Junto com os seus vizinhos Arches, Zion, Bryce e Capitol Reef, o Canyonlands National Park compõe o famoso Mighty 5®, um conjunto de 5 parques nacionais de extrema beleza no estado de Utah, Estados Unidos.
Canyonlands foi e ainda é formado pela ação dos rios Green e Colorado, que cavam as rochas maciças da região formando imensos cânions coloridos.
Por ser um parque muito grande, e com características distintas, Canyonlands é dividido em 4 distritos: Island in the Sky, de onde é possível ter lindas vistas por cima do cânion; The Needles, uma perspectiva diferente de dentro do cânion; The Rivers, onde é possível fazer os melhores raftings da região e The Maze, uma área remota do parque onde chega-se apenas de 4X4.
Em maio de 2016, visitamos os 3 primeiros distritos de Canyonlands. Contaremos neste post todos os detalhes dessa viagem, com dicas de roteiro, hospedagem e muitas informações!
A nossa visita ao Canyonlands National Park fez parte de uma road trip de 18 dias pelo oeste americano.
1) Funcionamento do Canyonlands National Park
1.1) Horário de funcionamento
O parque funciona 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.
Cada distrito de Canyonlands, no entanto, possui o seu próprio Centro de Visitantes, que funciona em períodos e horários distintos. Consulte o horário de funcionamento de cada um no site oficial de Canyonlands National Park.
1.2) Ingresso
O ticket do Canyonlands National Park inclui todos os 4 distritos e dá direito a entradas ilimitadas, no período de 7 dias. É possível comprá-lo por pessoa; por veículo, incluindo a entrada de até 15 passageiros; ou por moto.
Normalmente, para quem pretende visitar mais de 3 parques nacionais nos Estados Unidos, é vantagem comprar o Passe Anual dos Parques Americanos. Esse ticket dá direito a entradas ilimitadas, durante o período de 1 ano, em todos os parques nacionais americanos. Esta foi a opção que escolhemos e detalhamos no Post sobre os parques de Utah.
Para consultar os valores atualizados dos ingressos, acesse aqui o site oficial do parque.
2) Quantos dias são necessários para conhecer o parque?
Saber quantos dias são ideais para conhecer Canyonlands, vai depender do tipo de atividade e do interesse de cada um.
Conhecemos as regiões Island in the Sky, The Rivers (rafting) e The Needles em 1 dia e meio. Caso você faça o mesmo roteiro, sugerimos separar 2 dias inteiros para fazê-lo com mais calma.
Se você pretende conhecer apenas o distrito Island in the Sky, como a maioria das pessoas faz, meio a 1 dia é suficiente.
Se você, no entanto, está com um carro 4×4 e também gostaria de conhecer o The Maze, inclua 2 dias inteiros ou mais no seu roteiro.
Para facilitar na organização, descreveremos, na seção 4 deste post, o nosso roteiro em cada distrito, com o tempo gasto aproximado.
3) Qual é a melhor época para visitar o Canyonlands National Park?
Por estar em uma área de deserto, Canyonlands pode apresentar extremos de temperaturas conforme a época do ano.
De maneira geral, as melhores épocas para visitá-lo são na primavera (abril e maio) e no outono (meio de setembro e outubro), quando as temperaturas oscilam entre 10 a 26 ºC.
Durante o verão (junho a agosto), as temperaturas podem ultrapassar 38 ºC, o que pode deixar a sua caminhada bastante cansativa.
Já no inverno (novembro a março), a temperatura mínima pode chegar a -17 ºC durante a noite.
4) Atrações por distritos
4.1) Island in the Sky
Ao longo de uma rodovia pavimentada, é possível ter, a partir de vários mirantes de fácil acesso, diferentes perspectivas do cânion formado pelos rios Green e Colorado.
Esta é a região mais popular do parque e oferece algumas boas opções de caminhadas e áreas de piqueniques.
Se você pretende visitar apenas os mirantes da rodovia cênica do parque e fazer alguma caminhada curta, 1/2 dia é suficiente. Se, no entanto, você pretende percorrer outras trilhas maiores, separe 1 dia inteiro para a região.
A seguir, as principais atrações que visitamos em meio dia. Para visualizar melhor nosso roteiro, clique neste mapa de Island in the Sky:
-
Shafer Canyon Overlook
-
Mesa Arch
Uma pequena caminhada de cerca de 30 minutos (ida e volta) leva você ao ponto mais famoso do parque, o Mesa Arch. Esse arco, na beira do penhasco, permite uma visão incrível das montanhas La Sal e é o melhor ponto de Canyonlands para ver o nascer do sol.
-
Green River Overlook
A partir deste ponto, é possível ter uma das melhores vistas do rio Green.
-
Grand View Point Overlook
A partir desse ponto você tem uma visão panorâmica do vale de Canyonlands.
4.2) The Needles
Menos acessível que Island in the Sky, mas bem mais fácil de chegar do que a região do The Maze, o The Needles oferece excelentes opções de trilhas e um contato mais próximo com a natureza.
A vista que se tem aqui é de baixo para cima, ou seja, contrária à vista que se tem a partir do Island in the Sky, o que faz com que essas duas regiões se complementem.
