Capelas e Catedral de Mármore: o cenário que nos levou para a Carretera Austral

16

As Capelas e Catedral de Mármore são cavernas esculpidas naturalmente pela ação das águas do Lago General Carrera nas rochas em suas margens. A erosão provocada ao longo dos anos deixou à mostra diversas camadas de mármore, que mesclam cores como o branco, o amarelo, o azul claro e o rosa.

Capelas e Catedral de Mármore Carretera Austral Chile

Capelas e Catedral de Mármore. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Para quem nunca ouviu falar, as Capelas e Catedral de Mármore estão localizadas próximas à cidade de Puerto Rio Tranquilo na região da Patagônia Chilena.

Foi justamente esse cenário único e essa mistura impressionante de tons de mármore que nos levou a descobrir a Carretera Austral! Uma foto nos levou a conhecer a região de Aisén e partir para um mundo totalmente novo e desconhecido pelos brasileiros.

roteiro Carretera Austral Chile

Capelas e Catedral de Mármore. Foto:: RMA / Blog Pegadas na Estrada

No post de hoje, mostraremos o roteiro que fizemos na região de Puerto Rio Tranquilo, com dicas de atividades, hospedagem e alguns segredos que descobrimos na nossa viagem.

Este post faz parte de uma viagem de 11 dias de carro pela Carretera Austral, que mostraremos no próximo item.

Se ainda assim restar alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários. Será um prazer ajudá-lo a desbravar também esse pedacinho inexplorado do Chile!

1) Capelas e Catedral de Mármore em nosso roteiro de 11 dias pela Carretera Austral

Visitamos as Capelas e Catedral de Mármore no dia 9 do nosso roteiro, como resumimos abaixo.

No último post, contamos o nosso roteiro detalhado no Parque Nacional Patagônia. De lá, seguimos para Puerto Guadal, nas margens do Lago General Carrera (dia 8), onde nos hospedamos.

No dia seguinte (dia 9), visitamos as Capelas e a Catedral de Mármore e seguimos para a entrada do Parque Nacional Cerro Castillo, onde nos hospedamos.

No próximo item, descreveremos todas as atrações visitadas nos dias 8 e 9 deste roteiro, além de muitas dicas.

2) Roteiro de 2 dias na região de Puerto Guadal e Puerto Rio Tranquilo (dias 8 e 9 do roteiro de 11 dias pela Carretera Austral)

2.1) Rafting no rio Baker + viagem para Puerto Guadal (Dia 8)

  • O Rafting!

Do Parque Nacional Patagônia, dirigimos até o povoado de Puerto Bertrand, onde fizemos um rafting classe 2 e 3 nas águas azuis do rio Baker.

Rafting Rio Baker Chile

Rafting no Rio Baker, uhuuuuu! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Contratamos a empresa BPA – Baker Patagonia Aventura, que estava muito bem recomendada.

A empresa opera o rafting com no mínimo 2 pessoas, com duração de aproximadamente 2 horas, nos horários de 11:00 ou 14:00.

Antes de iniciar o rafting, todos os participantes fazem um curso rápido sobre o esporte e sobre medidas de segurança. Além disso, vestimos uma roupa térmica e impermeável, além de equipamentos de segurança.

rafting patagônia chilena Aysen

Rafting no Rio Baker, uhuuuuu! Foto: Blog Pegadas na Estrada

Para quem pretende usar Go Pro, é possível afixá-la no capacete. Não se esqueça de levar as peças necessárias para isso.

Ao longo de 6 km, passamos por paisagens lindíssimas e várias quedas d’água. Na parte mais calma do rio, é possível pular do bote e descer o rio “boiando”. Ficamos receosos no início, pois o dia estava muito frio e chuvoso. Felizmente, as roupas que usamos são realmente térmicas e não sentimos desconforto em nenhum momento. Ao contrário, pular no rio e descer com a correnteza foi incrivelmente divertido e super recomendamos!

Este foi, sem dúvida, o rafting mais divertido e com o cenário mais incrível que já fizemos. Um passeio que não pode faltar para os amantes de aventura que estejam viajando pela Carretera Austral.

  • Viagem para Puerto Guadal

Após o rafting, tomamos um café quente no escritório da empresa e seguimos viagem para Puerto Guadal, onde nos hospedamos no Terra Luna Lodge.

No caminho, passamos pelos belíssimos lagos Bertrand, Negro e General Carrera

Lago Negro Lago General Carrera Chile

Lago Negro a frente e Lago General Carrera ao fundo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Chegamos no hotel ainda de dia para aproveitarmos a sua estrutura na beira do Lago General Carrera. Falaremos mais sobre o Terra Luna Lodge no item 3.

2.2) Passeio de barco pelas Capelas e Catedral de Mármore em Puerto Rio Tranquilo

Após o check-out no Terra Luna Lodge, dirigimos cerca de 60 km até Puerto Rio Tranquilo, de onde partem os barcos para a Catedral e Capela de Mármore.

