descongelar totalmente apenas na primeira quinzena de junho. :-/
Abraços e boa viagem,
Renato
Blog Pegadas na Estrada
Bom dia, me chamo Marcelo e irei passar 1 mês estudando em Vancouver (abril 2017). Logo após esse curso irei passar uma semana entre Calgary/Banff/Jasper e retorno a Vancouver para pegar meu avião de volta ao Brasil. Terei livre de 29-04 a 03-05. Como não tenho experiência e dirigir na neve fico receoso em alugar um carro. Qual seria a melhor maneira e a mias em conta de fazer esse roteiro entre essas cidades? Existe alguma maneira de usar algum tipo de transporte que não seja aluguel de carro?
Obrigado
Olá Marcelo,
A opção mais interessante para quem quer ir de Vancouver às Rochosas sem ter que dirigir é ir de trem: Existem duas opções
1) Via Rail: essa empresa faz a rota Vancouver – Jasper, passando por Kaloomps. É a opção mais barata
http://www.viarail.ca/en/explore-our-destinations/trains
2) Rocky Mountaineer: famoso por ter algumas das viagens mais cênicas do mundo. Possui três rotas: a) Vancouver – Jasper, via Whistler e Quesnel; b) Vancouver – Jasper, via Kaloomps; c) Vancouver Lake Louise/Banff, via Kaloomps. É, sem dúvida, a opção mais charmosa.
http://www.rockymountaineer.com/en/routes_and_packages/canadian_rocky
No entanto, chegando em Banff ou Jasper você precisará alugar um carro para realmente conhecer estes parques. As estradas em maio já devem estar em boas condições, você não deve ter maiores problemas. Na verdade, dirigir na neve não tem muito segredo, desde que você tome certas precauções. Caso haja neve ou gelo na pista, basta dirigir um pouco mais devagar do que o normal e reserve mais espaço para frenagem, deixando uma distância maior para o carro da frente e freando um pouco antes nas curvas. Eu também não tinha experiência em dirigir na neve/gelo, mas foi super tranquilo quando tive que dirigir nestas condições. Caso você esteja inseguro, talvez valha a pena chegar por Banff e alugar um 4×4. A diferença de preço não é grande e você terá muito mais tração e estabilidade.
Sugiro que você reserve o carro com antecedência, pois costuma esgotar muito rápido. Segue o link com uma opção de uma SUV em Banff:
http://www.rentcars.com.br/reserva/listar/3072-1493557200-3072-1493816400?requestorid=312
Com relação à Calgary, acho que você deveria deixar para uma próxima oportunidade. Você terá muito pouco tempo nas Rochosas, não sei se compensa pegar mais um tanto de estrada para passar pouco tempo em Calgary.
Se precisar de mais ajuda, é só falar com a gente. 🙂
Abraço,
Renato e Cristina
Blog Pegadas na Estrada
Bah! Acho que pra essa rota o carro é muito prático, neh? Ainda mais para parar em lugares inesperados. Mas de bike, wow! De bike, apesar de longo tmb deve ser incrível.
Olá, Naiara! Obrigado pelo comentário! O trajeto todo é bem grade para ser feito apenas de bike, mas você poderia alternar bike e carro por exemplo. Com certeza seria uma viagem linda! Abraços, Cristina e Renato
O roteiro de vocês é sempre sensacional, como eu já comentei, quero ir ao Canadá em breve e já estou anotando todas as dicas aqui do pegadas, muito bom! As fotos estão incríveis, parabéns
Obrigado, Flávia! Salve tudo no Pinterest para ler depois. Se precisar de alguma ajuda com o roteiro, conte com a gente. abraços, Cristina e Renato!
Que lugar maravilhoso!!! Ainda não conheço o Canadá, mas quando for vou seguir a risca estas dicas preciosas. Parabéns por mais um excelente post!
Obrigado, Alessandra! Que você conheça esse lugar incrível um dia! Abraços, Cristina e Renato.
Cada post de vocês dessa viagem maravilhosa é de encher os olhos! Babei nessas fotos! Que lugares de sonho!!!! Parabéns!
Olá, Daniela! Que ótimo que você curtiu. Obrigada pelo comentário, abraços.
Que fotos incríveis, o Canadá é um espetáculo mesmo, ainda mais visto pela lente profissional de vocês. Bom demais!!!
Olá, Gisele! Muito obrigada pelo comentário. Ficamos super honrados com o elogio. Grande abraço, Cristina e Renato.
Amei! Que fotos maravilhosas! Adoro cachoeiras e estas realmente são inspiradoras. Pretendo ir ao Canadá no ano que vem e seguirei suas dicas.
Que ótimo, Ana Carolina! Você vai amar. Dê um pin nos posts e salve-os para depois. Se precisar de mais alguma ajuda, estamos aqui. Abraços, Cristina e Renato!
Amei esse post!! Ainda não conheço o Canadá, mas já me imaginei fazendo esse roteiro de vocês….
Vocês vão amar, Eloah! Muita natureza, trilhas e atividades ao ar livre. Se precisar de alguma ajuda, estamos aqui. Abraços, Cristina e Renato.
Adorei as fotos e o post! Mas quero dar um pitaquinho 🙂 Faltou um mapa esperto pra eu, leigona no assunto (rs), entender onde estão os parques 🙂
Olá, Camila! Obrigado pelo comentário. Realmente um mapa ajuda muito a visualização. Acabamos de inseri-lo no post, boa dica ;). Abraços, Cristina e Renato.
Quando fui para Vancouver voei direto de San Francisco e não conheci os arredores, que arrependimento esse post me deu! Quantos lugares lindos deixei de conhecer :/ Se for fazer uma próxima visita vou lembrar de incluir! Já segui no Pinterest <3
Olá, Alyssa! Que pena que você não conheceu essa região, mas que ótimo que você já salvou o pin! Esperamos que o nosso post a ajude em uma próxima oportunidade. Grande abraço, Cristina e Renato.
Que delícia! <3 Amo as Montanhas Rochosas, mas não pude conhecer Vancouver. Só o caminho já vale a pena ir de carro, né? Além da sensação de liberdade. Tudo lindo!
Verdade, Katarina! Tem muita coisa legal no caminho e Vancouver também é uma delícia. Daria até uma outra viagem. Obrigado pelo comentário. Abraços, Cristina e Renato.
Nós acreditamos que sempre vale a pena ir de carro. Que material fotográfico é esse??? Lindo, impecável!!!!
Olá, Carlos! Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios. Realmente o carro nos proporciona muita liberdade e grandes descobertas. Foi uma viagem muito especial e única! Abraços, Cristina e Renato.