Visitamos o The Needles em 1/2 dia. Caso você tenha mais tempo e goste de praticar hiking, sugerimos separar 1 dia para este distrito e fazer a trilha Chesler Park Viewpoint (9,6 km ida e volta), que passa por formações rochosas super diferentes e interessantes ou a trilha Confluence Overlook (16,5 km ida e volta), que termina em um penhasco na confluência dos rios Green e Colorado.
A seguir, os pontos e trilhas percorridos em 1/2 dia, Acompanhe este roteiro pelo mapa do The Needles.
-
Newspaper Rock (Petroglyphs)
-
Roadside Ruin
Esta pequena trilha de 500 metros leva a um celeiro construído pelos antigos Pueblos que habitavam a região antes da chegada dos europeus.
-
Cave Spring
Por meio de uma trilha curta (1 km ida e volta) e de nível fácil, você acessa um antigo acampamento cowboy e pictogramas pré-históricos.
-
Wooden Shoe Arch Overlook
-
Pothole Point
-
Big Spring Canyon Overlook
Esta é uma das regiões mais bonitas do The Needles, não deixe de visitá-la. A famosa trilha Confluence Overlook parte deste ponto.
-
Elephant Hill
4.3) The Rivers
Os rios Colorado e Green cortam o coração de Canyonlands, formando dois cânions profundos.
As águas calmas desses dois rios se juntam em uma região denominada Confluence, formando uma série de quedas d´água excelentes para a prática de rafting.
Diversas agências em Moab vendem passeios de canoagem ou rafting pelos rios Green e Colorado. Alguns passeios têm duração de meio dia e outros de dia inteiro, conforme a dificuldade e extensão do trajeto percorrido. Existem passeios para iniciantes e até mesmo para os maiores aventureiros.
Fizemos o rafting Classes 1 e 2 no rio Colorado, com duração de aproximadamente 4:30 horas, com a empresa Moab Adventure Center. O passeio começa na parte calma do rio, passando pelo Castle Valley e pelas Fisher Towers. Um pouco depois começam a aparecer as famosas whitewater (quedas d´água).
Este foi o nosso primeiro rafting e por isso escolhemos a modalidade Classes 1 e 2. Apesar de ter sido bem legal e organizado, acho que poderíamos ter feito um rafting um pouquinho mais avançado, rs. Esse passeio é ideal para quem está com crianças acima de 5 anos.
Importante: vá vestido também com roupa de banho. Além de molhar durante as quedas, ao final do passeio, é possível dar um mergulho no rio Colorado. Um excelente convite no calor do deserto!
4.4) The Maze
Como falamos anteriormente, não visitamos este distrito pois não estávamos de carro 4×4.
Por ser uma região muito remota e pouquíssimo acessível, o viajante deve estar preparado com equipamentos, comidas, água e medicamentos para auto-suficiência e para auto-resgate se necessário.
5) Hospedagem
Ficamos hospedados em Moab, uma cidade super aconchegante, localizada a 48 km do Canyonlands National Park, e que oferece boas opções de hotéis, restaurantes, fast-foods, supermercados, lojas esportivas e agências de turismo que vendem passeios de aventura como canoagem e rafting.
Ficamos hospedados no Rustic Inn, um hotel estilo “motel americano”, com ótimo custo-benefício, super bem localizado e que oferece piscina, estacionamento gratuito e quarto com cozinha compacta. Recomendamos!
Gostou do nosso post?
Reserve os seus hotéis pela caixa do Booking abaixo. Você não paga nenhum centavo a mais por isso, mas o Booking repassa uma pequena parte da comissão dele para o nosso site, que nos ajuda a escrever estes guias gratuitos de viagem! Obrigado e até a próxima!
Assista agora ao vídeo de 3 minutinhos que fizemos sobre os parques de Utah!
Outros posts sobre os parques nacionais americanos
- Roteiro de 18 dias pelo oeste americano
- Parques Nacionais de Utah
- Guia de Viagem de Dead Horse Point State Park
- Roteiro de 1 dia no Bryce Canyon National Park
- Guia de Viagem do Zion National Park
- Guia de Viagem do Capitol Reef National Park
- Guia de Viagem do Arches National Park
- Roteiro secreto em Utah: de Natural Bridge ao Forrest Gump Point
- Arizona: Antelope Canyon, Horseshoe Bend e Lake Powell
- Flaming Gorge, um paraíso entre Utah e Wyoming
Pensando em conhecer Canyonlands? Dê um pin na foto abaixo e salve este post em seu Pinterest para consultá-lo depois!
24 Comentários
Parabéns pelo excelente blog! Finalmente achei um.casal q tb adora viagem outdoors! Sempre foi meu perfil de viagem e estou amando reviver as minhas aqui através de outras lentes! Todos os parques q já visitei vcs tb já foram e os posts estão super completos. Amei muito mesmo e vcs estão de parabéns. Estou indo semana que vem para Salt Lake City e vou fazer uma road trip para Mighty 5 e o blog me ajudou demais!!! Desejo muito sucesso e muito mais pegadas pra vcs! Bj Luciana Freire.