Quem chega em Puerto Rio Tranquilo vindo de Puerto Guadal (direção sul-norte), encontra um posto de gasolina à esquerda e um pequeno estacionamento à direita (coordenadas -46.623237, -72.673844).

Basta estacionar o carro e você verá uma série de barracas que vendem o mesmo passeio. De maneira geral, o preço é tabelado. Quando fomos, o valor em todas as barracas era de 8.000,00 pesos chilenos por pessoa, em barcos que comportam até 12 pessoas.

Puerto Tranquilo Chile

Barracas de turismo em Puerto Rio Tranquilo. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Gostamos muito do atendimento prestado pela equipe da barraca mais próxima ao rio (Turismo Valle Leones). Achamos a estrutura do barco bem melhor do que lemos na internet e a equipe bastante preparada.

O passeio durou cerca de 2 horas e 30 minutos e nos levou a um dos cenários mais incríveis de todo o Chile!

Capelas e Catedral de Mármore roteiro Chile

Capelas e Catedral de Mármore. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Capelas e Catedral de Mármore dicas

Capelas e Catedral de Mármore. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Dica: vista-se com roupa impermeável, pois, durante o passeio, você pode se molhar. A empresa também distribui capa de chuva de plástico, mas nem sempre é suficiente.

O que fazer na Carretera Austral Aysen Chile

Capelas e Catedral de Mármore. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Atenção:

As águas do Lago General Carrera, onde se encontram as Capelas e Catedral de Mármore, nem sempre estão calmas e propícias à navegação. Muitas vezes, o lago está agitado e visitar as cavernas torna-se perigoso. Quando isso acontece, o porto fica fechado e nenhum barco é autorizado a sair.

No nosso caso, tivemos que esperar até o final do dia, quando o porto felizmente abriu. Por pouco, não conseguimos fazer o passeio que mais queríamos ter feito.

Por causa disso, sugerimos que você separe 2 dias para essa região. Caso o porto não esteja aberto no primeiro dia, você ainda terá uma segunda chance!

3) Onde se hospedar na região das Capelas e Catedral de Mármore

Ficamos hospedados no Terra Luna Lodge, um hotel super aconchegante, localizado nas margens do Lago General Carrera.

  • Quartos do Terra Luna Lodge:

O hotel oferece uma série de chalés de madeira, com vista para o lago. Alguns deles são bem diferentes, no formato de barco e até mesmo de casa na árvore. Há ainda chalés românticos com banheira de hidromassagem.

Terra Luna Lodge Puerto Guadal

Quarto em formato de barco no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Terra Luna Lodge Puerto Tranquilo

Quarto em formato de casinha de boneca no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

onde se hospedar em Puerto Guadal

Casa na árvore no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Ficamos hospedados na casa na árvore e tivemos uma experiência mega diferente e divertida. O chalé, todo em madeira, possui quarto de casal com lareira, varanda com vista e banheiro.

Atenção: por estar localizada no topo de uma árvore, é possível que os galhos batam do lado de fora desta habitação no caso de vento forte. A estrutura da casa é bastante segura, mas o barulho pode incomodar pessoas de sono mais leve. Se esse é o seu caso, considere pegar um quarto em terra firme. Nós curtimos a emoção!

hotel Puerto Guadal

Quarto da Casa na árvore no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

Luxo conforto hotel Carretera Austral

Varanda da Casa na árvore no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Estrutura do Terra Luna Lodge

O hotel possui um restaurante, onde é servido o café da manhã com vista para o lago. No período da noite, é servido um jantar (menu completo), que deve ser reservado preferencialmente no momento do check-in.

Terra Luna Lodge Carretera Austral Chile

Delicioso café da manhã no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

No chalé do restaurante, há ainda luzes de boate, sala de jogos, de TV e de leitura.

Onde se hospedar Capelas de Mármore Puerto Rio Tranquilo

Sala de jogos no Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

O hotel oferece um spa com vista para o lago por um custo adicional. Para usar o Spa, no entanto, é preciso solicitar com antecedência, pois são necessárias algumas horas para que a água fique suficientemente aquecida. Há ainda uma prainha privativa logo em frente.

Hotel Lago General Carrera Chile luxo

Spa na beira do Lago General Carrera, Terra Luna Lodge. Foto: CFR / Blog Pegadas na Estrada

  • Excursões com o Terra Luna Lodge

Para quem não quer ficar fazendo check-in e check-out ou mesmo não quer dirigir um 4×4, o Terra Luna Lodge oferece uma série de passeios que partem do hotel por um custo adicional.

Com esses passeios, é possível visitar as Capelas e Catedral de Mármore, a Laguna San Rafael, o Glaciar Exploradores, a Reserva Nacional Lago Jeinimeni, o Vale Leones, o Rafting no Rio Barker e muitas outras atrações na região.

Para fazer esses passeios e curtir a estrutura do hotel, recomendamos de 4 a 7 dias inteiros.

Segue abaixo uma sugestão de atividades para quem quer explorar a região usando o Terra Luna Lodge como base:

Dia 1: Chegada ao Terra Luna Lodge

Dia 2: Tour às Capelas e Catedral de Mármore + Vale Exploradores

Dia 3 – Rafting Rio Baker

Dia 4: Reserva Nacional Lago Jeinimeni

Dias 5 e 6: Passeio à Laguna San Rafael

Dia 7: Trekking Lago Leones

Quem estiver sem carro pode usar o traslado do aeroporto para o hotel oferecido pelo Terra Luna Lodge (custo adicional). Para solicitar o transfer, basta selecionar a opção “tenho interesse em pedir um transfer de ida ou volta do aeroporto” na página de reserva do Booking.com.

Atenção: de abril a setembro nem todas as excursões são operadas devido às condições climáticas.

Gostou deste roteiro pelas Capelas e Catedral de Mármore?

Reserve os seus hotéis em qualquer destino pela caixa do Booking.com abaixo. Você não gasta nada a mais por isso, mas o nosso site recebe uma pequena comissão, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem.



Booking.com

Quer saber outras formas de apoiar o projeto Pegadas na Estrada sem gastar nenhum centavo?

Clique aqui e saiba como. É rápido, fácil e nos ajuda bastante.

Para ver ler todos os posts que escrevemos sobre a Carretera Australclique aqui.

Pensando em conhecer as Capelas e Catedral de Mármore ? Dê um pin na foto abaixo e salve este conteúdo no seu Pinterest para consultá-lo depois.

A nossa hospedagem no Terra Luna Lodge foi uma cortesia da empresa. Todos os comentários, no entanto, refletem fielmente a nossa experiência e a nossa opinião.

Compartilhar

Sobre o autor

Ela, cheia de imaginação e criatividade. Acredita que o mundo está logo ali. Se vai para o Canadá, por que não dar uma esticadinha até a Rússia, passando pela Islândia e pela Escandinávia? Ele, viajante mais pé no chão, pesquisa todos os detalhes e nunca se mete em furada ou confusão. Juntos, um equilíbrio, e muitas histórias para contar!

16 Comentários

  1. Olá, estamos indo para as Catedrais porém via Argentina, entrando por Chile Chico. Vocês saberiam me auxiliar, se a estrada de Chile Chico até Puerto Guadal é asfalto ou terra??

  2. Impressionante como a Patagônia Chilena é extensa e cheia de detalhes tão maravilhosos! Já vejo que preciso voltar só com o tanto de lugares que descobri lendo aqui, Torres del Paine nao foi nem a ponta do Iceberg hahahha!
    Que coisa linda esta Catedral de Mármore, achei o Terra Luna Lodge uma fofura, super ficaria nele! Eu amo muito as suas dicas de hospedagem viu, parabéns! eu amo coisas que fogem do trivial e seu blog tem muito disso, amo!

    • Olá, Paula!

      Muito obrigada pelo comentário. A gente fica mega feliz de saber disso.
      Com certeza a Patagônia Chilena esconde muitos cantinhos como esse. Dá para passar 1 mês lá fácil, fácil!
      Que você realize essa viagem também.
      Conte com a gente.
      Abraços
      Cris

  3. Nossa amei o roteiro e as dicas. Desconhecia essa região, deve ser demais fazer uma roadtrip pela Patagônia chilena! Já quero me hospedar no quarto em fornato de barco no Terra Luna e tomar café da manhã com aquele visual incrível do lago.

    • Olá, Michele!

      É um prazer mostrar lugares diferentes por aqui!
      O quarto no formato de barco fica bem na beira do lago. Deve ser uma delícia o barulho da água durante a noite.
      Super recomendo a Carretera Austral e o hotel Terra Luna.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços
      Cris

  4. Nossa viagem para o Chile foi apenas de Santiago para o norte, Atacama, e deixamos para uma próxima o sul, incluindo a Patagônia. E que lugar maravilhoso, preciso incluir no roteiro.

  5. Estou simplesmente impressionada com as Capelas e Catedral de Mármore! Que obra preciosa da natureza. Mais um lugar incrível que vocês nos apresentam! Sou fã!

  6. Uau, que lugar maravilhoso! Essas fotos do passeio e das formações rochosas me deixaram de boca aberta. Quanto mais leio sobre a Patagônia mais fico louca pra ir!!!!!! E que ofurô, hein? 😀

  7. Nunca tinha ouvido falar desta catedral de mármores tão lindos que parece até coisa de cinema. Amei os quartos diferentes do Terra Luna, o barco me lembrou as casas de barcos em Amsterdam.
    Parabéns pelo excelente post e mais um destino que só o Pegadas para nos apresentar. Pin devidamente salvo!

Deixe um comentário