Olá, Luciana! Ficamos super felizes com o seu comentário. Ajudar outros viajantes a concretizar sonhos é o que nos faz ter este blog. Esperamos que você aproveite cada minuto da sua viagem a Utah. Se precisar de mais alguma dica, estamos aqui! Quando você chegar no Mighty 5, lembre-se desta frase: This is life elevated! Abraços, Cristina e Renato.
É muita paisagem linda nessa mundo de meu deus. E Utah é um estado tão rico em se tratando de natureza né? Adorei!
Olá, Nathalia! Obrigado pelo comentário! Verdade, Utah é um lugar abençoado. Voltamos super encantados com o povo, as paisagens e a organização. Recomendamos demais. Abraços, Cristina e Renato.
Nossa, esse post caiu como uma luva pra mim, tenho muita vontade de conhecer esses parques e pretendo organizar uma viagem de motorhome com nossos filhos e incluí-los. Com certeza voltarei aqui algumas vezes pra pegar essas dicas mastigadinhas. Adorei!
Olá, Cynara! Você vai amar! Você não imagina o tanto de motorhome e famílias que têm por lá. Aliás, é um excelente programa para quem tem crianças. Todos os parques nacionais possuem alguma atividade específica para os pequenos. Basta se dirigir ao centro de visitantes. Muitas dessas atividades e materiais são gratuitos. Ainda não tenho filhos, mas com certeza, quando tiver, esse vai ser um tipo de viagem que vou querer fazer com eles! Abraços, Cristina.
Gente, que lugar surreal. Parece cenário de filme! Só vistas de tirar o fôlego! Legal saber que dá para “montar base” e conhecer o lugar aos poucos, explorando cada pedacinho. E parabéns pelas fotos!
Obrigado, Talita! Essas paisagens são realmente de outro mundo! Sempre existe uma cidadezinha fofa e aconchegante por perto, dá para viajar tranquilo. Abraços, Cristina e Renato.
Não tinha ideia que os passeios eram divididos dessa maneira. Fiquei com vontade de fazer todos! Fotos lindas, paisagem deslumbrante!
Obrigado pelo comentário, Lidiane! O parque é realmente bem grande e não é possível visitar todos os seus distritos no mesmo dia. Se você ficar hospedada em Moab, consegue ver com calma cada região, inclusive o Arches National Park e o Dead Horse State Park, que são fantásticos também! Abraços, Cristina e Renato.
Amei seu post, lugar lindo, parabéns!
Já estou seguindo seu blog rs
Dá uma passadinha lá no meu cantinho, tem postagem nova.
Obrigado!! 😉
Obrigado pelo comentário, Douglas! Esse lugar é realmente fantástico! Abraços, Cristina e Renato
É muitaaaa paisagem linda pra um post só!!!
hahahahaha
Post mega detalhado e super útil!
As fotos também estão incríveis!
Abraço
Obrigado pela visita, Murilo! O lugar é realmente incrível, voltamos super apaixonados e empolgados com Utah! Recomendamos para todo mundo, rs. Abraços, Cristina e Renato
Amei o post principalmente as fotos! Este é um passeio que morro de vontade de fazer. Já salvei seu post para seguir suas dicas, parabéns!
Obrigado pela visita, Ana Carolina! Utah é um estado maravilhoso, com muitas atividades e opções de hiking. Confira também os outros posts da série. Não perca os parques Arches, Bryce, Zion, Capitol Reef e Dead Horse. São demais também!!! Abraços, Cristina e Renato.
Nossa! Vocês conseguiram deixar eu babando nas fotos. Cara, sou doido para fazer uma viagem do tipo. Parabéns pelo post, ficou muito legal.
Obrigado pelo comentário, Deivson! Essa viagem foi realmente incrível. Viajar por Utah é super fácil, seguro e barato. Recomendamos demais! Abraços, Cristina e Renato.
Toda a sua série de posts na região são espetaculares. A melhor receita é ler cada um deles na sequencia ideal. Seu material fotográfico é excepcional.
Muito obrigado, Carlos! Ficamos super felizes com o seu comentário! Utah foi um estado muito especial para nós, recomendamos demais. As paisagens são maravilhosas e super diferentes, o turismo na região é super organizado e seguro e é um estilo de viagem com bom custo-benefício. Vale à pena! Abraços, Cristina e Renato
Uau, que lugar incrível! Confesso que eu nunca tinha ouvido falar, mas amei e quero muito conhecer! Amei demais suas fotos, parabéns!
Obrigado pelo comentário, Débora! Utah esconde muitos lugares incríveis como este! Estamos escrevendo uma série de posts sobre a região, não perca os outros posts. Abraços, Cristina e Renato!
Caramba que viagem sensacional, fiquei louco com as fotos aqui!!!! Amo esse tipo de paisagem, a vontade é pegar a mochila e ir agora hahaha. Ótimas dicas também e parabéns novamente pelas fotos, incríveis!
Olá, Matheus! Obrigado pela visita e comentário! Falou tudo, é só pegar a mochila e ir, rs. Que você realize também essa viagem, amamos demais! Abraços, Cristina e Renato